Isto é filtro solar

Resenhas - Isto é filtro solar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Barbara.Tomaz 22/10/2021

Gostei!
Eu sei, não é um título muito convincente para uma resenha, é simples, curto e significativo. Emílio escreve com leveza e seriedade, "agridoce" como ele diria, e percebi essa característica ao longo da leitura: tem um ritmo que ora é dinâmico ora é mais devagar.

Há citações de livros e músicas, referências da cultura pop e ricos comentários que explicam e contextualizam de forma equilibrada e única o conteúdo de Eclesiastes. Há, também aplicações práticas.

Levei 9 meses para ler, confesso que em alguns momentos pensei em abandonar a leitura. De fato não é um livro para se ler correndo (tem muitos detalhes).

Em suma, o livro é bom e o capítulo final é lindo demais, mas não senti aquilo tudo que tanto falam sobre ele.
Suna ð  23/03/2023minha estante
É cristão?

Barbara.Tomaz 25/03/2023minha estante
Sim, foi escrito pelo pastor Emílio.

Suna ð  26/03/2023minha estante
Obrigada vou ler rsrsr

Barbara.Tomaz 30/03/2023minha estante
;)

Paula.Morais 16/11/2020

Isto é Filtro Solar é um livro sobre o livro de Eclesiastes. Este livro cumpre o que é dito logo na introdução, sim, ele vai maltratar você, ou como é dito no último capítulo, há amigos difíceis que nos mostram verdades difíceis sobre a vida debaixo do sol, o Rev. Emílio é um desses amigos difíceis, ele pega seu cachimbo criativo, teológico e emocionante e assopra verdades na nossa cara.

Vanderlete 21/06/2021

Livro incrível! Vale muito a pena a leitura!
Terminei esse livro em lágrimas, tão profundo, tão confrontador e tão maravilhoso, me faltam palavras para descrever.
A escrita do autor é envolvente e até as notas de rodapé são por vezes divertidas.
O livro nos da uma nova forma de enchargar Eclesiastes, que em particular considero um dos livros mais difíceis de compreender na bíblia. Porém depois de "Isto é filtro solar", vejo Eclesitates de uma forma diferente, como um livro extremamente essencial pra nossa vida, para o hoje para o agora. Um livro que "arde", mas também estabiliza. Um livro que nos ensina a ver que tudo debaixo do sol e vapor, e nos mostra a realidade que nos espera além do sol.
Deus falou profundamente comigo nesse livro.

Rafael1548 12/07/2023

Ótima exposição
O autor arrisca-se em comentar um dos livros mais difíceis da Bíblia Sagrada: Eclesiastes. Se o livro de Provérbios fala das perspectivas das decisões tomadas na vida, Eclesiastes lidas com os percalços no trajeto.

Sobre a obra: achei algumas porções desnecessárias (como algumas que demonstram encher linguiça e as notas de roda pé desnecessárias para forçar um diálogo com o leitor). Mas quando ele se debruça sobre o texto bíblico é formidável.

Eclesiastes é um livro agridoce, mas nos ensina a viver essa vida num mundo debaixo da vaidade que anseia por novos céus e nova terra.
Maycon Bittencourt 12/07/2023minha estante
Massa, bom saber. Ele está na minha mira.

Mari 28/01/2022

Já li o livro 3 vezes, e acho que isso quer dizer alguma coisa.

Ler esse livro é como sentar para tomar café com um amigo e durante a mesma conversa rir, chorar, refletir...

A escrita do autor é muito boa, as notas de roda pé são um espetáculo.

Mais uma vez termino o livro olhando para Aquele que traz sentido a tudo.

Mateus.CesArio 18/07/2021

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.
O autor tem um dom de prender o leitor, desde o começo do capítulo até as notas de rodapé, o livro é uma viagem pelos "vales" do livro de eclesiastes( livro pessimista? Depende da perspectiva)que nós faz ver e se deleitar com as coisas boas desse mundo sabendo que elas apontam para algo maior, não possuem fim em si mesmas, mas que tambem nos prepara para os dias escuros que certamente virão, e culminando e sempre nos lembrando que embora vivemos nesse mundo caido de baixo do sol, a alguem que veio de cima do sol, e nele temos esperanças e nele seremos plenamente satisfeitos, ele é o bem maior o qual as coisas boas dessa terra apontam.
Mayhara 07/08/2021minha estante
As notas de rodapé ? amo quando ele conta suas experiências e nesse livro fiquei bem animada com as referências musicais ?

Mateus.CesArio 08/08/2021minha estante
Simmm, as notas de rodapé são sensacionais, e os inícios de capítulo igualmente!!

Mayara945 30/10/2023

Uma viagem debaixo do sol
Demorei mais do que imaginei para ler esse livro. É uma leitura longa e, as vezes, cansativa. Mas valeu a pena. Sem dúvidas, agora lerei o livro de Eclesiastes com outro olhar. O autor é muito divertido e nos traz muitas referências, não somente bíblicas mas de músicas, filmes, séries, artigos e afins. E não só cristãs, mas da cultura em geral.

Dieily.Hernandes 20/12/2022

O melhor do ano!
Antes de iniciar a leitura, duvidei de como ela poderia ser leve, tendo o livro mais de 480pgs, mas fui completamente surpreendida! É um livro com profundas reflexões, mas que isso não o torna pesado, mas sim leve e suave, que deleite, meus amigos! É um livro do Rev. Emílio, e isso por si só já dispensaria comentários rsss Acabou sendo o melhor livro lido no ano, me fazendo enxergar Eclesiastes não com olhos cansados de ?tudo é vaidade?, mas sim com a esperança de que, se esse mundo não me preenche, é porque não fui feita para aqui. Recomendo a todos, leiam o quanto antes!

adudabraz 01/10/2023

A vida coram Deo
Uma temporada ao lado de Salomão. Quanta sabedoria!

O livro possui muitíssimas referências, o que o potencializa de forma aguda.
São alusões a livros, músicas, esportes, filmes e grandes personalidades, do clássico à cultura pop. Emilio Garofalo Neto nos faz mergulhar nessa leitura.

?O tempo nos permite sentir a bênção da criação, a maldição da queda e a esperança da redenção."

Eclesiastes sempre esteve entre meus livros favoritos da Bíblia Sagrada, mas o enxergar através das lentes de Emilio foi uma experiência à parte.
São quase 500 páginas, uma leitura repetitiva em alguns momentos, mas enriquecedora.

"Este mundo foi quebrado pelo pecado. Se nos esquecemos disso, acharemos que a catástrofe é a forma como as coisas são."

Uma exposição bem-humorada da contraditória vida humana. Um lembrete de que tudo é vapor, de que as melhores coisas dessa terra são apenas faíscas da Eternidade.
Em meio a este mundo não encontraremos felicidade, não importa o quanto procuremos, mas a vida ?coram Deo? é extraordinariamente bela, e nos preenche por inteiro.

?A vida queima, então ofereço esse livro como filtro solar, para nos ajudar a viver debaixo do Sol.?
Anny.Poliana 16/10/2023minha estante
Que legal tua resenha! Fiquei com mais vontade ainda de ler

Estante da Ka 27/04/2021

Todos deveriam ler!
Emílio Garofalo, nesse livro nos mostra de um jeito leve e engraçado, mas ao mesmo tempo respeitoso, atencioso o quanto devemos focar nas coisas que realmente importam, pois muitas coisas são apenas fumaça em nossa vida e que precisam ser ditas em uma hora ou outra !
Eva 26/05/2021minha estante
??

skuser02844 07/06/2021

O que dizer desse livro?
Não há palavras que possam expressar.

Me emocionei?
Sim. Como não se emocionar? Garofalo aqui nos mostra Cristo a partir de Eclesiastes de uma forma magnífica.

Chorei?
Como não chorar?
Deus em sua grandiosidade, nos dá mentes iluminadas, como a de Emílio Garofalo Neto, para abençoar nossas vidas com palavras tão enriquecedoras. Em vários capítulos eu chorei, ao ver o amor de Deus por nós demostrado na Pessoa de Cristo. Uma atenção para especial para o capítulo 17(chorei muito em oração depois).

Ri?
Demais. O autor tem um senso de humor incrível. E em várias passagens eu ri e ri muito.

Refleti?
Esse foi o livro que mais demorei pra ler. Foram meses. Pois não dá, simplesmente não dá, pra vc terminar um capítulo e no outro dia já começar outro. É muita informação. É muito entusiasmo que causa ao coração em cada capítulo. Cada capítulo finalizado é uma leitura apurada do livro de Salomão. Nunca mais irei ler Eclesiastes da msm forma.

Emílio Garofalo Neto é um dos meus pregadores preferidos. E com certeza tbm, um dos meus autores favoritos agora. Já havia lido alguns textos dele. Mas esse livro me marcou.

P.S. Alguém deveria lançar um livro só sobre as notas de rodapé do Garofalo. Nunca em minhas leituras fiquei tão empolgado esperando a próxima nota da próxima página. Curiosidades incríveis com um toque do humor do autor.
Fabiano 08/06/2021minha estante
me convenceu!!! kkk, preciso desse livro urgente!

skuser02844 08/06/2021minha estante
A intenção é essa!!!! Kkkkkk E vai furar fila, tenho certeza! Kkkkk

Roberth 27/06/2021minha estante
Que incrível! É de fato uma baita experiência, profunda e complexa, ímpar, a leitura deste livro!

Sandro 11/02/2022

A rainha de Sabá estava certa!
Conheci o reverendo Emílio através de um vídeo do Teologueiros. Eles falavam de 5 pregações que mudaram suas vidas. E dentre estas pregações estava a pregação que o Emílio fez no evento da Fiel Jovem. Ele expos, em duas mensagens, este "conceito" de filtro solar, em Eclesiastes.
Estes dois sermões me marcaram. E quando descobri que ele fez um livro com a exposição completa de Eclesiastes, foi aquele sentimento de completude! Claro, sentimento momentâneo, sabe, uma espécie de vapor.
Neste livro, o leitor sentará a mesa para um café, sem açúcar, com O Pregador, Salomão. E no meio do vapor do café quente, que existe e logo desaparece, sua vida será confrontada, consolada e exibida. Haverá vergonha, alegria, lágrimas, risos e por fim seu anseio por aquilo que é eterno estará à flor da pele.
Maranata, vem Senhor Jesus.
Dayse.Ariane 15/02/2022minha estante
Deu vontade de reler ?

Tiffany 16/03/2023

Tapao atras de tapao
Amei a escrita do Emilio!! Parece que ele é meu melhor amigo enquanto escreve!! Eu AMEI isso! Simplesmente amei.
É um livro perfeito para pequenos grupos por ser dividido em vários capítulos e pegando pequenas epígrafes a cada capítulo.
É maravilhoso e vale o investimento.

Natha 08/05/2023

Pensar sobre morte
Primeiro dizer que Eclesiastes é um livro necessário de ser lido de forma constante (nós temos o hábito de esquecer que somos pó, vapor, que há um fim e esse fim não avisa o dia)

Já li outros livros do Emílio, e claro que este é um livro muito bom, porque traz verdades necessárias. As notas de rodapé são um atrativo a parte, é cada uma haha

Emílio é um pastor que ler muitos e bons livros, isso é fato, ele deixa claro nas muitas citações que ele coloca no decorrer de todo livro, você se verá compelido a ler tantos livros que haja tempo e vigor para isso (mas o tempo não para e tudo é vapor, há uma urgência e uma necessidade em se focar na nossa missão aqui na terra, do contrário, de que valeu a sua vida aqui).

Dois livros são citados (na verdade quase transcritos para o livro, de tanto que ele citou eles ??) com frequência, ?Morrer de tanto viver? de Wilson, e Eclesiastes de Riyken e Shaw cada um tem um livro com esse nome. Foram tantas citações que eu quero ler os livros ? tirei uma estrela por isso, penso que um livro muito carregado de citações acaba perdendo sua essência de criação (ignore, é minha ignorância falando)

No mais, só posso dizer que é um bom livro, merece muito ser lido, chorei algumas vezes com ele, porque vivi a experiência de ver alguém que amo partir depois de uma vida que alcançou todas as suas fases e se finalizou. Ele nos arranca de uma visão limitada desse mundo e nos traz a superfície, nos alerta sobre nossa fragilidade e como estamos gastando o tempo, os recursos e a juventude nesse mundo de vaidade.

Vaidade, tudo é vaidade, o homem vive de vaidade.
Maria Fernanda 15/12/2023minha estante
??