Sinhô

Sinhô Túlio Augusto Lobo

Resenhas - Sinhô

Tathi (@Doidosporserieselivros) 28/01/2023

Olá queridos amigos leitores! Vocês costumam descobrir novos autores, se apaixonarem e começar a ler tudo de sua autoria? Nesse comecinho de 2023 conheci a escrita de @tulio.augusto.lobo_ , e confesso que estou devorando seus livros.

Em Sinhô , conhecemos uma história baseada em fatos reais sobre a Região de Pirenópolis no estado de Goiás, em 2019 a Serra sofreu uma queimada e isso revelou algumas ruínas de construções antigas e foram elas e muitas pesquisas que descobriram que só podia se tratar da Vila do Arena.
Sinhô mostra como foi a construção dessa vila e os objetivos e a mesquinhez humana envolvida em tudo que se cria.

?????????

Sinhô é uma leitura rápida de menos de 100 páginas, que mostra Areno Dubois, como um sonhador, visionário que foi atrás do ouro que muitos não achavam possível de encontrar, que teve apoio de todas as pessoas que a sociedade excluiu, e que ousou entrar na mira de pessoas mais poderosas.

Dei boas risadas com ?Um 🤬 #$%!& vai me atirar uma jarra de catarreada!? (Tem que ler pra entender ??) e as várias Marias conversando e fofocando.
Porém, também refleti muito com Nhá Benta e sua história de vida, bem como as dos outros moradores rechaçados pelos moradores.

O final é triste, mas real.
Mostrando que não há limites para a maldade humana e quando se trata de luta pelo poder.

Sinhô e outras obras do autor estão disponíveis em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited .

@eusoudanivieira 21/04/2021

Sinhô - Sangue na serra dos cristais
Achei, apesar dos assuntos pesadíssimos, um livro leve de se ler, com uma pitada de humor ácido como eu gosto, daqueles livros que lemos numa sentada.
Adorei as ilustrações também, bem feitas e pertinentes, que são fruto do talento da esposa do autor.

Ispirado nas ruínas que ficaram visíveis após uma queimada ocorrida no local onde existiu o povoado chamado Vila do Arena, próximo a cidade de Pirenópolis em Goiás, Tulio se utilizou das referências históricas da região para nos apresentar o apogeu e o declínio ocorrido na vida das pessoas que lá viviam.

Obviamente que, onde existe a luta por poder, a ganância impera e apenas mostra a verdadeira face das pessoas.
Sempre digo que as pessoas são reveladas: elas são o que são e este conto apenas reafirmou meus conceitos.

Hermione 01/01/2023

Ressaca Literária vai embora
Tudo do livro é perfeito, as histórias, personagens, a caligrafia, etc... o autor tem um humor engraçado, mas ao mesmo tempo debochado, sincero e sensato.
Estava em uma ressaca literária pq tinha lido um livro enorme, mas consegui ler tranquilamente e envolvente com as palavras, simplesmente perfeito igual outros livros do autor

Steh @duendeleitor 07/09/2020

A reconstrução da história de uma vila esquecida
Nhá Benta prevê a chegada de um desconhecido à Vila do Meia Ponte, que vai mudar a vida de todos. Mas ninguém presta muita atenção na escrava alforriada que vive nas ruas e é considerada louca por todos. Mas o tal estranho realmente chega, e vem com uma proposta tentadora para o Coronel, o chefe local. Areno Dubois, meio francês, meio brasileiro, propõe encontrar ouro na Serra dos Cristais, e pede o apoio do Coronel para conseguir a permissão para fazer isso – em troca de uma porcentagem nos lucros e também como uma forma de enriquecer a Vila. Com a concessão para explorar as terras e uma moderna máquina, ele parte com dois escravos, esperando que sua proposta de enriquecimento tenha animado alguns dos moradores da Vila arriscarem subir a Serra em busca do ouro com ele. Porém nenhuma ajuda veio daquele povoado. Desanimado com o trabalho árduo e sem nenhum ouro à vista, ele quase desiste da empreitada, porém um grupo de rejeitados sociais da Vila (ex-escravos, órfãos, deficientes e bêbados) aparece prontos para trabalhar. Todos na Vila do Meia Ponte acham muita graça no francês baixinho e seus ajudantes, e duvidam que algo funcione. Porém o ouro finalmente é encontrado: e com ele, o destino de todos é selado em sangue.

O novo conto do autor Túlio Augusto Lobo é uma reconstrução ficcional com elementos da realidade sobre o destino de uma vila mineradora do século XIX. Inspirado em um encontro com as ruínas da Vila do Arena próximas à cidade de Pirenópolis em Goiás, o autor, que também é historiador, utiliza elementos históricos e as evidências físicas da existência da vila para imaginar seu início, a fase próspera e sua queda. É uma história que mostra o surgimento de um empreendimento, suas consequências sociais, impactos na natureza e a ganância pelo ouro, que pode transformar as “pessoas de bem”.

Um conto extremamente divertido, com sua crítica social contundente e, não por acaso, muito atual. Recomendo!

(Resenha em parceria com o autor, que cedeu gentilmente o ebook)

site: http://duendeleitor.blanchatre.net/sinho-sangue-na-serra-dos-cristais/