Cercado de Idiotas

Cercado de Idiotas Thomas Erikson

Resenhas - Cercado de Idiotas

Laura Brand 21/09/2020

Nostalgia Cinza
E se você pudesse encontrar uma maneira mais fácil de lidar com as pessoas do seu cotidiano? Cercado de idiotas é um guia que te ajudará a entender melhor aqueles ao seu redor, prever algumas reações e lidar melhor com seus comportamentos. Uma leitura rica e completa! Saiba mais na resenha de Cercado de Idiotas!
Cercado de idiotas é um livro essencial para quem quer entender melhor aqueles ao seu redor, prever algumas reações e lidar melhor com seus comportamentos. Thomas Erikson traz um panorama interesse com base na ferramenta comportamental DISC, que faz uso de quatro cores - Vermelho, Amarelo, Verde e Azul - para classificar as pessoas.

Nas primeiras 100 páginas do livro, Erikson nos apresenta os quatro tipos de comportamento humano de forma mais objetiva, falando sobre suas características e peculiaridades, ao mesmo tempo em que dá diversos exemplos de pessoas e experiências que ele conheceu que refletem essas categorias comportamentais. É interessante porque conseguimos visualizar perfeitamente a forma como as pessoas da nossa vida vão se materializando nas páginas do livro, incluindo nós mesmos.

Pegando a onda de livros como A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, Cercado de Idiotas traz, em linguagem acessível, informações a respeito de como podemos nos relacionar melhor com as pessoas à nossa volta, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O título é uma isca perfeita para o leitor que descobrirá que idiotas não são as pessoas, mas as expectativas que criamos para com os comportamentos que não conseguimos entender.

Consideramos idiotas todos aqueles que não são como nós e esse é um ponto interessante levantado por Erikson. “A comunicação acontece nos termos do ouvinte” é o nome do primeiro capítulo do livro e dita a premissa de Cercado de Idiotas. É necessário desenvolvermos a escuta não apenas em respeito às pessoas que se comunicam conosco, mas também para garantir que a informação seja assimilada da melhor forma possível para todos os envolvidos.

Cercado de idiotas é uma leitura obrigatória para qualquer um que trabalhe em um ambiente corporativo e/ou queira melhorar a comunicação dentro das suas relações. O livro é bem voltado para o ambiente profissional porque faz uso de vários exemplos envolvendo trabalho, mas seu propósito pode muito bem ser usado da mesma forma para lidar com pessoas do convívio diário.

Para aqueles que trabalham em contato direto com pessoas dos mais diversos perfis, Cercado de Idiotas é um livro para se ter sempre por perto. Além dos exemplos de como analisar e prever alguns comportamentos e reações de indivíduos correspondentes às quatro cores, o autor também oferece dicas de como lidar com crises, como melhor se comunicar com as pessoas, e como resolver conflitos da melhor forma possível para todos.

Algo bem interessante e que fica bem claro ao final do livro é a exemplificação de que as pessoas trabalham melhor em meio à diversidade. Thomas Erikson deixa bem explícito que indivíduos com os mesmos pensamentos, vícios, hábitos e comportamentos precisam de outros diferentes para trabalhar melhor e para conviver melhor em sociedade. Em um mundo de bolhas e nichos, é interessante ter um estudo completamente concreto que mostra que as diferenças são necessárias e extremamente bem-vindas, tanto no ambiente profissional quanto no âmbito pessoal.

Ao final do livro, o autor traz uma entrevista com uma CEO para mostrar como o estudo e a classificação dos comportamentos por cores foi aplicado com sucesso em uma empresa e como isso impactou as pessoas desse lugar. Mais exemplos são postos à mesa e mostram que essas percepções trazidas ao longo de toda a leitura podem facilmente ser aplicadas.

Além disso, Thomas Erikson conclui um livro com um teste para entreter o leitor e para que ele possa sentir que absorveu todo o conteúdo da melhor forma possível. Consigo ver claramente esse teste sendo adotado por pessoas em cargos de liderança e profissionais de recrutamento de talentos. É uma boa forma de encerrar um livro que com certeza será leitura obrigatória para muitos públicos.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2020/09/resenha-cercado-de-idiotas.html
Danny 26/02/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha, aumentou a minha vontade de ler o livro.

Laura Brand 26/02/2021minha estante
Ebaaa! Fico muito feliz ?

LAFS 21/08/2022minha estante
Resenha bacana, me convenceu a colocar na fila, obrigado!

Alexandre 21/10/2022minha estante
O DISC é interessante como introdução sobre a personalidade, mas muito simplório. O Big Five é bem mais completo por ter muitos estudos científicos, é dividido em traços, aspectos e facetas.

Janaina 19/11/2022

Autoconhecimento
Sim, este livro é sobre autoconhecimento. Conhecendo aos outros conhecemos a nós mesmos. Leitura obrigatória para viver bem em sociedade.

João 03/09/2023

Uma linha de raciocínio diferente
Um livro mais direcionado para comportamento humano, personalidades e como as pessoas se comportam de uma forma mais geral de acordo com seu jeito de agir, pensar e fazer escolhas.

Beca 18/12/2020

É um livro de coach?
O comportamento humano sempre vai ser motivo de estudo, e é muito bom que continuem a escrever sobre esse assunto.

AlanBorel 12/06/2023

Instrutivo
A leitura deste livro poderia ser classificada como um meio de psicologia ao trato interpessoal, mas acredito que, apesar do nome sugestivo, o autor consegue capturar de forma explicativa que cada indivíduo apresenta características particulares que lhe habilita a aplicar de forma específica cada habilidade de forma mais eficiente.

Diane 13/03/2021

Estudo interessante
O especialista em comunicação Thomas Erikson passou a se dedicar a entender como as pessoas funcionam após uma entrevista, onde um empreendedor afirmou estar "cercado de idiotas". Erikson então, criou um método de avaliação baseado em quatro tipos de personalidade: vermelho, amarelo, verde e azul, que nos ensina a lidar com diferentes tipos de personalidades e a conviver com as pessoas diariamente, inclusive as que diferem do nosso comportamento.

"Quando achamos que uma pessoa é idiota, isso acontece por causa dos defeitos dela ou porque não conseguimos entendê-la?

Como dito na sinopse, Cercado de Idiotas é um guia que nos ajuda a lidar com todos os tipos de pessoas, apresentando diferentes personalidades e classificando-as em cores. O estudo nos faz até mesmo questionar a nossa própria personalidade, me identifiquei muito com alguns exemplos citados pelo autor e até mesmo me peguei relacionando pessoas a meu redor de acordo com os comportamentos apresentados.

Podemos dizer que estamos cercados de idiotas quando não nos identificamos com as pessoas que pensam diferente da gente. Em conclusão, os "idiotas" não são literalmente aqueles que nos rodeiam, mas sim a nossa maneira de não querer entender os comportamentos que divergem do nosso, e o livro ensina a conviver e entender essas diversas personalidades. Um guia bem interessante!

Monique 18/05/2021

Agora classifico as pessoas em cores
O livro é bom, o autor mistura o comportamento de cada cor e como lidar com cada estereótipo com suas experiências práticas com cada tipo de pessoa.
Acho que do meio para o final, o livro foi se arrastando para mais do mesmo, mas consegui absorver muita coisa.

O título "Cercado de idiotas" veio da resposta de um cliente insatisfeito com os seus funcionários que se considerava rodeado de gente despreparada.
A partir dai, o autor decidiu se aprofundar em "cada idiota" que boa parte das empresas possui em seu quadro de funcionários.
Sempre tem os apressados, os detalhistas, os que se abstem de qualquer responsabilidade e aqueles emotivos demais que só sabem dar ideias e não escutam o próximo.

Chato é que não consegui dar um cor para os meus chefes, mas de resto até que estou me saindo bem, inclusive em minha própria avaliação.

Bella 06/06/2021

Bem interessante, na medida da leitura imaginei várias pessoas se encaixando a narrativa do autor, e me encaixando em certas características também. Gostei!

Dands 09/10/2022

Resenha de uma Sanguínea ?
É um livro bastante explicativo, pra você que deseja começar a entender sobre os 4 temperamentos (Sanguíneo, Colérico, Fleumático, Melancólico). Como eu disse, ele é explicativo para os iniciantes no assunto, mas se você deseja se aprofundar mais, recomendo outros livros. Por ser um livro pequeno, tudo é muito "direto ao ponto". Foi uma leitura tranquila e agradável.
?????

Dereck 09/01/2023

Entender, aceitar e lidar com os "idiotas"
Livro bastante interessante, principalmente pra quem já tem conhecimento ou estudos relacionados a análises de perfis comportamentais.

O livro foca no DISC, uma das ferramentas de análise mais utilizadas no mundo, embora ele não disponibilize nenhum teste para você se identificar. Mesmo assim é possível seguir o livro e reconhecer comportamentos de pessoas próximas.

Bem, é isso. O livro será interessante para quem já estuda sobre esse assunto, goste de pessoas e busca aprender mais para sobre comunicação e persuasão. Senão, ele vai manter o interesse por pouco tempo.

Ana 15/11/2022

Qual a sua cor?
Quando vi este título nas prateleiras da livraria achei engraçado e bastante pretencioso o que ele propunha de maneira tão clara e direta. Estava passando por um momento bem agitado em ter que lidar com muitas pessoas e situações, e vi naquela capa a possibilidade de encontrar respostas para todos os meus pensamentos mais recentes, de que todos eram completos idiotas.

Adquiri o título e logo iniciei a leitura, na ânsia de aprender a lidar com os outros e principalmente comigo mesma, uma bela escorpiana com traços verdes e azuis em que tudo é 8 ou 80, onde não há possibilidades de meios termos!

Thomas inicia o livro nos oferecendo um breve resumo das 4 personalidades em que a população é dividida, os amarelos, azuis, vermelhos e verdes. Prontamente nos primeiros capítulos já pude associar alguns traços da personalidade dos meus pais, amigos próximos e até mesmo meus nas cores indicadas, sem grande dificuldade.

Durante toda a leitura somos apresentados a situações usuais em que com toda certeza você irá visualizar amigos e familiares, o que nos leva a gargalhadas inesperadas, o que por vezes fez com que eu compartilhasse trechos dos livro para comprovar que o método encontrado por Thomas funcionava e era incrível, me induzindo a intitular as pessoas por cores! ?

Com toda certeza este foi um ótimo livro introdutório na categoria auto ajuda, onde compreendi mais sobre mim mesma e também os outros, com bons artifícios para defrontar situações complicadas.

"Cercado por idiotas" é uma ótima pedida para aqueles que buscam lidar melhor com colegas de trabalho, familiares e até mesmo com amigos "cabeça dura". ?

E você, acredita estar cercado de idiotas? Ninguém parece te compreender? Com toda certeza este é o seu livro!

site: https://www.instagram.com/p/Cbs7s39rny7/

Luciana 04/12/2022

Ótimo livro sobre o comportamento humano!
Um livro muito fácil de ler, de fato prazeroso, que explica o DISC de forma muito simples e clara.
Gostei bastante e vale como consulta posterior.
Vale bastante a pena para quem quer aprender sobre o comportamento humano!