Cira e o Velho

Resenhas - Cira e o Velho

1 | 2 | 3 | 4

@_leandropaixao 11/04/2023

Uma ótima supresa!
Um livro totalmente voltado para o folclore brasileiro e que merece muito mais visibilidade, tive uma surpresa muito boa com esse livro, com direito a uma reviravolta nas últimas páginas digna de bestseller, além de tudo isso o livro aborda a ambientação do século XVII, com direito a história do Brasil, terá como cenário o grande Quilombo dos Palmares

Nesse livro acompanhamos a história de Cira, uma jovem que além de linda, descendente de sereias e bruxas e possui poderes grandiosos, não se engane pela beleza, ela pode ser letal! Cira é filha da bruxa Garacy e de Cobra Norato, Norato sempre viveu em busca de parceiras para perpetuar sua espécie, mas por trás de tudo isso existe toda uma maldição que faz com que Norato faça de tudo para proteger Cira de sua tia, Maria Caninana irmã de Norato.

Cira e sua mãe vive em meio a floresta e vez ou outra seu pai passa temporadas com elas, por ainda ser criança ela sempre sai de casa em busca de brincar com os animais, índios e o que achar interessante, mas nem sempre tudo é um mar de maravilhas, caso alguém ou algum caçador decida seguir aquele linda menina afim de saber de onde vem ou para onde vai, certamente essa pessoa a perderá de vista e dificilmente ou até, nunca mais encontrará o caminho de volta pra casa. Em um desses retornos ela é surpreendida chegando em casa e de imediato realiza o código de segurança que aprendera com sua mãe desde muito pequena. Devido a ambição demasiada por ouro do sertanista Domingos Jorge Velho, acaba aceitando um trabalho para aniquilar a vida de Cira, nesse momento que a trama começa a engatar de forma mais rápida e entendemos o porque de Cira querer tanto a sua vingança para ceifar a vida de Domingos.

Em meio a todo esse desenrolar da história, ainda vamos ver várias passagens com personagens do nosso amado folclore, uma fantasia um tanto quanto pesada para ser destinada ao público infanto-juvenil, mas deliciosa de ser lida, uma escrita bastante atraente e fluída, vale muito a pena ler e valorizar essa obra nacional.

Jane.FAlix 11/10/2022

Obra de estreia de Walter Tierno, Cira e o Velho, conta a história de um homem obcecado por Cira desde a infância. Cira é uma personagem folclórica filha de uma bruxa chamada Guaracy com o Cobra Norato.

Diz-se que matou a princesa da grande cidade perdida e libertou os tatus. Em algumas regiões, conta-se que lutou contra um bando de lobisomens e que participou da guerra dos Palmares, lutando ao lado de Zumbi?.

Beatriz 22/08/2022

Foi uma leitura um pouco complicada pra mim, em alguns momentos gostava muito, em outros cansava e ficava um tempo sem ler. A reviravolta da história principal foi bem legal e a história secundária do livro foi melhor que a principal pra mim.

Bruna.Caroline 02/11/2021

Gostei da escrita do autor, do enredo e dos personagens. É um livro muito interessante que aguçou minha imaginação. Eu gostei demais !!!

Mariana 22/10/2021

Adorei!
Me surpreendi muito com a história. Esperava um livro infanto juvenil com lendas do nosso folclore, e acabei recebendo um ótimo livro de aventuras.
Apesar das ilustrações que acabam enganando quem folheia o livro, essa história é pesada em algumas partes.
Um alerta de gatilho pra descrição de violência e estupro. Pra quem é sensível para esses temas, é melhor não ler.
No mais eu adorei conhecer a Cira e todos os personagens que enriquecem essa lenda.
Quero muito encontrar mais livros como esse que exploram o nosso folclore que é tão rico.

Carol 10/08/2021

Viva o Folclore Nacional! Viva!
Livro nacional incrível! ❤️ Notas sobre o livro: Com Cira e o Velho, redescobri o folclore nacional. O autor conseguiu escrever com maestria a história dessa mulher que é filha de uma bruxa com uma cobra. Destemida, Cira nos conduz em uma aventura em busca de justiça, e que possui um dos finais mais bem pensados que vi nos últimos anos. Super recomendo! 👏🏻 ps: Não acredite no velho, ele mente!

Ni 17/07/2021

Eu tive muitas dificuldades para escrever essa resenha porque eu gostei do livro e, ao mesmo tempo, não gostei.

No meu ponto de vista, Cira e o Velho é sobre o ciclo da violência, na qual atos de violência trazem mais violência. No começo, eu entendia que era uma época em que as pessoas precisavam proteger a si mesmas por não viverem em uma sociedade como a nossa, porém, no meio do livro, eu comecei a ficar cansada dessas reações e fui ficando cada vez mais incomodada.

As lendas indígenas retratadas na estória foram interessantes. Não pesquisei para saber se são de alguma tribo específica ou se foram inventadas pelo autor, mas, mesmo assim, não deixam de ser interessantes.

E, o final, me surpreendeu bastante. Mesmo que tenha terminado com muitas dúvidas sobre o que aconteceu nas últimas páginas, foi um final que eu não imaginava e adoro finais assim.

Roberta 02/06/2021

Inesperada
Ainda estou absorvendo o final, mas vamos lá. Foi completamente diferente do que eu imaginava, mas isso foi muito positivo, fala muito sobre o nosso folclore e nossas lendas, aprendi demais, mas é bem violento, pois se passa na maior parte do tempo no Brasil Colonial e um pouco vem até a época atual, mas para quem tem gatilhos ou é mais sensível eu não recomendo. Ao contrário dos contos de fadas, esse não tem nada de encantado, é um mundo cruel e sanguinário, movido por interesses e poder. Amei a experiência.

Gabriela.Nogueira 28/03/2021

Mais Brasileiro impossível
Cira e o velho é um daqueles livros que muita gente não lê por ser brasileiro. Muito embora não saibam a beleza de literatura nacional que estão perdendo. Um livro de fantasia que se passa no sertão e vai muito além do nosso folclore tradicional. Para mim este livro é a mistura perfeita dos gêneros Romance e Fantasia. Ainda desejo uma série baseada nesta obra-prima!

Rafael.J 26/08/2020

Pra sair do lugar comum
Se você gosta de folclore, de ficção histórica e de uma boa trama de vingança, "Cira e o Velho" é para você. Fico feliz em ver um autor brasileiro escrevendo sobre nossas lendas de forma tão envolvente e madura. Um dos grandes trunfos da obra é a representação que traz de uma época longínqua e factual que corre em paralelo à trama e que se encaixa muito bem no contexto da narrativa. De fato, é uma história para adultos, trazendo lendas despidas de suas roupagens infantis e caricaturais. Algumas cenas chocam pela crueza e violência, mas nada é gratuito.

No final das contas, "Cira e o Velho" é um grande achado na nossa literatura atual que infelizmente está recheada de autores obcecados com ambientações estrangeiras e personagens norte-americanizados. Perfeito pra sair do lugar comum.

Luiz Teodosio 29/03/2020

Um folclore para adultos
Um convite para conhecer Cira

Logo de cara, Walter Tierno faz um trabalho magistral em conduzir a curiosidade do leitor acerca de uma das personagens no título do livro: Cira. Um narrador em primeira pessoa expõe seu fascínio sobre uma personagem folclórica — que viu em uma figurinha, quando ainda era criança — e a sua obsessão em querer conhecer mais sobre ela. Isso levou-o a viajar para vários lugares, a fim de ouvir os relatos daqueles que tiveram contato com essa personagem. E é a partir do recorte desses relatos que o narrador monta a história de Cira e apresenta-a ao leitor. A introdução de Cira e o Velho é irretocável nesse “convite ao leitor”, e parte da qualidade também se deve à sua prosa bastante refinada.

Folclore brasileiro na veia

Este livro foi publicado em 2010, e, pelo o que me lembro, a temática do folclore brasileiro era escassa no cenário da literatura fantástica nacional, ganhando proeminência apenas nos anos posteriores. Sabe-se que, mesmo hoje, a nossa literatura especulativa (fantasia, terror e ficção científica) ainda encontra uma certa resistência de alguns leitores; o mesmo vale para os nossos mitos, que acabam sendo desprezados ou vistos como menos interessantes que os de outros países. Pode ser que Cira e o Velho tenha sofrido desse preconceito, o que é uma pena, pois garanto que o seu conteúdo é composto de qualidade e criatividade.

Pesam dois elementos a favor da temática desse livro: o primeiro é ambientação histórica — período colonial do século XVII —, na qual as lendas possuem mais presença se comparada a uma ambientação contemporânea; o segundo são as lendas em si, pertencentes ao nosso folclore e mescladas com a criatividade do autor, de forma a criar uma identidade brasileira reconhecível. A fantasia aqui tem aquele tom de absurdo que a gente encontra nas lendas que nossos avós nos contam, uma aura surrealista que extrapola a lógica mas mantém a verossimilhança.

Uma história de vingança

O enredo de Cira e o Velho é constituído de dois arcos: o primeiro arco nos apresenta o Velho, vilão da história, em uma missão para matar os filhos do Cobra Norato; o segundo arco, bem maior, é uma consequência dessa missão: a vingança de Cira. Nas jornadas de ambos os personagens, o leitor irá presenciar diversas tragédias que não se resumem apenas a mortes, e sim a coisas bem piores. No entanto, não se trata de uma história que intenta o choro no leitor, e sim o testemunho assombroso de todos esses eventos. Daí porque, enquanto lia, sentia dificuldades ou demorava a me conectar a certos personagens. A própria Cira foi uma personagem que pouco me cativou no decorrer da história — apesar de suas falhas humanas, como a solidão, ingenuidade e impulsividade, trabalhadas ao lado de uma postura quase badass —, ao passo que alguns secundários e o próprio vilão me passavam uma vivacidade maior.

Por ser uma história de vingança, ela não é leve. Este é um aviso necessário, pois ainda há pessoas que ficaram com o tom infantil do folclore brasileiro na cabeça e se esquecem de que as histórias envolvendo os nossos mitos são bem sinistras e violentas. Por exemplo, sangue e sexo são dois elementos comuns em Cira e o Velho; certamente não é algo pra criança. A violência deste livro, no entanto, não parte necessariamente do fantástico, como uma caveira que beija um curupira e arranca sua língua, mas também das crueldades humanas, como abusos e estupros — lembre-se: se passa na época da escravidão. Embora pareça uma leitura bastante tensa, ela é banhada naquele sentimento de assombro e mistério que sentimos ao escutar as lendas, e isso anestesia um pouco o choque que sentiríamos ao ver certos acontecimentos dentro de uma ótica mais realista. Basta pensar que você é, em vez de uma criança, um adulto escutando as lendas narradas por alguém mais velho, o qual incluirá temas e situações cujo peso você compreenderá em idade madura.

Texto e ilustrações

A escrita do Walter é bastante objetiva, numa tentativa de contar mais com menos, com frases fortes e bem efetivas. O estilo, que privilegia a concisão, gera uma leitura rápida e fluida, que é suportada também por capítulos curtos e ganchos bem pensados. No entanto, ao longo do livro, nota-se um desequilíbrio no ritmo de leitura, que se torna mais protuberante em sua parte final, que é bem mais apressada e destoa bastante do que foi consolidado na parte inicial. Vale destacar as epígrafes que introduzem quase todos os capítulos, algumas das quais sendo recortes de documentos históricos, com o objetivo de contextualizar ou adornar algum conflito ou temática daquele capítulo. O livro também conta com ilustrações desenhadas pelo próprio autor, de estilo menos realista, meio caricato em alguns momentos, e de traços fortes, que adicionam um charme às páginas do livro.

Um folclore para adultos

Cira e o Velho é um caldeirão cultural de personagens folclóricos em um período histórico, apesar de também alcançar o tempo presente. Esse enredo adulto e sombrio pode ser encarado como uma necessária extensão de nossa relação com o folclore brasileiro, visto que, em muitos de nós, ela estagnou no Sítio do Pica-pau Amarelo e nos livrinhos para colorir na escola.

Nota: 9.0

site: https://literaponto.com
@_leandropaixao 27/03/2023minha estante
Resenha super analítica, fantástico! Agora estou até com vergonha de fazer a minha (risos), parabéns Luís Fernando!

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Cira e o Velho
Eu sempre fui curiosa com esse livro, e não sabia, até começar a ler que ela se misturava com a história do folclore brasileiro ou com o período da escravidão, tendo como maior destaque na narrativa, o Quilombo dos Palmares. Essa surpresa me deixou apreensiva, já que nunca fui muito atraída por essa parte da história.

Porém, com o andamento da leitura, que por vezes pode ser um pouco lenta, fui descobrindo um mundo muito legal, que envolve não só lendas do folclore, mas também elementos fantásticos, como animais reis, capazes de se comunicar.

Com um narrados misterioso, que só tem a identidade revelada no fim do livro e que com toda a certeza é a cereja do bolo, Walter Tierno conseguiu me fazer gostar de uma história improvável, já que em nenhum momento identifiquei a identidade do narrador. As ilustrações me ajudaram a dar cara aos personagens e a imaginar as cenas melhor. Quando não somos familiarizados com o cenário da história, isso é muito importante.

Apesar do folclore ser um elemento muito marcante da nossa cultura, autores que trabalham ele em livros ainda são poucos. Sei de algumas outras obras, mas num momento em que ainda não temos tanto destaque para autores nacionais, os mesmos se utilizarem de elementos que vão ajudar a inserir a cultura brasileira através de suas narrativas, marca mais um ponto positivo tanto pra ele como pra nós, leitores.

Numa história envolvendo mitos, ganância, inveja e vingança temos uma vingadora disfarçada de heroína e ela não vai parar até alcançar seu objetivo. Cira é perigosa, letal e imortal e isso faz com que possa haver muito mais história pela frente com a mesma personagem, se Walter quiser de aventurar novamente nesse mundo.

Dei 4 estrelas, porém esse não é um livro que eu recomendaria pra todo mundo. É preciso gostar primeiramente do background da história, e curtir fantasia e folclore. Como os capítulos são curtos, vale a pena ir com calma e se a leitura não fluir tão bem, não desista, pois é um bom livro e possui apenas 200 páginas.

site: http://resenhandosonhos.com/cira-e-o-velho-walter-tierno/

Gláucia 17/07/2016

Cira e o Velho - Walter Tierno
A história é contada por um narrador oculto que sai em busca de conhecer a história de Cira, uma espécie de bruxa filha de Cobra Norato, irmão de Maria Caninana. A ação se passa no Brasil do século 18, é uma trama de busca por vingança que traz para o leitor o universo do folclore e das lendas brasileiras que eu cresci lendo e amando.
O livro me ganhou especialmente pela forma como ao autor encerrou sua história, num prólogo excelente que tive que ler duas vezes a fim de ter certeza se era aquilo mesmo. E era...

Fimbrethil Call 31/05/2016

Fantástico!
Uma aventura fantástica, passada no Brasil , com personagens folclóricos brasileiros, numa empolgação entusiasmente. Eu só fiquei querendo saber quem é o narrador.

Nana 15/09/2015

Deve ser brincadeira. Como eu gostaria de ter escrito esse livro. Do caralho. Simples assim.
Mateus 17/09/2015minha estante
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que felicidade
fui eu
a culpa é minha!

Nana 17/09/2015minha estante
Tudo culpa tua. Melhor pressão que você fez foi me fazer ler isso kkk

1 | 2 | 3 | 4