A Princesa Escondida

A Princesa Escondida Laura Machado

Resenhas - A Princesa Escondida

Lilyan Sotnas 23/09/2020

Esse livro é o meu favorito nacional do Kindle Unlimited sim, claro e com certeza! LEIAM!!!
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro lá nos milhares de livros da biblioteca do Kindle Unlimited foi essa capa tão linda. Me apaixonei na hora pela a capa e na sinopse. Fiquei tão ansiosa que não aguentei e mesmo sem estar podendo acrescentar uma leitura no momento, fui lá e comecei a ler. E não me arrependo! Uma leitura viciante de tão boa! Favorito do mês sim, claro e com certeza.
A história é narrada em primeira pessoa pela a Elisa, uma jovem cheia de energia e sonhadora que guarda um segredo enorme: ela é uma princesa. Não, ela não é uma princesa perdida. Pelo contrário. Todos sabem a existência dela, mas não sua identidade. Na verdade, apenas um pequeno grupo sabia sua identidade. Isso inclui a rainha e o rei que são seus pais, seus dois irmãos, alguns guardas, uns poucos parentes e seus dois amigos mais próximos, a Portia e o Ben. Seus pais resolveram manter o anonimato de Elisa para que ela tivesse uma vida menos tumultuada, sem que seu título e fama atrapalhasse seu amadurecimento até que ela completasse seus 18 anos, idade em que poderá finalmente revelar para o mundo sua origem. Faltando meses para que sua identidade fosse revelada, ela decide aproveitar e pede aos seus pais para estudar na Escola Preparatória de Belforte. Claro que ela não poderia ir sem proteção, então o guarda e melhor amigo de Elisa, Ben, vai junto. Na Escola Preparatória de Belforte, Elisa vive aventuras, faz amigos e descobre um novo sentimento: o amor. Mas não é fácil encarar esse sentimento e vemos o quanto ela nega para se mesma durante boa parte do livro. Já eu não nego nada: EU TENHO CRUSH EM VOCÊ, BENJAMIN BIVALDE!!!! Que personagem incrível, cavalheiro, amigo, protetor e lindoooooo! Aaaaaaaa... Ele parece uma versão de Aspen e Maxon do livro A Seleção da Kiera Cass. E só conseguir imaginar ele sendo interpretado pelo o lindo do ator Jordan Fisher.
Eu me divertir muito com a história, mas também fiquei aflita e surtei algumas vezes, confesso.
Sabe por que eu gostei tanto? Porque tudo pareceu real, os sentimentos da Elisa e todos os eventos do livro foram tão bem orquestrados que pareceu mesmo real. Não é o único motivo, eu adoro livros de romances e ficção, principalmente àqueles que remetem a realeza e tal. E esse livro traz justamente isso. Além de ser um romance muito cute, tem toda uma história, um enredo bem construído e envolvente. A autora criou um mundo dentro do nosso mundo. Kkkk explicar: ela acrescenta um continente ao lado do Brasil, um novo país chamando Parforce, onde vivem uma monarquia. Eu achei isso tão interessante! Ela fez até um mapa pra ilustrar! Muito bacana essa criatividade.
E o romance... nossa. Que lindo, gente. Ele não é aquilo jogado na história, ele é construído e entregue gradativamente. O que pode ser exasperante também porque você fica torcendo, torcendo... e enfim.., eu sofri com o final. ESSE LIVRO NÃO É ÚNICO. Segundo a autora, faz parte de uma trilogia. E agora com aquele final, estou louca pela a continuação. Aposto que a autora deve adorar ver seus leitores sedentos. Kkkk
Só leiam. Não percam uma história nacional tão maravilhosa como essa. Sério, foi um achado incrível. Amei! Leiam! Meu favorito mesmo! (Preciso ler de novo porque eu realmente amei.❤)
Ana 05/03/2021minha estante
É livro único ou série??

Lilyan Sotnas 05/03/2021minha estante
Segundo a autora é trilogia.

Julia.Agnes 26/12/2022minha estante
Já chegou a ser lançado o segundo livro da trilogia?

Lilyan Sotnas 02/01/2023minha estante
Ainda não!! aaaaaaaaaaaaaaa

Aline221 08/03/2023minha estante
Vocês tem alguma noção de quem poderia ser a kira?

Aline221 08/03/2023minha estante
Sinto uma dúvida cruel em Matt e portia, apesar de não achar que ela faria algo assim mas ele ficou muito insistente no final o que me deixou na dúvida

Yasmin1558 10/11/2023minha estante
O gnt, só eu q tô meio revoltada do livro ter acabado ass e n ter outro?? Tô quase chorando aq aaaaaa

Lilyan Sotnas 13/11/2023minha estante
Ele é tão bonzinho né? Eu vi que a autora tá escrevendo. O ruim é que tá demorando demais! ?

Kris 28/03/2024

Um romance adolescente
Elisa é uma princesa. A mais nova e por isso decidiram que ela poderia tentar viver uma vida normal não tendo sua identidade revelada. Mas para Elisa esse fator tem dois lados, um maravilhoso em que ela pode fazer coisas simples como andar na rua, e um mais obscuro no qual ela sempre se sente excluida de sua família, uma vez que eles nunca podem ser vistos juntos.
Ela mora com a tia, apesar de ter livre entrada no castelo, desde que seja escondido. Aos 17 anos ela decidi entrar numa espécie de "cursinho", onde será preparada para a universidade, e lá que as coisas acontecem.
Ela tem um melhor amigo, que agora é guarda dela e vai junto com ela pro colégio. Lá eles descobrem que se gostam mais do que amizade, mas esse "descobrimento" vai ser bem lento e bonitinho, deixando nosso coração quentinho.
É um ótimo livro, e talvez se EU fosse adolescente eu gostaria mais.

Priscila 12/01/2022

Melhor escrito, porém..
Não consegue trazer as mesmas emoções que a outra versão consegue nos trazer. Não pretende ler a continuação

Maddy 09/06/2021

Perfeição.
Okay, eu nem sei por onde começar. Só consigo dizer que meu estado atual, é: "não sei como vou seguir a minha vida. Portanto, estou somente existindo." Que livro, meus amigos, que livro! Com certeza, ele ganhou um pedacinho do meu coração e, com toda certeza também, eu simplesmente amei.

A escrita é bastante fluída e leve, te fazendo aproveitar e devorar cada página; a história com o tema realeza se passando nos dias atuais fazem vocês se sentir mais conectado com os personagens; não é algo tão previsível quanto eu pensei, a cada nova página lida era uma surpresa diferente.

Bom, essa é a primeira protagonista que eu não tenho ranço. O desenvolvimento pessoal da Elisa ? que é mais visto quase no final do livro ? é relativamente bom. O jeito que ela começou a ver a si mesma e aceitar ser merecedora das coisas boas do mundo me fez perceber que, pessoalmente, eu também sou. Suas atitudes incertas e atrevidas (ou corajosas, ao meu ver) são demais!!

Outra coisa que a autora pontuou bem nesse livro é que, até as pessoas da parte mais alta da hierarquia social tem seus defeitos e nem tudo é um "mar-de-rosas".

O romance é magnífico! Os sentimentos dos personagens são tão reais que eu consigo senti-los a cada palavra. Não foi algo corrido, e sim, algo bem construído e orquestrado com refino (um sentimento puro e genuíno).

O final foi muito aberto, o que me deixa bastante ansiosa para a continuação ? de acordo com a própria autora, terá um segundo livro e, provavelmente, um terceiro ?, porém, espero que seja tão bom quanto o primeiro ? sem pressão, 'kskskks'. E, para finalizar, minhas últimas palavras são: Eu recomendo. Por favor, leiam!!

Fernanda309 15/12/2020

O que achei de... A princesa escondida (+ quotes)
EDIÇÃO: O design do livro combina demais com estórias de princesas, as notas, mapas, o universo criado por Laura fica mais profundo e detalhado com esses extras. Eu também amo a capa, embora não consiga imaginar a modelo como sendo Elisa de jeito nenhum. É tão não ela, e aí já é problema. Além disso, essa edição tem alguns erros de digitação, como espaço faltando após travessões de fala, outra vez que um "que" ficou "q ue", um "b=chamei" (?) aleatório, outro "0que". Também detectei um erro de concordância e um "se" faltando em "não sei (se) eu aguentaria". Tinha até um "desconsertada" no lugar de "desconcertada". Ou seja, faltou uma revisão mais dedicada. Eu li a versão beta e não tinha problemas deste tipo, o que é estranho.

ESCRITA: Eu fiquei bem cativada pela versão beta aqui, pois não precisei mais do que três oportunidades pra terminar. Desta vez, também só precisei de duas, o que posso dizer que é um ponto a favor, porque se a escrita é ruim, pode ser o melhor enredo do mundo, eu abandono. A escrita da Laura é fluida, leve e condiz com a proposta do livro. No beta, vi algumas descrições totalmente desnecessárias que aqui não senti, mas quando olho o número de páginas, ainda dá pra ver que o livro é longo demais para o que entrega.

ENREDO: Posso afirmar de cara que transferir o enredo para uma realidade próxima à do Brasil foi a melhor decisão, e por isso minha nota subiu meia estrela em relação à nota do beta. Como eu suspeitava, o impacto foi enorme. Os lugares, os nomes, as falas, tudo ficou bem mais crível e desta vez, não vi falhas. A cena do quase beijo Elisa/Ben que me cativou tanto no beta passou sem grandes emoções, e o ataque de pânico me pareceu meio longo desta vez. Perdeu a emoção da surpresa também na releitura. Elogio a apresentação da cultura/história de Parforce, bem diluída e sem quebrar o ritmo; reitero a falta de política em um enredo envolvendo a realeza. A protagonista é princesa, linha de sucessão e só fala de política quando é pra reclamar da distância da família ou como não encaixa naquele mundo. Sério? Também elogio à caça ao tesouro, acredito que seja o ponto alto do livro.

PERSONAGENS: Edição boa. Enredo bom. Protagonista não. No beta, eu não tinha muitas expectativas, e ela me agradou em vezes contadas nos dedos das mãos. Quando se tem um livro contado em primeira pessoa por uma única perspectiva, vamos encarar tudo com a visão dela. Automaticamente, se não gostamos da dita perspectiva, toda a narração fica comprometida. Foi o que aconteceu. Lá, eu me irritei inúmeras vezes, soltei suspiros de exasperação em outras incontáveis, pensei em abandonar o livro exatamente três vezes, e a que mais cheguei perto de fazer isso foi quando ela briga e demite Ben (faltou pouquíssimo pra eu abandonar aqui). Aquela foi a primeira de uma série de atitudes insensatas, mesquinhas, estúpidas e absolutamente imaturas. Muito exagero, muito drama, a última pessoa que eu iria querer no trono do meu país, e rezaria para a linha de sucessão nunca precisar dela. Quando estava apaixonada, meu Deus do céu. Ela não via os sinais da frente dela, sempre precisava que os outros dissessem o que ela precisava fazer. A cena da revelação foi a que deixou mais claro. Uma despreparada total. Quando resolveu tomar uma atitude, ainda foi a errada, e só a fez parecer uma pirralha.

Na leitura dessa versão oficial, nada mudou, mas eu já sabia o que esperar, então só passei por toda essa vergonha mesmo e segui em frente. O mais bizarro é que ela própria sabe que é assim, sabe o que tem que fazer, e ainda assim não o faz. Não tem coisa que eu odeie mais que gente impulsiva, e pior ainda as que gaguejam ou ficam tagarela demais em situações inapropriadas - mas pra falar outras coisas são bem de boa. Ben é muito mais príncipe do que Elisa jamais vai ser como princesa, mas vi aqui a Síndrome de Aspen (A seleção): aquele orgulho cego que o diminui aos olhos dela, bem a briguinha idiota Aspen/America que levou America a ir pro palácio e encontrar Maxon (muito melhor, mas duvido muito que esse vá ser o caso). Chloe, minha Chloe, a que teve chances de passar por essa resenha imaculada, teve sua reputação jogada no lixo com aquele final absolutamente incoerente com tudo o que tinha sido apresentado dela até então. Não passou pela cabeça dela que Elisa não tinha escolha? É um assunto de Estado. Uma pessoa de mente lógica que estuda na Casa das Ciências e gosta de política e diplomacia teria pensado nisso.

Adorei as amizades que foram apresentadas na caça, gostei de todos, sem exceção. Me fizeram rir bastante. Matt me incomodou o livro INTEIRO. E é mais que óbvio que tem mais nele do que a Elisa vê - aliás, com todos, pois só ela não via que Portia não era sua amiga de verdade. Ele serviu mesmo pra verbalizar o que eu estava pensando no final: ninguém a preparou pra isso? Tudo bem, Elisa passa 90% do tempo agindo e pensando como se tivesse 13 anos de idade, mas alguém a teria ensinado algo, né? Não? Pior ainda. Por fim, a amizade tóxica estranha entre Elisa e Portia, onde qualquer ser com olhos via que aquilo não era amizade coisa nenhuma, menos nossa princesa Elisa (insira sarcasmo aqui). Quando finalmente se liberta dessa amarra (porque outros disseram pra ela fazer, claro, Elisa precisa de validação pra tomar decisões), uma amizade de anos não vira briga nem ressentimento nem nada. Só andam em direções opostas e fim. Aliás, acho que a Portia não estava errada em dizer que estava na hora da Elisa crescer. Realmente tá precisando.

+: Já li livros com colégios internos, já li livros com realeza, já li livros com caça ao tesouro, já li romances adolescentes, mas é a primeira vez que vejo tudo em um só enredo, e deu uma boa mistura. Porém, minha incompatibilidade com a protagonista foi praticamente total. Deu uma ligeira melhorada do beta algumas cenas interessantes foram acrescentadas, mas que não tem nenhum impacto pro plot principal. Até tive interesse em saber alguns desenvolvimentos, mas essa releitura encerra de vez minha trajetória com a Elisa. Outros enredos da autora, de preferência com protagonistas mais maduros, quem sabe. Fora isso, Elisa Pariseau (aliás, um sobrenome francófono sem qualquer ligação/explicação com o enredo) acaba aqui. Se ficaram todas as explicações pros próximos, bem, é uma pena.

"Imagina se eu fosse mudar cada coisa em mim para que ninguém falasse nada! Se tivesse que mudar tudo que pudessem julgar, o que restaria de mim?"

"Seja quem você é. Muitos podem te odiar e, mesmo que ninguém afinal te ame, não tem como se amar se você tira pedacinhos de si mesma para encaixar na visão dos outros. É melhor viver sozinha do que rodeada de pessoas e sem você."

"Não tenho o menor interesse em competir com outras garotas, (...). E se elas querem sua mão no corpo delas, bom para elas. Não sou eu que vou julgá-las, e você é a última pessoa que deveria."

"O truque (...) é fingir que sabe o que está fazendo, principalmente (...) quando não se tem a menor ideia."

“Conheça a si mesma, Elisa. Entenda suas fraquezas e seus desejos, e ninguém nunca poderá usá-los contra você.”

"Era tão fácil só celebrar as partes boas e esquecer as outras pessoas, era cômodo fingir que tudo até então tinha valido a pena."

"Você descobrirá que o céu é o limite para aqueles cujo sonho é o conhecimento alcançar."

Isa 20/12/2022

Quero o 2° livro agora
Livro fofo, super divertido, ela se descobrindo e se apaixonando mas MANO, cadê o resto? Quero uma continuação pra ontem pq estou super curiosa com oq aconteceu agora q sabem quem é ela AAAA

Fatima 21/10/2021

Romance levinho!
Confesso que não me sinto atraída por livros que tenham "princesa" como nome, rsrsrs, mas resolvi dar uma chance! Li bem rapidinho, achei a escrita bem fluida e adorei ver a aproximação do casal principal. A cena da biblioteca (quem leu sabe qual) foi maravilhosa! Gosto dessa tensão!!

Kassiane.Mendes 22/02/2022

Amei!!!
Que livro incrível! Foi um achado fantástico! Aqui temos a história da Elisa, uma princesa que ninguém sabe que é princesa kkk sua identidade foi mantida em segredo pra que ela pudesse crescer sem a fama de ser uma princesa! Poucas pessoas sabem, incluindo o lindo e maravilhoso Ben ?? que guri fofo! A autora foi tão genial que criou um mundo dentro do nosso mundo kkk ela adicionou um continente perto do Brasil, com um país chamado Parforce que é regido pela monarquia, ela foi tão criativa que até mapa ela fez pra ilustrar, amei! E a escrita da autora foi tal fluida, história gostosa de ler! Pelo que eu descobri vai ser uma trilogia e pelo jeito que o livro terminou tô super ansiosa pro próximo! Recomendo demais a leitura! Leiam!

Luiza 01/07/2021

Gostei
Fui ler esse livro sem nenhuma pretenção de gostar e simplesmente amei! O início ja te faz querer continuar a ler, tanto pelas pautas citadas pela escritora tanto pelos personagens cativantes mas o meio do livro começa a ficar meio massento por causa de detalhes desnecessários. Entretanto, a história é muito gostosinha de ler mas o final me incomodou bastante pois basicamente não resolveu nenhum problema falado no livro ? Ansiosa para a continuação e ver o meu casal junto

Helena517 28/09/2020

Eu me senti viva lendo
❝Tenha paixão pelo o que você faz e fé no que você é.❞

Você já leu aquele tipo de livro que faz você sentir como se tudo fosse dar certo? Que não importa como seja a sua realidade, como é a vida fora daquelas páginas, as coisas podem dar certo porque existem finais felizes e tudo aquilo que sempre sonhamos?

"A Princesa Escondida" é um desses livros. Foi uma leitura que me fez sonhar acordada, suspirar, rir e não parar de achar que todos os acontecimentos estavam sendo comigo e não com a Elisa. É o tipo de leitura que te prende e eu mesma tive que me obrigar a fazer pausas para não engolir a história toda e me arrepender, mas não teve jeito, foi um tombo gigantesco ter que dar um tchauzinho para esse universo.

Elisa é uma personagem forte e que nos transmite muito bem seus sentimentos, é impossível você não entender sua posição e a forma como se sente perante a ideia de ser a princesa escondida, longe de todos os holofotes e da própria família real. A pessoa que Elisa achou que ficaria ao seu lado para sempre, era Portia, sua melhor amiga que não mantinham mais uma relação como antes. É inevitável não lembrar daquela amizade, da pessoa que amamos por muito tempo e pensamos que seria uma amizade para sempre e as coisas começam a mudar.

Mas há Ben, seu melhor amigo de infância e quem enxerga Elisa mesmo quando ela sente que ninguém está olhando. Ele é o seu guarda pessoal e também traz a princesa uma gama de sentimentos bagunçados. Junte isso a uma vibe gossip girl e uma personagem forte e impulsiva e pronto, temos um dos melhores romances clichês do meu ano.

A escrita é incrível. Eu me senti tocada por essa história e eu não tenho o que dizer sobre isso, a diversidade dos personagens e como eles tem vozes foi uma coisa que me surpreendeu durante a leitura. De suspiros, lágrimas e risadas "A Princesa Escondida" entrou para a lista dos livros mais apaixonantes que eu já li. Para quem amou Diário de uma Princesa, esse é o livro certo para você.

site: https://www.instagram.com/qualqueroutrolivro/

isa 20/05/2021

Gostei muito desse livro, meu primeiro livro nacional que li neste ano. Foi muito bom, a história foi muito envolvente e muito gostosa de ler. Ia dar 5 estrelas mas teve uma coisa no final que aconteceu entre a personagem principal e outra personagem que me deixou bem irritada, porque essa tal personagem deveria entender o que a principal tinha feito e que isso não tinha sido uma coisa errada, porque realmente não foi, ela só estava protegendo a identidade dela. Amei também o romance que teve, foi indo aos poucos, não foi uma coisa de uma hora para outra.
Bella 20/05/2021minha estante
Oi! Vc sabe se é livro único?

isa 20/05/2021minha estante
pelo que eu sei vai ter uma continuação, eu procurei o insta da autora e ela postou que estava acabando a revisão da continuação. Porém eu não sei quando que vai ser lançado. O livro precisa de uma continuação não dá para deixar só nesse.

Amanda 13/10/2020

MEU NOVO LIVRO FAVORITO DE REALEZA
Em 2018 eu li a primeira versão de A Princesa Escondida. Apesar de ter gostado dela, é inegável que reescrever foi uma ideia maravilhosa.
Eu consegui sentir que a Laura evoluiu muito como autora, consequentemente os seus personagens e a trama também.

Essa versão é madura e desenvolve melhor alguns assuntos, como a amizade tóxica, que está presente nos dois, mas aqui teve um desenvolvimento mais real. Foi bom conhecer todos os motivos que fizeram a Elisa se afastar de uma amizade de anos e, mesmo que envolva duas mulheres, não focou em picuinhas e uma rivalidade desnecessária.
Outro ponto positivo, é que no livro as palavras são usadas da maneira que todos os autores deveriam fazer. Precisam normalizar dizer "gordo e "negro". Não é ofensa e eu  não aguento mais ver os clichês "pele beijada pelo sol" "pele caramelo" "corpo cheinho" e todas as outras palavras que insistem em enfiar nos livros pra rebuscar e ao mesmo tempo apagar alguns grupos de pessoas.

Na verdade eu só tenho comentários positivos para fazer sobre a leitura, sério, nada me desagradou. A trama foi muito bem construída, a escrita da autora é deliciosa e eu amei cada pedacinho da história. Os capítulos sobre a caça ao tesouro foram de longe os meus favoritos, tanto que li todos de uma vez porque estava eufórica. Parecia até que eu estava ali participando com os personagens.
Foi muito bacana ver a Elisa se sentindo merecedora de algo, percebendo o seu real valor e da casa onde escolheu estudar, eu vibrei bastante com ela e com o pessoal do grupo.

Falando da Elisa, eu consegui me identificar mais com ela nessa edição. Principalmente pelo seu amor por arte, cerveja, café e livros YA.
Ela está bem mais madura, mas não ao ponto de parecer que eu não estou lendo sobre uma adolescente. Ela tem seus dramas, seus problemas e paixões, e tudo parece muito mais real. Eu realmente entendi como é para ela ser a princesa escondida e como isso interfere na relação com a sua família e amigos.

Já estou ansiosa pela continuação, principalmente para saber como ela vai lidar com os problemas que surgiram no final, e também para ver mais momentos do casal que conquistou meu coração e fez eu torcer pra acontecer desde que apareceram.
Também estou doida para ter a versão física pra guardar com o maior carinho junto da edição que já tenho.

grazie4 26/09/2021

Um livro leve e muito bom
Li esse livro quando ainda estava no wattpad. Recomendava para todos e sempre deixava claro o quanto eu era apaixonada por essa história. Fiquei muito feliz vendo que seria publicado e amei demais essa nova versão. Elisa sempre estará no meu coração.

VanessaKroline 31/01/2021

Agiliza essa sequência aí, minha filha ???
Assim que identifiquei o que queria ler, encontrei esse livro na minha lista (que inclusive, tô amando pegar livros "antigos" da minha lista pra ler).
Começou indo até bem, depois a leitura pra mim desandou porque não sou fã de capítulos longos, e depois desanimei talvez pelo gênero ou cenário da história. Me lembrou um pouco A Seleção (mas não é semelhante, ok?) Talvez a questão do triângulo amoroso. Inclusive, talvez a Elisa não sabe o que tá sentindo pelo Ben, mas eu sei. E talvez ela ainda não tenha enxergado quem é o Matt, mas já tenho também umas suposições. No próximo livro talvez, imagino umas cenas ou detalhes clichês, principalmente sobre o romance, mas a autora ainda sim tem umas cartas na manga - o que não deixou o livro com uma trama tão clichê assim. Queria tanto que fosse um livro único mas termino o livro já esperando essa sequência e saber o que a Laura reserva pra gente!

Pamela.Guerardt 15/11/2020

Superou a primeira versão
Eu sou suspeita pra falar desse livro, pois ele é muito especial pra mim. Me lembro de criar uma conta no Wattpad e dar de cara com ?Diário de uma princesa escondida? lá em 2016, quando esse livro ainda era escrito em formato de diário. Me lembro de ler e pensar ?meu Deus, eu quero um dia poder escrever como a Laura? e me lembro de ficar tão feliz quando ela respondia os comentários (hoje em dia tenho o número dela salvo nó WhatsApp). Me lembro de achar lindo o modo como ela sempre colocava a foto de alguém que poderia ser os personagens. Me lembro de quando eu comecei a publicar a minha história e a Laura se ofereceu pra fazer uma capa pra mim. Minha história com esse livro, vai muito além de gostar dele, APE e a própria Laura, contribuíram muito para o que eu sou hoje como escritora. Eu não tenho o que falar desse livro a não ser que ele é perfeito! Eu amei muito mais essa versão! Saber que Parforce tá logo ali é simplesmente demais! Saber que eu poderia ir pra lá e falar português com todo mundo é demais! Vi algumas pessoas criticando que a parte da caça ao tesouro é muito longa, mas essa sempre foi a minha parte favorita do livro, então pra mim ela teve o tamanho perfeito! Acho que não importam quantas versões esse livro possa ter, eu sempre vou amá-lo! Amo a versão física que eu tenho aqui, autografada, e amo essa que acabei de ler e quero muito mesmo tê-la na estante também! Fiquei mega feliz quando li meu nome lá nos agradecimentos, porque eu realmente acho que a Laura não pode nunca parar de escrever, então eu sou a primeira a ir correndo falar isso pra ela se ela por algum segundo sequer achar que deve parar. NÃO DEVE! Enfim, esse livro tá cheio de representatividade, cenas fofas, personagens reais e tudo de mais lindo! Só leiam mesmo e é isso!