Sermões Sobre o Cântico dos Cânticos

Ana Paula 10/04/2024

Perfeição
Sermões sobre o Cântico dos Cânticos de São Bernardo de Claraval
Nota 10
Impossível de explicar o que contém neste livro... Néctar divino? Sabedoria imensurável? Segredos necessários? Clarividência?

Bom, quis ler este livro por dois motivos: porque ao ler A Divina Comédia, São Bernardo aparece para Dante no Céu em um dos mais altos graus de santidade e o conduz à visão da comunhão dos santos junto à Virgem Maria. Isso me deu a impressão de que São Bernardo era um santo que Dante apreciava e respeitava.
O segundo motivo era que eu sempre me intriguei do texto bíblico, e queria muito compreendê-lo sem equívocos.

Hoje posso dizer que uma cortina se abriu e meu coração está repleto de amor pelo Cântico dos Cânticos.
Li demoradamente, sem pressa, em longos 24 meses. Saboreei cada sermão como a amada que deseja conhecer o amado.
E agora, o que dizer mais?
Louvado seja Deus porque um dia, sobre esta terra, existiu um santo chamado Bernardo de Claraval, que iluminado pelo Espírito Santo, e tendo anseios na alma, escreveu estes sermões que eu tive a graça de ler. Obrigada, meu Deus, amado de minha alma, que me ama e me busca, me perscruta, me forma, me espera, me purifica, me salva.