Tempo de reacender estrelas

Resenhas - Tempo de Reacender Estrelas

Fernanda 25/01/2021

Tempo de reacender estrelas
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/01/resenha-tempo-de-reacender-estrelas.html

Carolina165 12/08/2021

Uma deliciosa Road Trip
Começo elogiando essa capa que é linda demais e tem tudo a ver com a história.

Tempo de reacender estrelas me deixou com uma vontade enorme de conhecer a Escandinávia (Noruega, Suécia e Dinamarca), mas principalmente a Noruega.

Alguns lugares citados no livro que anotei para pesquisar, e quem sabe, conhecer algum dia são:

Farol Lange Jan na ilha de Oland - Suécia
Skansen - Museu a céu aberto em Estocolmo
Preikestolen ou Pulpit Rock (Pedra do Púlpito) - Noruega
Vigelandsparken (parque das esculturas) - Oslo

A Lily é uma figura, uma graça. A Chloé estava indo para o mau caminho, com baixa autoestima e tomando atitudes péssimas para sua vida.
O livro tem muitas frases com as quais me identifiquei bastante. Posso dizer que me identifiquei um pouco com cada uma das três personagens, inclusive com a Chloé. Mesmo que suas atitudes, na maioria das vezes, me desagradassem; pude me ver em vários de seus pensamentos e sentimentos.

"Cada ação, mesmo a mais insignificante em aparência, tem consequências". P.92

Tempo de reacender estrelas é um livro para trazer um refresco para a alma que recomendo com certeza.

Priscila 30/10/2020

Sobre família, amor e esperança.
Nos trás uma história de aquecer o coração e nos faz pensar em como tratamos nossa família, sem esquecer que nos faz querer sair em road trip e conhecer todos os lugares citados no livro

resenhasdajulia 11/12/2022

Anna tem 37 anos e trabalha duro como garçonete para conseguir sustentar suas duas filhas, Chloé e Lily.

Chloé tem 17 anos e é por meio de seu blog que conhecemos seus planos e suas insatisfações com a vida.

Lily, de 12 anos, está com problemas na escola e os únicos que sabem disso é Marcel, seu diário, e seu ratinho, batizado com o mesmo nome do pai, Mathias, que foi embora quando ela tinha 5 anos.

Quando Anna percebe que as filhas definitivamente não estão bem, ela decide levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal, como uma oportunidade para se reconectarem.

Gostei muito do livro, mas gostaria de ter me sentido parte da road trip, viajando com elas, e não somente com a sensação de estar lendo.

Mas a leitura fluiu bem e adorei os personagens!

Juliana Rodrigues 06/04/2024

"Unimos nossas dores para transformá-las numa só, enorme, devastadora, insuperável. Sem dúvida, pensamos que a três o peso seria menor. Foi o contrário. A dor das pessoas que amamos intensifica a nossa."

Principalmente sobre o relacionamento entre pais e filhos, conhecemos a história de três mulheres maravilhosas em fases completamente diferentes na vida.

Exatamente por isso que elas têm experiências e visões de mundo completamente diferentes entre si, mas que se complementam de uma forma única. Confesso que perdi a conta de quantos trechos inspiradores marquei nesse livro.

Apenas não ganhou cinco estrelas porque achei o final um pouco corrido. A leitura como um todo é muito linear e não teria problema nenhum mais algumas páginas com um desenvolvimento mais elaborado.

Há muito tempo não pesquisava lugares mencionados em livros, mas era impossível não querer ver exatamente o que as personagens viam. E em todas as vezes que pesquisava pelo nome praticamente perdia o fôlego.

Posso dizer que com essa leitura acrescentei diversos lugares na lista de sonhos.

cris.leal 20/06/2021

Peguei carona nesta road trip...
Anna é uma garçonete de 37 anos, separada do marido, que se esforça para manter a casa e as filhas: Chloé e Lily. Sobrecarregada de trabalho e dívidas, vive à beira de crises de ansiedade. Ela é uma pessoa que não gosta de sair da sua zona de conforto porque o desconhecido a aflige, mas quando percebe que as filhas não estão bem e precisam de ajuda, resolve jogar tudo pro alto e levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal.

A história é narrada alternadamente pela mãe e pelas filhas. Ao se expressar, Anna deixa transparecer o quanto ama suas meninas e o quanto deseja se reconectar com elas e vê-las felizes. Chloé tem 17 anos e é uma adolescente insatisfeita com tudo e com todos, inclusive com ela mesma. Ela tem um blog e é através de suas postagens que ficamos conhecendo suas dores. Lily abre o coração em um diário. Ela tem 12 anos e é dona de um temperamento sagaz, sensível e engraçado. As três enriquecem os relatos com informações do turismo cultural que fazem pela Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega. Um tour maravilhoso!

Com personagens secundários afinados e uma revelação inesperada no final, a história da mãe que saiu de sua bolha de proteção e se jogou numa jornada para restabelecer a harmonia familiar, me tocou. A road trip reforçou a confiança entre mãe e filhas, criou ótimas lembranças e reacendeu o brilho nos seus olhos e corações. Gostei! ?
Caroline 20/06/2021minha estante
Adorei a resenha, Cris! Esse livro já estava na minha lista... Mas agora pretendo lê-lo mais em breve ?

Luh 29/07/2022

Quero fazer parte dessa família.
Comecei esse livro sem expectativa nenhuma e agora ele é um dos meus favoritos do ano.

Eu amo tanto drama familiar e livros sobre viagens, esse aqui tem os dois.
Temos uma mãe solteira e cheia de dívidas, que trabalha mais do q pode para tentar sustentar as duas filhas.
Uma filha de 17 anos que não sabe o próprio valor e não sabe lidar com a solidão.
E minha preferida, uma garotinha de 12 anos, muito inteligente e inocente, que está sempre indagando sobre tudo.

O livro é bem fluido e tem capítulos bem pequenos que são narrado pelas 3, pela Anna ( A mãe) é narrado normalmente, pela Chloé ( A mais velha) é narrado em forma de crônica para seu blog, e para lily ( A menor e minha bebê preciosa) é através de um diário que ela mesma nomeou de Marcel ( muito lindinha, sim).

Eu amei esse formato, pq me senti muito próxima de cada uma, compreendi oq cada uma delas estavam sentindo, as angústias, as dores, os momentos felizes e suas necessidades. A evolução delas também é muito linda.
Amei viajar com elas, ver elas descobrindo coisas sobre o mundo e sobre si mesmas, era como fazer parte da família, ser leitora do blog e do diário das meninas.
Esse livro me encantou de tantas formas que depois de lê-lo senti vontade de correr pra abraçar a minha mãe, é um livro que explora muito isso, a relação entre mãe e filha, como aquela mãe com tantos obstáculos conseguiu criar aquelas meninas depois de ter passado por tantos traumas em sua vida, ainda assim conseguiu se erguer toda vez que era derrubada, pois seu amor pelas meninas era maior que qualquer empecilho em seu caminho.
Anna foi uma ótima representante das mães que tem que fazer os dois papéis, e que mesmo que as vezes vejam os filhos por algumas horinhas do dia, sabe ser uma mãe incrível para seus bebês.

My | @pagesandseasons 07/10/2020

Preparem as malas para embarcar nessa road trip
O livro é dividido em três narrativas:

Anna é uma mulher de 37 anos, ela está atolada em dívidas e não tem ninguém para ajudá-la, está separada do marido e tem duas filhas para criar.

Chloé tem 17 anos, é uma adolescente cheia de sonhos e inseguranças, ela tem um blog onde pode desabafar um pouco de suas frustrações.

Lily é uma garotinha de 12 anos com um gênio e tanto, ela está passando por alguns problemas na escola e descarrega tudo em Marcel, seu diário.

Quando Anna percebe que suas filhas estão passando por tantos problemas, sejam externos ou internos, ela resolve fazer uma road trip pelos países escandinavos na esperança de se reconectar com elas.

Tempo de reacender estrelas é um livro sensível, a autora soube desenvolver muito bem os dramas familiares e nos envolver com a história dessa família. Não só as meninas, mas todos os personagens secundários são encantadores, você se apega muito fácil à eles.

A autora também trouxe alguns assuntos mais importantes à tona, respeitando a idade de cada narradora. Têm problemas escolares, como bullying; inseguranças adolescentes e relacionamentos precoces; e também assuntos mais sérios, como violência. Os temas não foram tão aprofundados, mas achei que ela soube equilibrar bem esse lado mais pesado com o clima leve de viagem.

Amei a forma como a ela dividiu a narrativa das três, dando personalidade própria à cada uma. Lily foi minha personagem favorita, seu humor e piadinhas me tiraram boas risadas e toda sua inocência trouxe o toque leve perfeito para harmonizar tudo.

A viagem é um encanto à parte, conforme elas chegavam em alguns lugares fui pesquisando fotos na internet e que experiência incrível, me senti lá com elas. Outra coisa que achei interessante foi a ambientação, pois saímos dos comuns cenários americanos e fomos conhecer Suécia, Dinamarca e Noruega.

Dani @oslivrosdadani 05/01/2021

Tempo de reacender estrelas.
Aos 37 anos Anna está desesperada por já não conseguir lidar com as contas que não param de chegar. Ela se desdobra para manter o trabalho como garçonete e sustentar as filhas, com quem encontra apenas no café da manhã. Aos 17 anos Chloe tem muitos sonhos, mas optou por desistir deles para ajudar sua mãe. Lily,12 anos, está com problemas na escola e o único a saber disso é Marcel, seu diário.
Ao perceber que sua família está se desintegrando, Anna tem uma ideia maluca e extraordinária. É assim que elas se encontram espremidas em um trailer, em uma viagem de mãe e filhas rumo à Escandinávia. Afinal, se não podemos voltar ao passado, podemos ao menos escolher um outro caminho.

Com uma escrita leve, simples, porém incisiva nos momentos oportunos, Virginie Grimaldi nos apresenta uma história com três personagens femininas singulares com suas imperfeiçoes, seus traumas pessoais, e muita coisa para nos contar. A história é descrita através do ponto de vista de cada uma dela, entretanto com exceção de Anna que a narrativa é feita de forma padrão, as de Chloe transcorrem através do seu blog e as de Lily pelo seu diário. E essa pequena diversidade acaba interferindo de forma muito positiva na leitura, tornando-a mais intimista.

Foi muito fácil criar uma grande empatia por Anna. Sofrer com Chloe em decorrência dos amores não correspondidos. E se apaixonar pela inocência infantil de Lily responsável por muitos risos durante a leitura. As caracterizações das personagens foram tão reais, que facilmente me encontrei em cada uma delas.

?Tempo de reacender estrelas? é uma história realística e emocionante sobre as relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor. Um belo lembrete de que somos as variáveis dentro das situações que a vida nos lança. E o quanto é necessário percebermos que muitas mudanças devem ser iniciadas internamente. Além disso a obra aborda questões sobre o autismo e trabalha de forma sensível questões pesadas como a violência doméstica.

Literalmente viajei pela Europa através desse livro, sorri, me emocionei e finalizei a leitura com a coração aquecido.

Ana Pereira 08/01/2021

Relações familiares e amor
Este livro conta a história de três personagens principais:
A Anna, uma mulher separada do marido, amém, pois o cara é um tremendo babaca. Anna está cheia de dívidas e desempregada. Tentando fazer de tudo para suas filhas.
Chloé, uma adolescente de 17 anos, que tenta passar por essa fase escrevendo em seu blog sobre seus sonhos, seus planos e desilusões.
E temos também a Lily, uma garotinha de 12 anos, que é minha personagem favorita. Ela está com problemas na escola, mas, mesmo assim é muito esperta e engraçada, mesmo tendo sofrido uma desilusão com seu pai. Lily é uma fofa e também gosta de escrever em seu diário chamado Marcel.
Em algum momento, Anna se dá conta que as filhas estão com problemas e decide fazer uma viagem, com o dinheiro que recebe do seguro desemprego. Elas viajam para ver a a Aurora Boreal, o que as une ainda mais.
Esta é uma história sobre o amor e sobre as relações familiares.

Alessandra @talvez1livro 15/01/2021

MARAVILHOSO!
Eu comecei esse livro sem ler nenhuma sinopse! Fui surpreendida em cada página com a força e a magnitude dessa história!

"Tempo de reacender estrelas" fala de uma jornada de família, de conexão, aprendizados, de descobrimentos, de carinho e afeto. Cada capítulo é narrado por cada uma das três personagens principais e é impossível você não se emocionar e se apaixonar por esse livro!

Ele contem assuntos pesados e gatilhos. Mas é escrito com delicadeza e amor!

Queds 28/03/2021

Um livro incrível
Tempo de reacender estrelas é um livro que nos envolve. Aborda temas importantes de forma leve, simples e consegue ser uma história marcante que nos cativa a cada parágrafo. Não tem como não se envolver e se apaixonar.

Uma história de reconexão, aproximação, amor e dedicação. Alternando a narrativa entre as três protagonista, Anna e suas filhas Chloé e Lilly.

Esta família está vivendo um momento conturbado. Anna faz de tudo para que as filhas vivam da melhor forma possivel, contudo acaba deixando passar o quanto está ausente, não percebe que suas filhas estão vulneráveis.

Após ser demitida do trabalho, com dividas acumuladas. Entra em desespero, consegue um acordo para sanar seus problemas financeiros, mas se depara com problemas familiares e o abismo entre ela e as meninas.

Quando tudo parece perdido; uma atitude que pode ser vista como uma loucura, será a solução para reconectar essa família que se ama e estão se distanciando. Mostrando o que realmente importa e com o que devemos nos preocupar.

Uma road trip, é a aventura em que essas protagonistas embarcam. Momentos inesqueciveis serão vividos; segredos devastadores serão descobertos e cada uma delas irá se reencontrar e se redescobrir.

Tempo de reacender estrelas é aquele livro que nos encanta e nos ensina que devemos permitir viver e ter defeitos. Que somos imperfeitos e em inúmeras vezes altruísta.

Anna é um exemplo de mãe que luta com todas as forças, que ama suas filhas incondicionalmente. Entrega todas as suas energias no bem estar dessa familia. Uma mãe tão incrivel que nos faz querer ter um pouquinho dela em nossos corações.
Chloé é a típica adolescente que queremos bater e abraçar. Nos irrita e nos emociona. É inteligente e burra. Dedicada e revoltada. Insegura e madura. Acompanhamos a cada Km sua evolução e amadurecimento. Suas descobertas e no final gostamos muito dessa personagem.
Lily é um encanto, uma menina incrível. Tem um jeito único de enxergar o mundo. Ferida e inocente. Uma garota divertida e sincera, que nos conquista a cada página.

Uma história linda, cheia de momentos engraçados e reais. Um livro incrível.

Ane 23/01/2022

tempo de reacender estrelas
Eu sinceramente não dava nada para esse livro no início, para a minha alegria, eu me enganei. A história trata da relação de mãe e filhas de uma forma tão linda, mostrando a realidade com todas as brigas e carinhos. Eu amei cada um dos personagens e o amadurecimento delas foi muito bem construído. Dei boas risadas em varias partes, quase chorei em muitas e passei um bocado de ódio em outras. Esse livro teve vários plots surpreendentes, eu nunca que iria esperar essas reviravoltas. A melhor parte desse livro além de toda a trama emocionante é a escrita, nunca tinha lido um livro da Virginie Grimaldi e eu realmente me impressionei com a escrita dela, leve e complexa, com metáforas interessantes e de um modo que faz você querer ler mais e mais. Todos tem que ler essa obra-prima, de verdade.

Ana Vizentim 19/08/2023

Lindo!!
Q livro lindo!!!
Uma escrita envolvente q conta a história pelos 3 pontos de vista e, cada um com suas particularidades....
Me deu muita vontade de fazer essa viagem tb. Fiquei imaginando cada paisagem...
Essa conexão das três fez meu coração bater diferente...
E os personagens secundários??? Fizeram toda a diferença na história!! Amei Noah e os velhinhos...