O Astronauta de Mármore

O Astronauta de Mármore Túlio Domingues

Resenhas - O Astronauta de Mármore

Jacque Spotto 06/09/2020

Nostálgico!
Sabemos que boa parte dos filmes são baseados em obras literárias como também algumas canções. Mas Túlio Domingues nos propôs algo diferente, um livro baseado em canções. O autor conseguiu fazer uma interpretação pessoal e um paralelo com as músicas para cada capítulo da história do livro.
Mas há uma coisa em comum com todas essas músicas , são todas da banda Nenhum de Nós

Cada capítulo do livro leva o nome de uma canção da banda fazendo um paralelo com a história. Assim também como o próprio título do livro é o nome de uma das versões mais famosas da banda, originalmente do cantor David Bowie "Starman". Achei simplesmente maravilhosa a ideia, sem contar que é um grande tributo a banda que marcou a adolescência de muita gente!

O enredo é simples mais foi muito bem desenvolvido para emaranhar com as canções, sem perder a originalidade e sem se perder na narrativa. Eduardo é convidado para o casamento de uma antiga namorada, Camila, em sua cidade natal, a qual, não aparece há 15 anos, e a partir do momento que ele chega nessa cidade alguns acontecimentos o fazem relembrar de sua adolescência

Uma história que retrata o primeiro amor, pensamentos conflituosos dos adolescentes, e não somente esses conflitos juvenis mas também sobre violência doméstica, abuso sexual, alcoolismo, a dor da perda, o poder do perdão e a importância da família. Tanto que o próprio escritor reverte 100% das vendas do livro para Instituições que trabalham na assistência de pessoas vítimas de violência doméstica e em projetos de apoio a crianças em condições de vulnerabilidade social.

É um conto de 72 páginas. Aconselho que a cada novo capítulo você ouça a música que dá nome ao capítulo ! Irá deixar a sua experiência muito mais completa porque esse é um livro com trilha sonora!

Tie Truffi 10/09/2020

Interessante
É interessante a maneira em que o autor incorpora, sutilmente, a letra das músicas da banda Nenhum de Nós ao texto.

Gabi | @universobidimensional 16/11/2020

Proposta interessante
Achei interessante a proposta de ?adaptar? uma trilha sonora a um conto. A história contada é simples e acho que pode ter proporcionado uma boa experiência a quem conhece as músicas usadas como base para o livro.
No meu caso, achei-a razoável e, chata que sou, fiquei incomodada com os problemas de revisão do texto (que não afetam a leitura) e com os diálogos artificiais.