Cercado de Idiotas

Cercado de Idiotas Thomas Erikson

Resenhas - Cercado de Idiotas

Condé 28/01/2024

Interessante, repetitivo, porém simplista.
Acho isso porque talvez seja um vermelho? Rsrs
O livro Cercado de Idiotas, de Thomas Erikson, usa a teoria das cores de personalidade, baseada no sistema DISC, para classificar as pessoas em quatro tipos principais: Vermelho, Amarelo, Verde e Azul. Cada cor representa um conjunto de características comportamentais e formas preferenciais de comunicação. O livro é projetado para ajudar os leitores a entenderem melhor a si mesmos e às pessoas ao seu redor.
A teoria das cores de personalidade é uma forma de avaliar o comportamento humano e as preferências individuais. Ela pode ser usada para melhorar a comunicação, a colaboração e o relacionamento com diferentes tipos de personalidades, ao invés de considerá-las como ?idiotas? apenas porque têm estilos de comunicação ou pontos de vista diferentes.
No entanto, vale ressaltar que essa teoria não é uma representação científica ou absoluta da personalidade humana. Ela é apenas um modelo simplificado e prático, que pode ter limitações e críticas. Erikson não fornece referências científicas suficientes para respaldar suas afirmações, e o sistema DISC é questionado pela comunidade científica. Portanto, o livro deve ser lido com cautela e senso crítico, e não como uma verdade definitiva.

Tamy 18/12/2023

Comportamento humano ?????
Se você é curioso em relação ao comportamento humano, é provável que goste deste livro.

Partindo das ideias de Hipócrates - a teoria dos 4 humores corporais- e de outros povos e pesquisadores que tentavam explicar porque nos comportamos de determinada maneira em algumas situações, Erikson nos apresenta 4 tipos de comportamento: vermelho (colérico), amarelo (sanguíneo), verde (fleumático) e azul (melancólico).

Ao longo das páginas veremos os detalhes acerca do comportamento desses 4 tipos, bem como seremos instigados a tentar identificar tais comportamentos em nós mesmos e nas pessoas com quem convivemos.

Conhecer o modo como as pessoas se comportam e, principalmente,  como você mesmo se comporta poderá ajudá-lo a se esquivar de algumas situações ou enfrentá-las com assertividade.

Afinal, cada um de nós enxergará o mundo de acordo com os princípios que carregamos, com o tipo de comportamento que temos. Sendo assim, quem são os verdadeiros idiotas? Eles fazem jus ao adjetivo ou são chamados assim por terem um comportamento diferente do nosso?

João 03/09/2023

Uma linha de raciocínio diferente
Um livro mais direcionado para comportamento humano, personalidades e como as pessoas se comportam de uma forma mais geral de acordo com seu jeito de agir, pensar e fazer escolhas.

Heloisa.Vulcanis 04/07/2023

No livro é apresentado quatro tipos de personalidades. E para o entendimento melhor do leitor, são definidas por cores. Achei bem dinâmico, é uma forma clara e não complexa de entender sobre si mesmos e as pessoas. Lembrei, lendo, de várias da minha convivência. Além disso, ajuda a se relacionar com elas no dia a dia.

AlanBorel 12/06/2023

Instrutivo
A leitura deste livro poderia ser classificada como um meio de psicologia ao trato interpessoal, mas acredito que, apesar do nome sugestivo, o autor consegue capturar de forma explicativa que cada indivíduo apresenta características particulares que lhe habilita a aplicar de forma específica cada habilidade de forma mais eficiente.

Dereck 09/01/2023

Entender, aceitar e lidar com os "idiotas"
Livro bastante interessante, principalmente pra quem já tem conhecimento ou estudos relacionados a análises de perfis comportamentais.

O livro foca no DISC, uma das ferramentas de análise mais utilizadas no mundo, embora ele não disponibilize nenhum teste para você se identificar. Mesmo assim é possível seguir o livro e reconhecer comportamentos de pessoas próximas.

Bem, é isso. O livro será interessante para quem já estuda sobre esse assunto, goste de pessoas e busca aprender mais para sobre comunicação e persuasão. Senão, ele vai manter o interesse por pouco tempo.

Luciana 04/12/2022

Ótimo livro sobre o comportamento humano!
Um livro muito fácil de ler, de fato prazeroso, que explica o DISC de forma muito simples e clara.
Gostei bastante e vale como consulta posterior.
Vale bastante a pena para quem quer aprender sobre o comportamento humano!

Janaina 19/11/2022

Autoconhecimento
Sim, este livro é sobre autoconhecimento. Conhecendo aos outros conhecemos a nós mesmos. Leitura obrigatória para viver bem em sociedade.

Ana 15/11/2022

Qual a sua cor?
Quando vi este título nas prateleiras da livraria achei engraçado e bastante pretencioso o que ele propunha de maneira tão clara e direta. Estava passando por um momento bem agitado em ter que lidar com muitas pessoas e situações, e vi naquela capa a possibilidade de encontrar respostas para todos os meus pensamentos mais recentes, de que todos eram completos idiotas.

Adquiri o título e logo iniciei a leitura, na ânsia de aprender a lidar com os outros e principalmente comigo mesma, uma bela escorpiana com traços verdes e azuis em que tudo é 8 ou 80, onde não há possibilidades de meios termos!

Thomas inicia o livro nos oferecendo um breve resumo das 4 personalidades em que a população é dividida, os amarelos, azuis, vermelhos e verdes. Prontamente nos primeiros capítulos já pude associar alguns traços da personalidade dos meus pais, amigos próximos e até mesmo meus nas cores indicadas, sem grande dificuldade.

Durante toda a leitura somos apresentados a situações usuais em que com toda certeza você irá visualizar amigos e familiares, o que nos leva a gargalhadas inesperadas, o que por vezes fez com que eu compartilhasse trechos dos livro para comprovar que o método encontrado por Thomas funcionava e era incrível, me induzindo a intitular as pessoas por cores! ?

Com toda certeza este foi um ótimo livro introdutório na categoria auto ajuda, onde compreendi mais sobre mim mesma e também os outros, com bons artifícios para defrontar situações complicadas.

"Cercado por idiotas" é uma ótima pedida para aqueles que buscam lidar melhor com colegas de trabalho, familiares e até mesmo com amigos "cabeça dura". ?

E você, acredita estar cercado de idiotas? Ninguém parece te compreender? Com toda certeza este é o seu livro!

site: https://www.instagram.com/p/Cbs7s39rny7/

Dands 09/10/2022

Resenha de uma Sanguínea ?
É um livro bastante explicativo, pra você que deseja começar a entender sobre os 4 temperamentos (Sanguíneo, Colérico, Fleumático, Melancólico). Como eu disse, ele é explicativo para os iniciantes no assunto, mas se você deseja se aprofundar mais, recomendo outros livros. Por ser um livro pequeno, tudo é muito "direto ao ponto". Foi uma leitura tranquila e agradável.
?????

Beatriz 05/09/2022

Ótima fonte de autoconhecimento
O livro relata 4 tipos de comportamentos, assim como no teste DISC e é algo muito rico para nós mostrar os pontos que podemos melhorar e também como nos relacionar bem com as pessoas diferentes de nós.

Vini Fernandes 03/06/2022

Uma boa leitura
Para quem se interessa no assunto, o livro trás uma boa leitura. Entretanto, o livro se torna um pouco cansativo devido a inúmeros casos, que muitas vezes se fosse retirados não afetariam o curso do livro. Enfim, na minha opinião o livro poderia ser um pouco mais enxuto.