Moitta 09/01/2011
A qualidade é o melhor plano de negócios. Uma das frases que mais vale a pena lembrar e de fato por em prática.
O livro conta brevemente a história da Pixar, e usa excessivamente "dicas para melhora e/ou aumentar a criatividade". Algumas menos uteis, outras mais.
Ter um mascote ou simbolo para cada cliente em sua mesa, que represente um ideal, algo que valha a pena lembrar. Durante um novo trabalho, faça uma viagem de pesquisa, veja o que ja foi feito e recolha objetos que inspirem um bom trabalho. Pesquise, vá atrás dos fatos, museus e etc.
Abra uma sala dos sonhos - espalhe storyboards ao redor da sala. Incentive todos a passar por ali e adicionar algo ou fazer comentários
Faça protótipos ao invés de apenas ideias abstratas. Faça e REFAÇA tantas vezes quantas forem necessária para se alcançar a excelência.
A Pixar é uma empresa inovadora e coerente. Suas bases são respeito mútuo, vontade de contar uma história e é claro o compromisso com a qualidade. Dar mais do que foi pedido ou do que é esperado.
Todos participam do desenvolvimento da história e todos podem opinar. Se um faxineiro tiver que pedir permissão para falar com o diretor ou designer algo de errado está acontecendo. Sabe-se que a criatividade pode vir de qualquer um.
Uma cultura que reconhece a importancia do erro. Um patinador que não cai nunca será medalha de ouro. A Pixar busca aprender com os erros e não puní-los. Se não está errando, não está saindo da zona de conforto.
Um projeto interessante citado no livro é o OMA, que tem o compromisso de longo prazo com um processo de aprendizagem que incentiva a criatividade colaborativa. Os alunos estudam uma opera e depois montam a sua própria.
Outras empresas inovadoras: Google, Nike, Griffin Hospital, Men´s Wearhouse e Zappo´s.