O Pássaro de Fogo

O Pássaro de Fogo Paulo Rezzutti

Resenhas - O pássaro de fogo

MariaCicilia 19/04/2024

Adoreiii! Li em algumas horas. Um ótimo livro para sair da ressaca ou pra quem não anda tendo muito tempo (meu caso? kkkkkkk) os contos são fluídos, bem conto de fadas mesmo. Recomendo.

June Nony 18/04/2024

Órfãos, Baba yaga e muita doideira
Ler livros com contos antigos sempre é uma aventura, tudo conto doido sem pé nem cabeça, uma coisa é certa você ri muito.
Rápido de ler e divertido.

14/04/2024

Esse livro reúne histórias e lendas locais, bem curioso como esse povo é tem suas crenças, são muito supersticiosos.

moacircaetano 02/04/2024

Livro interessante, é legal conhecer algumas figuras do folclore russo.
Leitura rápida e interessante.

SammyaLC 25/03/2024

Contos de fadas, principalmente no original são simplesmente selvagens!
Gostei dos elementos típicos russos presentes nos contos, que são bem interessantes! Principalmente os ?vilões? que são maus ou não dependendo da forma que os outros personagens inicialmente os tratam!

Cica 26/02/2024

Completamente encantador, com imagens lindíssimas nos inícios dos contos, rico em detalhes.
O único lado ruim é que é curto, gostaria de saber ainda mais sobre Baba Yaga e outros personagens.

cyberick 24/02/2024

Este livro é incrível! Os contos são super diferentes, mas de alguma forma se encaixam perfeitamente. Cada história tem uma lição bacana e moralmente bonita.

É daqueles livros que você começa a ler e não quer parar mais. Leitura fácil e rápida, perfeita para uma tarde relaxante. Recomendo demais!

Carla.Ligia 11/02/2024

Tão bom conhecer outros mitos
São histórias que exibem uma cultura diferente. Ao mesmo tempo encontramos tantos pontos de encontro com aquelas européias que já conhecemos.
Amei.
Recomendo, mas leia antes de ofertar a crianças.

Zazaxk 16/01/2024

Uma boa introdução
Pra quem (assim como eu), não sabe NADA de mitologia russa, essa obra é uma ótima porta de entrada. Contos intrigantes que demonstram o espírito de sua época, seus medos, e seus valores, a leitura foi tão agradável que me motivou a correr atrás de mais literatura russa.

Daniela Isabel 15/01/2024

Belos contos
O que mais envolve nas histórias é que são completamente diferentes de um conto de fadas comum/disney. Mas são incrivelmente belos.

Julia Manjko 26/12/2023

Primeiro contato com o folclore russo
A edição desse livro é muito bonita: ele é capa dura, com um papel de excelente qualidade e belíssimas ilustrações.

Os contos foram bem interessantes, achei alguns um pouco confusos mas com certeza foi uma leitura válida.

Nenhum deles me impactou muito pessoalmente, mas com certeza recomendo a leitura e vou atrás de outros contos russos pra ler.

gio 23/12/2023

Para conhecer um pouco mais da Russia
Sinto que esse livro faz um bem simplesmente porque sei das origens de alguns contos de fadas e que explicam a cultura russa. Como, por exemplo, a Baba Yaga, que é uma versão da bruxa de João e Maria. Mas um pouco diferente. Acho que esse livro pode aproximar a cultura russa mais para perto e o leitor se divertir com as histórias para crianças.

maria.e.sousa.7 01/12/2023

Evocativo
O pássaro ? de fogo?
Adriana Moura e Paulo Rezzutti

Um livro evocativo da infância, como todos os livros de contos de fadas o são. Foi muito bom conhecer contos de fadas fora do eixo ocidental mais comum, os países da Europa mais Central e ocidental.

E como em qualquer bom livro desse gênero, através das várias histórias encontramos os diversos motivos e temas psíquicos que costumam permear esses contos, que geralmente se traduzem em lições morais ou de amadurecimento: o tema das três irmãos ou três irmãos que saem com tarefas a realizar, onde o mais jovem ou mais simples geralmente é subestimado, mas é ele que resolve o problema; o tema do irmão, irmãos ou irmãs invejosos, que criam infortúnios para o herói ou heroína; o tema da madrasta ou mãe terrível; o tema da jornada do herói ou heroína, que precisa cumprir tarefas para salvar alguma coisa importante ou para livrar-se de uma maldição, sendo ajudado/a no processo por forças da natureza, na figura de animais, insetos ou mesmo dos elementos; as maldições ou encantamentos que metamorfoseiam um príncipe ou princesa em animal? e outros temas mais. Está tudo lá! Todos contando jornadas de amadurecimento e do desenvolvimento da alma.

Já conhecia a estória do Pescador e o peixe, mas não sabia que era de origem russa. Gostei muito de O czar Saltan e do conto que dá nome ao livro, O pássaro de fogo.

As ilustrações também são muito bonitas e evocativas.

Gostei bastante e recomendo para quem gosta do gênero.

Leitura do mês de julho da SLV.

3/5

Aninha 17/10/2023

Memória afetiva
Li esse livro bem rapidinho, aproveitei que ganhei para relembrar de quando comecei na vida de leitora, lia muitos livros de conto e sempre gostei! Curti muito

pirocadeperuca 14/10/2023

parte dos contos é semelhante aos do ocidente, alguns poucos foram completamente novos pra mim.
sobre trazer contos que pudessem ser entendidos universalmente, achei besteira, melhor seria se adicionassem um contexto histórico + glossário mais rico e incluíssem mais narrativas, sem abrasileirar