Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

laiane.caio 22/04/2024

Valor inegável
Como praticamente todo livro mais antigo, a leitura pra mim foi um pouco mais difícil. Demorei pra engrenar. Gosto de ler clássicos entre os livros que leio, mas mais no sentido de adquirir conhecimento, por isso insisti na leitura. Não sei se é ressaca literária ou se foi o livro mesmo, mas destruiu minha meta de leitura. Mesmo assim eu gostei da história, praticamente não conhecia nada dela, só sabia que se tratava de um mostro. Eu acho que a história ficaria muito mais interessante se o mostro fosse o próprio Victor, seria algo tipo psicológico. Mas entendi que foi uma grande história, a primeira ficção científica, então, inegável o valor.

Mariana113 22/04/2024

Um livro ótimo pra quem tá começando a leitura gótica
Tem muita discussão sobre o caráter humano, o homem virtuoso e o conhecimento e suas consequências. Em si um livro muito bom com um desenvolvimento fluido e história profunda.

Tainar.Lima 22/04/2024

Acho que o tanto que eu gostei do monstro, eu não gostei do Victor.
Queria que tivesse mais páginas sobre o monstro. Algumas vezes fiquei sentida com as coisas que o Victor diz, mas na maior parte do tempo só fiquei com um pouco de raiva dele.

Evelyn333 22/04/2024

Impactante, curioso e surpreendente
Não é a toa que o livro é um clássico, Mary Shelley escreveu essa obra com apenas 19 anos, no século XVIII onde a visão do mundo era totalmente diferente, o livro foi fruto de uma aposta com um amigo e seu marido, e dessa aposta além de Frankenstein também surge O Vampiro.
Acompanhamos na leitura a história de Victor Frankenstein, um jovem morador da Suíça, muito curioso e estudioso vai se interessar por descobrir os segredos profundos da vida humana e com esse desejo vai prosseguir seus estudos até criar o ?monstro?.
A criatura desenvolve sentimentos, sensações e vive uma vida oculta, se escondendo da humanidade pois quando encontrava qualquer ser humano era atacado. A criatura persegue Victor, a trama gira em torno do conflito gerado entre o criador e a criação.
Sentimos empatia pela criatura, o monstro deseja ardentemente a compaixão da sociedade e não a consegue, por isso atormenta Victor que deu a ele a vida.
Livro narrado por 3 personagens distintos durante a história, desperta imensa curiosidade e um misto de sensações no leitor, recomendo muito.

Isabelly.Mariano 20/04/2024

Incrível e sensivel
Caraca, jamais pensei que eu fosse sentir tantas coisas lendo Frankenstein, fui da tristeza pra raiva, da raiva pra empatia?
Eu acho que descreve muito bem sobre todos aqueles que são marginalizados e todo o processo que leva a isso.
Pelo que li de tudo que é gótico, era uma tendencia muito forte colocar alguém que é excluido pela sociedade como um vilão e vítima ao mesmo tempo.
Enfim, só leiam!!!

sharacrstn 20/04/2024

O fardo da criação
A atmosfera desse livro é construída de uma forma que a angústia é crescente a cada capítulo, apesar de ser um texto antigo e bastante descritivo em certos momentos. Mary Shelley acerta muito ao mostrar o lado atormentando do criador Victor Frankenstein, assim como ao mergulhar no relato da solidão trágica da Criatura sem nome. É uma história cheia de simbolismo e bastante profunda, que supera mil vezes as pautas rasas de qualquer tipo de adaptação cinematográfica já feita.

Raí86 20/04/2024

Criador e Criatura modernos
"À luz bruxuleante da vela quase extinta, vi abrirem-se os olhos amarelos e baços da criatura. Respirou. Sim, respirou com esforço, e um movimento convulso agitou-lhe os ombros."
"Com sua estatura gigantesca, ali estava, em toda a sua hediondez, o próprio monstro, o demônio a que eu dera vida."
Mary Shelley nos dá um tom de suspense único e arrepios que adorei sentir durante a leitura. Incrível!

Xandy Xandy 19/04/2024

Melhor edição da obra de Mary Shelley publicada no Brasil!
A edição da Clepsidra é a mais completa e mais brilhante que eu já vi publicada aqui no nosso país, e conta com um projeto gráfico magnífico, trazendo a última versão de "Frankenstein ou o Prometeu Moderno", publicada em 1831, com o prefácio da própria Mary Shelley. Além disso, apresenta um comparativo entre as partes que foram cortadas ou reescritas pela autora, quando a obra foi publicada anonimamente em 1818.
Também encontramos neste livro uma biografia bem explicativa de Mary Shelley, a tradução de todos os seus poemas, parte de seu diário e cartas e, além disso, também incluíram a tradução da peça de teatro "O Monstro e o mago": baseada na obra de Mary Shelley, e, por fim, uma filmografia bem completa, com praticamente todos os filmes com a temática "Frankenstein".
Só senti falta mesmo da peça "Presunção ou sina de Frankenstein".
Livro obrigatório para todos os fãs de histórias góticas!

Marcos Toledo 19/04/2024

Minha edição demorou muito pra começar o livro em si, então achei meio um saco.

Mas gostei muito da história, simpatizei muito com o monstro em si. Gostei muito do capítulo que ele tá contando o ponto de vista dele.

Da para ver muito como é um livro importante pra literatura e cultura pop.

Geovana 16/04/2024

"Deus foi morto pelo homem, e o homem quer ser deus"
Estou sem palavras para descrever oq senti com este livro. É bastante arrastado, mas no estilo que eu amo muito, oq me lembrou de Anne de Green "gabes", uma saga que eu amo muito.
Toda vez que eu escutava ou lia o nome Frankenstein, me vinha o o monstro na mente, e ué foi criado em um dia chuvoso, atravéz da eletricidade de um raio de trovão ksksk, bem ingênua eu.
Essa de pensar no monstro ao ver o nome Frankenstein, e não no seu criador, é depatido no final do livro, coisa que achei bem peculiar, e outras irrelevantes como o monstro ser assexual.
A crítica social que esse livro passa é bem triste até, pois monstra a cruel realidade do ser humano

B.rogs 16/04/2024

Nada do que eu esperava
Recomendo! O cinema simplesmente distorceu tudo e essa é uma leitura muito interessante.

Comecei pensando ns esteriótipos que vemos em qualquer filme ou história que mostra o 'Frankenstein': Um cientista velho maluco dá vida a uma criatura enorme costurada com partes de pessoas mortas por meio de um raio que atinge uma torre ou castelo alto, esse cientistma maluco se orgulha de sua criação a qual tem carinho mútuo pelo seu criador e infelizmente são separados e essa criatura de bom coração sai ao mundo para descobrir novas experiências e se vê julgado pela humanidade e morto por tochas de uma população revoltada que não o compreendia.

E se nada disso tiver acontecido? Bem, começando pelo nome Frankenstein, este não é o nome da criatura, mas sim do seu criador, um jovem muito inteligente que decide colocar em prática todos os seus estudos teóricos sobre a reanimação. Esse jovem suíço rico, de uma família amorosa com uma noiva perfeita e o melhor amigo que alguém poderia imaginar conseguiu fazer sua vida virar de ponta a cabeça ao criar algo tão incompreendido e de origem abominável. Victor Frankenstein já estava com a vida feita, pronta para ser o homem mais feliz da Terra, mas na minha visão, seu erro não foi apenas criar a criatura, mas também de não agir quando foi necessário.

Para mim esse livro foi muito reflexivo e profundo, muito melhor do que poderia imaginar, iniciei a leitura pensando no tédio por já conhecer toda a história e ela foi tão rica e tão imersiva que pude ter sentimentos ao ler, não fiquei imparcial à ela e esse é um ponto muito importante para eu avaliar algum livro e gostar ou não. Uma observação é que, para mim, a criatura, que nunca recebeu um nome na obra além de expressões e adjetivos amaldiçoados, poderia sim se chamar Frankenstain, já que esse é o sobrenome de seu 'pai'.