Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

isa.fsgomes 29/03/2024

Frankenstein, Mary Shelley (1818)
Frankenstein ou o Prometeu Moderno, romance de terror gótico, escrito por Mary Shelley, foi publicado pela primeira vez em 1818. Ainda assim, difícil encontrar alguém mesmo das novas gerações que não conhece o tão famoso título, considerado a primeira obra de ficção científica da história. Nesse clássico, conhecemos a história do atormentado Victor Frankenstein. Uma narrativa que vai desde a infância de Victor, até sua vida adulta, quando obcecado por dar vida a um corpo inerte, cria um ser grotesco a partir de partes de cadáveres. Abandonado por seu criador e condenado à marginalização e solidão, a criatura, que nunca ganhou um nome, se volta contra o seu criador.

É bastante surpreendente a complexidade que Mary Shelley conseguiu trazer neste romance que transpassa séculos, sendo este conto base de inspiração para diversas obras futuras. Fica claro que o conceito que se tinha de terror, não é o mesmo de hoje. No contexto histórico, deve ter causado bastante horror aos leitores, principalmente por ter uma base científica que estava em alta na época, o que trás um toque de realidade. Na atualidade porém, mais do que uma história de terror, temos uma experiência sensível e que trás muita reflexão, não apenas sobre a angústia de perder seres queridos e o desejo de traze-los de volta à vida, mas também acerca de do preconceito que temos com aquilo que foge do padrão e como as experiências de vida ou a forma como alguém é criado/educado, pode influenciar em alto grau seus sentimentos e, por consequência, seus ações.

Essa foi uma leitura melancólica, mas encantadora.
Amei as divisões de tempo e espaço da narração, causando curiosidade já no inicio do livro e também as diferentes óticas, já que conhecemos os acontecimentos vividos por Victor Frankenstein, o relato da criatura sobre sua existência solitária e as cartas escritas por Walton. Não é um livro 5 estrelas pois sim, houveram algumas falhas no enredo, mas nada que estrague o contexto e relevância do romance.

Recomendo muito a leitura.

Anne 29/03/2024

Só li pra me acostumar a ler em inglês
É claro que essa edição é uma versão muito resumida da original e que o intuito era pra alunos lerem em inglês e exercitar a leitura em outro idioma, então cumpre o que promete.

Jessica1236 28/03/2024

Melhor clássico que li até agora!! ?
Que livro magnífico!!!! Eu chorei e sofri em muitos momentos, senti pena e raiva da criatura, no fundo ele só queria ser amado por alguém.

Tati 27/03/2024

Mais um lido que estava parado na estante
Um livro muito melancólico, que fala sobre o sofrimento de um homem que deu vida a uma criatura que lhe inflinge imensuráveis dores.
É um relato de uma caçada e ao mesmo tempo uma obra prima de diálogos filosóficos interessantíssimos.

Valeu a pena ir beber na fonte e conhecer a verdadeira história de Frankenstein.

drika 27/03/2024

Simplesmente fascinante como a criatura é perpetuamente abominada por cada humano desse livro quando ela é o personagem mais humano da história em todas suas nuances, anseios e atitudes e essência. nessa história, assim como na vida, tudo volta ao princípio da existência humana: o amor; o quanto o queremos e o que fazemos ao tê-lo e/ou ao não recebê-lo

Tatiane522 26/03/2024

Mary Shelley genial
É muito comum me pegar pensando no termo ?Frankenstein? sempre que crio ou vejo algo novo e meio esquisito. Acho o fato curioso, porque dificilmente isso me leva a lembrar que Frankenstein não é a criatura e sim o criador. Fiz essa leitura depois de ver o filme Mary Shelley e ficar fascinada pela vida dela. Como pode uma mulher tão jovem (18 anos) escrever uma obra literária tão grandiosa?! Essa edição da Antofágica que tive o prazer de ler traz um material de apoio que deixou toda a leitura ainda melhor, além das ilustrações perfeitas. Fiz o exercício de pensar o livro como autobiográfico e as camadas de construção da história ficaram ainda mais envolventes. Enfim, um clássico denso, bem escrito, reflexivo e atemporal. Afinal, quem nunca se sentiu um ?Frankenstein? (criatura ou criador)? ?

maria cueca 25/03/2024

Arrepiante
Nunca pensei que um livro do século XIX tivesse uma narrativa tão sinistra e envolvente com várias referências à mitologia grega, além de criticar temas que só foram postos em pauta nos dias atuais
simplesmente incrível

Debs.Lima 25/03/2024

Que experiência!
Há de se ter em mente que Frankenstein é um livro de 1800, então o conceito que teremos de horror, não é o mesmo de hoje. Assim, não vá esperando uma leitura que te cause medo, não será esse o impacto. Outra coisa, o vocabulário não é difícil, mas isso não faz com que seja uma leitura fácil e fluida. Dito isso, o leia! E se possível, leia alguma edição comentada, que fale sobre o contexto da autora e da época, tenho certeza que a percepção do livro será outra também.
É uma experiência e tanto ver o quão incrível é Mary Shelley nessa obra. O que ela traz da sua criação, suas vivências e visão de mundo é incrível. Ver como suas experiências com a morte a fizeram levantar, com sensibilidade e muita reflexão, a pauta de trazer mortos à vida, traz certa angústia. Ainda mais que ela o faz trazendo embasamentos e questionamentos científicos da época, dando muita veracidade ao processo. O que, ao meu ver, no contexto histórico, deve ter causado bastante horror aos leitores.
A autora é tão incrível, que o cerne dessa sua obra é ainda um assunto contemporâneo 200 anos depois... O preconceito que temos com aquilo que foge do padrão. O como a forma que um ser é "educado", no sentido de como o mundo é apresentado pra ele, pode influenciar em um grau tão alto seus sentimentos e, por consequência, seus atos. Tanto quando os sentimentos são do agente de uma situação ou comunicação, quanto do receptor. Esse livro é um estudo de relações interpessoais e de inteligência emocional disfarçado de drama.
Em minha concepção tiveram algumas falhas no enredo típicos de filme de terror, sabe? Daquelas: não toma essa atitude, já dá pra ver que a consequência não vai ser boa. E a pessoa faz mesmo assim.. Mas, num geral, não estraga a experiência de leitura. Experiência essa que às vezes é prazerosa e às vezes é cansativa, por isso aconselharia ler com calma e tempo. Não é uma leitura divertida, e o prazer principal está na reflexão pós leitura: o livro fica martelando na cabeça durante bastante tempo após terminá-lo.

Queel.Albuquerque 25/03/2024

Encantador.
É encantadora a maneira como esse livro me tocou?
É tão lindo e bem escrito, da vontade de reler varias vezes.

M. Lima 24/03/2024

Frankenstein - Mary Shelley
Nesse clássico do horror é nos contada a história de vida do atormentado Victor Frankenstein, que obcecado por dar vida a um corpo inerte, o mesmo criou um ser grotesco e horrendo a partir de partes de cadáveres. Este conto é base de inspiração para diversas obras futuras, e pode-se notar isso tanto na narrativa da infância de Victor como durante sua vida adulta e trama com sua criatura.
A história tem seu ponto inicial quando Victor dá vida com sucesso ao corpo que construiu, porém, ao ver sua criatura que era de todo, horrenda e terrível, foge de sua responsabilidade, deixando-a, abandonada e sem nome. A partir daí, conhecemos a narrativa sob a ótica da criatura, que, sozinha, busca a compreensão do mundo e anseia, como qualquer ser vivo, por afeto. Porém, por causa unicamente de sua aparência, é repelida pela sociedade humana, apesar de todo esforço de encontrar o seu lugar.
Eis a complexidade trazida por Mary Shelley neste romance que transpassa séculos. Angustiada, cheia de ódio, condenada à Marginalização e Solidão, a criatura se volta contra o seu criador. A partir daí, a vingança torna-se o seu combustível e desencadeia uma série de tragédias sem precedentes tanto para Victor quanto para sua criatura. Haverão muitas mortes e muito sofrimento, apenas pelo fato da não compreensão do outro lado e por fim podemos concluir que não se terá um final feliz
Podemos destacar algumas camadas que "Frankenstein" trazem à reflexão, como:
- A Ambição científica desmedida
- A Rejeição e o Preconceito
- A Culpa e Responsabilidade
Logo, Basicamente Mary Shelley, através de seu "Escrito", convida-nos a refletir sobre a natureza e sociedade humana. É uma obra que mesmo após séculos de sua publicação, continua atual por levantar tais questionamentos.

site: https://youtu.be/t3aF-9W3Rr8

rosamaria. 24/03/2024

A Criatura de Frankenstein ???????
????
(Pode conter spoiler)

Talvez essa frase te impulsione a querer ler:

"Lembra-te que sou tua criatura; deveria ser teu Adão, porém sou mais como o anjo caído, a quem tu afastaste da alegria sem ter cometido mal nenhum. Por todo lado vejo prazer, do qual apenas eu sou irrevogavelmente excluído. Eu era benevolente e bom; a tristeza me tornou um demônio. Torna-me feliz, e serei virtuoso novamente."

A verdadeira criatura de frankenstein é muito diferente de sua versão "Hollywoodiana".

A começar que sua descrição é bem medonha: pele amarela e repuxada que mal encobre a atividade dos músculos e artérias, olhos nublados e cinzentos, dentes perolados, longo cabelo preto desgrenhado, 2,80 cm de altura e largura proporcional, além de força, velocidade e flexibilidade superiores a de um ser humano.

Como seu criador conseguiu dar-lhe o princípio da vida não é exatamente explicado, mas o fato é que essa criação anti-natural, talvez por punição Divina, tornou-se motivo de morte e desgraça ao seu redor.

O monstro, demônio, criatura, maldito, cadáver ou qualquer outro impropério utilizado para se referir à este que não foi batizado, "nasceu" puro e ignorante, mas com uma capacidadede absorção e aprendizado impressionantes, um verdadeiro autodidata!

Contudo, a rejeição, medo e desprezo de seu criador, Victor Frankenstein e todos os seres humanos ao redor, o fizeram testemunhar o pior da humanidade.

Ao longo da narrativa, meus sentimentos a respeito da criatura oscilaram bastante. Muitas vezes simpatizei com seus modos carinhosos e inocentes, e muitas vezes o detestei por sua queda e corrupção.

Não vou me extender mais para não revelar detalhes importantes, mas a leitura vale muito a pena, "Frankenstein ou o Prometeu moderno" é agora, um dos meus livros favoritos da vida!

Ana Pereira 24/03/2024

O cientista Víctor Frankenstein dá vida a uma pavorosa criatura, um monstro feito de restos humanos, depois, foge assustado. Abandonado, triste e se sentindo rejeitado, a criatura vai atrás do seu criador em busca de respostas e de vingança.