CONVERSIVO

CONVERSIVO Gabriela Garrido

Resenhas - CONVERSIVO

Leticia Oliveira 02/05/2020

Um desfecho perfeito para uma saga incrível!
Em CONVERSIVO temos o desfecho da história de Vic, Dimitri, Boris e da Volk como um todo. É dividido em partes, e algo que me chamou muito a atenção é como o nome de cada parte remete perfeitamente ao que vamos encontrar nela. Pode parecer o mínimo a ser feito, mas os leitores da trilogia vão criar expectativa só em lê-los.
⠀⠀⠀⠀⠀
No início vemos Vic e Dimitri recomeçando suas vidas. nesse primeiro momento vocês podem até sentir falta daquele sangue todo que estamos acostumados, mas quando começa, Ah! segura o coração e vai. Separa um tempo porque não dá pra parar de ler!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqui vemos o amadurecimento desses personagens. Como lidaram com as situações que tiveram que passar, quais as consequências disso, como os relacionamentos entre eles e interiores foram afetados. E claro, o grande desfecho! Que fim levou a Volk? Grigor? Os personagens que amamos e/ou odiamos? ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É perceptível uma evolução de escrita, caraterização, cenários, fazendo com que o leitor fique totalmente imerso nesse universo. Durante a leitura eu imaginava perfeitamente um filme na minha cabeça. Ação não vai faltar, tortura também não! Há novos personagens que vontade de tacar fogo não faltou, sério! ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao mesmo tempo em que quero falar muito, não quero influenciar ninguém durante a leitura. o livro é ótimo, isso é um fato! Mas a expectativa pra saber como tudo vai desenrolar e ver isso acontecendo, é inexplicável!

Pra mim a palavra que define esse história é evolução. Um exemplo disso é o Boris. Se você já gostava dele, creio que vai amar. Se não (como eu lá no início) é impossível não passar a gostar. em contrapartida outros.... bom, leia pra entender!

A relação dos irmãos Costello foi o que mais me surpreendeu. É lindo ver o amor e companheirismo deles, daquela forma peculiar que a gente já conhece mas que os representa muito. De forma geral eu amei o livro e principalmente a forma como terminou. Foi tudo muito coerente e correspondeu a essência dos personagens. Terminei com uma sensação de “preciso continuar acompanhando.”

Ley 07/05/2020

Eu já sinto saudades de toda a treta <3
Imagine uma pessoa ansiosa para finalizar uma trilogia que acompanha desde o início. Essa sou eu. Desde o primeiro volume da trilogia Subversivo - que são livros nacionais - estou acompanhando e sedenta para esse desfecho. Tive o prazer de surtar em primeira mão neste último volume. Fui leitora Beta da autora (muito orgulhosa por isso), e já estou com saudades desse universo.

A quantidade de surtos que esse livro me proporcionou foram tantos que somente a autora pôde suportar. Quem já leu os livros e já é familiarizado com a escrita dele, sabe bem o que estou dizendo. São livros cheios de traição, tragédias, sangue, assassinatos, e planos dando errado.

Dimitri e Victória continuam narrando neste volume, mas também temos o acréscimo de Boris, o antagonista de boa parte da história. Sou um caso nítido de uma leitora que no início de tudo odiava Boris e que no fim acabou amando-o.

A autora criou um antagonista perfeito. Primeiro acompanhamos sua trajetória como um possível vilão para os protagonistas, e sua evolução durante os livros foi uma das mais incríveis. Não é uma mudança de lado que o qualifica como um personagem bom. Os motivos para ele fazer o que faz, suas escolhas e seu modo de agir são de um ser humano que tem cicatrizes acumuladas e sofre por elas.

No princípio não entendemos bem isso, mas com o tempo, o desenvolvimento é tão grande que passamos a gostar dele e entendê-lo mais. Dimitri, o protagonista, continua sonso em alguns momentos e entendo perfeitamente que esta conduta vem de sua natureza em querer fazer o "bem".

Mais um personagem que chama atenção é Victória, sua evolução sempre foi ótima em todos os volumes e neste em especial, é perfeita. No livro, que começa tranquilo, os personagens novamente estão sujeitos a grande ameaça que é a Volk. Surgem novas ameaças que farão com quem eles tenham novamente que proteger suas vidas.

O livro e todas as situações tensas dele nos deixam profundamente angustiados. É de se imaginar que depois de tantos obstáculos, os personagens finalmente teriam paz, mas ainda tem muita coisa para acontecer. Claro que tive que ser feita de boba pela autora ao descobrir traições que eu jamais imaginaria, e tramas enredadas que me fizeram surtar de agonia.

A história dos personagens ao longo dos livros nos faz perceber a magnitude de tudo, houveram tantos acontecimentos que nenhum deles escapou ileso. Há cicatrizes profundas em suas almas e o legal é acompanhar essa recuperação, mesmo que seja debaixo de tragédias.

Posso resumir o livro em uma frase típica usada pela autora: o parquinho pegou fogo. Essa frase nunca fez tanto sentido como nesta trilogia. Você inicia ela com o coração tranquilo e termina sem saber onde ele foi parar.

Um acréscimo ótimo neste volume, é a presença de um mapa do universo de Subversivo. Ele mostra o que só podíamos imaginar nos outros volumes, os lugares, posição, etc. Como sou apaixonada por mapas, esse foi um acréscimo incrível.

A obra foi uma despedida que eu sabia que viria mas não queria admitir que acabou. Uma conclusão linda, da qual me emocionei muito e também é especial para mim. Além da trilogia, os fãs podem ser agraciados pelos contos que a autora escreveu sobre alguns personagens. São extras que não influenciam a história, mas são um ótimo complemento para elas. E também são ótimos para matar a saudade da história.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/04/resenha-trilogia-subversivo-conversivo.html

@ofantasticomundodebabs 01/07/2020

Surto atrás de surto!!
Não tenho estruturas para fazer essa resenha. Acabei de ler Conversivo já tem uns dias, mas até agora não consigo expressar o quanto eu amei e o quanto eu simplesmente NÃO ESTAVA preparada para me despedir desse universo!!

Gente... essa história caiu de paraquedas na minha vida, um belo dia em que eu baixei o primeiro livro no kindle porque estava de graça. E fui completamente surpreendida quando comecei a ler e não consegui largar!! Gostei tanto e falei tanto e surtei tanto, que acabei me tornando parceira dessa maravilhosa chamada Gabriela Garrido!

O livro 2, já como parceira, foi outro surto completo (tem resenha aqui no ig dos dois livros anteriores!!!) e, agora, o livro 3 veio pra acabar com meu pobre coração 😂.

Gabi consegue descrever as cenas de uma forma que faz com que você sinta a INTENSIDADE dos sentimentos dos personagens. É como se você estivesse constantemente apreensiva com o que pode acontecer, porque TUDO PODE ACONTECER! Você sente a adrenalina, fica nervosa, cogita tudo que pode dar errado (e sim, tudo vai dar errado).

Não se engane, não é um livro clichê de romance, apesar de ter sim romance na história e de você torcer muito para as coisas darem certo. Mas a obra vai muito além disso. É uma história sobre traição, lealdade, irmandade, traumas e superação. E, sim, sobre amor.

Mas acho que eu já comecei a divagar muito, vamos logo ao que interessa:

!ATENÇÃO, SE VOCÊ NÃO GOSTA DE SPOILERS E NÃO LEU O LIVRO 1 E 2 DA TRILOGIA, NÃO CONTINUE!

- Conversivo encerra a trilogia Subversivo a partir do momento em que Dimitri e Victória, finalmente, têm a chance de recomeçar suas vidas, juntos. Grigor finalmente foi preso e desmascarado, e tudo que o nosso casal quer é, obviamente, viver tranquilamente em uma cidade nova onde ninguém os conheça ou ameace.

MAS, como é um livro de dona Gabriela, sabemos que a calmaria dura pouco, né? A prisão onde Grigor está preso misteriosamente pega fogo e todos os presos morrem no incêndio. O corpo de Grigor, claro, não é encontrado, mas ele é dado como morto pelo Estado Primeiro.

Dimitri, como um bom sicário, percebe que tem alguma coisa errada ao saber que uma de suas amigas da sua antiga vida está sendo seguida. E, para averiguar o que está acontecendo sem preocupar Victória, pede ajuda a ninguém mais, ninguém menos do que seu irmão gêmeo, e com grandes traços de psicopatia, Bóris.

E é a partir de então que tudo começa a ruir. O parquinho vai, pra variar, pegar fogo. E Dimitri, Bóris e Victória verão suas vidas serem viradas de cabeça para baixo, mais uma vez.

Agora se Grigor morreu ou não no incêndio, o que acontecerá com esses três, quantas provações eles terão que suportar e todos os surtos que acontecem durante a leitura... só lendo pra saber!

--------

É isso, gente. Foram surtos atrás de surtos, madrugadas a dentro sem conseguir largar o livro, muitos desabafos com Gabi no direct, e, agora, uma saudade louca desse universo e desses personagens que me conquistaram tanto!

Gabi merece o mundo, gente! Se vocês tiverem a oportunidade, leiam essa trilogia! Ela conseguiu fazer com que eu amasse um personagem que eu odiava e odiar um personagem que eu amava! E eu espero que mais pessoas conheçam essa história pra poder conversar (e surtar) junto comigo!!

@alvorecerliterario 09/07/2020

Conversivo: aquele cujo final é épico | @alvorecerliterario
ESSE LIVRO É O ÚLTIMO VOLUME DA TRILOGIA SUBVERSIVO.

Se eu pudesse resumir o final dessa trilogia numa palavra, seria ÉPICO. Não é uma tarefa fácil manter aquele interesse inicial nos leitores – inclusive muitos autores renomados acabam sendo vítimas desse destino –, mas a cada página avançada, mais a teia de mentira se desfaz e o Império se torna cinzas.

Em “Conversivo” fica claro a evolução de cada personagem, suas motivações, seus sentimentos, seus medos e suas superações. Talvez o mais surpreendente de tudo (e olha que existem MUITOS motivos para se surpreender) foi a maneira que a Gabi trouxe todos mais próximos da realidade, expondo suas cicatrizes e recuperações após tantas tragédias cruzarem a vida dos três jovens. E só quem ler conseguirá entender o que cada um sofreu e quantas perdas foram causadas pelas mãos que só queriam poder e glória.

Cenas impactantes e plot twists que te proíbem interromper a leitura antes do fim são a marca registrada de Subversivo, mas não tive como não me emocionar com o desfecho e com a certeza de que sentirei saudades dos meus filhotes.

A @trilogiasubversivo está disponível na Amazon/Kindle Unlimited!

site: https://www.instagram.com/p/CCJ8vpcj9jg/