Cartas para Luísa

Resenhas - A Grande Chance de Ana Luna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

juliarfs 17/03/2021

apaixonada
meu deus, eu sofri o tempo inteiro lendo a vida da rafa e da luisa com aflição, estava doida pra entender e ir encaixando tudo, é escrito de uma forma linda e o livro é todo em cartas, eu amo

deu para sentir a luta interna que a rafa passava, e isso foi o que mais me pegou, a solidão foi tratada de uma forma tão real

"está todo mundo tentando viver e vencer as próprias batalhas para se preocupar com a dor dos outros"

apaixonada por essa história e por todos os personagens dela
Karol.Araujo 27/08/2021minha estante
É lgbt?

juliarfs 28/08/2021minha estante
simm karol, e é perfeitoo ?

Flora 28/11/2020

Leiam!
Gostei muito desse livro. A leitura foi muito fluida e rápida, daqueles livros que te instigam tanto que você não quer largar. A autora traz temas como racismo, privilégios, saúde mental... São tantos temas importantes que acho que nem consigo citar todos. Gostei muito de como ela vai construindo essas temáticas dentro da história, sem ficar forçado na descrição dos personagens mas deixando claramente compreensível do que estamos falando, como é o caso do Lipe, da Luna, da Poliana... Esse livro tem tantas camadas que me surpreendeu demais. Uma leitura importante, verdadeira, representativa, visceral. Recomendo para todo mundo. ATENÇÃO: o livro pode conter gatilhos.

Luci 03/06/2021

Não esperava que eu fosse amar tanto esse livro, mas amei e amei muito
Cartas para Luísa conta a história de uma menina que foi apaixonada por sua melhor amiga por toda sua vida. Quando nova, Rafa escrevia cartas anônimas para sua melhor amiga, Luísa, nas quais contava sobre o quanto a amava. Ela colava essas cartas na escola para que ela pudesse ler. Mas Rafa era uma menina, tinha um namorado, e Luísa era outra menina. Ela sabia que a amava, sabia que era apaixonada por ela, mas não entendia bem esse sentimento.
Já mais velha, Rafa resolve voltar a escrever cartas para Luísa, contando sobre tudo o que sentiu e tudo o que ainda sente. O livro é todo escrito através dessas cartas, que relatam tudo sobre a amizade de Rafa e Luísa naquela época e de todo o contexto social em que estão inseridas. Ele mostra como o ambiente escolar pode ser cruel, como ele pode fazer com que o jovem se sinta mal e diminuído. Mas também mostra como o amor pode superar as barreiras do tempo, e de que ele é capaz de muitas coisas, inclusive de deixar alguém ir por saber que é o certo a se fazer.
Amei a forma como esse livro também é sobre autoconhecimento. Rafa é uma jovem branca e popular na escola, mas que se sufoca com um milhão de sentimentos e que vêm entendendo coisas muito importantes e difíceis sobre si mesma. Luísa é uma jovem negra e gorda que não consegue acreditar que as cartas misteriosas pudessem ser escritas para ela, que elas deveriam ser direcionadas para a menina popular e considerada a mais bonita da escola, e não para ela.
O livro é repleto de questões complexas e importantes de serem faladas. Foi uma das leituras mais importantes do ano para mim até agora, mas é preciso alertar que ela trata assuntos como abandono parental, suicídio, depressão e preconceito. Se esses assuntos forem sensíveis para você, talvez esse não seja o momento de você fazer essa leitura. Caso você consiga ler sobre esses assuntos, dê uma chance para esse livro. Eu dei e foi uma surpresa muito positiva, de verdade.

Vanessa Garcia 14/01/2021

Cartas para Luísa
Me emocionei tanto com essas cartas...é tão bom ler algo que tem representatividade, você lê e se sente abraçada. Queria muito ler uma continuação.

Tori 17/03/2021

Comecei a ler Cartas Para Luisa sem ler a sinopse, então, mesmo tendo alguma ideia sobre a trama, meu conhecimento sobre o plot ainda era mínimo. No entanto, desde o início, as palavras de Rafaela e a escrita da Maria me cativaram e me encheram de curiosidade. Cada carta criava uma nova dúvida na minha cabeça, uma vontade de descobrir mais sobre o que se passava na cabeça da Rafaela e, com o desenvolvimento do plot, podia me ver cada vez mais na Rafaela. Quando cheguei no fim, nem podia acreditar. Que leitura fluida, mal consegui ver o tempo passar.

Bella.pm 07/06/2021

Triste, lindo e representativo
Uma história que tem tudo pra ser clichê mas que no final foi diferente de tudo que eu já li antes, a intensidade com que a escritora descreve o amor da Rafa pela Luísa é a coisa mais linda desse mundo, o que me surpreendeu é que esse é um livro super pequeno e mesmo assim todos os personagens foram mega desenvolvidos.
Passei muita raiva, chorei e sorri e no final recomendo que todos leiam!?
Só senti a falta de algum acontecimento que me prendesse no começo do livro tirando isso foi uma leitura muito gostosa amei dms.
Ps: a representatividade nesse livro é INCRÍVEL

Jessica858 20/06/2021

Clichê adolescente, não me prendeu tanto como os outros dois. Mas é uma leitura agradável e interessante.

Day 28/10/2020

São Paulo, 28 de outubro de 2020.
Maria,

Você não sabe, mas eu li a sua história. Talvez isso não importe porque a sua história chega há muitas pessoas, mas assim como a Rafaela precisa achar uma forma de colocar os meus sentimentos para fora, então decidi escrever.

Quando comecei a sua história, ou melhor, da Rafa e da Luísa, tive a certeza de que nada ficaria bem. É que o começo é intenso demais, pois os homens não tiram tudo apenas da Rafa, eles tiram tudo de nós também, pelo menos, de mim. Foi assim que percebi que aquela história também seria minha. Uma parte de mim foi refletida naquelas palavras.

Entre o amor escondido, revelado em cartas duas vezes, e todos os sentimentos conflitantes de alguém que não sofre tanto - mas sofre sim - e sente que precisa abafar suas inquietações por causa disso, você me deu muito mais do que uma história de amor.

Relacionamentos não são sempre bonitos e você não teve medo de jogar isso na nossa cara. Há altos e baixos, pessoas que chegam e vão embora e alguns sentimentos que nunca vão nos deixar. Precisamos viver isso.

Você me mostrou os pensamentos mais íntimos de Rafaela, a forma como ela enxergava Luísa, mesmo que ela não conseguisse ver, eu consegui. Consegui enxergar Luísa perfeitamente, mas também consegue ver a Rafa. Talvez ela não quisesse isso, no entanto, ela se colocou tanto ao falar da outra que é impossível deixar de construi-las na minha mente.

As pessoas precisam das suas histórias, Maria, porque você não tem medo da intensidade. Luísa é intensa. Rafaela é intensa. E eu quero ser intensa como elas.

Eu me senti acolhida nas suas palavras. Mesmo nas mais cruéis. Mesmo nas que me fizeram chorar. Mesmo quando você me mostrou, sem dó, que o mundo não é tão cor de rosa para garotas que amam garotas ou para garotas negras ou para tantos outros grupos. E eu fico feliz por ter me lembrado. Porque a gente precisa lembrar, Maria. Lembrar, inclusive, das músicas emos que ecoam na sua narrativa e ainda reverberam na minha mente.

É isso, Maria. Obrigada por tudo.

Com amor, porque sou emo,

Dayane.

Malu 30/03/2021

Eu amo cartas
Nunca imaginei que romance epistolar fosse algo que eu fosse realmente gostar. Mas depois de ler A cor púrpura e agora lendo Cartas para Luísa eu definitivamente me considero fã desse gênero literário.

Giulia 18/03/2021

Terminei com lágrimas nos olhos
Não estava nem nos meus planos pegar pra ler esse livro agora, mas li a primeira página e me vi completamente presa àquela narrativa sem conseguir soltar. Li em dois dias porque já estava me sentindo tão parte daqueles personagens, tão envolta na for da Rafaela, que simplesmente não conseguia soltar. Geralmente quando leio livros tristes me vem a vontade de abraçar a personagem, dizer que vai ficar tudo bem. Desta vez, foi a personagem que me abraçou. Acho que, em muitas instâncias, eu me identifiquei com a Rafaela, com o sentimento de solidão mesmo cercado por tanta gente (exceto a parte de não gostar de milho, isso daí eu não posso perdoar). Cartas para Luísa não é um livro feliz, e nem por isso é um livro que não trás conforto. Às vezes a gente precisa mais que nos digam que, apesar de tudo, ainda dá pra ficar tudo bem do que ver as coisas se desenrolando tranquilamente para outras pessoas. Essa história trás conforto ao dizer que a gente não está sozinhe. Conquistou o meu amor justamente porque me fez chorar.

Bruna 12/05/2021

Não achei que seria tão incrível.
Eu comecei a ler esse livro achando que ia ser um cliche fofo.
Me enganei.
Esse livro mexeu comigo de todas as maneiras possíveis. Me vi na Rafa em muitas , muitas circunstâncias. Refleti com os pensamentos dela. Chorei. Me emocionei. É um livro rápido de ler porém tem gatilhos . Eu só posso indicar esse livro pra todo mundo a partir de agora.
Sobre os personagens : gostei da construção de todos, sim tem muitos problemas envolvidos com todos os personagens, mas são problemas que nos fazem refletir muito.
Eu queria mais. Eu queria mais páginas. O final nos faz querer saber oque aconteceu no fim.
Eu amei e favoritei!

oclumencia 11/12/2020

curti demaisss
tem uns plot twist q eu fiquei chocadissima
tem umas criticas sociais mt fodas

Bruna 27/07/2023

Cartas.
Demorei tanto pra ler esse livro, com medo de que fosse muito triste. E ele é realmente é triste. Mas é lindo de uma forma tão grande, que a última carta fez meu coração derreter e se montar todinho de novo curado.

Gabi 10/04/2021

Estou sem palavras
Eu estou completamente sem palavras, eu me vi tanto na Rafaela, nas dores dela, no isolamento dela, nos sentimentos mais puros e verdadeiros. Meu coração chega tá pesado como se eu estivesse sentindo tudo junto com ela! Não costumo gostar de livros com esse formato de cartas ou diário, mas ele foi tão bem escrito que nem senti diferença. Adoraria uma continuação!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6