Num Piscar de Olhos

Num Piscar de Olhos Rafaella Vieira

Resenhas - Num Piscar de Olhos

Ana Claudia 28/05/2023

Petúnia está morta, mas ainda não sabe. Ao chegar na escola para sua aula, ela fica sabendo que morreu. Assustada e sem entender o que aconteceu, achou que seus colegas estava lhe pregando uma ?peça?. Ela encontra Anita, uma menina que estuda junto com ela e de quem não gosta.

Anita tem o dom de falar e ver os mortos e, assim, ela vai ao encontro de Petúnia e diz que ela tem que seguir o seu caminho agora que está morta. Precisa encontrar a luz. Petúnia não gosta do que houve pq não quer acreditar que morreu. Então, Anita pede que ela a acompanhe até a sua casa para que ela possa explicar algumas coisas a Petúnia com mais calma.

Petúnia não gosta da ideia de ir a casa de Anita porque elas não são amigas, mas como está se sentindo perdida resolve ir. No caminho ela encontra o seu namorado, Vitor, por quem é apaixonada e é capaz de fazer qq coisa. No entanto, ao vê-lo, Petúnia descobre algumas verdades sobre ele. Ao chegar na casa de Anita, ela encontra uma carta que vai mudar toda a sua visão sobre as coisas que acredita e sente

Uma delicinha de conto. Uma história narrada por um personagem morto. Gostei que o conto traz algumas referências literárias e é ambientado em Recife. Uma trama que nos faz refletir sobre os julgamentos que fazemos sem nem ao menos conhecer e sobre um amor além da vida.

Senti falta de falar sobre Anita e seu dom de falar com os mortos e também queria mais de Arnaldo. Não esperava pelo final, me surpreendeu e eu gostei bastante.

deniferreira 08/01/2023

Leitura leve e rápida
Um romance surpreendente sobre a vida além da morte. Leitura leve, gostosa e rápida. Tem muitas referências de Recife. Quem como eu ama a cidade, vai adorar ler!

Bruna 11/08/2022

Quase um romance sobrenatural
Petúnia morreu e não sabe. Ela volta a sua rotina na escola, mas apenas uma colega do colégio consegue ver e falar com ela.

No desenrolar, por incrível que pareça, ela se apaixona pelo irmão dessa colega. É sério, quase um romance sobrenatural.

A leitura é mega fluida, tranquila e envolvente. E tudo se passa em Recife. Sem contar das citações das músicas. Amo demais.

Como é um "espírito" que protagoniza o livro, talvez possa ser um impasse para alguns leitores.

Porém, não precisa ter medo. O final é surpreendente. O livro vale um voto de confiança.

Camila.Dantas 02/03/2022

É um romance meio lúdico, mas mt bem escrito. Na vdd tá mais pra uma lição de vida, mostra o quanto devemos valorizar a vida, o quanto perdemos tempo com bobagens e não olhamos a nossa volta. Eu gostei da forma q a escritora colocou isso no livro, apesar de ser um romance bem água com açúcar do jeito q eu gosto, ela poderia ter colocado um pouco mais de conteúdo sobre o tema em questão.

Marilis 16/09/2021

A menina que não foi com Deus
Petúnia é a menina que não foi com Deus, ou seja, por algum motivo a fia morreu e ficou zanzando por aí. Aí ela encontrou Anita, a gótica suave, e que por acaso consegue falar/ver gente morta, numa vibe mt daquela criancinha doida q "vê gente morta". O livro tem um clima muito de olhar pra própria vida e notar coisas e pessoas, que na correria do dia-a-dia e das nossas questões, passaram despercebidas. Fala sobre ter uma segunda chance, tanto na vida quanto no amor.
Eu gostei muito da amizade desenvolvida por Anita e Petty. As duas tinham suas diferenças, e eram bastante diferentes, mas acho que no final conseguiram construir uma amizade legal. Por isso fiquei assustada quando a Anita simplesmente explode com a Petúnia naquela tour do "empurrãozinho". Acho q se fosse mais cedo na história, ou se ela falasse com um pouco mais de tato, veria como um empurrãozinho pra Petty pensar em certos aspectos das próprias atitudes, mas do jeito que foi pareceu um ataque gratuito.
Ah, eu AMEI o uso das gírias e termos recifenses nos diálogos. Achei incrível pegar referências de lugares e aspectos culturais do meu país Pernambuco. Só acho que talvez a galera q n seja privilegiada a ponto de ser daqui, possa não entender alguns termos, então talvez fosse interessante ter algum tipo de nota, com traduções ou fazer algum tipo de glossário, slá. Ah e tem uma hora q a Anita tá falando de uma apresentadora do The Voice Kids e chama ela de "retardada", achei um comentário mt infeliz, e o uso do termo bem desnecessário.
Confesso que não estava esperando que o final fosse do jeito que foi, e me surpreendi positivamente com a resolução de todas as tretas, dá mt uma impressão de recomeço, achei isso bem legal. Queria ver mais da Anita, pq achei mt interessante esse poder/fardo dela de se comunicar com defuntos e queria saber mais sobre esse aspecto da vida dela, mas o livro é sobre a Petúnia e seu recomeço, então tudo bem. De toda forma, adorei a vibe mediadora recifense u.u

Stephany.Alves 24/06/2021

Eu amei o livro, me prendeu muito e eu não conseguia parar de ler.
Achei que o final seria diferente, mas gostei muito

Raianne Viana 27/08/2020

Sobre segundas chances
Num piscar de olhos é um livro curtinho e maravilhoso. Conta a história de Petúnia, que é uma fantasma e só pode ser vista por Anita, que tenta ajudá-la a passar para o outro lado. O problema é que nem com o. Auxílio do ritual Petúnia consegue ir embora.

A história é muito divertida, mas ao mesmo tempo faz refletir. Ver como Petúnia pensa em seus erros e arrependimentos após ter morrido podem abalar qualquer um. Adorei demais a Anita, e os melhores momentos para mim foram os das duas juntas.

Eu como recifense amei todas as referências e as gírias regionais, mas isso pode incomodar leitores não recifenses. Meu conselho pra autora é colocar em notas algumas traduções para quem não conhece. Outra crítica é que em certo momento a autora usa o termo "retardada" para se referir a alguém, o que é um tanto incômodo, mas pode ser facilmente editado. Outra coisa que me incomodou foi a explosão da Anita com a Petúnia perto do final... Achei que todo aquele discurso foi um pouco estranho naquele contexto. Se tivesse dito um pouco menos acho que seria mais realista.

Fora essas falhas, o livro é ótimo, a escrita é envolvente. Me senti lendo uma Meg Cabot recifense!

Sabrina 29/04/2020

Um dos melhores romances sobrenaturais
Nessa história de romance sobrenatural, narrada de forma divertida e única, vamos conhecer uma personagem que era a chata da escola, Petúnia, mas que depois que descobre que está morta vai enfrentar alguns dilemas e reflexões e inclusive se apaixonar perdidamente. Me lembra um pouco A Mediadora, de Meg Cabot (inclusive pelo slow burn), mas eu gostei ainda mais de Num Piscar de Olhos, que ao meu ver só possui dois defeitos: ser muito curto e acabar de um jeito que faz você implorar urgentemente por uma sequência imediata! Sério!
No mais, uma narrativa excelente, personagens sensacionais e um crush literário imenso pelo Arnaldo (ah e pela Anita também, vai). Recomendo demais!