Nos Bastidores da Pixar

Nos Bastidores da Pixar Jackson...

Resenhas - Nos Bastidores da Pixar

Valereto 20/06/2021

Esse livro me fez refletir muito como muitas empresas dizem buscar a inovação e incentivar seus colaboradores a buscarem, no entanto, possuem regras e scripts para tudo.

?A cada pessoa deve ser dada a autonomia criativa, por menor que a tarefa seja.?

Moitta 09/01/2011

A qualidade é o melhor plano de negócios. Uma das frases que mais vale a pena lembrar e de fato por em prática.
O livro conta brevemente a história da Pixar, e usa excessivamente "dicas para melhora e/ou aumentar a criatividade". Algumas menos uteis, outras mais.

Ter um mascote ou simbolo para cada cliente em sua mesa, que represente um ideal, algo que valha a pena lembrar. Durante um novo trabalho, faça uma viagem de pesquisa, veja o que ja foi feito e recolha objetos que inspirem um bom trabalho. Pesquise, vá atrás dos fatos, museus e etc.

Abra uma sala dos sonhos - espalhe storyboards ao redor da sala. Incentive todos a passar por ali e adicionar algo ou fazer comentários

Faça protótipos ao invés de apenas ideias abstratas. Faça e REFAÇA tantas vezes quantas forem necessária para se alcançar a excelência.

A Pixar é uma empresa inovadora e coerente. Suas bases são respeito mútuo, vontade de contar uma história e é claro o compromisso com a qualidade. Dar mais do que foi pedido ou do que é esperado.
Todos participam do desenvolvimento da história e todos podem opinar. Se um faxineiro tiver que pedir permissão para falar com o diretor ou designer algo de errado está acontecendo. Sabe-se que a criatividade pode vir de qualquer um.

Uma cultura que reconhece a importancia do erro. Um patinador que não cai nunca será medalha de ouro. A Pixar busca aprender com os erros e não puní-los. Se não está errando, não está saindo da zona de conforto.

Um projeto interessante citado no livro é o OMA, que tem o compromisso de longo prazo com um processo de aprendizagem que incentiva a criatividade colaborativa. Os alunos estudam uma opera e depois montam a sua própria.

Outras empresas inovadoras: Google, Nike, Griffin Hospital, Men´s Wearhouse e Zappo´s.

Johnny Red 16/01/2012

Não é mais do mesmo
Foge do estereótipo de livros de administração, onde se ensina regras e mais regras de como fazer ou não fazer determinadas coisas. Recomendo para quem quer fazer do seu trabalho uma diversão.

Shirlei.Stachin 04/08/2015

Nos Bastidores da Pixar
Relata como esta divertida organização oferece um ambiente de trabalho que incentiva a imaginação, a invenção e a colaboração prazerosa entre as pessoas e os meios de trabalho.

"A criatividade não segue posições; ela apenas surge de onde vem." Ed Catmull, cofundador da Pixar e presidente dos Estúdios de Animação Pixar e Disney.

M.P. 13/06/2016

Interessante mas...
Um bom livro que trata da cultura e história da Pixar mas perde boa parte do encanto se você já leu Criatividade SA (que eu recomendo muito mais para quem quer conhecer essa empresa incrível).

Luana 16/11/2021

Esperava mais
Esperei pra vir fazer a resenha aqui depois de terminar o trabalho que eu precisava fazer sobre esse livro! Esperava muito mais, principalmente depois de ler algumas resenhas aqui do skoob, acho que para um livro sobre criatividade e motivaçao para a mesma, faltou o aspecto criativo (kkkkkkkk) pra realmente envolver o leitor. Enfim, nao leria de novo, acho que sobre essa temática tem mil outros livros melhores :)

Van 15/06/2022

Um livro que fala sobre a importância de trabalhar em um ambiente divertido e agradável e como o ambiente impacta na produtividade e inovação. O livro é um pouco repetitivo em alguns capítulos, mas mesmo assim vale a pena ser lido.