Tempo de reacender estrelas

Tempo de reacender estrelas Virginie Grimaldi

Resenhas - Tempo de Reacender Estrelas

Gabriela Freitas 23/03/2024

Somos uma família!
Eu estava louca para ler esse livro pela capa e pelo título, fiquei encantada!
Agora só quero conhecer a Aurora Boreal!

Um livro que fala sobre o valor família, apesar de todos os percalços! Seja tendo dinheiro ou não, a família sempre será o alicerce.

Lindas as passagens e o amadurecimento dos personagens. Indico e favoritei!

Greicy 17/03/2024

Lindooo
Esse livro está na minha lista há tempos, me chamou atenção pela capa e entregou tudo que prometeu. Ana é uma mãe divorciada que tenta se reconectar com as filhas que estão distantes. Com muitas dívidas e sendo demitida do trabalho, embarca numa viagem para ver a aurora boreal com suas meninas num motorhome. Essa jornada foi turbulenta, as meninas têm seus problemas e Ana também. O livro é narrado pelas três de uma forma peculiar e eu amoooo a Lily. Eu me angustiei nessa viagem, chorei, sorri e emoções eu vivi. O final é incrível. Recomendo!

Bruna 20/02/2024

Aconchegante e reflexivo
Leitura levinha e ótima pra intercalar com outras mais densas. Conheci a escrita de Virginie Grimaldi no ano passado, com a assinatura da TAG e fiquei encantada!!

Feh 17/02/2024

Difícil encontrar palavras pra esse livro
Tudo nesse livro é incrível, a escrita da Virginie é incrível, a forma como ela escreve as situações vivenciadas por cada uma das personagens é incrível, Chloe, Lily e Anna são incríveis, os personagens a que elas se juntam não roadtrip são incríveis. É incrível como a personalidade de cada um foi transmitida de forma tão realista e ao mesmo tempo suave, todos tem problemas, todos estão passando por algo e todos estão em busca de uma cura. Esse livro me deixou com o desejo de viver, com vontade de ver o que o mundo tem de bonito, o que o incerto e desconhecido tem a oferecer. Pra mim até o momento foi a grande leitura do ano.

Gabixbooks 03/02/2024

De aquecer o coração
Esse livro aqueceu meu coração de diversas maneiras diferentes.
Os personagens são envolventes, cada um com suas características únicas.
As três principais passam por problemas típicos da idade adulta, adolescência e pré-adolescência.
Os plots do livro são imprevisíveis e muito gostosos de se descobrir.
Eu amei cada capítulo, cada página.
Foi um abraço quentinho em cada momento vivido por essas três mulheres.
Simplesmente, um dos melhores livros que li nesses últimos tempos.?

Paula.Maia 02/02/2024

Nunca deixe que suas obrigações interfira em seus afetos.
Para quem busca uma leitura descontraída, leve e que se fosse um filme passaria na sessão da tarde, e super recomendável.
Posso dizer que todo seu enredo não fugiu de seu título, mesmo se tratando de uma história com fatores reais, sobre o cotidiano de uma família com mãe solo. O que esse livro nós deixa como um ponto de lição é reflexão, é que no decorrer dos dias podemos estar no automático para cumprir nossas obrigações e quase sempre deixamos isso interferir em nossas relações pessoais. Então uma lição seria não deixar que nosso cotidiano faça as estrelas se apagarem, e se sentir que isso está acontecendo veja como pode reacender as mesmas.

anacarola.s2 05/01/2024

" A vida se tornou uma adversária (...)" ?
Que delícia ter escolhido esse livro como primeira leitura do ano!
Conheci a Virginie Grimaldi através da TAG, ano passado. Me encantei pela sua escrita sensível e responsável em "O que resta de nós" e nesse livro isso não foi diferente.
É um livro sobre relações. Sobre como a gente se perde das pessoas, mesmo as que convivem conosco, quando deixamos as nossas rotinas nos engolir. Sobre como é difícil retomar essas relações perdidas.
"Talvez seja como reaprender uma língua estrangeira quando passamos muito tempo sem estudar. Precisamos reaprender uma à outra."
Sobre a importância da honestidade, das demonstrações de afeto, de ser presente, de compartilhar os nossos problemas e inseguranças com quem amamos...
É lindo. A escrita dela é incrível, é fácil e gostosa de ler. Cada capítulo parece uma crônica, narra acontecimentos simples, de forma simples mas carregada de sentimentos.
As personagens são cativantes.
Anna é mãe solo, com duas filhas, 37 anos, muitas dívidas e desempregada. Passou por grandes dores no passado que ainda ecoam nela. Não tem ajuda financeira do marido.
Chloé: filha mais velha, 17 anos.
Ela gosta de escrever, tem um blog, é boa nisso e já ganhou até concursos de redação. Mas desistiu dos sonhos, dos estudos e está desacreditada.
Tem grande carência afetiva e necessidade de ser aceita e amada. Isso faz com que ela faça algumas escolhas equivocadas ao longo do livro.
Lily é a melhor de todas. Tem 12 anos e é uma querida. O alívio cômico.
Durante o livro vemos uma linda jornada das três em busca de se reconhecerem e de se reconectarem.
E através dessa jornada ela trabalha superação do luto, violência doméstica, alienação parental, ansiedade e síndrome do pânico, autismo, bullying, altas habilidades, sexo na adolescência... Temas sensíveis, trabalhados de maneira imersiva e extremamente necessária.
Amei muito essa história. O único ponto negativo é que achei o final um pouco corrido, mas isso não diminui a grandeza dessa obra. Deixou meu coração quentinho e com certeza vai me acompanhar por muito tempo. Vale a pena essa leitura! ??

"A vida se tornou uma adversária, você precisa fazer dela sua aliada."

isafvivian 31/12/2023

Ameiii demais
esperava mais do final mas foi tudo lindo, gostei muito de conhecer todos os personagens e acompanhar a viagem.

Adriana854 13/10/2023

Lindo de morrer
Pensa em um livro lindo...

TÍTULO: Tempo De Reacender Estrelas

AUTORA: Virginie Grimaldi

TRADUÇÃO: Julia da Rosa Simões (

EDITORA: Gutemberg

SINOPSE: Anna tem 37 anos, está separada do marido e as dívidas não param de aumentar. Ela se desdobra para manter o trabalho como garçonete em um restaurante e sustentar as filhas, Chloé e Lily, com quem encontra apenas no café da manhã.

Chloé tem 17 anos. Uma adolescente cheia de sonhos prestes a desistir deles. É por meio de seu blog que vamos conhecendo melhor seus planos e desilusões. Lily, 12 anos, está com problemas na escola e o único a saber disso é Marcel, seu diário, e seu ratinho, batizado com o mesmo nome do pai, Mathias, que abandonou o barco quando ela tinha 5 anos.
Quando Anna se dá conta de que suas filhas não estão bem, ela toma uma decisão inesperada: levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal.
Uma história emocionante sobre as relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor.

Aninha 25/09/2023

Uma grata surpresa
A sinopse do livro me parecia um pouco genérica, com um tema que parecia não ser tão atrativo, mas que acerto foi vivenciar essa leitura.
Relações humanas e suas capacidades de se transformarem, de se reconstruirem e se desenvolverem são extremamente belas, e quando bem escritas como aqui tornam a experiência excelente.
Que personagens interessantes, para o bem e para o mal, que tanto retratam em tão poucas páginas.
Queria poder entrar no motor home e fazer a mesma viagem agora mesmo.

léo 06/09/2023

Esperava mais
A história e boa, fala muito sobre maternidade e filhos sobre se distanciar do seu dia a dia e poder se reconectar e se curar? mais eu achei muito rápido e pouco acontecimento senti falta? mais teve várias reflexões boas que irei levar pra vida, recomendo a leitura!!

Naiara 31/08/2023

Tempo de Reacender Estrelas
Fazia tempo que não pegava um livro tão gostoso de ler. As protagonistas são uma fofura e ele é cheio de revelações muito boas.

Elayne @maravilivros 29/08/2023

Maravilhoso!!!!
Esse livro reúne tudo o que amo numa leitura. Uma história que te leva pra dentro dela, que te traz reflexões, ensinamentos, empatia? confesso que levei uns três dias enrolando com as últimas 40 páginas por não querer me despedir dessa viagem(pq eu viajei pra Noruega com essa leitura).
Com toda certeza, entrou para a lista dos meus favoritos! 5/5?? + ??

Essa leitura me trouxe as mesmas sensações que tive enquanto li ?Leve-me com Você? da autora Catherine Ryan Hyde, outro favoritado por mim.??

Mari 23/08/2023

Gostei
No início parece apenas uma história fofa, mas aos poucos temas mais sérios são introduzidos e discutidos. A história é dividida em partes pequenas, cada uma narrada por uma protagonista, e essas peças se juntam pra formar a narrativa do livro. Este formato é interessante, mas acho que foi por isso que não consegui me conectar totalmente com a história até quase o final do livro. Ainda assim, foi uma boa leitura.