2001: Uma Odisseia no Espaço

Arthur C. Clarke

Resenhas - 2001: Uma Odisséia no Espaço

Pedróviz 01/07/2011

Bela odisséia
2001, Uma Odisséia Espacial foi um livro que devorei rapidamente e recordo de seu conteúdo como se fosse um filme visto, ainda que tenha assistido posteriormente à versão filmada. Inegavelmente o livro é superior em descrever cenas e situações que não se pode repetir na tela.
O livro começa na aurora da humanidade, com alguns homens macacos lutando. Um monolito negro então aparece um dia e os homens-macacos, hipnotizados, se reúnem ao redor do monolito. Alguns dias os macacos são induzidos a fazer movimentos complexos e mexer com objetos. Noutro dia um macaco mata um rival do outro lado do rio com um pedaço de osso, a primeira arma do mundo. Na versão filmada, esse osso é atirado para cima e a cena é cortada para a era espacial.
Para quem leu o livro numa época anterior à explosão da computação gráfica, as descrições feitas são bastante impressionantes e levam o leitor numa longa viagem para muito além do sistema solar e numa velocidade inimaginável.
Ao final dessa viagem, o tripulante vivenciará uma experiência, digamos, metafísica. Bom, é o que eu posso dizer para não entregar toda a história.
Bom, li alguma outra coisa de Arthur C. Clarke e digo que o melhor, na minha opinião é 2001, Uma Odisséia no Espaço, por não conter exageros. Pode-se dizer que os maiores "exageros" deste livro tenham sido algumas considerações a respeito dos possíveis mundos e seus possíveis habitantes nas mais distantes galáxias. Perdoável e... provável (por que não?)
Cinco estrelas!

M4RKOJR 26/10/2020

Muito bom!
Infelizmente não consegui seguir o ritmo de leitura que gostaria pra esse titulo, mas vale demais a pena. Que livro f*** !! Recomendado

rafaelmello 02/06/2020

2001
Livro com uma leitura muito fácil. Devoramos o livro em um dia talvez? Leitura pra lá de obrigatória para os fãs de Sci-fi.

Julia Manjko 23/01/2023

Surpreendida
É um livro bem descritivo, tem mais explicações e descrições do que partes narrativas, e isso me fazia ter bastante apreensão de começar o livro.

Um dia decidi enfrentar isso e ler para poder ver o filme e no final valeu muito a pena, a história é muito legal e suas partes se encaixam perfeitamente. Foi uma ótima experiência.

Entendo quem classifica o livro como entediante mas pra mim funcionou super bem.

@leiturasdabreh 10/01/2023

Primeira decepção do ano
Infelizmente meu primeiro contato com a escrita do autor não foi legal. Não sei se volto a ler algo porque senti que sua escrita não é para mim.

Achei exagerado a quantidade de informações científicas dentro da história. Isso acabava me fazendo divagar e a história me perdia.

Fora que não gostei do final, achei abstrato demais para minha imaginação kkk

Então infelizmente esse livro não foi para mim, não consigo achar pontos positivos na leitura.

Rodrigo 15/11/2018

Ficção maravilhosa, simples de ler, mas que desafia a imaginação do leitor
Inicialmente o livro me fez presumir a história completa, mas ao decorrer da leitura fui me surpreendendo. A linguagem é simples, não tem muitos rodeios no desenvolver da trama e conforme você vai finalizando um capítulo a vontade é de já ir emendando noutro, então o tédio não se faz presente e a história pode ser lida em um dia tranquilamente.
Conforme leio a história de um livro gosto de ir visualizando as cenas pra, quase que literalmente, me sentir dentro da narrativa e confesso que em algumas partes eu simplesmente não consegui abstrair a ambientação a ponto de ter esse visual. Simplesmente amei a história e me sinto mais interessado em assistir ao filme que, sem dúvidas, deve ter efeitos visuais incríveis.
Não me arrisco a delimitar uma faixa etária pra esse livro, pois leria sem problemas na minha época de escola, indico pra quem gosta de ficção e também pra quem não é lá muito fã de aventuras espaciais, o livro é realmente bom.

Paula Marilia 17/01/2022

E que odisséia de tirar o fôlego...!
Me encontro em êxtase!!!

Me arrastei um pouquinho na leitura por contratempos, mas sempre que engatava valia a pena. O início era intrigante, curioso, explorador. Desde as atitudes do HAL em diante surgiram cenas catárticas! Desde as reflexões (filosóficas ou absurdamente arrogantes da humanidade) às descrições de tudo --- foi impossível segurar as lágrimas em vários momentos fascinantes, a partir de então.

Para quem gosta de ler ouvindo música, a trilha sonora oficial do filme do Kubrick funciona muito bem, assim como o álbum Recomposed by Max Richter. Esse então contribuiu perfeitamente com toda a emoção da última parte!

Inegavelmente, um marco. Tô muito feliz com essa jornada :')

Horroshow 27/06/2015

Clássico de ficção científica
Resenha por Cainã de Lima

"Em meio a ambientes inóspitos, bandos de homens-macacos disputam os melhores locais e tentam lidar com as intempéries do seu habitat. Entretanto, o surgimento de um estranho objeto (claramente extra-terrestre) influencia, como podemos presumir, no destino dos homens primitivos. A presença desconhecida do monólito escuro estimula nos animais alguns raciocínios e contribui para a evolução do homem.

Essa história é mundialmente famosa graças ao filme de Stanley Kubrick. Dotado de uma perfeição estética, o filme se tornou uma das obras mais famosas de ficção-científica e impressionou o mundo pelos incríveis efeitos visuais à frente da época. No entanto, o que muitas pessoas não sabiam era que o responsável pelo roteiro do filme era ninguém menos que Arthur C. Clarke. Não bastando isso, o autor escreveu um livro concomitantemente à produção do filme. Stanley Kubrick, que tinha lido alguns contos de Clarke (mais especificamente A Sentinela e Encontro no Alvorecer), convidou o escritor para desenvolver um filme. 2001: Uma Odisseia no Espaço é, então, o resultado do trabalho de duas grandes mentes das artes do século XX."

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/01/2001-uma-odisseia-no-espaco-arthur-c.html

Na Literatura Selvagem 31/07/2015

2001 - Uma Odisseia no Espaço, um verdadeiro clássico da Ficção Científica
E vamos a mais uma leitura concluída da Maratona Literária de Inverno, onde o título da vez é o clássico de Ficção Científica escrito por Arthur C. Clarke, e roteirizado para o cinema por Stanley Kubrick, 2001 - Uma odisseia no espaço, publicado pela Editora Aleph. O livro foi escrito ao mesmo tempo em que o filme era realizado, tendo o autor e o diretor contribuído de forma mútua para que a história ganhasse vida, e eis em minhas mãos essa maravilhosa obra... Sem mais delongas, à resenha...

O livro é composto de 6 partes, e logo na primeira delas nos deparamos com homens-macacos, que seriam os ancestrais da civilização hoje conhecida. Antes de uma caçada em que eles matam um leopardo e dizimam a tribo inimiga, eles se deparam com um monólito preto gigante, de origem desconhecida. Não se sabe como aquele estranho objeto surgiu ali, da noite para o dia, ou por quem foi deixado ali. Aos poucos, nota-se o desenvolvimento dos homens-macacos, desde a maneira com que se alimentam e caçam, até a forma como o próprio corpo vai se modificando ao longo das eras...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/07/2001-uma-odisseia-no-espaco-um.html

jeane fontinele 30/03/2019

Sua teoria é louca - mas não o suficiente para ser verdadeira (Neils Bohr)
Um traço comum das ficções científicas são as descrições exacerbadas, até para sustentar a realidade destoante. A imagética é um campo muito rico a mim e a obra me possibilitou morrer no espaço nos detalhes.

Carolina 24/04/2020

Ótima leitura!
Comecei um pouco devagar, mas até o meio do livro já não conseguia parar. Achei o final um pouco abstrato demais para a minha imaginação, mas gostei bastante do livro mesmo assim

Janaina 27/07/2021

O primeiro dos muitos...
... livros que espero ler desse autor. Me fez sentir pequenina e pertencente ao mesmo tempo.
Sempre me fascina o poder da ficção científica de ensinar e inspirar, simultaneamente.