O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Astronis 07/03/2024

Imprescindível para quem é fã de ficção cientifica
Pierre Boulle tem uma escrita bem fácil de entender, e isso não é nenhum demérito, pois a história abraça o leitor logo nas primeiras linhas.

O próprio autor não acha que esse é o seu melhor romance, e ele mesmo já disse que poderia ter trabalhado melhor nisso. E, sinceramente, o romance aqui não funcionou nem um pouco para mim. Nova, assim como no filme, é uma personagem sem grande papel, servindo apenas para o arco principal de Ulysse. Mas, pelo menos aqui, o desfecho é um pouco mais interessante.

A relação dos quatro (Taylor, Nova, Zira e Cornelius) personagens foi extremamente bizarra no filme, mas pelo menos no livro isso ficou menos estranho. Aqui, Zira recusa o beijo de Ulysse, algo bem mais sensato visto que estava noiva de Cornelius, mesmo que sob o pretexto de que "ele era feio demais", ainda vale, haha!

Mas isso não tira o brilho da obra. Boulle conseguiu criar um universo incrível com muitos detalhes que sequer muitas pessoas conseguiam imaginar. Traz ótimos questionamentos sobre especismo, hierarquias sociais, o que define a humanidade, desenvolvimento de armas de destruição em massa, abuso de poder, entendimento sobre a ciência, etc.

Pode até ter algumas inconsistências, mas não se pode descartar a importância desse livro e o impacto que ele causou em toda a cultura pop.

site: https://astronis.com.br

Jullia.Emily 11/02/2024

Uma boa macacada! ?
?macacos e homens são ramos diferentes, que evoluíram, a partir de determinado ponto, em direções divergentes, os primeiros alçando-se pouco a pouco até a consciência, os outros estagnando em sua animalidade.?

Eu fiquei muito encucada com alguns furos que eu encontrei no livro, mas nenhum deles atrapalhou minha conexão com a história, li praticamente numa tarde só, e tô mto satisfeita. O final compensa o livro inteiro, fiquei muito angustiada, e pra mim a grande revelação foi sobre o casal na nave, nossa, ainda tô pasma! amei muito, e eu acho a Zira a maioral?

Marcelo Nunes 02/02/2024

Um convite a empatia pelas cobaias
O livro "Planeta dos Macacos" de Pierre Boulle é uma obra cativante que explora temas profundos como a natureza humana, a sociedade e a evolução.
Nele acompanhamos a narrativa de Ulysse Mérou, um jornalista francês que foi convidado para fazer o registro de uma viagem até a estrela Betelgeuse. Lá, ele e seus três companheiros (dois homens e um chimpanzé) de viagem pousam no planeta Soror, onde encontram uma civilização constituída por Chimpanzés, gorilas e orangotangos.
Vemos uma sociedade onde os papéis se encontram invertidos e é o homem o ser a ser caçado.
Dentro disso, a narrativa habilmente tece críticas sociais e filosóficas, levando o leitor a refletir sobre a condição humana e o impacto das nossas ações.
Nós vemos, junto com Mérou, os horrores de caçadas e experimentos científicos. É um convite para a empatia sobre outras formas de vida.
Boulle constrói um mundo fascinante que desafia as expectativas, resultando em uma leitura memorável e provocativa.

Sofia.Eternal 28/01/2024

Muito bom.
Quem conhece o filme clássico de 1968, notará a grande diferença entre o filme e o livro. A história do escritor francês publicada em 1963 é muito diferente da que todos conhecemos. O final também nos surpreende. Vale a pena ler o livro.

Ramon 21/01/2024

...
"É realmente o que eu pensava; sou considerado um perigo para a raça símia"

"Além disso, os achados da cidade sepultada são comentados na imprensa [...] Resulta daí um mal-estar na população, que se traduz numa desconfiança crescente dos dirigentes a meu respeito [...]"

skuser02844 15/01/2024

Os filmes originais foram melhores que o livro
Sim, puxa vida! Mas eu tenho de adimitir que os filmes antigos passaram muito mais emoção que este livro.
Peguei ele pensando que ía expandir o universo que o filme trouxe mas foi mais superficial que o filme.
Minha experiência.... cada um tem a sua.

Ramon98 15/12/2023

Um livro atemporal que não deve perder seu brilho durante a história. A ficção científica de Pierre Boulle tem todos os ingredientes de uma boa história, que levam a uma reflexão profunda, traçando uma representação de nossa relação para com os animais. A linguagem simples, mas envolvente, cria uma aproximação e muitas vezes um desconforto no leitor com aquela situação em que são colocados os nossos iguais.

A obra é uma boa prova de que a ficção científica não precisa, na maioria das vezes, ser excessivamente "dura" ou complexa para você penetrar na essência do problema para o qual ela deseja levar o leitor a explorar.

P.S. A obra cinematográfica às vezes me afasta desses livros, e isso é um grande crime, julgar livros por filmes, ainda mais quando não se conhece o texto. E outra, nunca caiam nessa balela de que o livro é melhor do que o filme ou vice-versa. Cinema e literatura são linguagens completamente diferentes, toda comparação direta entre as duas é de uma insensatez sem tamanho.

Arrisco-me a dizer que é uma das melhores leituras do ano, recomendo!

Nícolas 07/12/2023

Planeta dos Macacos
Um livro de ficção científica onde um grupo de exploradores vão para um planeta em Betelgelse (embora uma estrela desse tamanho não tenha como abrigar vida, mas enfim).

Neste planeta eles encontram uma civilização onde os macacos dominam e os humanos são estúpidos.

Um livro fácil de ler e que desperta a curiosidade do leitor e com um final surpreendente.

Silvia Cristina 06/12/2023

Nostálgico
A trama de O planeta dos macacos conta a história num futuro utópico em que astronautas da Terra chegam a um planeta dominado por macacos evoluídos, os seres humanos levam uma vida selvagem e são tratados como animais. A fama da história se deve principalmente ao filme de 1968 e seus inúmeros derivados. Eu não sabia que o filme era uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo francês Pierre Boulle e que foi publicado em 1963.
Adorei ler, e ver que o livro difere do filme em várias abordagens, mas mesmo assim foi uma leitura nostálgica.
Vania.Cristina 06/12/2023minha estante

Sandy 11/10/2023

Um espelho do que somos hoje
Nossa, como esse é um livro rápido de ler! Não apenas o ritmo, que é muito fluido, mas também a própria história que nos leva a querer saber mais sobre ela a cada novo capítulo.

Aqui, acompanhamos um jornalista da Terra em um planeta comandado por macacos. Estes são como nós em política, sociedade, linguagem... prepotência e crueldade. São tão parecidos conosco que repetem os mesmos erros e as mesmas falhas de caráter. A dualidade que o autor propõe é clara como a água, fazendo um paralelo de nós mesmos, agora como presas irracionais.

Além disso, me surpreendeu o autor tratar de temas como o papel da mulher na sociedade já nessa época. Zira, como uma cientista em meio aos homens, e Nova, embora o tratamento dado a ela aqui me incomode bastante. O personagem principal, Ulysse, está numa situação impossível e desesperadora, mas tende a cair em devaneios arrogantes, na minha opinião.

O final é impactante, desde o início do capítulo até a página final. Ainda não assisti ao filme, mas se é reconhecido até hoje, não é um clássico sem motivo.

Abelita.Azevedo 24/09/2023

Betelgeuse
Esse livro é magnífico
Pode parecer meio arrastado no começo, mas vale cada página

Eu fiquei completamente apaixonada pelos símios
E senti uma grande crítica a práticas de testes em animais, principalmente a animais de grande porte

Confesso que não senti um pingo de empatia por nossa raça
Só pensava que nós fazemos real, todas as coisas escritas no livro a eles.

O protagonista é meio chatonildo
Mas nada que eu perdesse o interesse

Ótimo livro!
Amei.

Marina 15/09/2023

Leitura rápida
Um livro curto e simples. Um escrita boa que nos ambienta muito bem sobre Soror. Achei um final corrido, mas valeu a leitura.

Naturebs 22/08/2023

Leitura finalizada ?
Gostei muito do livro, apesar do final ter sido corrido, foi uma boa leitura. A visão que o autor colocou sobre os testes em laboratório, sobre a captura e execução de "animais" para entretenimento e vários outros foi muito boa, já que são os próprios seres humanos estão passando por essa situação, ai cria uma comoção "maior".

Um dos personagens que mais gostei foi da Zira, ela moveu céu e terra por conta do protagonista e não se importou com as consequências, apenas queria devolver sua liberdade.

Super recomendo a leitura! Ainda não assisti os filmes mas pretendo em breve.

Boa leitura ?

Leila 20/08/2023

Tive uma ótima surpresa com este livro. Comecei a ler de forma despretensiosa, acreditei que não gostaria e não chegaria a dez por cento.
Mas pelo contrário, li em dois dias. Não consegui parar de pensar em como tudo aconteceria.
Me surpreendi muito com este livro.