O Programador Pragmático

O Programador Pragmático David Thomas...

Resenhas - O Programador Pragmático

Diogo Souza 02/07/2020

Pragmático como o título
O livro é muito bom, é um clássico. Apesar de ser tido como um livro que nunca envelhece, alguns conceitos, mesmo ainda ?aplicáveis?, estão sim envelhecidos.

Também deveras. O mundo da tecnologia não dá um minuto de sossego a ninguém.

Ainda assim, uma grande leitura, super recomendada, especialmente aos iniciantes ou recém-iniciados nesse mundo.
Paulinha 22/02/2023minha estante
Estou iniciando agora e vi que ele é bom para iniciantes

Vivi 07/11/2022

Li por indicação, apesar de ser da minha área de trabalho não curto muito livros de programação. Mas repasso a indicação, da pra tirar bons aprendizados.

Carlos Alberto 06/11/2023

Resolvi ler este livro depois de perceber que em quase todas as listas de livros “essenciais” para programadores ele estava presente e após terminar essa leitura eu percebi o porquê... O programador pragmático é um livro que todo programador deveria ter na estante de casa, seja este programador iniciante ou sênior, pois apesar de estar um pouco desatualizado (a primeira publicação foi em 1999) quanto a tecnologias afinal nessa área as coisas mudam constantemente e de forma muito rápida ainda é uma obra muito completa, que abrange quase todos os principais pontos que um desenvolvedor vai enfrentar ao longo de sua carreira. Outra coisa que conta muito é que ao longo de todos os capítulos os autores nos dão dicas e desafios sobre o assunto ali tratado, sem falar no enorme acervo de referências para que possamos continuar estudando sobre determinado assunto.

Douglas 24/02/2012

Opinião sobre o livro
Fiz algumas observações sobre o livro O Programador Pragmático nos posts citados.

Em resumo,
"é uma leitura excelente para reflexões sobre o cotidiano da programação."

Veja mais:
1) O Programador Pragmático (The Pragmatic programmer)

2) O Programador Pragmático (cap. 1)

Joabe.Carmo 18/01/2023

Importante, indispensável e necessário!
"Não há outra combinação de palavras mais nociva do que "Bom trabalho!".""

Para tanto, este livro é importante, indispensável e necessário!

iamsamarav 21/04/2024

Enriquecidor!!
Um livro bem enriquecidor para uma visão geral do papel de um programador. O livro traz analogias bem interessantes quanto a construção de código, produção de testes, estratégias de gerenciamento de equipe e detalhes mais minuciosos como documentação e coleta de requisitos. Foi o primeiro livro técnico que fiz a leitura, a partir desse pretendo direcionar minhas leituras a área de Ciência de Dados e IA.