Da ideia ao bilhão

Da ideia ao bilhão Daniel Bergamasco

Resenhas - Da ideia ao bilhão

Isa 29/02/2024

Um copilado de várias coisa , achei um pouco confuso e achei bizarro tudo o que rolou no início de grandes empresas etc

bellee 09/05/2023

Achei um livro muito interessante. Foi muito bacana saber sobre o início dessas grandes startups, só me deu mais vontade de trabalhar em uma. Não achei uma leitura tão fluida por conta dos assuntos mais técnicos, mas o tom de voz do autor deixa tudo mais divertido!

Roberta.Helena 03/02/2023

O tempo voa e as coisas mudam
Durante a pandemia, muitas startups eram vistas como milagrosas, unicórnios ou decacórnios e foi isso que o talentoso Daniel Bergamasco retratou neste excelente livro.
Contudo, terminar a leitura em 2023, quando muitas empresas dessas estão demitindo milhares de funcionários e o famoso 3G (Lemann, Telles e Sicupira), tão exaltado na obra, agora se vê envolvido num mar de lama no caso Americanas e na Ambev dá muito o que pensar.
Até que ponto empresas que não davam lucro deveriam ter recebido tanto dinheiro?
Que modelos de negócios são esses que impõem trabalho até a exaustão para os funcionários e depois os descartam?
A se pensar.

Eduardo 13/01/2023

Interessante
Achei o livro interessante...
Bom!
Nada de extraordinário.
Mas gostei de ouvir histórias sobre brasileiros (e suas empresas) que deram muito certo e apareceram para o mundo!
Viva o Brasil, que mesmo com sua BURROCRACIA e seus políticos desonestos, consegue se destacar em tantas áreas!

Amanda 08/12/2022

Ver como a história dessas startups começou, me fez ter uma outra visão (da perspectiva de cliente de algumas) a respeito do serviço.

Helo 18/07/2022

O livros tem bastante informação e dados das construções e consolidações das startups Brasileiras. Ajuda muito quem quer entender mais desse mercado e da dicas valiosas para quem quer empreender.

Luiza 25/10/2021

Importante para a história das startups
Eu resolvi ler o livro "Da ideia ao bilhão" para sanar curiosidades que eu tinha sobre a história das empresas que hoje são unicórnios nacionais, avaliadas em mais de 1 bilhão de reais.

O livro foca em 10 startups: 99, Arco Educação, Ebanx, Gympass, iFood, Loggi, Movile, Nubank, QuintoAndar e Stone.

(página 12)
"A cada capítulo, uma ou mais start-ups são mostradas em um aspecto importante dessa saga, da concepção das primeiras ideias à expansão internacional, passando por histórias diversas: gente que vendeu sua parte e ficou muito rica aos trinta e poucos anos de idade, a negociação sigilosa do grupo chinês Alibaba para tentar comprar o futuro unicórnio da região sul, a transição do gênero masculino para o feminino de uma co-fundadora, os tumultuados bastidores da abertura de capital na Nasdaq, um inacreditável processo seletivo de trainees com inspirações militares e as estratégias traçadas em meio ao coronavírus."

Quando se fala em startups muitas vezes parece que é algo que acabou de surgir e revolucionou de um dia para o outro o mercado, mas na verdade são anos de histórias repletas de erros e acertos.

Muitas vezes essas empresas recebem investimentos iniciais e o dinheiro acaba antes das empresas darem lucros, portanto, são necessárias novas rodadas de investimento para que elas continuem a operar e crescer até provarem seu valor e gerarem retorno.

(página 17)
"No páreo da nova economia digital, há o lugar dos dinossauros sacudidos, dos pequenos pôneis, dos pés de pano, dos pangarés e até das zebras. Mas é dos unicórnios, claro, que todos correm atrás. As pegadas da jornada percorrida por eles são bastante visíveis para quem deseja empreender ou se tornar um profissional mais atualizado em qualquer campo."

O livro é pequeno, de leitura simples e, em um mundo onde a grama do vizinho é sempre mais verde, oferece uma visão ampla de empresas brasileiras igualmente disruptivas e relevantes frente ao mercado internacional.

Nina 18/09/2021

Muito interessante!
É um livro que fala sobre várias Startups brasileiras e assuntos que as inclui! Todas as informações me agregaram muito e foram muito interessantes.
Não é um livro maçante, como muitos que tem esse assunto de negócios, que para mim foi uma leitura bem fluida e rápida, só não nos capítulos finais, que achei um pouco mais cansativo... Mas em geral, um livro muito bom!!

Alechô 16/09/2021

Gostei bastante!
Achei super interessante o livro todo, ainda mais por
se tratar de assuntos sobre startups brasileiras.
Com este livro eu tenho uma nova visão sobre empreender e também como ter uma boa comunicação com os investidores, que era o meu "tabu" até agora kkkkkk.

O motivo de eu não ter dado 4 estrelas foi o detalhe
extremo, que me cansou em alguns momentos,
principalmente nas histórias de empresas brasileiras,
como surgiram e etc.

Em geral é muito bom! Recomendo para leitores que são novos nesse mundo de empresas, mas também é uma ótima leitura para quem quer ganhar mais conhecimentos sobre este mundo empresarial.

Marco 19/04/2021

Muito interessante conhecer um pouco mais dessas empresas, que ainda são raras no Brasil mas tem surgido com mais frequência nos últimos anos.

Dá pra perceber como não existe uma fórmula do sucesso ou "receita" a ser seguida.