A Sonata Perfeita

Resenhas - A Sonata Perfeita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Aline Sandoli 15/10/2021

Tocante??
O livro é dividido em 3 partes. A primeira narra a infância do pequeno Gustav. A segunda conta a história de seus pais. A terceira parte é nosso menino já idoso. Recomendo para quem gosta de livros como a guerra que salvou minha vida, livros com contexto de guerra e nazismo. Interessante conhecer um pouco da cultura da Suíça.

Mys 09/10/2021

Muito diferente do que eu esperava
A estória dividida em três partes a primeira com a infância difícil e escassa de Gustav, a segunda sobre sua mãe e como conheceu o seu pai e como tudo deu errado até quando parecia impossível, e a terceira já sobre Gustav adulto e todo o oceano de sentimentos contidos, sua vontade de fazer o que tinha escolhido pra vida com devoção. Quando pequeno Gustav conhece Anton no jardim de infância, Anton estava tentando se adaptar a escola e cidade nova mas falhando miseravelmente mas com a ajuda de Gustav chegaria bem rápido a adaptação enquanto Gustav tinha uma vida extremamente simples Anton tinha uma realidade totalmente farta. Amillie, mãe de Gustav, não gostava muito a amizade por recalque de uma família judeu ter condições e ela não, e por culpar os judeus pela desgraça que se seguiu na sua vida depois de achar que jamais voltaria pra uma vida miserável. A estória passeia pelo início da perseguição aos judeus e como a Suíça se fechou muito rápido em relação ao acolhimento aos judeus mandando-os de volta para a fronteira, obviamente para morte.

Gianziito 14/09/2021

Não recomendo..!
Ficamos o livro inteiro esperando que algo aconteça, mas nada acontece. O final na mina opinião estraga mais ainda o livro.
Mas uma coisa é boa, a editora dark side, com uma gramática impecável e escrita gostosa de se ler.
Gianziito 14/09/2021minha estante
A mas uma coisa a comentar, maior parte dos homens desse livro, são tarados...

Célia Roberta 15/09/2021minha estante
kkkkkk caraca leu rápido esse em

Gianziito 15/09/2021minha estante
Tentando dar uma acelerada na leitura kkk

Lara 01/09/2021

Sonata de Gustav
"Você precisa ser mestre se si mesmo".

Apesar de não ter grande expectativa com esse livro, foi um livro bem ruinzinho. É um livro bem escrito, isso eu posso dizer, mas eu não consegui me conectar com nenhum personagem e você fica esperando algo e não acontece nada.
O final é pior ainda , sem nenhum sentido, livro péssimo .

Camila 04/08/2021

Marcas do passado
Uma boa história e com grande potencial, mas que em minha opinião, se perdeu no desenrolar dos fatos.
De início fiquei muito empolgada e amando a escrita da autora, e muito conectada com os personagens, porém, achei que o livro se perdeu um pouco e a história ficou arrastada.
Tiveram boas reflexões a respeito da vida, do amor e da família, em meio a um enredo marcado por traumas do passado e a guerra. Portanto, uma boa história, mas que deixou um pouco a desejar.

Lilyan 04/08/2021

Não é uma leitura fácil, no sentido do que a autora nos apresenta, os dramas, as dores, a mudança de época, narrador.

Pós guerra, menino órfão de pai,..tem umas coisas que não curti, de como foi escrito e descrito, a história poderia ter sido bem mais deliciosa e prazerosa. Como não estava esperando nada da leitura, já que não pesquisei, e nem li nada sobre, foi bom por isso, a expectativa não estava grande.

Bella 03/08/2021

Um livro que passa várias lições: como o amor de mãe faz diferença, as vezes os filhos acabam pagando por erro ou frustrações dos pais. Como perdemos tempo tentando ignorar o que realmente somos ou sentimos, e com isso perdemos tempo de nossa vida. E como é difícil "segurar a barra" de quem amamos como Gustav fazia por Anton, sempre ali suprindo todas as necessidades do amigo. Gostei!!

Gustavo.Marques 10/07/2021

Péssimo
Sinceramente, estava animado pela leitura desse livro e coloquei uma grande expectativa e houve uma quebra logo de início, mas isso não influenciou na questão do que o livro foi pra mim. O que influenciou mesmo foi a na construção da história. Péssimo, com personagens mais do mesmo, história com péssimo desenvolvimento, não tem nada que fica bom e nada que surpreenda. Péssimo.

Angélica Patriano 10/06/2021

Triste.
A sonata perfeita é um livro bem em tom de cinza.
O livro é dividido em três partes: infância, o início à sombra da guerra iminente, a vida no presente.
Gustav é um garoto mestre de si, assim como sua mãe o ensinou desde cedo. Criado sem quaisquer luxos por sua Mutti viúva e amargurada pela vida, bem como essa costumava pensar de sua própria mãe. Anton é um garoto que cresceu no luxo, com pais que se amam muito, porém, cuja mãe projeta seu sonho de fama no pequenino.
Eles se conhecem na escola quando Gustav recepciona a chegada de Anton, e naquele momento um vínculo é criado. Uma criança que possui tudo, uma criança carente do amor da mãe, que passam a conviver.
Anton não consegue lidar com a ansiedade, Gustav é o porto seguro em quem se pode confiar, pois ele vai resolver tudo.
Emilie, ou Mutti para Gustav, era uma garota do interior, que idealizou a sua vida e com garras foi atrás do que queria. Idealizar e criar expectativas quando se vive num mundo à parte, sem viver na realidade, conturba o relacionamento dela com Erich e ela vai embora. Erich é um homem que foi condenado ao salvar vidas, destituído de seu cargo, sua casa e sem a esposa, ele tem que se agarrar a algo para viver.
Gustav nunca entendeu ou conheceu quem foi seu pai, Mutti morre sem nunca ter amado o filho, e Anton precisa que Gustav o salve de si, mesmo após 50 anos de vida.

É um livro com uma carga de realidade grande.

Boa leitura!

Rosana.Oliveira 23/05/2021

Romance incrível
Que romance maravilhoso sobre o amor, tendo como pano de fundo a segunda guerra mundial.

Cintia.PrAspero 08/05/2021

A sonata quase perfeita
Este livro nos mostra dois garotos no jardim de infância, onde se conhecem em meio a segunda guerra. Gustav é um gatinho suíço, órfão de pai, enquanto Anton e filho de um banqueiro judeu que por decisão do trabalho, vai pra essa pequena cidade na Suiça.
Na primeira parte, vemos a infância dos dois. A segunda parte nos mostra a mãe de Gustav, e porque ela é tão melancólica e amargurada.
A terceira parte já conta como está a vida adulta, na verdade meia-idade dos irmãos..
E nessa parte em minha opinião é muito cansativo, falta coerência em alguns pontos.. eu me conectei no início da história, mas nessa parte.. meu Deus, que vontade de falar pra esse povo ir fazer uma terapia. Achei muitas coisas desnecessárias.
É um bom livro pra ler sem muitas expectativas, a edição da darkside está belíssima!!

Blogdarary 14/04/2021

RESENHAdaRary | @blogdarary
?Você precisa ser mestre se si mesmo?

Gustav é uma criança que desde sempre teve uma vida difícil. Órfão de pai, ele viveu com a mãe em um apartamento minúsculo, onde muitas vezes faltava alimento, brinquedos e amor.

Desde o início da história, Gustav deixa muito claro que sua mãe não era capaz de amá-lo, mesmo que tentasse muito. Sua Mutti ainda vivia na sombra de um passado dolorido, época em que seu marido ainda era vivo e trabalhava na polícia, o herói que todos precisavam, até o dia de sua morte tentando proteger judeus imigrantes.

Durante o intervalo da escola primária, Gustav é apresentado a Anton, um menino judeu apaixonado por música e piano. Logo no primeiro dia, as crianças iniciam uma verdadeira amizade, mas com um choque cultural imenso, uma vez que Gustav vem de uma família pobre e sem qualquer perspectiva de futuro, enquanto Anton é filho de um banqueiro que vive em uma bela casa e sonha em ser um pianista famoso

Mesmo vivendo em realidades completamente diferentes, o vínculo entre as duas crianças venceu inúmeras barreiras, estendendo a amizade até a fase adulta, mesmo em meio a conflitos perigosos e que podem colocar em jogo seus próprios futuros.

O livro é dividido em três partes, em que cada uma contém sua própria linguagem para dar o tom necessário a leitura. A primeira parte retrata a infância de Gustav e Anton, assim como seus maiores sonhos e dramas familiares; já a segunda conta a história dos pais de Gustav, em que conhecemos com profundidade o que realmente aconteceu com o pai até seu falecimento e todo o ressentimento de Mutti com relação ao filho; a terceira traz Gustav e Anton na casa dos cinquenta anos, com trabalhos estabelecidos e novos dramas que vão colocar em jogo a amizade entre os dois.

O livro tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial e o medo de uma guerra iminente, o que deixa tudo muito dolorido e, em muitos momentos, sufocante. No entanto, ele também traz aquele quentinho no coração.

1 | 2 | 3 | 4 | 5