Carta ao Rei

Carta ao Rei Tonke Dragt

Resenhas - Carta ao Rei

Isaac 28/04/2021

A jornada pra levar a Carta ao Rei foi longa e cheia de perigos. A ?sorte? que o Tiuri teve nessa trajetória não tava escrita (pior que tava, rs).
Achei admirável o Tiuri, sempre muito honrando, justo...
Sobre o conteúdo da carta, ainda tô bugando. Não achei nada demais, mas beleza.

Mau Uchikawa 21/06/2020

Que história emocionante!!! A gente quer saber o que vai acontecer a todo momento. Não tem como não se emocionar com a história. Ver o crescimento do personagem durante o decorrer da trama também é bom legal!!!

Andrus ( @andrus05 ) 17/10/2020

MUITO diferente da série.
Esse livro é bom demais. A primeira coisa que deve ser entendida é que a história é uma aventura e não uma fantasia (como é a série). Tiuri não tem nada daqueles poderes mirabolantes da série da Netflix. Tem muitas diferenças. É uma aventura cheia de etapas e níveis e é tão lindo o fim em que a gente para e percebe o quanto o personagem cresceu.

Nati 16/12/2021

Primeiramente, devo dizer que não assistir à adaptação da Netflix a essa obra, o que implica, que não tenho nenhum parâmetro de comparação com aquela.

Assim sendo, o que mais me fez querer ler esse livro foi a capa (que é o banner da série), que traz aquela ideia de uma história medieval empolgante, cheia de personagens audazes e muito conflito e aventura.

Contudo, quando comecei a acompanhar a jornada do Tiure, que vai sacrificar sua posição social e da sua família, além do seu sonho de se tornar um cavalheiro, ao abandonar a cerimônia escondido para seguir em uma perigosa jornada que pode salvar um reino, fui surpreendida por um aventura bem insossa.

O Tiure é um protagonista bem pouco cativante, ele pega a missão para cumprir e os inúmeros infortúnios que ele passa muda muito pouco ele, além dele passar pouca emoção. E o que costuma salvar os livros nesse caso são os personagens secundários, mas aqui eles são bem pouco desenvolvidos, sendo o que mais aparece é o menino que vai com o Tiure até certo ponto da jornada.
Para falar a verdade, o Tiure é quase um cavalheiro solitário praticamente durante todo o livro. Então, essa capa que sugere vários personagens interessantes, só se for na série.

No mais, é uma obra de fantasia medieval que tende a agradar quem ama esse estilo, mas que levei eras para ler e só não abandonei porque a escrita é bem gostosa e fiquei na expectativa de algo surpreendente acontecer.

Grazi.ela 21/03/2023

Previsível
Leitura arrastada, com diálogos por vezes infantis e irreais. Clichê do início ao fim, que, por sinal, é previsível desde o início.
Não gostei e não consegui me importar com nenhuma das personagens, nem mesmo com o mocinho.
Para mim não funcionou em nenhum aspecto. ?????

Paula A. C. 16/04/2021

Sinceramente... achei o livro bem fraquinho. É divertido, mas falta algo. Parece mais um roteiro de livro de fantasia que um romance propriamente dito. Sem falar que os personagens são MUITO caricatos e com pouquíssima representatividade. No entanto, o esqueleto da história é bom, tanto que foi bem adaptado na série da Netflix, que resolveu várias das falhas deixadas pela autora.
dudinhabookstan 16/04/2021minha estante
já leu a continuação?? nunca li os livros, só assisti a série e gostei muuito, mas aquele final...achei meio estranho

Paula A. C. 16/04/2021minha estante
Também achei o final da série meio estranho, mas chorei BALDES com a morte do... Não pode falar, né? Seria spoiler. Mas você sabe. Chorei.

Paula A. C. 16/04/2021minha estante
Ainda não li a continuação. Vou procurar. Obrigada!

dudinhabookstan 17/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKK chorei horrores meo

ErreBC 03/02/2024

Amei
AMEI MUITO, achei q ia ser mais fantasia, mas é mais medieval q fantasia, de toda forma muito bom, recomendo bastante.
Achei legal q n resumiram o caminho do personagem, realmente narraram a aventura dele e me fizeram me sentir o personagem.

Raphael Rostaizer 21/12/2021

Livro e série
E uma história bacana para mergulhar em mais um universo medieval. Vou partir agora para a série na Netflix.

Chris 19/09/2022

Uma leitura tranquila e divertida.
Carta ao rei não é uma ficção medieval a nível game of throne, não tem nada de horror psicológico ou algo traumatizante kkk.

É uma leitura muito mais tranquila e leve, Tiure nosso amigo passa por várias situações dificeis, mas chega em um certo momento que o leitor não teme mais nada, pois sempre na hora H, o protagonista recebe uma chuva de sorte, as vezes de forma repentina e sem explicação, simplesmente acontece, contudo a leitura é muito boa, divertida e te prende do começo ao fim, de 0 a 10 acredito que um 8 está bem justo.

É aquele tipo de livro que se lê para descontrair e passar o tempo, ou ate mesmo entre um intervalo de um livro muito tenso para outro..
Então minha opinião é de que a leitura vale a pena .

Thais 20/05/2021

Meio blé
Para uma criança, acredito que seja um livro legal. Para um adulto, como eu, não é lá aquelas coisas. Os personagens são muito "bonzinhos", muito "queridos", muito "honestos". Eu tava desconfiando de todos já, esperando o momento de um deles anunciar uma traição... Mas não, eram certinhos mesmo. E a carta... Que decepção. Mas a trajetória do Tiuri é interessante para uma criança, acredito eu. Há ensinamentos legais inseridos, principalmente sobre lealdade.

joão 05/03/2022

"inovador e revolucionário? não.
mas durante aquela meia hora cria ali pra você, um lugar tão aconchegante, tão reconfortante".
eu gostei bastante do livro, o bom dele é que tem uma leitura bastante clara, ou seja, não te cansa, uma linguagem formal, porém simples, apesar de todos os cavaleiros terem o nome quase igual (isso é muito irritante), não tenho do que me queixar deste livro, não é aquele livro que vai ser seu preferido da vida, mas é um livro sem defeitos. o final é tão cute. demorei um ano pra ler, mas foi.

Maurício 10/08/2022

Um cavaleiro no coração de um escudeiro.
Tudo da errado no início, meio e até perto do fim. Mas nada impediria que esse jovem escudeiro cumprisse a sua missão. Traições e assassinatos acompanham essa obra de arte. Tão clichê, mas tão cativante que só consegui para para dormir.

Cris 11/11/2020

Muito superior à série de Tv
"Mas não seria a primeira vez que a falsidade e a traição se escondem atrás de uma aparência inocente."

Esta história se passa em uma época medieval, quando existiam reinos, espadas e cavaleiros a serviço do Rei.

No reino de Dagonaut, nós conhecemos o jovem Tiuri, que está em vigília na capela junto com outros jovens, na véspera de se tornar um Cavaleiro também.
Para que possam ser nomeados cavaleiros, os jovens precisam passar a noite em contemplação e são proibidos de ter contato com o mundo exterior. Porém, no meio da noite, eles recebem um pedido de ajuda. Como saber se é um teste ou se realmente é uma emergência?

Assim, Tiuri assume seu papel de cavaleiro e vai em auxílio a quem precisa. A partir de então, esta decisão muda toda a sua vida, pois ele recebe uma missão muito importante de um nobre cavaleiro à beira da morte: entregar uma misteriosa carta ao rei Unawen, do outro lado das montanhas.

Eu comecei a ler o livro sem saber o que esperar, e me vi rapidamente envolvida pela narrativa rápida, com capítulos curtos e que nos fazem seguir a história sem perceber. O grande mistério da carta me deixou curiosa pra saber qual seria a mensagem.
Este é um livro considerado clássico na Holanda, e foi escrito para crianças e jovens na década de 1960. No Brasil, foi publicado pela primeira vez em 2009 e teve uma nova edição recentemente, devido ao lançamento da série da Netflix.
Eu gostei muito da narrativa, o protagonista tem toda aquela aura de herói: inocente, corajoso e nobre, e no final da jornada é emocionante ver o quanto ele aprendeu ao longo de sua missão.

Eu amo histórias que se passam neste ambiente medieval, me lembrou bastante de "O senhor dos anéis". É uma história incrível de amizade, honestidade e bravura e é tão gostosinha de ler, que não sei porque não tem mais leitores.

O livro tem uma sequência, que não foi publicada no Brasil ainda, e que espero que a editora traga.

Em relação à série de TV, ela só foi inspirada mesmo no livro porque conta uma história totalmente diferente. A série tem muita magia e fantasia, coisa que no livro não existe. E os personagens são bem diferentes, inclusive tem muito personagem que nem existe no livro. A série é curtinha, mas eu particularmente achei péssima. Uma história meio sem pé nem cabeça com atuações fraquíssimas e personagens sem graça. A única coisa que se salva é a fotografia, que está lindíssima.

Ouvi o audiobook disponível no App da Storytel Brasil e achei a narrativa muito boa.

Livro, recomendado pra leitores de todas as idades.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

yesgab 22/06/2022

Carta ao rei.
Ai eu achei um livro bem mais ou menos, acredito que se eu lesse ele com mais tempo eu teria gostado mais, porem achei ele muito enrolado, a história em si não é ruim, só achei muito repetitivo.

Beta 29/04/2021

Tiuri está prestes a se tornar cavaleiro. Falta apenas uma noite antes da cerimônia. Essa última noite deve ser passada em contemplação silenciosa. Mas Tiuri ouve um grito de socorro. Se responder, não será sagrado cavaleiro. Trata-se de uma questão de vida ou morte! Tiuri abre a porta e um estranho lhe faz uma pergunta que mudará sua vida para sempre. Ele deve levar uma carta ao rei do outro lado das montanhas, uma carta que determinará o destino de todo o reino. Tiuri deixa tudo para trás: seu lar, seus amigos, seus sonhos ? para uma missão que pode lhe custar a vida.