Autodefesa

Autodefesa Elsa Dorlin

Resenhas - Autodefesa

vagnerrg_ 01/01/2022

“Autodefesa - Uma filosofia da violência”, de Elsa Dorlin, publicado no Brasil pela @ubueditora e @crocodilo.edicoes, foi uma das grandes surpresas que tive em 2020. Pensar a violência (tanto a recebida como a praticada) a partir de um ponto de vista filosófico foi uma atividade interessantíssima e perturbadora. Dorlin leva aos limites a noção de biopolítica, indo além, muito além, da noção de violência que eu tinha. Dorlin ajuda a pensar para que serve se armar e o peso político dessa atitude. Ela também consegue ilustrar a razão da violência ser algo legitimado para poucos grupos e como a violência é peça fundamental do Estado repressivo, capitalista, machista, colonialista e, lógico, racista. Mais uma leitura cheia de lições importantíssimas para conseguir compreender a gravidade dos problemas do mundo em que nos encontramos. Roubou meu fôlego. Além de pertinente é muito bem escrito.

karinna adad 31/10/2020

A partir da premissa de que nossa sociedade é dividida entre corpos defensáveis e não defensáveis, Elsa Dorlin disserta sobre os vários significados que o conceito de autodefesa possui(u) ao longo do tempo e das mais diversas circunstâncias.
Relacionando o exercício da autodefesa com as práticas de grupos oprimidos (escravos, judeus, negros, LGBTs, mulheres), a autora observa que o direito de preservação de si legitimado aos sujeitos arquétipos de uma sociedade machista, branca e heteronormativa é criminalizada quando reivindicada e/ou praticada pelo outro discriminado.
Assim, dentre várias iluminações preciosas trazidas pela obra, Dorlin ressitua o conceito de violência.
O ataque de um negro a um policial racista que pratica uma abordagem injustificada ou a reação agressiva de uma mulher a uma tentativa de estupro é violência pura e simplesmente? Ou precisa ser vista como uma defesa de si?
A mesma defesa que é garantida pelo Estado sob o nome de legítima defesa quando o sujeito a fazer jus é homem, macho, branco e rico.
Autodefesa traz discussões instigantes e atuais sobre raça, gênero e classe envolvendo violência que precisam entrar na pauta sobre o que se entende por direitos humanos.

Tatá 12/03/2021

Um livro importante!
Quem pode se defender? O que é autodefesa e o que é a violência? "Numa sociedade racista, um negro que se defende é agente da violência". Poder se defender é privilégio de uma minoria dominante, contudo, os corpos sem direitos legais de se defender, permanecem criando mecanismos a partir de sua subjetividade, de táticas defensivas para sobrevivência, o que difere da tal "legítima defesa". A autora traz essa reflexão no livro, que é um livro denso, pesado, que além de trazer uma genealogia da defesa armada, dá uma visão panorâmica sobre os vários mecanismos de sobrevivência de grupos não dominantes; de como se dá o monopólio do uso da força sob vários âmbitos, por exemplo, quando ela cita o Estado como aquele que defende indivíduos que já são reconhecidos enquanto legítimos para se defender por si mesmos.
A experiência vivida de grupos que são aniquilados das mais diversas formas (como as mulheres, os/as judeus/as, as/os negras/os) traz a autodefesa enquanto capaz de assegurar condições para sobreviver. E aí, a autora relata diversas dessas experiências, indo da experiência judaica de autodefesa à defesa pessoal no movimento sufragista ou a autodefesa dos Panteras Negras.

Além disso, a autora traz a questão filosófica acerca das conceituações de autodefesa, discutindo contratualistas como Hobbes e Locke.

Inclui também a discussão acerca do estado racial e da racialização do vigilantismo (que difere de justiça), além da romantização da violência colonial (que até hoje se reflete) que acarreta na supremacia branca enquanto legitimada por esse estado, e aí ela narra as diversas situações de injustiça como a do adolescente negro Emmett Till que foi acusado injustamente de ter agredido uma mulher, dentre outros exemplos que são bem pesados e necessários de serem trazidos à tona.

Acho importante quando ela coloca o ponto de vista da autodefesa enquanto uma possibilidade contraofensiva do corpo militante, o que se torna um mecanismo de restauração da dignidade.

Dentre todas essas coisas, o exemplo de uma personagem do livro "Dirty Weekend" me marcou: não é que a personagem aprendeu a lutar, mas, que na verdade, desaprendeu a não lutar.

As questões do racismo, das relações de gênero etc, são bem postas neste livro e nos provoca uma reflexão fundamental.
Um livro importante, completo e atual.

Euler 15/10/2021

#nãoficção #leituradodoitorado
Um livro extremamente instigante. Que traz reflexões importantes sobre a violência e que dá um recorte aos corpos dissidentes - negres, mulheres, lgbtqiamais- apontando que ao contrário do que podemos pensar, o único caminho pra enfrentar a violência cometida contra essas corpas seja na prática da autodefesa, e na prática talvez de reagir mesmo que com violência, se necessário. A autora distingue a legitima defesa , criada por corpos privilegiados - para inclusive justificar certas práticas violentas- da autodefesa que deve ser uma busca por parte des dissidentes como tentativa de sobreviver a esse sistema. O livro dá um panorama de como diversos grupos de militância negra, feminista e lgbtqiamais atuou nessa busca, além de apresentar como algumas lutas surgiram nesse prisma de enfrentar o opressor. Dorlin toca em vários temas muito atuais e que já pensamos muito sobre, como o fato que só estão armados e podem se defender os privilegiados, que a justiça é brankka e a polícia age pra controlar nossas corpas. Se Agamben questiona quais corpos são matáveis. Dorlin questiona quais corpos podem se defender. Leiam que tem muito mais que ainda tô assentando??

Adriana Scarpin 03/10/2022

Esse foi o livro de setembro do grupo de estudos Leituras da Insurreição da UnB, por isso passei ele na frente do Lacan e a Democracia que é igualmente urgente.
Para quem é anarcafeminista a Dorlin acaba não trazendo nada de muito novo, mas para quem é neófito no assunto acredito que deve ser um desses livros que abrem todas as portas da percepção sobre o ato político da autodefesa e como isso foi usado para manter o poder de quem o detém, mas como as minorias podem usar isso em seu favor, mesmo sendo contrária à narrativa hegemônica do homem branco.
Dorlin faz uma genealogia dos movimentos de minorias que utilizaram táticas de autodefesa para quebrar o flerte dos supremacistas masculinistas brancos que usam a tese de defesa é o melhor ataque para subjugar mulheres e etnias de minorias e colocar a defesa de quem é de direito: nas mãos das feministas e do movimento negro.
Já deu né, gente, parou de dar mole pra fascista cujo maior prazer é ser canalha, a luta tá só começando, mas tá na hora do revide.