Cartas para Luísa

Resenhas - A Grande Chance de Ana Luna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruna 27/07/2023

Cartas.
Demorei tanto pra ler esse livro, com medo de que fosse muito triste. E ele é realmente é triste. Mas é lindo de uma forma tão grande, que a última carta fez meu coração derreter e se montar todinho de novo curado.

Amanda2856 16/07/2023

Dez anos e ainda existe amor entre nós.
Vocês sabem que eu amo livro que tenham cartas e esse livro definitivamente tem e é o amor da minha vida sim. Dava pra sentir e parece que você tava dentro da mente da Rafa tlgd, sobre todos aqueles sentimentos sobre a Luísa.

Julieper Lee 10/04/2023

Livros em cartas sempre dá certo
Assim que a Maria Freitas me disse que esse livro foi o motivo dela entrar na terapia, eu imaginei que seria incrível e arrancaria meu coração com as mãos.

Dito e feito

Mayara 12/02/2023

Passei o livro todo querendo chorar
Eu tive um pouco de dificuldade pra ler esse livro porque era tanto sofrimento que eu evitava o momento de ler, mas o livro é ótimo e extremamente tocante (mesmo que eu tenha passado raiva com alguns personagens várias vezes).

Juliane.Tito 09/02/2023

Confesso que no início foi uma leitura difícil, acho que pela dinâmica das cartas, mas depois da metade simplesmente engoli o livro.
é um livro que você sente de um tudo lendo, você se identifica demais com cada personagem e no fim chora igual bebê.

Yaya 22/12/2022

A Dura Realidade de Amar
Crescer é um processo difícil, crescer amando alguém que não seja do gênero oposto ao seu é ainda mais difícil.
A identificação com a história de Rafaela pega a todos aqueles que amam, mas principalmente aqueles que amam mulheres. As cartas são profundas e confusas, como a mente de alguém apaixonado é.
As cartas podem ser direcionadas a Luísa, mas elas atingem todos que brigam pelo direito de ser.

16/12/2022

fenomenal
eu não tenho palavras para explicar esse livro.
Eu senti tantas coisas, frio na barriga, tristeza, gatilhos, dei risada. Foi muito gostoso ler isso daqui
A história da Rafa é de chorar, ver o quanto ela evolui durante o tempo em que escreveu as cartas, os seus sentimentos ficando mais claros
O desfeito da história não deixou a desejar. Foi super bem concluída, e me deixou com um gostinho de esperança do que pode acontecer nas entrelinhas. Simplesmente maravilhoso

sobre a história, o livro é narrado no ponto de vista da Rafaela, que está escrevendo cartas sobre a sua adolescência, destinadas a Luiza, sua eterna paixão. Por meio das cartas, ela demonstra seus sentimentos, sua confusão e conta sobre as partes turbulentas e felizes da sua adolescência. Foi uma leitura tranquila e cheia de picos de humores. Indico pra todo mundo!!
creio que seja +12 ou +14, não tenho ctz
não tem grandes gatilhos e temas sensíveis mto explícitos. É bem tranquilo num geral
5 estrelas sem dúvidas

Thays 10/12/2022

Rafaela é você
Fiquei o livro todo me perguntando porque tava sentindo tanto ranço da Rafaela e a verdade é que o motivo é que ela sou eu. Ela é real, é quebrada, é confusa, faz merda e fica remoendo os erros que cometeu por dias, meses ou anos a fio. Ela deixa as oportunidades passarem, ela perde pessoas importantes, mas lá dentro ela só tem um monte de sentimentos reprimidos. Ela consegue ser egoísta e altruísta ao mesmo tempo e essa contradição é o próprio retrato da natureza humana. Não somos totalmente bons nem totalmente ruins, tudo depende do contexto de vida em que vivemos.

Dito isto, minha carteirinha de manteiguinha de Maria Freitas tá quase sendo completamente validada e cada novo mergulho na mente dessa autora incrível é um prazer enorme pra mim.

Lis 05/12/2022

Confuso mas um dos melhores livros...
Que já li.

Recomendo demais. Eu gostei bastante dessa leitura, foi do jeito diferente. Cheguei a querer chorar lendo. Achei confuso as datas, só fui realmente entender lá pro meio e final do livro. Não deixa de ser lindo a história de Rafaela e Luíza. É bonito o amor de Rafaela.

Entretanto, ela necessitava se perdoar e seguir em frente, não é fácil, nunca vai ser ainda mais da maneira que aconteceu. O que vemos as vezes não é tudo e nem toda verdade.

O modelo do livro é diferente e a capa é muito bela e de pôr na estante. Queria realmente ter este livro físico.

luna.gaia 07/11/2022

encontre-me aqui, rafaela. e nunca mais me deixe ir embora
adorei a narrativa!!! essa forma de contar a história através de cartas.
achei que faltou um pouco mais de profundidade em alguns personagens, principalmente os da família, alguns cortes de tempo sem sentido, mas adorei os plots. me surpreendi muito com o final e a história é muito bem desenvolvida. fiquei ansiosa pra saber o que aconteceria com as duas o livro inteiro!!! queria um segundo volume.
a história é a seguinte: a rafaela, depois de 10 anos do acontecido, volta a escrever cartas pra luísa, como na época de escola, admitindo mais uma vez que seu amor por ela nunca havia se esvaído, nem por um segundo.
passei o livro todinho me perguntando se era recíproco, compartilhando da agonia da rafaela de entender os sinais da luísa. além das relações dela com outras pessoas e consigo mesma.
adorei!! recomendo demais. além de ser de uma editora que apoia livros nacionais e lgbt de pequenos autores, é super rápido de ler por conta do layout, terminei em dois dias!!

Mah 21/10/2022

Cartas pra Luísa é um livro pesado e ainda assim eu amei!

Uma das coisas que amo nos livros da Maria é que sempre tem algum personagem de alguma outra história dela.... Eu to lá de boas, lendo qnd percebo q to conhecendo a família da Cris ♥. (Maria, te amo por isso rs rs rs rs)

Ms voltando, se você quer um romance fofinho, nem comece esse aqui! Apesar de ser sobre amor, ele é sobre como a gente lida com todos os sentimentos e as merdas que a gente faz com eles rs e cara eu sofri demais lendo essas cartas!

Rafaela me lembra muito de mim mesma na adolecencia, onde eu vivia numa bolha e não conseguia ver como o mundo de pessoas fora do padrão (branco/magro) era.... acho que falhei drasticamente da mesma forma que a protagonista, com uma amiga minha do colégio (mas sem a parte do romance rs)... Na época eu não entendia como era ser negra numa sala q só tinha brancos, como era ser acima do peso qnd a maioria de nós era magro e ria de qualquer pessoa diferente da gente... Eu não era capaz de ver a dor dela e também não era capaz de falar sobre as minhas....

Eu terminei esse livro com vontade de um livro com a visão de Luísa rs rs rs aquele final não foi o suficiente para mim kkkk

Luiza1807 29/07/2022

Luísa, você é a garota mais bonita do colégio!
?Então, não tenha medo de ser você. Não tenha medo de se estrebuchar, como diz a Pitty. Existe uma pessoa pronta para amar tudo que você. Do jeito que você.?

Escrito por Maria Freitas, ?cartas para Luísa? vai contar a história de Rafaella e Luísa duas melhores amigas desde muito cedo. Rafaella sempre foi apaixonada por Luísa mas nunca teve coragem de dizer isso a ela por achar que a amiga era hétero, Rafaella idolatrava cada detalhe de Luísa, que por outra vez, se odiava, Luísa tinha o costume de dizer que era autodestrutiva e possuía uma autoestima muito baixa. Rafaella se apaixona por outra pessoa, Artur, seu namorado, que tinham fama de casal perfeito no colégio devido à popularidade de Rafaella. Mesmo namorando com Artur, Rafaella ainda era apaixonada por Luísa, e então começou a escrever cartas para ela, ela costumava chamar Luísa de ?a garota mais bonita do colégio?. Rafaella entrava de madrugada no colégio e colava as cartas nas paredes, Luísa nunca deu muita importância para as cartas e também não fazia questão de ler-las, até um dia ler uma, ela achou que fosse para ela mas achou impossível que alguém a achasse ?a garota mais bonita do colégio?. E Rafaella que não enxergava defeito na amiga não entendi o porquê destes pensamentos. Artur e os amigos tinham uma banda e usavam a garagem de Rafaella para ensaiar, um dia a banda perde seu vocalista e Luísa passa a ocupar esse lugar. Após presenciar uma cena que destruí Rafaella, ela decide se vingar e isso custará muito caro para Luísa.

duda 26/07/2022

cartas para luísa
assim, é bom mas eu esperava mais. acho q pq ja tinha criado uma expectativa n sei da onde.
os outros dois livros de "amor entre garotas" foram melhores, porém n deixa de ser bom.

Mila Books 09/05/2022

Mistura de emoções
O título resume bem esse livro. Eu ri, chorei, passei raiva e saudade e tudo um atrás do outro. Quando lia as primeiras cartas, torcia para as cartas acabarem logo. Agora queria que tivessem mais cartas. Um livro com diversas lições. Teve aprendizagem sobre amizade, escola e romance. Por isso é um livro tão bom. Eu gostei muito, mas não chega aos pés do primeiro livro da série. De qualquer jeito, ainda é muito bom!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6