Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Regis 05/05/2022

Devastador
Esse livro mexeu comigo de uma forma tão única, que ao fim da leitura me senti imensamente devastada. Esperava ficar do lado de Victor Frankenstein, mas me vi torcendo cada vez mais pela "Criatura", cuja solidão e desespero transbordava pelas páginas. Um livro que me surpreendeu e que me fez desejar revisitar a história a cada lembrança.
DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Elaine 24/07/2023minha estante
Compartilho da mesma experiência com este livro, estou pensando em reler ?

Djeanny.Fortes 17/10/2022

Foi uma leitura difícil pra mim, pq não tenho costume de livros com uma diálogo tão coloquial, por esse motivo eu demorei muito para terminar a leitura. Mas no geral gostei muito, livro muito bom e não é atoa que é muito bem indicado ??????????

Ana 02/05/2021

N achei que fosse gostar tanto da escrita da autora, me surpreendeu mto. A narrativa é bastante detalhada e pode ser lenta mas quando vc entra na história e nesse universo é bem legal, 0 dificuldade em terminar.

Anne 23/03/2021

Frankenstein não é terror
Bem diferente do que se vê nas telas da televisão, não é uma historinha de terror. ???? O livro trata de questões de existência, valores, sentimentos... Não achei uma leitura fluida, às vezes um pouco arrastada ,mas vale a pena... Vale ressaltar que adorei o custo benefício desta edição da Principis, livro "baratinho e honesto"!

Izabelly 27/04/2021

Obra incrível
Essa história é incrivel desde a sua criação.
Conhecendo a história de Mary Shelley e como ela chegou a tal resolução, tudo se torna um grande panel visceral. Questões tão atuais e importantes são levantadas o tempo todo, a medida que as páginas andam. Sinto que nao absorvi toda a menssagem que esse livro trás, certamente precisarei ler outras vezes.
iamgabsgomes 27/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito! ?

Junior Santos 27/04/2021minha estante
Extremo oposto do personagem que nos é mostrado em desenhos da infância.

Evy 01/07/2021

"Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?" - Clarice Lispector in A Hora da Estrela.

Simplesmente não me conformo que demorei tanto tempo pra ler essa obra prima que não à toa é um clássico e considerada a primeira ficção científica da história. Não bastando, esse livro sensacional foi escrito por uma mulher e quando ela tinha apenas 18 anos, que orgulho. Apesar de ter sido rejeitado por duas editoras e sua primeira edição, publicada em 1818 em três volumes, ter sido creditada a seu marido, teve um sucesso de público quase imediato e a história ficou bastante conhecida principalmente através das adaptações para o teatro.

O romance que gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental, conta a história do brilhante cientista Victor Frankenstein que dedicou sua vida e estudos, abdicando do convívio social e de sua família, a criar um vida artificialmente em seu laboratório. A enorme criatura disforme ganha consciência e torna-se aos olhos de seu criador, uma aberração e tormenta e a partir desse momento toda a trama se compõe no embate entre criador e criatura, seus medos, curiosidades, arrependimentos e na busca incessante do sentindo da vida.

"Ah! Por que o homem se vangloria de sensibilidades superiores ao aparentemente selvagem? Isso só os torna seres mais escravizados a causas exteriores"

A narrativa de Mary Shelley é simplesmente arrebatadora e é impossível parar de ler. Clara e objetiva, e no entanto, bastante densa em emoções. Victor é um gênio sob o peso de sua descoberta, constantemente questionando suas motivações e sentindo-se extremamente culpado e amedrontado sob o que essa criação pode repercutir na vida de seus entes queridos, enquanto a criatura, que para meu absoluto espanto não se chama Frankenstein, sendo esse o sobrenome de seu criados, é envolta em curiosidade, sonhos e solidão, buscando entender as nuances da vida e o susto que é estar vivo e continuar vivendo. "A vida, ainda que possa ser apenas um repositório de angústias, é cara a mim e a defenderei".

Os diálogos entre criatura e criador são simplesmente fenomenais e é impossível não destacar os relatos da criatura de seus momentos de aprendizagem desde que criou consciência. Quando ele encontra os livros e finalmente compreende seu conteúdo é emocionante. "A posse desses tesouros me proporcionou um prazer enorme. Agora, estudava e exercitava a mente nessas histórias de modo contínuo". As reflexões e citações de obras conhecidas e clássicas da literatura é um presente a parte.

É um livro que vai ficar por muito tempo nos pensamentos, trazendo questionamentos e reflexões importantes. Acho que o que mais me sensibilizou nessa leitura foi a solidão da criatura, o quanto se sentia esquisita e diferente de tudo no mundo, incompreendida e não amada. "Todos os homens odeiam o ignóbil; como devo ser odiado, eu, a mais miserável de todas as coisas vivas".

A edição da Darkside faz juz a essa história sensacional e além de lindíssima e com ilustrações maravilhosas, ainda traz ótimos textos complementares que auxiliam na compreensão da obra e de sua contextualização histórica. Entrou para os favoritos, com certeza!

Super recomendo a leitura!
Bruniinhass 01/07/2021minha estante
Li recentemente e também gostei!

Rosa 15/03/2021

Leitura arrastada
O conceito de Frankenstein e a Criatura é ótimo nas adaptações. Mas o livro em si não curti. A leitura é muito arrastada devido ao excesso de descrição de tudo. Poucos momentos a leitura pega ritmo e flui. A maior parte do livro é um detalhamento que só aborrece.

Beto 14/01/2023

Um ótimo clássico, tem uma história muito boa que vai melhorando cada vez mais.
Incrível como a escritora descreve com comovente perfeição o desenvolvimento da criatura de Frankstein quando é abandonada pelo seu próprio criador.
Percebi que a escritora tem uma tendência a descrever os cenários de forma muito específica, uma hora isso acaba fica um pouco cansativo. Já me peguei lendo duas páginas no automático nisso kkkkkkk e tive de voltar tudo pra reler.
Mas gosto muito do livro, do início ao fim.

CarolDamaso 11/04/2022

Um dos mais fascinantes que eu já li
Oi oi gente, tudo bem com vocês? Eu sou a Carol e vim aqui resenhar esse clássico do "terror", "Frankenstein", da autora Mary Shelley. Então bora pra resenha!
Bem, quem nunca ouviu falar do monstro Frankenstein? Acho que pouca gente. A criatura que geralmente chamamos de Frankenstein, vive sendo retratada em vários meios de entretenimento, como no cinema, em histórias em quadrinhos, etc. Porém a visão que temos dessa história é totalmente diferente da obra de Mary Shelley.
Surpreendentemente, o nosso personagem principal aqui chama-se Victor Frankenstein, filho de aristocratas da cidade suíça de Genebra. Ele nos conta sua história, desde como seus pais se conheceram até o fim da narrativa. Ele era um prodígio, que desde pequeno era interessado na maneira em que a natureza agia, e estudava arduamente ciências, alquimia e todos os grandes nomes nessas áreas. Quando chega a idade adulta, ele vai para faculdade de medicina, dando início a uma série de estudos que dão origem a uma obsessão - nada saudável por sinal - de criar uma vida usando pessoas mortas. Após tanta insistência, ele consegue, por meio da junção de diversas partes de cadáveres, criar uma criatura que foi capaz de dar vida
Sim gente, é isso que vocês leram. O monstro não se chamava Frankenstein, e sim o criador dele tinha esse nome. Curioso, não? Mesmo assim, eu achei isso uma coisa interessante ao analisar a imagem da mídia que a gente tem da criatura: no nosso imaginário, o monstro é verde, com dois parafusos no pescoço e a testa costurada com aparência de velho, certo? Pois é, no livro ele é totalmente diferente. O monstro é descrito como sendo um cara de cerca de 2 metros de altura, jovem, com cabelo negro, pele amarelada, olhos amarelos e em um momento descrito pelo próprio Victor como lindo. Pois é, eu fiquei bem confusa.
Eu adorei ver como o Victor se portava diante das situações. Desde que a criatura nasceu, ele se culpava, se fazia de vítima da situação toda em vários momentos e fugia toda hora da cagada danada que ele fez. Ele fugiu por muito tempo da responsabilidade de ter feito a merda e depois teve que lidar com as consequências das ações dele. Consequências que me deixaram com depressão por sinal.
E agora vem com certeza uma das coisas que eu mais gostei no livro: como o monstro NÃO É O MONSTRO DA HISTÓRIA! Quando a gente para e pensa: "Tá, essa criatura é a junção de diversas partes de pessoas mortas, então obviamente desde que a criatura surgiu ele deveria ser mau, certo? É, não é bem assim. Pois bem, vamos lá. Quando o Victor cria o monstro, quando ele de fato nasce, logo em seguida ele fica apavorado e foge, deixando a criatura dele solta no mundo, um mundo que ia matar ele queimado, fuzilado, enforcado, etc, se pudesse ( e não, isso não é spoiler, isso já fica claro nas primeiras páginas de narração do Victor, não se preocupem). No início ele não era mau, tanto que a gente vê nos relatos do monstro como ele não era genuinamente mau, mostrando sentimentos de bondade, por exemplo. O que realmente tornou o monstro mau não foi a sua aparência ou a forma com que foi concebido. E sim por que foi abandonado pelo seu criador e pelas pessoas que o perseguiram, agrediram e o julgaram. Agora, como será que teria sido se as coisas fossem diferentes?
Eu gostei muito de todos os personagens e de todo o enredo, o fim que as coisas levaram e a maneira com que a autora soube levar as coisas de um jeito bem legal, apesar de que tinham capítulos lentos, chatos e intermináveis, o que me incomodou, é lógico, porém não apaga o fato que a narrativa é muito bem feita e muito bem pensada.
Apesar de não ser tão assustador quanto outros livros de terror que a gente tem hoje, é um livro que tem um enredo bem angustiante às vezes, que nos deixa apreensivos e desesperados com o que pode acontecer, o que pra mim foi bem legal de ler.
Quero só lembrar que faz um tempinho que eu li o livro e que não me lembro direitinho de todos os detalhes, então se eu falei alguma coisa errada por favor me corrijam! Lembrando também que essa foi a minha interpretação da obra, e se você interpretou de outro jeito tá tudo bem também!
Essa foi a resenha gente, obrigada por terem lido até aqui e até a próxima!!!!
cecília 11/04/2022minha estante
sua escrita ??

Thami Zambrano 14/04/2022minha estante
??

CarolDamaso 16/04/2022minha estante
Obrigada gente!!!?

gabzsch 07/11/2021

Quem é o verdadeiro vilão?
Frankenstein sem dúvidas merece toda a sua fama. A história te prende e é realmente muito bem escrita. Consegui gostar muito dos personagens, e entender suas motivações. Me doía muito ver a maneira como o monstro-demônio-Adão era tratado. A todo momento, eu só queria abraçar o coitado. Também me fez perceber que mesmo eu julgando o Frankenstein por tratar o Adão daquele jeito, já fiz o mesmo e julguei pela aparência.
É um livro muito bem escrito e realmente triste. E o Adão é o melhor personagem.

Francisca 04/07/2022

Foi uma leitura mais lenta, assim como a maioria dos clássicos. Porém com reflexões profundas. Interessantíssimo observar o verdadeiro Frankenstein e sua criatura. Acho uma leitura válida e a escrita de Mary Shelley é excelente.
Ananda 04/07/2022minha estante
Terminei semana passada, também me impressionei com a história do verdadeiro Frankenstein, várias coisas que não sabemos se não lermos o livro né

Giovanna 29/12/2020

Meu primeiro contato com a obra completa de Frankenstein foi bem diferente do que eu imaginava, mas de um modo positivo! A lentidão da narrativa não me incomodou tanto, porque me apaixonei muito pela escrita da Mary Shelley e poderia passar horas lendo suas reflexões.

É um livro que pretendo revisitar no futuro.

Luisa 23/06/2021

Frankenstein
Eu realmente só li esse livro porque a escola pediu e eu não tinha muita escolha.
Eu comecei lendo esse livro sem nenhuma expectativa, achando que o livro seria horrível. Eu me surpreendi, o livro não foi tão ruim quanto eu imaginava mas eu, mesmo assim, não gostei dele.
Pelo livro ser clássico a escrita é um pouco mais complicada, mas isso não dificultou muito a minha compreensão. Eu também achei a organização dos fatos meio confusa e, muitas vezes, eu não entendia o que estava acontecendo.
Thiago.Barros 23/06/2021minha estante
É muito ruim ler um livro que não estamos com vontade de ler. A leitura fica maçante.