Garota, mulher, outras

Garota, mulher, outras Bernardine Evaristo

Resenhas - Garota, mulher e outras

leiturasdabiaprado 30/06/2022

Ainda não tinha escrito aqui sobre esse livro, mas não foi por não ter gostado, muito pelo contrário, uma baita obra, uma verdadeira rede de gerações, seus conflitos e anseios...
Um livro de protagonismo feminino, forte e que desmistifica muita coisa, um dos exemplos disso é tratar de relacionamento abusivo e violência doméstica entre mulheres lésbicas. E essa é apenas uma das questões abordadas!
Se indico? Sem sombra de dúvidas!

Estante Atípica 16/06/2022

Não tem como explicar a grandeza e a riqueza que este livro carrega em suas páginas. Com histórias que podem ser tão familiares as leitoras e também tão impactantes. Só tenho mais uma vez que agradecer ao Clube de leitura da Manu por me apresentar uma obra tão incrível.

jujuwithbooks0 01/06/2022

Desde que eu descobri esse livro eu sabia que viraria um favorito!
“Garota, mulher, outras” talvez seja o meu livro com mais destaques e flags nas páginas, a narrativa nos leva a conhecer a história de mulheres e pessoas não-binárias em um fluxo de tempo que saltita entre presente e passado, além disso quase todas as personagens carregam muita representatividade em si.
A minha experiência de leitura não poderia ter sido melhor, conhecer tantas histórias diversas com tantos enredos, e principalmente, o que foi a cereja do bolo foi ver essas narrativas se encontrando, afinal todos os contos do livro estão interligados.
Já tinha comentado que sentia falta de uma história LGBTQIA + onde não tivesse o tópico da descoberta, somente pessoas vivendo a vida e a autora me entregou isso muito bem! Eu simplesmente amei conhecer a história da Amma e mais ainda a da Dominique (que mostrou que nem sempre relacionamentos lésbicos são o mar de rosas que pintam por aí). Outro ponto que foi muito interessante pra mim, foi ver a percepção de cada personagem sobre um outro depois de ter lido o conto e entender as motivações por trás daquela pessoa.
Recomendo muito esse livro pra quem procura uma pluralidade de histórias e uma narrativa que te prende. Bernardine Evaristo fez um trabalho magnífico nesse livro, eu to apaixonada e seguido me pego pensando nas personagens, não é atoa que ele ganhou uma estrelinha na minha estante e foi favoritado.

Iza Santos 24/05/2022

Que livro potente e lindo!
Amei a escrita da Bernardine, com suas histórias dessas mulheres inspiradoras.
Vale muito a pena a leitura!

Amanda Ciarlo 04/05/2022

SENSACIONAL!
livro com uma narrativa muito diferentes, com personagens femininas fortes e cheias de representatividade. Cada capítulo possui histórias mais independentes, mas que se tocam em algum momento. Não conseguia parar de ler, mas também não queria que acabasse. Lindo de ler um livro com tanta representatividade negra, feminina e LGBT. Amei!!!!!!!!!

Aline 26/04/2022

Arrebatador
Livro incrível e arrebatador. A autora conseguiu, brilhantemente, construir personagens complexas e encantadoras, retratando que as mulheres negras são muitas.

Max 10/04/2022

Nesse livro é possível perceber como cada pessoa é protagonista de sua própria história e que as coisas podem mudar de acordo com o ponto de vista de cada pessoa. Bem escrito, bem elaborado e interessante. Um livro fantástico.

João Paulo 05/04/2022

Mais um para lista de favoritos de 2022 ? Uma história grandiosa em todos os sentidos, repleta de persongens fortes, empoderadas e necessárias. Apesar de tratar de tantos assuntos pesados e sérios o livro possui uma escrita muito fácil e fluida. Você não consegue parar de ler. Super recomendo!

nocca 24/03/2022

A capa de Garota, mulher, outras anuncia que este é um livro "brilhante, inventivo". Geralmente tendo a torcer o nariz para livros que já se anunciam como incríveis antes da leitura, mas desde o primeiro capítulo, só pude concordar. Num estilo de escrita que mescla prosa e proesa de um jeito que foge ao óbvio, me lembrou muito Yaa Giasi pela forma como nos conduz pelas histórias de vida das personagens, tecendo uma teia em que todes estão conectades de alguma forma. Bernardine consegue atingir uma pluralidade tão grande que é impossível não se conectar com seus medos, expectativas, traumas, afetos e contradições. Embora seja um livro que trate abertamente de questões políticas como gênero, sexualidade, xenofobia, classe, raça, colonização e diversas outras que nos fazem arrancar os cabelos em discussões intermináveis, é acessível, gostoso de ler e tocante.
Bernardine nos mostra que ser mulher é vivenciar cada aspecto que nos constitui como tal e como pessoa, e que não há um manual de como fazer isso. Nos mostra também que o fortalecimento entre mulheres se dá pelos afeto; não necessariamente do ponto de vista romântico, mas pela amizade, companheirismo e acolhimento familiar. Ao final da leitura, é impossível não concordar com ela que diz que o importa não tem a ver com o que se sente ou com o que se diz, tem a ver com estar juntas. E juntes.

Magda14 20/03/2022

O livro é bem interessante porque conta as histórias de várias mulheres negras que, apesar de terem vivido momentos críticos distintos, têm suas vidas interligadas.

Fala de feminismo negro, combate ao racismo, diversidade de orientação sexual, libertação sexual, tudo isso tendo Londres como pano de fundo. É muito interessante ver como são as visões dessas mulheres umas sobre as outras, e principalmente perceber que se tratam de mulheres 'reais', com problemas reais e que precisam matar um leão por dia para se fazerem reconhecer no mundo.

Heloisa.Sommacal 03/03/2022

Um livro que dói...
Adorei o livro, a leitura flui que nem se percebe, a trama muito bem desenhada onde os personagens se conectam é um diferencial nesse romance.
Porém, o que eu mais gostei são os diferentes pontos de vista sobre a mesma pessoa. A história sendo contada enquanto coadjuvante e depois como central, um personagem odiado passa a ser adorado e vice versa.
Genial.

Paulinha 22/02/2022

Maravilhoso
O livro apresenta a pluralidade do que é ser mulher, escrita envolvente, emocionante, traz mulheres fortes, corajosas e ao mesmo tempo sensíveis, frágeis, que sofreram muito.
Em Garota, Mulher, Outras, a autora busca, portanto, dar uma certa ênfase nos relacionamentos entre mães e filhas, ou as filhas e suas amigas, relacionamentos estes que são cheios de complexidades e bastante reativos, nos quais muitos dependem de um equilíbrio delicado, prestes a se romper.

Rosa Alencar 21/02/2022

Quase cem anos de convivência
Construção primorosa para relatos emocionados e emocionantes. Não deixe de construir sua árvore de personagens enquanto avança na leitura.

Natalia_Medeiros 12/02/2022

Expansão mental para uma vida mais humana
Comecei a leitura para participar de um clube que amo. Não dei continuidade
Comecei mais uma vez no final do ano. Desisti
Em seu tempo
Comecei a terceira, passei por Amma, Yazz e em Dominique eu viciei
Quis devorar sem pausas para digerir tanto incômodo
II Veio Carole, ainda mais forte
Bumme, LaTisha III Shirley, Winsome, Penelope IV Morgan, Hattie, Grace
Garotas, Mulheres, Outras... Quantas outras!

O romance de Bernardine Evaristo me lembra, em formato, a escrita de Aline Bei. Uma prosa em versos, os de Evaristo mais longos. O ponto final que falta e a leitura que flui.
O livro é dividido em 5 atos, sendo os 4 primeiros compostos cada um, pela história de 3 mulheres, inclusive das que não se identificam como mulher e preferem deixar o binarismo de gênero. O último ato, A festa, é o fechamento do lançamento da peça que se coloca nas primeiríssimas páginas. Amma é meio que o fio condutor da história e a vida de uma vai sendo tecida na outra, de forma sutil, cotidiana e, às vezes, surpreendente.
Não sei o que falar sobre o Epílogo sem dar spoiler.

Esse livro é um romance de peso que nos faz renovar as esperanças nas obras produzidas pelo nosso tempo. Bernardine tem um olhar e uma escrita muito humanista. Ela nos confronta em preconceitos, em novos conceitos, na normalidade e principalmente nas nossa concepção de certo e errado. Vivemos o tempo todo querendo classificar as pessoas, as ações e a nós mesmos como certo e errado, bom ou mau. E ela nos traz em diferentes perspectivas e contextos, que somos ambos o tempo todo, querendo ou não. Lia e me questionava, passando a me permitir não ser boa nem certa. Ser humana em toda a complexidade que isso imputa. Histórias que abordam temas importantes com respeito e sensibilidade, nos mostrando nossas limitações, que são claro, oportunidades, quando reconhecidas.

Ouvi essa semana uma frase atribuída a Sócrates e que encaixa com as consequências dessa leitura "O sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância". Afinal, a liberdade, nada mais é do que um estado de consciência sobre as nossas amarras. E a coragem nos leva a novas amarras, não é Dominique? Ah, o seu conservadorismo me deixou pensando sobre o meu. E escrever sobre tal leitura, me faz pensar em Eliana Rigol, que está sempre nos lembrando que somos um pequeníssimo ponto na galáxia, em expansão.

Maíra 08/02/2022

Diferente e intrigante
A narrativa é difícil no começo, principalmente por ser em versos e não ter pontuação.
No começo também foi muito difícil entender a estrutura do livro e os personagens, mas acho que na quarta história já da para entender os emaranhados da vida e como os personagens estão ligados.
É muito comovente e triste ir lendo e percebendo que acontece na leitura é o que acontece na vida de milhares de pessoas: mulheres pretas que sofrem por identidade/identificação, mulheres trans e homossexuais e os preconceitos da vida, estupro de crianças e depressao.
É um livro comovente e não é fácil.