Pedaços de Possibilidade

Pedaços de Possibilidade Maurem Kayna

Resenhas - Pedaços de Possibilidade

Sergio Carmach 04/10/2012

Pedaços de Possibilidade é um bálsamo em meio à mesmice literária que anda por aí, um texto adulto e poético feito por quem tem a pena de uma verdadeira escritora. Quem não aprecia livros de contos certamente precisará rever seus conceitos após findar a leitura desse pequeno grande livro. Na obra, cada uma das curtas histórias é profunda em sentimentos e traz grande densidade narrativa. E, apesar do tamanho, os contos sempre geram uma expectativa no leitor em relação ao final. Não seria errado dizer que a literatura de Maurem, em vez de proporcionar um grande clímax, gera micro-orgasmos repetidos no leitor. É mesmo uma experiência e tanto navegar por esses pedaços de sensibilidade.

Em muitos trechos, é preciso desvendar quando a autora está sendo literal ou cínica, o que é um agradável exercício para o leitor. Maurem vasculha o fundo da alma humana, e suas palavras transpiram melancolia – às vezes doce, às vezes amarga – indo do luminoso ao sombrio em histórias sem diálogo, cujos personagens, no entanto, dizem muito ao leitor. Um trabalho primoroso, original e repleto de belas construções de palavras.

"Gostava das madrugadas, fosse para percorrer as páginas de Camus ou para contemplar as torrentes de setembro, mas cumprir horário de segunda a sexta limitava minhas possibilidades."

O trecho acima – além de citar um de meus autores preferidos, Albert Camus – encerra uma verdade que pode ser enxergada sob vários prismas. Pode ser dirigido, inclusive, a muitos autores que escrevem dentro de parâmetros limitados, adequando-se às tendências de mercado, o que os torna burocráticos e travados artisticamente. São como o assalariado que, de segunda a sexta, cumpre sua jornada de trabalho mecanicamente com a única finalidade de satisfazer o patrão. E, nos momentos de folga, mesmo quando quer, não consegue exercer sua criatividade, transcender o comum. Maurem, com certeza, não está incluída nesse (enorme) rol de autores adeptos do automatismo.

É extremamente gratificante ser arrebatado por um texto e poder elogiá-lo enchendo a boca de sinceridade. Pedaços de Possibilidade mereceu 5 estrelas no Skoob, ladeadas por um coração de favorito. E me tornou fã dessa autora, que merece ser lida, divulgada e elogiada. Não por cortesia ou rasgação de seda, mas, como dito, por merecimento.

Helena Frenzel 11/11/2012

Valiosos Pedaços
Em Navegação de Cabotagem, Jorge Amado conta que tendo terminado a leitura dos originais de Caetés viu-se tomado por tamanho entusiasmo que decidiu viajar até a cidade do ficcionista só para comunicar-lhe, de viva voz, sua admiração. Tratava-se de Graciliano Ramos, ainda desconhecido, e Jorge tinha então 21 anos incompletos, e acabara de publicar Cacau. Senti ardor semelhante ao ler Pedaços de Possibilidade, primeiro livro de contos de Maurem Kayna. Não porque se trate de algo novíssimo na literatura brasileira, nova proposta estética ou coisa tal, e sim por tratar-se de publicação independente e ser um livro de muito boa qualidade, muito agradável de se ler. Gostei de todos os contos, quatorze ao todo, e por oito deles senti-me arrebatar. Explico:

Além das várias possibilidades nos contos, vi nesse pequeno livro muitos pedaços de boa literatura, medida nas solas de grandes contistas, claro, porém original; o domínio de técnicas narrativas, perspectiva, cuidado com enredos, pontos em que a realidade se enrosca à fantasia (será?!) de outras dimensões, como em certos contos de Julio Cortázar, autor cuja obra me fascina. Algumas descrições de cenas e personagens são de leveza quase poética e revelam uma autora preocupada com frases e fuga de clichês. O primeiro conto, Verão, que não está entre aqueles que me arrebataram, serviu-me de promessa às surpresas que se concretizaram depois. O primeiro conto talvez tenha sido uma oportunidade dada ao leitor de acostumar-se ao estilo das narrativas, estimulá-lo com requinte a mergulhar nas entrelinhas, e servir como entrada bem escolhida antes do prato principal. Degustei cada pedaço, com muito prazer.

E para finalizar este relato de meu primeiro encontro com esse livro, deixo aqui um pedaço do Pedaços para você provar:
“A descoberta fez a aproximação reciprocamente bem aceita: escutei-a com o mesmo gosto de quem escolhe a sinfonia adequada à sazonalidade que lhe vai ao peito.”
Será exagero? Confira você mesmo. Pedaços de Possibilidade, de Maurem Kayna: recomendo.

Esta resenha foi publicada originalmente dia 16.10.2012 por Helena Frenzel no Blog Bluemaedel (http://bluemaedel.blogspot.de/2012/10/pedacos-de-possibilidade.html)