Ela e o Monstro

Ela e o Monstro Linda Bailey...

Resenhas - Ela e o Monstro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 16/11/2020

Resenha: Ela e o Monstro
Ela e o Monstro é uma história em quadrinho curta e rápida para conhecer um pouco mais sobre a vida da Mary Shelley, criadora de uma das maiores obras de todos os tempos: Frankenstein. Cedida em cortesia pela Editora Darkside, a simplicidade narrativa e traços lindos e soturnos de Linda Bailey e Júlia Sarda criam uma HQ fenomenal.

Como boa apaixonada pela vida e história da Mary Shelley que sou, essa HQ foi um prato cheio. Combinando detalhes importantes e simples narrados pela Laura com as artes da Júlia, que enchem os olhos pelos traços melancólicos e de cores de uma natureza morta chamativa, Ela e o Monstro é o tipo de leitura para uma hora relaxante.

É bem rápida por isso, mas igualmente esclarecedora para quem tem curiosidade em saber mais sobre a vida da Mary. Filha de uma das primeiras ativistas dos direitos das mulheres - a feminista Mary Wollstonecraft -, cresceu órfã de mãe e com um pai afastado que via em sua criatividade e imaginação um grande problema.

Isso só incentivou Mary a crescer e se tornar um problema ainda maior, para a nossa sorte. Depois de casada com Shelley, ela se aventurou em um grupo de poetas e escritores e, em um desafio, teve a ideia que daria vida a Frankenstein.

Isso aos dezoito anos!

Eu quase fiz meu TCC sobre a história da vida e das obras da Mary Shelley, então babei nessa HQ do começo ao fim. Ela era extraordinária em todos os sentidos, criativa e vividamente falando. Uma mulher que deu à história e à literatura um legado inestimável.

Ela era brilhante, cheia de ideias mirabolantes e inovadoras para os livros da época. Dizem que Frankenstein foi a primeira obra de ficção científica da história - o marco inicial do gênero, abrindo portas para os infinitos títulos que vieram depois. E o crédito deve ser sempre dado à uma garota que sonhou com um monstro e um cientista e resolveu escrever sobre eles.

A edição da Darkside está maravilhosa. É uma HQ bem curtinha, mas o trabalho de arte, revisão e diagramação deixa linda aos olhos; eu morri de amores pelas ilustrações da Júlia. Tem traços com vibes de Guillermo Del Toro - o que combina muito com o universo da Mary Shelley.

Para quem está procurando uma leitura rápida e esclarecedora, que vai te encher de curiosidade de conhecer ainda mais sobre a vida dessa autora, essa HQ é a escolha perfeita.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/11/resenha-ela-e-o-monstro.html
Morgana Gomes 20/12/2021minha estante
Olá! Tudo bem?

Li sua resenha e gostei dos detalhes que você trouxe. Mas você falou que o livro é uma HQ e não é bem isso. É um livro ilustrado, voltado para o público infanto-juvenil, mas não tem características do gênero história em quadrinhos (como a divisão em quadros e balões de fala, por exemplo) e também não é uma graphic novel.
Fora esse pequeno detalhe, gostei bastante da sua resenha! Parabéns! ;)

Morgana Gomes 20/12/2021

Ela, o Monstro e eu
"Ela e o Monstro" é um livro infanto-juvenil, lindamente ilustrado, que conta a história de como a Mary Shelley concebeu seu primeiro romance de ficção científica. É uma leitura rápida e que traz a essência de Mary e de sua mais famosa obra.

Sempre me emociona ler sobre a mente por trás de toda a história e o quanto a vida dela se mistura à da sua criação. Tudo o que ela passou na vida, as suas perdas e os obstáculos que precisou enfrentar até para ter o seu nome (e não a de seu marido) em seu livro.

A história, o livro e o brinde (que veio junto) são lindos! A autora Linda Bailey, a ilustradora Júlia Sardà e o tradutor Nilsen Silva arrasaram muito! E a Darkside sempre muito atenciosa a cada detalhe!

Mariana Dal Chico 06/03/2021

“Ela e o Monstro: Mary Shelley & Frankenstein” escrito por Linda Bailey e Ilustrado por Júlia Sardà foi publicada no Brasil pela editora @darksidebooks que me enviou um exemplar de cortesia.

O livro maravilhosamente ilustrado, foi traduzido por Nilsen Silva, conta de forma simples e acessível quem foi Mary Shelley e como foi o processo de inspiração para a criação de sua grande obra que é reverenciada até os dias de hoje, Frankenstein.

O livro é voltado para o público infantojuvenil, mas é daqueles que agradam todas as idades, desde os fãs de Mary Shelley e Frankenstein, quanto os apreciadores de um livro repleto de ilustrações de qualidade e cuidadosamente editado.

Fiquei tão encantada pelas ilustrações e pelo texto, que perdi as contas de quantas vezes reli esse livro, ele ganhou um lugar especial no meu coração.

Em um domingo de manhã, durante um café da manhã demorado em casa, enquanto eu lia poesia, meu marido - que não é um leitor assíduo -, pegou esse livro e começou a ler, em pouco tempo tinha finalizado a leitura e logo estávamos conversando sobre Mary Shelley e sua criatura. Foi um momento muito especial que vou guardar com muito carinho na memória.

Fica aqui a dica de um livro perfeito para presentear todos os tipos de leitores de todas as idades.

site: https://www.instagram.com/p/CJD8eeojXIh/

Evy 02/11/2021

Mais um livro lindíssimo da dona caveira mais amada do Brasil!
Escrito por Linda Baily e ilustrado por Júlia Sardà, Ela e o Monstro nos traz a história da criação de Frankenstein numa versão infantil que eu recomendo a todas as idades.

O livro conta a história de Mary desde a sua infância, deixando pistas sobre sua personalidade, até a noite em que, aos 18 anos, teve a inspiração para essa obra prima que perdura por séculos. Vai um pouco além desse ponto, contando também como a história ainda é famosa nos dias de hoje e teve várias adaptações. A narrativa da autora traz nas palavras um quê de contação de história oral, envolvendo o leitor em mistério e interesse.

As ilustrações são uma história a parte, quase protagonistas do livro tomando páginas inteiras com suas cores e traços incríveis. O trabalho da Júlia é maravilhoso e torna impossível não ficar admirando as páginas por um bom tempo. Além disso, os tons escolhidos e os traços conversam com a história e buscando o tom gótico e sombrio da obra original, mas sem pesar a mão.

O trabalho editorial da Dark não precisa de alusões, o livro é realmente lindíssimo.
Super recomendo a leitura!

anabeavila 07/02/2022

Um pouco da vida de Mary Shelley
Uma leitura rápida e agradável. Amei as ilustrações e descobri coisas que eu não sabia sobre o livro Frankenstein e sobre a autora. Após saber do desafio, fiquei com mais vontade ainda de ler e entender o que a atormentou naquela noite. Apenas ótimos escritores conseguem transformar seus medos em excelentes histórias.

"Mary também ama histórias. Ela tenta escrever histórias como aquelas que gosta de ler, mas as que vê em seus sonhos são mais empolgantes do que qualquer outra."

Mandark 19/06/2021

Belíssimo
Com ricas ilustrações, o livro, com uma proposta infantil, apresenta de forma bem sucinta a vida da Mary, até descrever de uma forma muito legal, a inspiradora noite em que sua obra Frankenstein foi concebida, sob a influência e a tutela de outros grandes nomes da literatura da época. Cercada de um clima sombrio, mas dando destaque pra construção criativa da mente da Mary, o livro, consegue alcançar seu objetivo de apresentar Mary e seu mostro de maneira acessível e atrativa pra todas as idades. Realmente uma obra encantadora.

herbert.goncalves 23/04/2021

muito agradável de ler.
em menos de 60 páginas, é contada a história de mary shelley. ilustrações lindas, um toque delicado de terror e muita diversão nesse livro pequeno, porém maravilhoso.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Sweet Books 03/11/2021

Quero mais!!

MALU @amor_porleitura 25/01/2021

Nesse livro vemos como surgiu a inspiração de Mary Shelley para escrever Frankenstein.

Leitura rápida.

Luana.Caroline 15/10/2023

É bem rápida a leitura aqui por isso, é esclarecedora para quem tem curiosidade em saber mais sobre a vida da Mary. A edição da Darkside está maravilhosa como sempre. É uma HQ bem curtinha, mas o trabalho de arte, revisão e diagramação deixa linda aos olhos de quem os lê, ficou bem a cara de Mary mesmo...

Daniel Pedrosa 30/01/2021

Livro bem curto...
Um livro bem interessante, com bons desenhos e uma boa estrutura.
O único problema é que trata-se de uma obra curta, que poderia ser bem mais explorada, com mais desenhos e mais conteúdo.
Resenha em vídeo no link: https://youtu.be/FXhV0vAel-Y

site: https://youtu.be/FXhV0vAel-Y

Jéssica 15/07/2021

Me encanta a história de Mary Shelley! O livro é lindo, as ilustrações são belíssimas, porém as informações contidas nele são bem limitadas, talvez por ser um livro infantil, mesmo assim, será um livro pelo qual terei bastante carinho! Maravilhoso!

Rayza.Figueiredo 06/01/2022

mini biografia
curtíssimo, porém perfeitinho;
mini biografia leve e infantilizada da grande Mary Shelly e o início do processo de escrita de uma das maiores histórias da literatura: o clássico Frankenstein.

Pedro Octávio 31/12/2020

Mary Shelley é simplesmente fantástica. Essa versão aborda o contexto da vida e criação de uma das obras canonizadas da literatura: Frankenstein.

1 | 2 | 3 | 4 | 5