Como Num Piscar de Olhos

Como Num Piscar de Olhos Adriana Manduco

Resenhas - Como Num Piscar de Olhos

Dular 11/01/2021

Uma leitura maravilhosa
Publicado pela Editora Expressividade e de autoria de Adriana Manduco, hoje vou falar do livro Como Num Piscar De Olhos.

A história se passa entre os anos de 1883 e 1946, onde iremos conhecer Nana, uma moça bonita, romântica, filha de um grande fazendeiro e produtor de café, em Minas Gerais.

Como era de costume naquela época, Nana teve um casamento arranjado por seus pais com o jovem Luis, que não era um homem de grande beleza, mas que a encantou com seu jeito educado , bondoso e também pelos seus ideais abolicionistas, dos quais Nana também defendia.

Casaram-se , foram felizes, porém resolveram que não queriam ter filhos.

Nana e Luis eram também prósperos fazendeiros e apesar de naquela época as mulheres não ocuparem um papel a frente dos negócios, Nana estava ao lado de Luis ajudando na condução da fazenda.

Após o falecimento de Luis , Nana fica a frente da administração da Fazenda e
com o auxílio de sua amiga Olly, investe na bolsa de valores e aumenta consideravelmente seu patrimônio.

Nana é uma mulher de bom coração , utiliza seu dinheiro em ações humanitárias e sociais. Transforma sua fazenda em uma cooperativa e ajuda os escravos alforriados , dando-lhes emprego nela.

Após anos de viuvez Nana se rende ao amor do Senhor Ucor. Mas será que esse amor vai pra frente?

Até onde pode nos levar nosso sub-consciente?

Pra saber o final, só lendo o livro. Posso adiantar que é um final inesperado.

A leitura é bem fluida e leve. A autora detalha bem cada passagem de tempo.

É um livro bem gostoso de ler.

site: Vania.Lúcia@publisko
Adriana Manduco 11/01/2021minha estante
Obrigada, Vania!!!

Adriana Manduco 07/09/2020

Trilogia "Como Num Piscar de Olhos" (Brasil)

O romance, cuja narrativa ocorre durante um sonho, nos faz retroceder na história, entre os anos de 1883 e 1946, retratando a vida de Nana: bonita moça, romântica e sonhadora, filha de um grande fazendeiro e produtor de café, em Minas Gerais (Brasil).
Ainda jovem, casa-se com Luis, um abolicionista convicto, cuja bondade encanta a todos.
Após o falecimento de seu marido, Nana é desafiada a assumir os negócios da Fazenda, tornando-se assim uma renomada negociante e pioneira na exportação de café no Brasil.
Com o auxílio de sua amiga, Olly, Nana passa a investir na bolsa de valores, aumentando seu patrimônio consideravelmente.
Viúva há vários anos, ela se rende ao seu grande amor, Senhor Ucor.
Juntos, viabilizam o sonho de Nana e Luis de transformarem a fazenda em uma cooperativa, tendo como mão de obra todos os seus escravos alforriados.
Mesmo com a idade avançada e em outro país, França, Nana continua atuando como idealizadora de ações humanitárias e sociais, em prol das crianças e adultos deixados à margem da sociedade.

site: https://www.instagram.com/adrianamanduco/
Renata1004 07/09/2020minha estante
Que romance lindo. Me deu vontade de conhecer.

Adriana Manduco 20/11/2020minha estante
Trechos do livros:
" Minas Gerais (Brasil) ? Ano 1883
Estou sentada em uma linda e grande varanda, típica dos casarões de fazenda da época da escravatura.
O dia está lindo!!!!
Da varanda do casarão avisto o grande pasto verde da plantação de café.
Os colonos, junto aos escravos não alforriados, trabalham no afã de encherem seus balaios de vime com os pequenos e maduros grãos de café, que serão separados e pesados pelos escravos da casa grande, para o consumo da fazenda e para a venda do produto torrado e moído, principal renda da família Soares.
Confesso que me sentiria mais feliz se todos fossem devidamente remunerados e os trabalhos não exigissem tanto daqueles corpos negros, cansados e maltratados.
Se eu não fosse tão jovem e se a vigilância e intolerância de meu pai fosse menor, com certeza eu estaria neste momento me reunindo ao mais novo movimento abolicionista, recémchegado ao Brasil por Joaquim Nabuco, cuja luta pela liberdade dos escravos é incessante.
Folheio, sem que ninguém veja, o jornal ?O Abolicionista? com textos pro-abolição, que peguei escondido na gaveta da grande mesa do escritório.
Respiro profundamente e viro-me para o lindo e grande jardim, procurando amenizar minha angustia e total hipostênica para mudar o mundo!
As flores me acalmam e encantam com sua beleza e diversidade.
As palmeiras, grandes e altivas, mapeiam a entrada da fazenda.
No pátio, junto à senzala, escravos fortes fazem o trabalho pesado do processo de ensacar e carregar o café, colocado perfeitamente em fileiras nas carroças que serão levadas ao mercado da cidade, onde donos de fazendas negociarão suas produções. "

Adriana Manduco 13/04/2021minha estante
Gente do céu leiam este livro pra vocês surtar comigo.
Verdadeiramente se eu pudesse mudar o título do livro eu não mudaria, pensa num título que faz todo sentindo com a história.
Trata-se: romance nacional de época ambientado no Brasil, com fatos históricos.
A protagonista é uma moça sonhadora, objetiva, forte e idealista que nos conta essa história.
Eu me identifiquei muito com ela, no sentindo de correr atrás dos sonhos, no sentido de lutar, no sentindo de ser forte, e objetiva.
Os anos vão passando, e acontecem tantas coisas. Fiquei tão triste com uns acontecimentos, fiquei zangada com uns personagens, (né Rita, pra quem leu aposto que também não gosta da Rita).
Fico imaginando quantas "Ritas" existem neste mundo. MISERICÓRDIA!
Amei a história ao trata-se do fim do sistema escravocrata, após as lutas da sociedade abolicionista.
A vida da protagonista foi cheia de altos e BAIXOS.
Uma história de romance de época, o foco maior é na vida da protagonista Nana, e suas realizações ao longo da vida.
Tudo acontece muito rápido, acompanhamos toda a trajetória da protagonista, desde moça até a sua velhice.
A protagonista teve que fazer uma grande decisão impactante: Adivinhe ?
1. Realizar um Sonho.
2. Casar com Seu grande é eterno Amor.
Vocês não vão acreditar no que aconteceu. Então leia, e descubra um desfecho inusitado, diferente.
Pensa num desfecho que eu nunca esperava na vida, nunca mesmo. Leia e corre aqui pra me contar.
Parabéns a escritora por essa história, ...
@lendo_com_dienis_cristina1

Adriana Manduco 13/04/2021minha estante
De primeira , amei a capa e o título, e já começa surpreendente, também mostra sobre o amor de Jesus para com o próximo.
@lu_leitora

Adriana Manduco 13/04/2021minha estante
É um livro de leitura rápida e fluida, delineado pelo cotidiano e pela passagem do tempo. De acordo com a autora, é o início de uma trilogia em que os mesmos personagens vão visitar outras épocas históricas. ?
?@clubedolivro_br1

Adriana Manduco 13/04/2021minha estante
Este livro é sem dúvida um romance de época de tirar o fôlego!
O livro aborda tópicos muito interessantes, é de leitura super fácil e leve e acabamos por nos envolver tanto que não queremos deixar de ler.
Sem dúvida, incita-nos a abraçar as mudanças, porque a vida não é linear e nos tombos dela precisamos aprender a resistir e a lutar por aquilo que acreditamos.
@clube.de.leitura

Adriana Manduco 13/04/2021minha estante
Quero agradecer a autora Adriana Manduco, pelo lindo trabalho.
@clube.literário

Adriana Manduco 13/04/2021minha estante
Nana, após um acontecimento catastrófico, assume um lugar ativo na administração da fazenda produtora de café onde vivia com o seu marido, obtém bastante êxito nos seus projetos, enquanto que a sua vida da uma reviravolta...
@book4youbr

@india_no_mundo_da_leitura

Adriana Manduco 13/04/2021minha estante
Embarcando nesta maravilhosa viagem literária em 3,2,1....
Livro lindo! Momento maravilhoso de leitura!?????
@cacaumeirelis_voz

Adriana Manduco 13/04/2021minha estante
Indicação de uma ótima leitura, com uma história surpreendente e envolvente!
@festflor

Mary Pires 14/10/2020

Leitura fluida e envolvente
A autora nos apresenta uma escrita bastante fluida, rápida, gostosa e com um final inusitado. Super recomendo para quem gosta de romances de época com fatos históricos. Nesse romance nós somos transportados em um sonho para o Brasil de 1883, em uma fazenda de plantação de café. Conhecemos Nana, uma moça sonhadora e idealista que nos conta essa história, acompanhamos a trajetória dela desde muito jovem até a velhice.

site: https://romancedeepocaevida.blogspot.com/

Maria.Cecilia 12/06/2022

Lindo!
Minha querida Adriana Manduco através de sua escrita delicada, nos apresenta Nana, uma mulher de negócios com seus dias corridos e com muitas atividades.

Ela acaba cochilando por causa da exaustão e acorda em outra época e em outra história de vida.

O Brasil do final do século XIX é o palco da narrativa em que Nana se vê como filha de um Barão do café. A menina cresce em um ambiente de harmonia e se casa como todas as donzelas. Ela ama, sofre , se resigna, faz muitos amigos. Luta por justiça e pela abolição da escravatura e é determinada em suas resoluções e atitudes.

Como num piscar de olhos tem uma temática ousada e criativa. A originalidade do texto, a pesquisa feita pela autora para se encaixar no momento histórico, faz desse livro uma ótima opção de leitura.

Parabéns, Adriana Manduco!!!