A Noite do Tigre

A Noite do Tigre Yangsze Choo

Resenhas - A noite do Tigre

Guinhoace 24/04/2024

Hora de assaltar alguns túmulos...
Um ótimo livro de mistério e fantasia, repleto de referências culturais interessantes. O plot-twist foi surpreendente, fiquei bastante impressionada no desfecho. As únicas ressalvas que tenho em relação ao livro são o romance da personagem principal, que considerei desnecessário, poderia ter sido abordado de forma mais saudável, e a quantidade excessiva de informações ao longo da narrativa. Embora algumas dessas informações sejam interessantes e sejam relevantes para o desfecho, muitas delas não contribuem para o desenvolvimento da história, como extensas descrições de cheiros, decorações de ambientes e ações cotidianas. Esses aspectos tornaram a leitura um pouco arrastada no início, mas a partir da metade do livro a trama se desenrolou e a leitura ficou ótima.
Obs: Eu queria guardar o Ren num potinho e proteger do mundo ?

"Esquecemos todas as coisas ruins em prol do que é normal, do que parece seguro."

Rosa282 14/04/2024

O que nos ensina "A noite do tigre"?
O que dizer deste livro? Sem spoilers...Em primeiro lugar uma narrativa bem construída. Um livro para ser degustado, não para ser livro de forma rápida e desvairada como para cumprir tão somente uma meta, um percentual de leitura. É um livro fluído e muito confortável para a leitura! O encadeamento dos diálogos, espaços da trama e fluxos de pensamento dos personagens constroem um quebra-cabeças articulado, que conduz a um final surpreendente, que não deixa pontas soltas na narrativa. Em especial, a trajetória de Ji Lin, para mim confere um tom especial a trama, pois apresenta o seu crescimento como pessoa e desenvolvimento da sua resistência em meio a uma sociedade, que subalterniza a mulher. Deve ser degustado, no sentido de que existem camadas para interpretação e desenvolvimento do pensar crítico muito importantes. Trata-se de uma trajetória sobre a cultura e seus significados, construção da identidade, discussões importantes sobre as relações familiares e caráter; são abordadas questões de gênero e prevalência do patriarcado. Além disso, Yangsze Choo apresenta efeitos da dinâmica da colonização da Malásia, um país asiático, na primeira metade do século XX, sendo que somente em 1957 alcançou a independência. Podemos perceber como se davam as relações econômicas, como conviviam as configurações numa sociedade que mesmo sendo multicultural vivia cercada de contradições. Indico a leitura desse livro!!

Gabriela.Salgueiro 30/03/2024

Exótico
A escrita Yangsze é única e nos faz submergir na Malasia colonial e vivenciar profundamente o universo dos personagens. É um livro muito bom, mas Noiva Fantasma segue sendo meu favorito. Ansiosa por mais livros dela.

Nina Souza 19/03/2024

Um livro interessante [15/193 países - Malásia]
Na periferia do Império, muitas questões influenciavam a Malásia em 1930: incluindo lendas e superstições representadas em um país multicultural em que conviviam malaios, chineses e indianos. Esses elementos estão extremamente bem representados e pontuados na obra, fazendo com que “A noite do tigre” se transforme numa verdadeira imersão cultural.

A narrativa entrelaça dois enfoques interessantíssimos: o confucionismo e a lenda dos homens-tigre no verdadeiro equilíbrio entre a vida mundana e a espiritual. As virtudes funcionam como um guia e um traço do destino que faz com que o homem se separe dos próprios instintos animais.

Desejos ocultos e proibidos permeiam por todas as páginas conforme a história de uma criança órfã e uma mulher que luta por sua independência em uma sociedade machista e sem possibilidade de escolha.

A autora acertou ao intercalar entre os protagonistas, o que fornece ao leitor outra perspectiva sobre a morte e o mundo pós-morte com muita sensibilidade: um dedo amputado é o que separa a paz de espírito e o ritual de passagem – logo, movendo a leitura e promovendo uma visão cultural muito interessante de como culturas distintas se mesclavam e conviviam.

Apesar de ter sentido uma escrita mais lenta, a fluidez permanece entre as páginas com os personagens intrigantes e todo um mistério que envolve a trama enquanto buscam pelo dedo perdido para uma alma conseguir descansar. Dentre esse período, muitas subtramas acontecem e envolvem o leitor, embalado por personagens complexos, dramas e ambições que se revelam e se entrelaçam durante a narrativa.

Gostei muito da mescla de lendas, do quebra-cabeça e do toque sobrenatural da narrativa, que funcionou extremamente bem e forneceu uma profundidade muito intrigante para a obra. No entanto, eu achei o desfecho um pouco mais apressado e um pouco irreal do que eu esperava – me gerando uma sensação de incompletude e lacunas abertas.

Felizmente, isso não atrapalhou a minha inserção e satisfação com a obra no geral. Amei a forma que o fantasioso e o cotidiano se tornaram uma ambientação única em uma verdadeira imersão cultural.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Victória 04/03/2024

Resenha| A Noite do Tigre
Não me lembro de já ter algum livro que retrate o folclore chinês. Achei um bom livro, com elementos sobre a cultura, histórias e etc, bem interessantes.
E os personagens são super cativantes.
O Ren é uma graça. Na minha visão, ficou algumas lacunas a serem preenchidas, mas eu gostei muito.

Maiara267 10/02/2024

MEU FAVORITO
Esse livro me prendeu de um jeito inimaginável, senti oq cada um deles sentiu e me apaixonei por suas vidas.
Queria mais desse universo e a pequena referência à Noiva Fantasma foi divina, não li o livro da noiva fantasma mas vi a série então foi emocionante saber q ambas as estórias se passam no mesmo universo ?

Simplesmente perfeito!

Mell 11/01/2024

Achei bem melhor que a noiva fantasma, livro super fluido do início ao fim e bem interessante com um pouco de suspense

anap9 08/01/2024

Gostei
E um livro muito bom pra que gosta de fantasia, superstição e destino.

A história demora um pouco até desenrolar, mas depois disso é impossível você parar de ler !

Pra mim esse livro foi uma montanha russa de emoções, achei os plot twist interessantes e confesso que queria que o livro fosse mais longo...

Enfim, gostei bastante porém o final poderia ser mais explorado. Com certeza merece uma continuação !

4,5

maryâï¸ 31/12/2023

Favoritado
Já amava a escrita da autora, a forma que a cultura se envolve com a trama sempre me encanta. Uma história divertida, que prende nossa atenção desde a primeira folha.

Eitalizandra 20/11/2023

Comprei pois belíssima capa
Me surpreendi positivamente com esse livro. Confesso que comprei única e exclusivamente por causa do belíssimo projeto gráfico, parabéns Darkside, mas a história é ótima também. Não sabia do que se tratava, só que envolvia fantasia no meio. Mas ele entregou tudo, suspense, investigação e romance.
No começo a leitura foi um pouco mais lenta e talvez desinteressada mas depois a escrita me prendeu e eu fiquei muito curiosa sobre o rumo que a história iria tomar.
Fiquei com vontade de ler o livro mais famoso dela depois desse.

Lissa 07/10/2023

A Noite do Tigre
Um livro intrigante e emocionante com personagens apaixonantes.
Instiga a curiosidade como poucos livros conseguem, a parte ruim dele é que demora um pouco pra isso acontecer, deixando a desejar nesse sentido.
Amei a inserção do folclore chinês na formação da história tornou tudo mais fascinante. Foi um livro muito gostosinho de ler e ainda sim te faz pensar em questões como o lugar que a mulher ocupa naquele contexto e todas as opressões que sofre por ser mulher, também trás reflexões sobre trabalho infantil e desigualdade social. Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a questão colonial e como o povo nativo da região que parecia ser os verdadeiros estrangeiros, pela forma como aconteciam as relações sociais.
Uma leitura que vale muito a pena, é a prova como um bom uso da fantasia pode ter fazer enxergar novas coisas e claro, não poderia deixar de falar da delícia que é embarcar no mundo fantástico.