O Marinheiro

O Marinheiro Fernando Pessoa

Resenhas -

Amanda 30/08/2021

Confuso, vou precisar assistir aulas pra entender. No geral, não curto muito livros com questões filosóficas e não leria se não fosse pelo vestibular.
Aly 30/08/2021minha estante
geralmente ajuda ler a explicação sobre o livro e depois começar a ler o livro de fato!!

Amanda 30/08/2021minha estante
simm, eu assisti uma aula no youtube antes e deu pra pegar a ideia geral, mas ainda achei bemm confuso

mh 17/06/2021

?E de tudo isto fica, minha irmã, que só vós sois feliz, porque acreditais no sonho??

AiedailGuine 26/04/2022

Fiquei confusa. Tudo ficou tão sem sentido que a coisa realmente pareceu um sonho de me fazer duvidar de minha própria existência

stefane23 28/03/2023

Acho lindo as pessoas lendo por causa do vestibular e eu lendo pra ver se eu consigo entender a escrita do Fernando pessoa (spoiler: de 20 páginas eu entendi duas frases).

Mas fica essa frase para a nossa meditação: "de belo e eterno só há o sonho"

Leo 23/09/2021

Mais uma leitura
Não gostei muito, achei uma leitura muito difícil mesmo sendo pequena, agora tenho que ver vídeos explicando certinho

Rony 03/10/2021

O que é real e o que é sonho
Nesta peça dramática "estática em um ato", temos Fernando Pessoa por meio de três mulheres, veladoras de uma donzela morta, trabalhando questionamentos existenciais do que pode ser dito como real e como o sonho molda a nossa realidade. Achei bem interessante a leitura, ainda mais de um tipo de texto que eu não tinha muito hábito de ler. Li por conta do vestibular, mas é uma daquelas leituras que surpreendem e dão gosto de ler, além de ser curtinha.

Jissica 11/04/2021

"Dizei-me uma coisa ainda... Por que não será a única coisa real nisto tudo o marinheiro, e nos e tudo isto aqui apenas um sonho dele?..."

sarah 24/08/2022

o marinheiro
confuso
li por causa do vestibular, eu já tenho dissociaçao isso estraga mais minha cabeça, mas tudo bem

Tha 02/08/2023

Primeiro livro lido pro vestibular da unicamp e primeiro do fernando pessoa também. gente, eu me surpreendi muito com esse livro, que livro lindo de se ler. eu me encantei de uma forma, que vocês não têm noção. traz vários questionamentos sobre o passado, sonhos, vida de uma forma tão linda. já quero reler. recomendo muito.

Rebeca 05/02/2021

Não esperava
No início eu estava achando bem entediante, mas quando começou a história do marinheiro, me surpreendi positivamente, gostei bastante

heydudamelo 01/06/2021

Se não fosse o vestibular teria largado a leitura, achei bem chato e cansativo.

Gabi 01/09/2021

É um livro sensível e poético, que traz uma reflexão sobre os sonhos. O autor tenta, por meio de uma trama fantástica, mostrar como os sonhos servem de bálsamo e escape para nós em tantos momentos: "Os homens que pensam cansam-se de tudo, porque tudo muda. [...] De eterno e belo há apenas o sonho..." Assim, buscamos o sonho para ter uma realidade ideal, perfeita e inatingível para com as tristezas e maldades da vida.
Além disto, Pessoa traz o se entregar a uma vida de sonhos, simplesmente, como algo perigoso e até mesmo mortal, mas, ainda assim, extremamente desejável: "Não valeria então a pena fecharmo-nos no sonho e esquecer a vida, para que a morte nos esquecesse?"
Me identifiquei bastante com várias das questões trazidas e achei o livro incrível, ainda que curtinho. Super recomendo!

Rachel Bgs 21/08/2021

Tendi foi nada, mas livro de escola é assim mesmo. Pelo menos a escrita do ponto de vista linguístico é impecável rsrsrs

Lari Lopes 16/12/2021

Eu achei meio chato, mas acho que é só porque a escrita e o vocabulário são mais antigos e mais arrastados

Lavínia 23/02/2022

o marinheiro
quando eu terminei não tinha entendido direito, depois de um vídeo no yt analisando a obra eu entendi e gostei muitooo do conceito por trás, só dei 3 estrelas porque 1 a leitura foi muito muito difícil e pesada e 2 o texto é bem parado (o que faz sentido, já que é um texto dramático estático), mas não era o que eu esperava então me pegou um pouco de surpresa