Dom Casmurro (eBook)

Dom Casmurro (eBook) Machado de Assis

Resenhas -

Well 12/10/2021

Surpresa boa.
A muito não lia um livro escrito em português, é muito melhor que um estrangeiro traduzido. O autor é muito bom, vale cada minuto de leitura. A história surpreende e cativante.

xflva 28/02/2022

Clássico!
Mantenho minha opinião de que Capitu não traiu Bentinho. O seu ciúmes exagerado fez ver malícia onde só havia amor e amizade. Era inevitável o fim.

A escrita de Machado de Assis é belíssima, faz você ficar grudado ao livro até o fim, mas não quer dizer que é uma leitura fácil.
Fui breve. É isso.

?um homem consola-se mais ou
menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.?
grazisapienza 28/02/2022minha estante
Eu acho genial como Machado de Assis usou a dúvida razoável tornando qualquer um dos dois personagens principais ? Bentinho e Capitu ? como dois pontos de referência não confiáveis. Então a opinião sobre a traição acaba sendo mais reflexo do caráter e da experiência de vida do leitor que o próprio autor. Acho que isso que torna a obra ainda tão presente hoje em dia e tão atual.

em Demasia 21/02/2021

Me decepcionei comigo aqui.
O meu maior incentivo para essa leitura era saber que poderia formar, FINALMENTE, uma opinião a respeito da relação de Bentinho e Capitu. Houve ou não houve traição? Pois bem, estou em cima do muro até agora e decepcionadíssima por essa razão. Eu acolho argumentos que defendem os dois lados da história e não consigo me decidir quanto a qual lado apoiar e isso é tudo que posso argumentar sobre eles, por fim.
Contudo, adorei a leitura e recomendo que a façam também!

Ailauany 24/07/2021

"Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde, mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo".

Mafê 25/04/2022

1000/10
É inovador e revolucionário? É sim, uma obra
prima, é extraordinário, é excepcional, é uma experiência como nenhuma outra que eu tive na vida

?? ... Ou que me mato de saudades, se você não vier logo, e sua mãe não quiser que você venha, diga-me, você vem? ? Venho. ? Contra a ordem de sua mãe? ? Contra a ordem de mamãe.?

Simplesmente sem palavras, não tem o que falar? a construção da história, a subida e a queda de Bentinho, as reviravoltas, como as relações dele com os outros personagens foram trabalhadas, tudo simplesmente perfeito.

O ponto que eu mais gostei foi a construção da relação dele com Capitu, como desde o início do livro foi trabalhada a personalidade deles, como indivíduos mas também como casal. Como a relação de confiança deles foi estabelecida, e também como foi quebrada.

E o final? só sei chorar

A e a famosa pergunta ?Capitu traiu ou não traiu?? não traiu e Bentinho precisa de terapia

gabriela nagel 26/04/2022

Vale o cansaço.
Foi uma leitura muito difícil para mim. A escrita, do século passado, acaba dificultando o desenvolvimento da leitura para aqueles que, assim como eu, não são habituados.
Superado isso, a obra possui um enredo intrigante e chocante? e nos deixa com o célebre questionamento: traiu ou não?

Dudu 26/02/2021

Traiu ou não traiu?
Já terminei o livro há algum tempo, porém havia esquecido de postar aqui. Diferente do que eu pensava sobre clássicos quando era mais novo, já conheci vários clássicos muito interessantes e que dão gosto de ler, mesmo a maioria sendo escrita há tanto tempo. Esse é um desses casos, em que me vi ansioso para saber o que aconteceria a seguir e me pôr à prova se seria mais esperto que o narrador, me sentia um verdadeiro detetive! Ter acompanhado os vídeos do canal Ler Antes de Morrer enquanto fazia a leitura definitivamente deu um gostinho a mais à minha experiência, e foi realmente muito divertido.
Dickson 10/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Alessandra1066 05/07/2021

Novas perspectivas
Li Dom Casmurro pela primeira vez pela obrigação da escola, mas como sempre gostei de ler, esse livro estava na lista de livros que tinha gostado.
Após 20 anos resolvi reler essa obra e me deparei com um universo totalmente diferente ao qual me lembrava, pude observar outros aspectos da personalidade de Bentinho que me escaparam naquele momento.
Machado de Assis é genial em sua descrição dos personagens, um livro que nos cativa do começo ao fim.

Vitória Salviano 06/09/2022

Prestigiar a nossa cultura é ler uma obra de Machado de Assis. Um gênio da literatura brasileira, e ler (e reler) a sua obra mais famosa é um deleite para todo bom leitor. A construção dos personagens, a cadência das frases, a escolha de cada palavra é pensada e está lá por um motivo. Um escritor que dominava a linguagem como ninguém e tinha uma sensibilidade única para contar os acontecimento da vida de uma forma tão universal e tão pessoal.