O Pássaro de Fogo

O Pássaro de Fogo Paulo Rezzutti

Resenhas - O pássaro de fogo

J. Silva 04/09/2022

Rica coletânea de contos russos
" O pássaro de fogo e outros contos de fadas russos" é uma seleção composta por dez contos populares, que retratam a cultura russa de forma bem simples e divertida. O livro foi elaborado com bastante minúcia, de sorte que temos ilustrações famosas e notas explicativas quanto aos seres mitológicos e aos objetos do cotidiano russo.

As estórias foram temas de óperas, peças sinfônica, teatro e cinema. Por isso que, quando pesquisadas, surgem inúmeras referências e outras obras derivadas, a exemplo da famosa peça de Stravinsky e o filme do Czar Saltan.

Um ponto forte desses contos é como os seres mágicos ou mitológicos se comportam. Aqui eles não possuem uma identidade fixa, isto é, eles são bons ou maus a depender da forma como se lida com eles.

Como todo conto que traz em seu íntimo virtudes e valores morais, absorve-se dos textos: "modéstia que colhe mais frutos que a ganância, inteligência que vence a maldade e a inesperiência que se abre novas possibilidades, que até então era impossíveis."
DANILÃO1505 04/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

dani 28/11/2022

Conhecendo um pouco do folclore russo
Tive interesse em saber mais sobre os contos russos depois de começar a ler um webtoon que representa personagens desse universo. Então achei esse livro, que além de abordar o tema, tem uma capa linda (sim, escolhi essa edição pela capa). O livro reúne dez contos traduzidos e reescritos por Adriana Moura e Paulo Rezzutti. A nota no final da edição aborda o processo para chegar a essa seleção.

Comparados aos contos de fadas mais conhecidos que ouvimos/lemos com frequência na infância, as lições e os valores transmitidos aqui são um pouco diferentes. Nem sempre a bondade, inocência ou complacência ganham destaque. Em diversos contos, a sagacidade, ou até mesmo a malícia, são essenciais para vencer os obstáculos e as provas impostas aos protagonistas.

Uma personagem recorrente é a enigmática figura da Baba Yaga. Ora "boa", ora "má", essa velhinha que habita o coração da floresta tem um papel central em diversas narrativas. Outra personagem presente nos contos populares, como "Cinderela", também aparece aqui: a madrasta malvada. Essa figura aparece em mais de um conto dessa coletânea.

Por serem de uma cultura tão diferente da nossa, alguns contos me deixaram com um grande ponto de interrogação. Não entendi qual o sentido da história, nem a lição que queria transmitir. Mas de modo geral, gostei muito de ler esses contos pouco conhecidos, vindos de uma região tão distante.

Julia Manjko 26/12/2023

Primeiro contato com o folclore russo
A edição desse livro é muito bonita: ele é capa dura, com um papel de excelente qualidade e belíssimas ilustrações.

Os contos foram bem interessantes, achei alguns um pouco confusos mas com certeza foi uma leitura válida.

Nenhum deles me impactou muito pessoalmente, mas com certeza recomendo a leitura e vou atrás de outros contos russos pra ler.

Nathy @peculiareslivros 07/08/2021

Excelente
Apesar de serem poucos, estes contos representaram vários contos de fadas russos, e fiquei encantada em ver tantas questões sendo tratadas.

Como sempre, os contos de fadas são bem metafóricos, e como não sou psicóloga e não estudo tais assuntos, não consigo analisar os contos como um todo, mas é perceptível a moral na grande maioria.

Achei excelente o fato de os autores terem colocado de onde tiraram os contos, terem feito um glossário e tudo o mais, acho isso de extrema importância!

Foi incrível ver estes contos russos e também como eles têm elementos em comum com outros celtas, nórdicos e de outros locais!

Realmente uma obra que vale a pena!

Ah, e a edição é em capa dura e conta também com ilustrações! Super recomendo a compra!

Allan13 13/02/2023

Definitivamente não é o tipo de leitura para mim. Mas, admiro muito a forma como foram contadas as histórias e os elementos de magia nelas.

Marcelo 22/11/2020

Comprei por pura curiosidade, mas é um livro interessante no que se propõe. São dez contos de fadas russos, todos curtos e de rápida leitura.
Segundo descrito pelos autores, Adriana Moura e Paulo Rezzutti, as estórias foram baseadas principalmente em obras de Nikolaevich Afanasyev e Aleksander Pushkin e traduzidas a partir de obras em inglês e francês. Apesar de manterem os elementos básicos do folclore russo, houve uma preocupação em adaptar a narrativa ao público brasileiro.
Os contos que considero mais interessantes são aqueles que possuem a personagem Baba Yaga, que é um misto de Bruxa com espírito da natureza. Alguns dos textos aqui presentes são similares a outros contos mais conhecidos no ocidente, como é o caso de "A princesa sapo".
Livro recomendado para quem gosta de leituras rápidas e tem alguma curiosidade sobre o folclore russo.

Cris.Aguiar 12/07/2023

Um bom livro
É sempre bom conhecermos um pouco do nosso passado e essa seleção de contos traz um pouco da cultura russa, mas ainda dá passos mais antigos para a cultura eslava e com certeza passou para outras partes do velho mundo.
Alguns contos me lembrou muito do livro O Conto dos Contos: Pentameron do italiano Giambasttista Basile ...
Há uma similaridade em algumas histórias, mas principalmente no estilo de escrita... ou melhor dizendo, no estilo de contos daquela época, muito diferente dos "coloridos e fofos' de hoje.

Se você curte, recomendo.

Clube de Leitura SLV: Julho 2023

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

maryelli0 30/06/2023

Conto de fadas russo
Sempre gostei de literatura russa, e sempre tive curiosidade para saber a diferença dos contos de fadas da Disney com a dos russos. É bem diferente, algumas histórias lembram um pouco, mas são mais simbólicos acho. Uma moral mais profunda.

Gostei muito do conto da personificação do inverno e do Pássaro de Fogo.

São ótimos para sair da ressaca, bem rápido e divertido de ler!

Leslie.Eduin 23/09/2023

Contos curtos, e muito bem escritos.
Alguns repetitivos, mas nada que atrapalhe na leitura.

Achei interessante, principalmente a(s) Baba Yaga (s). Achei que era somente uma, mas descobri que são várias!

Nem todas foram más, mas todas comem pessoas!

MaywormIsa 21/06/2022

O conto do vigário
Muito decepcionante! Eu fiquei "namorando" esse livro por algum tempo até comprá-lo e tinha grandes expectativas acerca das histórias que acreditei que leria.

Um casal de escritores fizeram uma "curadoria" digamos, de contos de fadas russos traduzidos para o inglês e tiveram a "brilhante" ideia de traduzi-los para o português e vendê-los com uma boa publicidade e o que eu chamo de "perfumaria" (capa, ilustrações e etc).

O trabalho foi feito de forma desleixada apesar da boa perfumaria. Os contos selecionados poderiam ter sido melhores, poderia haver o interesse de enriquecer o livro com notas de rodapé ou contextualização sobre a origem dos contos, uma vez que os mesmos são tão curtos e sem graça, que absolutamente nada salva a leitura.

Foi muito frustrante comprar o livro na expectativa de adentrar no universo russo e me deparar com um livro que foi basicamente escrito de qualquer jeito e vendido depois de uma boa perfumaria.
MariaEduarda6 04/08/2022minha estante
Sentindo justamente isso, livro muito superficial e não pegou o original não.

Berenice.Thais 29/04/2023

Conte mais um conto de fadas
São contos que não mostra um pouco da cultura e dos costumes russos mais também percebemos que algumas coisas são universais como bruxas .feitiços e inveja entre irmãos.

Joao.Paulo 27/12/2021

Apenas um Chá!
O livro tem um ou outro conto bom, com personagens do folclore russo. Mas dentre essas histórias a algumas semelhanças com as fábulas dos Irmãos Grimms, num todo; é um que recomendo para os leitores que gostam dos contos de fadas.

Elaine 12/03/2023

Os contos de fadas
Interessante conhecer contos de fadas russos. É possível perceber que os temas são universais e continuam atuais.