Senhora

Senhora José de Alencar

Resenhas - Senhora

trajanooo 21/02/2024

Aurélia e seu "casamento"
Achei um absurdo de começo ela querer "comprar" um marido, assim, sem se apresentar sem revelar identidade sem mais e sem menos
tentei gostar da história, da narrativa mas nada me prendeu a esse livro, nadinha
o único ponto que gostei foi as palavras usadas para destacar o amor da mãe da menina e do pai
são palavras lindas, lindas
mas o decorrer da história é chato e sem criatividade
mas pelo o que descreve, aurélia seria uma it girl nos dias de hoje

just.elis 16/08/2023

INCRÍVEL
Falando na minha linguagem de geração z: um slow burn, fake dating e haters to lovers ESCRITO NO SÉCULO XIX kkkkkkkkkk é tão bom que nem parece ter sido escrito por *um homem* em *1800 e bolinhas*. (claro que não é só "um homem", e sim o f*** José de Alencar, mas enfim.) é bem diferenciado pq tem uma pegada "feminista" levando em consideração o contexto da época! tirei meia ?? pq chegou um momento em que tudo q eu pensava era que não acabava logo, no sentido de que eles nunca se resolviam. precisava de espaço pras coisas se interligarem masss dava pra ser menos lento, visto que algumas situações só se repetiam. ainda assim, é um livro bem gráfico (a ponto de todas as imagens dos ambientes, cenas e personagens ficarem gravados na memória), com protagonistas e secundários mt bem desenvolvidos e um enredo amarradinho. eu msm criei carinho por todos! eu amei muito!
um bjo fernando e aurelia, queridíssimos que inventaram o enemies to lovers?

"Aqueles que se exercitam em jogar as armas pensam que tudo se decide pela força. O mesmo acontece com o dinheiro. Quem o possui em abundância persuade-se que tudo se compra."
ps.: mtos trechos maravilhosos de se tomar nota!

e o final ??? PERFEITO

Nicole 14/05/2023

Eu gostei bastante (por mais que seja um livro do José de Alencar né KKKKK), li por causa do colégio e com certeza leria se não fosse por ele, um dos meus movimentos literários favoritos é o Romantismo e fico feliz de ter lido esse livro e conhecido a personalidade incrível da Aurélia.

Tâmise Pereira 27/03/2023

O fim é um começo.
Uma história de amor destruída pela ganância e pelo orgulho, mas que trouxe uma reviravolta a partir de humildade.
Pelo tipo de narrativa se torna uma leitura cansativa, principalmente pelo linguajar coloquial. Entretanto, vale muito a pena a leitura, pois toda trama vem traçada de forma a trazer inúmeras reflexões.

Let 03/09/2022

demorei quase um mês pra ler por causa da escrita (cês sabem, a linguagem antiga torna mais cansativo). O resumo da ópera é: esses dois desgraçados passam um livro inteiro numa intensa briga de me ama X não me ama; é o amor da minha vida X é pessoa que me causa repugnância? Gostei porque só 🤬 #$%!& ama mesmo.

Vanderson.Alves 13/08/2022

Eu tinha um certo bloqueio com relação a literatura brasileira dos movimentos anteriores. A escrita antiga e formal é mais que estranha para mim, por isso não tinha nenhum interesse nesse tipo de leitura. Porém, eis que sou incitado a conhecer melhor os livros de outrora da nossa cultura, já que, estou no curso de Letras. E por mais que tal escrita me desanime, ainda gostei bastante das histórias e narrativas contidas nos textos.
"Senhora" foi um dos primeiros romance que conheci depois de anos, quando peguei "O Guarani" e "Triste Fim de Policarpo Quaresma", dois títulos que amei outrora e conheci por acaso. "Senhora" conta o romance entre dois jovens que se apaixonam, entretanto, a cobiça por dinheiro faz com que ambos mudem completamente e deixe esse amor de lado.
De um está o fato de que nenhum dos dois têm uma boa renda para prosseguir com tal amor e Seixas vê isso como empecilho para casar com Aurélia e continuar sua vida de bajulação na alta sociedade, local que amava estar. Aurélia, uma podre senhorita, que teve uma vida sofrida com sua mãe, está que perdeu o marido logo cedo e teve um casamento pobre, pois nem a sua família nem a do marido aceitavam a união e deserdam ambos. Aurélia, por vida rejeita o amor e quando o aceita, tempos depois, depois de promessas feitas, se vê abandonada, já que seu amado procurou um dote melhor. Então, a triste senhorita milagrosamente recebe uma herança e se consome pela vingança.
Uma artimanha é feita e o jovem casal se casa e Seixas descobre que agora terá que passar uma vida de humilhação perante sua linda esposa. E humilhações e humilhações são feitas até que Seixas tenha o dinheiro do dote novamente e possa quitá-lo, podendo assim pedir o divórcio ou, sem remorsos, se entregar a devida paixão.
"Senhora" é uma história bem criativa e acima de tudo crítica. A crítica pelo costumes e modos da sociedade atual está muito explícita em todo o romance e você irá se apaixonar pela história, ou odiar, dependendo do ponto de vista.

Sophia 07/08/2022

?Senhora?
Comecei a ler esse livro para fazer um trabalho da escola. Confesso que não iria escolher um livro de José de Alencar para ler. Porém, esse livro me surpreendeu.

Já comecei lendo com uma ideia de que o livro seria chato, arrastado, completamente difícil de entender. Mas tudo correu muito bem.

A história flui durante o livro, Alencar consegue fazer com que fiquemos curiosos para saber o que acontecerá dps.

Os personagens são muito bem construídos e os acontecimentos são bem narrados!

O livro contém palavras complicadas mas que não impedem o entendimento da história.

O final é surpreendente e emocionante!
Esse Romantismo exagerado é muito bom!

eu_vieiramanda 25/04/2022

Senhora
Senhora aborda a história de uma jovem que sofre com o primeiro amor e por conta disso acaba de tornando uma mulher fria, e que acaba comprando aquele a quem tanto amou para ter como seu marido.

profa_ana_paula 22/04/2022

Estaria certa Aurélia?
Linda e inteligente, Aurélia sustenta sua altivez até o último instante. Na crítica aos costumes da época sobre os casamentos arranjados, José de Alencar constrói essa personagem de personalidade intricada, que ama mas humilha, que sofre mas que gargalha. Eu entendo as atitudes de Aurélia, mas não as recomendo. Os castigos infligidos aos outros eram um veneno que ela própria sorvia, diariamente. Eu enxergo em Aurélia a audácia dos jovens, o arrojo que já passou muito pela minha vida. Hoje eu valorizo mais o conforto do coração, já me cansei desses achaques juvenis.
profa_ana_paula 23/04/2022minha estante
Ainda faltou dizer nessa resenha um ponto: tanto o autor como Seixas abandonaram a família dele, e isso foi muito, muito feio.

joana 19/02/2022

O que o orgulho não faz, né?
Eu comecei a leitura sem colocar muita fé porque jurei que seria mais um romance ?de época? (na época que foi escrito não era de época mas tudo bem) e fui tranquilamente absorvendo os detalhes de Aurélia e Fernando.
Até aí tudo bem.
Da metade do livro para o final eu já não sabia quem eu odiava e quem eu amava. O orgulho dos dois estragou o romance que tinha tudo pra ser o mais belo.
Eles puseram a culpa de suas ações no dinheiro, tanto no muito quanto no pouco dinheiro, e acharam ok desperdiçarem quase 1 ano de felicidade.
É uma obra de 1875 mas ainda conseguimos retirar alguns valores e adequar à nossa cultura, como o valor do ?o que vão pensar sobre mim?? isso Aurélia tirou de letra ao nem se preocupar com o que a sociedade falaria sobre ela.
Por fim, não sejamos como Aurélia e Seixas.

yaslendo0 10/01/2022

???
Tortura não é entretenimento! Eu tinha lido o quadrinho dessa história e tinha AMADO, mas a escrita de José de Alencar não é pra mim mesmo! Total perda de tempo, porém um verdadeiro enemies tô lovers de 1800, muito marcado pelo exagero de palavras intensas como é de se esperar do romantismo.

Alice 07/01/2022

Opinião
História interessante. Gosto muito de literatura nacional, e este faz jus ao título de clássico.
Acho que o final ficou muito longo, poderia ser um pouco menor. Mas isso não diminui em nada a excelência do livro.