Vida e aventuras do papai Noel

Vida e aventuras do papai Noel L. Frank Baum

Resenhas - Vida e aventuras do Papai Noel

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marina Mafra 24/12/2020

De onde veio o Papai Noel?
"Quando você se lembrar de que, até Papai Noel começar a viajar, nenhuma criança conhecia o prazer de ter um brinquedo, entenderá como a alegria se infiltrou nos lares daquelas que foram agraciadas com a visita desse homem bom e como falavam dele dia após dia com carinho e sincera gratidão por sua bondade."

Papai Noel fez parte da minha infância, mas me surpreendi ao perceber que nunca havia pensado sobre a sua origem.

Esse livro, com uma escrita simples e gostosa, traz a história desse ícone desde o nascimento até a sua imortalidade e de boa parte da origem de hábitos que temos até hoje no Natal. Totalmente voltado para a fantasia desse personagem, não para o significado religioso.

"(...) todo homem tem uma missão, que é deixar o mundo, de algum modo, melhor do que o encontrou."

É o tipo de história que dá vontade de contar para os outros e as atitudes de Noel se tornam inspiradoras. Você percebe que ele não se tornou Papai Noel do dia para noite, mas com anos de dedicação e evolução na arte de fazer bem aos outros, sem se importar com recompensas.

"(...) um ato de generosidade tem vida mais longa do que uma grande batalha, o decreto de um rei ou o ensaio de um erudito, já que se espalha, deixa sua marca em toda a natureza e perdura por muitas gerações."

A última coisa que preciso dizer é que ele não pode ser considerado um personagem apenas do Natal, pois seu empenho para que essa noite seja especial, acontece o ano inteiro.

É realmente uma figura inspiradora!

Recomendo a leitura em qualquer época. Lembrando que em todo site da editora Wish quem usar o cupom MARINAMAFRA tem 5% de desconto.

Feliz Natal, pessoal! Que a alma dessa data acompanhem vocês diariamente.
Rezend 24/12/2020minha estante
Adorei sua resenha

Dav:D 28/12/2020minha estante
O Natal é uma festa dos Vikings que tem origem há uns vinte mil anos antes de Cristo. Os vikings eram povos que habitavam a região da Península da Escandinávia no hemisfério norte em épocas antigas. A palavra viking origina-se do normando ?vik? cujo significado mais provável é ?homens do norte?. Após o ritual, os Vikings faziam grande festa com muita fartura de alimentos, músicas, danças, etc. Com o passar do tempo esta festa pagã foi crescendo e dominou toda a Europa. Após o surgimento dos cristãos, a igreja se sentia incomodada com esta grande festa pagã e fez de tudo para acabar com ela. Foram todas as tentativas em vão, pois a cada ano que passava, por mais que a igreja tentasse acabar com esta festa, mais ela crescia.

Mayara 18/01/2021

Essa é uma resenha que deveria ter saído na semana do Natal, mas sabe quando você pega um livro que te encanta e você tem que digerir ele por dias, semanas e até meses para conseguir falar dele? Foi isso que aconteceu e assim, o livro que eu terminei de ler dias antes do Natal, só terá uma resenha agora, em janeiro de 2021.
Eu fiquei fascinada por 'Vida e Aventuras do Papai Noel' já no início da história, muito me encanta histórias com criaturas do imaginário fantástico, então foi uma alegria imensa para mim contar com fadas, elfos, ninfas, gigantes, etc. Nessa história, podemos nos aconchegar com todas as fases da vida de Nicolau, conhecido até hoje como Papai Noel. Em sua primeira infância, abandonado na floresta e resgatado por Necile, uma ninfa que cuidou dele até o momento em que Noel se depara com a realidade humana (cresceu isolado na floresta junto das criaturas mágicas e os animais) e principalmente das crianças e sentido em seu coração que deveria fazer alguma coisa por elas. É uma história que fala principalmente sobre o amor, sobre a gentileza, sobre a bondade, sobre caridade e principalmente: sobre respeito à natureza. Noel por exemplo, não come carne, não maltrata os animais, sua casa é abastecida somente pelo que os seres da floresta lhe proporciona, etc. É incrível e emocionante ver o esforço de Nicolau para trazer felicidade às crianças e o quanto elas o amavam.
Eu adorei a forma como Baum conseguiu criar uma história totalmente contextualizada com o que é passado de geração por geração sobre quem é Papai Noel, não existem lacunas na história, tudo é explicado, o motivo de ser Noel, o motivo de dar presente às crianças, fala sobre as renas, os seus ajudantes e aborda também, aqueles que não gostavam do Papai Noel. A narrativa fala muito também sobre a humanidade, sentimentos humanos, sociedade (inclusive questões do capitalismo) e espiritualidade.
Além de tudo na história, penso que Baum quis deixar claro a importância do lúdico e individualidade infantil, em todo o livro há pontos de como as crianças deveriam ser enxergadas no mundo e de como possuir alguém que olhe para elas, se preocupe com elas e queiram o bem delas é crucial para o desenvolvimento, citando até mesmo sobre a negligência presente em muitos lares, onde as crianças são praticamente ignoradas.
É um livro que vale muito a pena ser lido, por qualquer um, em qualquer idade. Mas, imagino que uma criança que lê esse livro, consegue enxergar o mundo de uma forma diferente, mais mágica e gentil.

Eduardha 12/11/2022

Um livro extremamente doce e fofo, foi uma leitura super agradável! Um ótimo livro para trazer felicidade nesses dias

-natalia 24/12/2022

Muito fofo!
Estou muito feliz em ter me empenhado em ler esse livro nessa véspera de Natal! É uma história muito bonita e "biográfica" do Papai Noel, que traz explicações para tudo o que frequentemente é associado ao mesmo. Ainda, tem muita fantasia e personagens mitológicos, o que tornou tudo mais legal! Já estou pensando em qual vai ser a minha leitura do Natal que vem, hehehe.

"Pois um ato de generosidade tem vida mais longa do que uma grande batalha, o decreto de um rei ou o ensaio de um erudito, já que se espalha, deixa sua marca em toda a natureza e perdura por muitas gerações."

Leticia.Liesenfeld 22/12/2022

Apenas frases
Deus o abençoe! Foi sua primeira véspera de Natal e, desde então, há centenas de anos, ele tem cumprido a nobre missão de levar felicidade ao coração das criancinhas.

Léa Diógenes 15/10/2021

Mágico
Não sou de ler livros natalinos, mas quando vi essa edição na loja da Editora Wish fiquei completamente apaixonada. Aqui conheceremos a história do papel Noel desde o seu nascimento até ele se transformar na lenda.

Esse livro merece ser lido em qualquer época do ano, mas devo confessar que lê-lo durante às festividade natalinas é uma experiência única, e digo mais, merece ser lido na companhia das criança .

A edição é linda merece um lugar especial na estante.

Virgínia 21/12/2020

Encantador!
Um livro encantador que narra a vida do Papai Noel, desde bebê até se tornar o velhinho que entrega brinquedos para as crianças nas vésperas de Natal. O Papai Noel é um amor de pessoa, a alegria de sua vida é ver as crianças felizes, e neste livro ele entrega brinquedos para todas as crianças e não apenas para aquelas que se comportaram durante o ano.

Felipe Augusto 27/12/2022

Que delicia a historia escrita por L. Frank Baum contando a origem na visão dele do Papai Noel, é bem construído e detalhado toda as etapas da história. Tem uma pegada infantil bem legal e trás um conforto natalino para nossos corações. Nunca deixem a tradição natalina morrer é tão bonito.

Rosana Miyata 11/08/2022

Primeiro livro da editora Wish que eu leio. Gostei muito da estética e diagramação, adorei a fonte de cor verde que me fez entrar ainda mais na história, me sentia dentro da floresta de Burzee!

Sou supeita para falar deste livro, porque eu adoro a escrita do autor, o mágico de Oz é um dos meus favoritos da vida. Amei conhecer um pouco mais sobre a vida do Papai Noel, a história é linda e de aquecer o coração e o posfácio da edição está incrível! Só recomendo!
@prazerliterariooficial 11/08/2022minha estante
Wish é a melhor editora pra clássicos "esquecidos".

Rosana Miyata 11/08/2022minha estante
Com certeza! Eu assino a SRL no Catarse e tenho adorado os contos. Agora quero adquirir a coleção dos contos de fadas.

@prazerliterariooficial 11/08/2022minha estante
Também assino, desde o começo. Sempre participo das campanhas no Catarse. Melhor editora.

Tati 07/12/2020

História mágica
Achei bem bonita a história da vida do Papai Noel. Foi algo muito novo pra mim, não imaginava como era o Papai Noel antes de se tornar o proprio. Gostei muito. Ainda mais o livro físico a editora wish caprichou mesmo neste livro, lindo demais. Feliz Natal para todos.?????

R. K. 17/01/2022

Papai Noel e Santa Klaus
Uma leitura cristã de um mito pagão. Mais uma, na verdade. Pra mim, o que importa é que esta é uma narrativa sobre crença na humanidade e no cuidado com as crianças como vetor para nossa melhoria.

Vinicius.Dias 29/12/2020

Uma aula de empatia com o Papai Noel
Finalmente estamos no finalzinho de 2020. Um ano no mínimo complicado por conta de uma pandemia que dizimou e diariamente ainda ceifa a vida de milhares de pessoas. O Natal acabou de passar e não pudemos reunir com todo mundo que gostaríamos, tudo para nos proteger e preservar aqueles que amamos. Tendo isso em mente, pela primeira vez optei por ler um livro temático: Vida e Aventuras de Papai Noel do L. Frank Baum e foi sensacional. Nesse livro, lançado pela Editora Wish ainda consta um conto extra do mesmo autor chamado O Sequestro do Papai Noel.

Para quem ainda não sabe nada sobre o criador dessa obra, ele é ninguém menos que o escritor dos livros do Mágico de Oz. Um dos primeiros autores a dar vida a um universo de fantasias em sagas de livros. Sem ele e a sua visão, talvez não teríamos obras como O Senhor do Anéis do J.R.R. Tolkien ou As Crônicas de Nárnia do C.S. Lewis. Ou seja, estamos falando de um cara visionário e que esteve envolvido na criação de um gênero literário fantasioso com uma pegada mais infantil.

Levando em consideração todo o momento que estamos vivendo, foi simplesmente lindo acompanhar a visão do L. Frank Baum e as explicações que ele deu para quem era o Papai Noel e do surgimento das principais tradições do Natal. Todo amor que um humano, criado por seres imortais, recebeu e devolveu para seus semelhantes em forma de atenção, carinho e brinquedos para as crianças. Toda a empatia de um pessoa que só conhecia a bondade em seu coração e que não permitiu que a inveja, o egoísmo, o ódio e a maldade tomassem formas em sua vida. Nesse livro você vai descobrir como foi a criação do Papai Noel, quem foram as suas companhias na infância/juventude, como ele começou a criar brinquedos, o porquê de voltar sua atenção para as crianças, como começaram as tradições de pendurar meias nas lareiras e enfeitar árvores para o Natal, como ele se tornou imortal e quais as principais dificuldades encontradas em sua jornada de espalhar o amor em todos os lares com a presença de crianças.

Esse livro simplesmente aqueceu o coração e se tornou uma leitura muito oportuna para o momento em que estamos vivendo. Ele traz um acalento e nos preenche de esperanças de que um dia as pessoas consigam ter mais empatia e respeito pelo próximo. Que um dia, a bondade do Papai Noel esteja presente na humanidade e que possamos deixar de lado um pouco do egoísmo em troca de mais harmonia entre as pessoas.

Eu não tenho filhos, mas acredito que se você tem e tiver a oportunidade de ler essa história para eles, será algo mágico e marcará as suas vidas. Com certeza quando tiver os meus, esse livro será lido para eles.

Foi lançado pela Editora Wish e veio acompanhado de um marcador de livros próprio e mais 4 cartões postais temáticos. Achei muito legal e fiquei super feliz por ter dado uma chance para um livro temático desses. Aproveite que o ano está no finalzinho e se entregue nessa jornada junto ao Papai Noel, preenchendo a sua vida de magia, empatia e amor como só ele pode fazer e se encante. É lindo!
Daniele 30/12/2020minha estante
Este livro dá uma aula de empatia com o próximo e eu concordo com vc: ele dá um acalento no coração ?

Vinicius.Dias 31/12/2020minha estante
????

Juliana737 09/01/2021

Fantasia deliciosa
A história é delicada a constrói um imaginário doce e mágico para apresentar o surgimento poético da figura do Papai Noel!
Achei uma fantasia doce e muito agradável. Recomendo!

Natalia Noce 22/12/2020

Essa foi a minha leitura temática de Natal esse ano. Nunca fui muito de ler um livro por conta da época do ano e desde que comecei a minha conta literária passei a prestar mais atenção a essas coisas.

Dentro desse livrinho lindo e caprichado temos uma história fofa de como foi a infância, a vida adulta e a velhice do bom velhinho. Aqui também descobrimos como algumas tradições natalinas foram surgindo durante sua vida e o contato dele com as crianças e suas famílias. É mais uma história mágica contada pelo autor, que também escreveu o clássico O Mágico de Oz.

Esse é sem dúvida um clássico natalino para ninguém botar defeitos.

Everton.Paulo 15/12/2022

Que leitura deliciosa!!!
Papai Noel é um dos seres mais intrigantes e queridos pelas crianças. Ele permeia nossas crenças e vontades, além do nosso comportamento, afinal se você você for bonzinho, o Papai Noel não deixará um presente na noite de Natal.
Fora das versões religiosas e comerciais da criação do personagem, temos uma visão de um humano que fora criado desde bebê por seres mágicos de uma floresta encantada que, ao virar adulto, passou a se dedicar a criar presentes e dar às crianças na noite de Natal. Frank Baum cria uma história diferente e bem interessante sobre o velhinho, numa saga de fantasia basicamente voltada ao público mais jovem, mas que agrada a todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6