Onirismos

Onirismos Mariana Bortoletti

Resenhas - Onirismos

Bruna Lima 02/07/2021

Uma antologia de contos de ficção científica com uma escrita super fluida e rápida.

Bortoletti escreve de forma que cativa, fazendo com que você fique focado nas histórias.

Antologia é composta por três contos que possuem ritmo e estrutura narrativa bem interessante, mas confesso que os meus favoritos foram "Tempestade de Areia" e "Amnésia e Eloquência", pois deixaram com um gostinho de quero mais, e com algumas questões em aberto que poderia ser exploradas em mais páginas ou quem sabe em próximos volumes, particularmente gostaria de ver.

Um fato interessante é que os contos, segundo a autora, são baseados em seus próprios sonhos, ou seja, algo bem intrigante.

Foi meu primeiro contato com a autora, e digo que foi uma ótima experiência.

Vale a leitura!

Ilkrie 25/12/2021

Três contos misteriosos.
Onirismos é uma antologia que contém 3 contos que não são ligados entre si.

O primeiro conto é bem misterioso deixando algumas dúvidas de por que aquele mundo tem bastante pessoas com alguma deficiência, por que o circo acolhe essas pessoas e a vida das duas protagonista.

O segundo conto já é mais diferente, trazendo um suspense e sobrevivência contra as supostas criaturas da tempestade, além dos mistérios que envolvem a própria tempestade de areia.

O terceiro conto confesso que foi o que me deu um pouco de medo, os dois personagens com "poderes" não são muito amigáveis não, porém assim como os outros dois contos fica aquela curiosidade de: "o que vem depois?".

Vale a pena ler, são poucas páginas que passam rápido e são bem escritas.

Além de ser um nacional também.

Julia 02/10/2020

É um prazer imenso poder ler o livro de contos da Mariana e eu não poderia deixar de registrar aqui minhas impressões sobre ele.

É o primeiro contato que tenho com ela enquanto autora (já a conhecia em seu blog) e estou maravilhada com esses universos fantásticos/distópicos e a narrativa fluida e cativante.
Gostei muito das histórias e tô impressionada que as ideias tenham surgido de sonhos.
O tipo de livro que faz você desejar continuações (seja de mais contos no mesmo estilo ou mais páginas em cada conto).

Recomendo muito!

Pedro 03/05/2021

Qual o limite que os sonhos podem chegar?
Fiquei quase sem palavras ao ler essa obra de apenas 24 páginas. Mariana Bortoletti consegue descrever de maneira incrível, três contos que vieram em sonhos para si.
O tema Onirismo é algo que já me agrada só por existir, e nesse pequeno livro a autora conseguiu escrever esses pequenos contos vividos em sonhos que facilmente poderiam se transformar em obras grandiosas da ficção científica.
Indicaria a praticamente todos os públicos, mais em específico quem consegue controlar seus sonhos.
(Obs: se a autora desenvolver qualquer um desses contos, vou comprar e ler todos eles

Maduf 24/06/2021

Sensacional!
Os contos são incríveis! A leitura é rápida e fluída.

O primeiro me lembrou o livro "Circo Mecânico Tresaulti", de Genevieve Valentine. A parte dos "aprimoramentos", das mudanças, do caos mundial... Muito bom! Sem contar na união das irmãs.

O segundo trouxe um cenário impressionante!
Criaturas estranhas dentro de uma tempestade de areia que começou do nada? Eu entraria em desespero total. E ainda quero saber a razão das dores de cabeça; será uma tentativa de comunicação?

O terceiro é bem mais o estilo dos X-Men. Pessoas que podem controlar outras? Huummmm... E ainda tem uma pitadinha de investigação. Amo!

Os três contos são dignos de uma adaptação pra livros de ficção. O contexto é muito, muito bom. E o final de cada um me deixou com gostinho de quero mais, de saber o que acontece com cada personagem.

Recomendo muito!

Onira.Oliveira 05/02/2023

Passatempo
Um livro que posso considerar como passatempo, pois é super curto. Em áudiobook e dobrando as roupas.

Diogo.Mazui 14/07/2023

Criativo e bem escrito
Muito criativo e bem escrito, tem muito potencial esse mundo pós apocalíptico.

Por ser curto falta aprofundar mais os personagens, mas isso não atrapalha a leitura e deixa o leitor curioso.