Last Night at the Telegraph Club

Last Night at the Telegraph Club Malinda Lo

Resenhas - Last Night at the Telegraph Club

Elle 10/04/2024

Uma Ficção histórica ambientada na São Francisco dos anos 1950, com foco na cultura lésbica e na uma protagonista sino-americana.
A história explora as condições desafiadoras associadas à época, como o racismo anti-chineses, homofobia e até mesmo o capitalismo extremo que era (e ainda é) pregado nos Estados Unidos.
Lilly queria construir aviões, e Kath queria pilotá-los. Em uma época que não eram profissões comuns para as mulheres, ambas conseguirem seguir seu sonho deixou meu coração quentinho.
Gostei do desenvolvimento do relacionamento, conforme a Lilly ia se descobrindo, e graças ao Telegraph Club, encontrando mais pessoas que eram como ela.
Achei interessante as notas da autora, que nos trazem mais informações sobre esse período, a autora menciona que ‘as histórias sempre terminavam como punição para as personagens homossexuais’ isso me fez pensar como a maioria das midias Saficas, até hoje sempre termina em tragédia, e geralmente a morte de alguma personagem principal e fiquei feliz que as protagonistas, por mais complicadas as questões da epoca, terminaram juntas no final.

Notas: Eu particularmente ja estou um pouco saturada de livros de descobrimento lgbt, poderiamos pular essa parte e todo o drama que sempre vem, né? Mas acredito que nesse livro em particular faça sentido pelo contexto histórico. Além disso, não senti tanta quimica entre Lilly e Kath quanto eu esperava mas ainda são um casal conforto.

pescemariana 29/03/2024

A homofobia tarda, mas chega
Tenho tantas coisas boas pra falar desse livro. Consegui ficar muito imersa nele em algumas partes, então foi uma experiência muito boa. Minha principal reclamação é sobre os poucos capítulos no ponto de vista dos familiares da Lily, que senti que quebravam muito esse mergulho na história da personagem e me deixavam um pouco frustrada, por causa da quebra no fluxo da leitura. Por outro lado, senti falta de saber mais sobre a Kath. Considerando o objetivo da autora com a história, faz sentido a escolha de não se aprofundar na vida dela, mas ainda assim senti bastante falta disso. E num mesmo sentido, também senti falta de uma demonstração maior de interesse da Lily por ela no começo da história, porque por muito tempo parece mais ser uma questão de conveniência a relação das duas, mas isso é só impressão minha. Impressão que não me impediu de torcer muito por elas e me impactar com todos os momentos íntimos entre as duas. Fiquei muito mexida.

Sobre a escrita da Lily, só tenho elogios. Ela tem vários momentos ótimos. Gostei muito de todo o desenvolvimento da compreensão dela acerca da sua sexualidade. Acho muito bacana que a autora não tenha apagado a dimensão sexual da lesbianidade e da relação entre mulheres, que pode acabar caindo numa pureza que não existe.

Adorei!! Gostei muito mesmo.

*****spoilers mínimos*****

Agora sobre o título da resenha, acho que convém avisar que apesar de boa parte do livro girar em torno de descobertas pessoais e felicidades clandestinas, uma hora vem o baque. Falo isso porque sei que muitas de nós às vezes preferem não consumir histórias de sofrimento. Também vale dizer que, apesar da parte tensa e dramática, o final me agradou e acho que foi de um certo otimismo. Apesar de alguns momentos parecerem o fim do mundo, a vida realmente continua e às vezes existem formas de se reerguer.

Ótimo livro!

julia 11/03/2024

Juro como pode esse ser o melhor livro do mundo, malinda lo virou minha diva babilônica maravilhosa

Julia5684 28/02/2024

Quero fazer um altar pra esse livro de tao bom que ele é serio malinda lo acho que vc virou minha mãe

Captain1 03/02/2024

Mudou o rumo da minha vida.
Preciso dizer, o ano não acabou, mas este livro já está no meu top melhores livros lidos, isso por um motivo específico, adoro histórias as quais desenvolvem, de fato, seus personagens, entende? Dar razão para a eles, e, é assim que, mesmo que o leitor não tenha as mesmas vivências conseguimos nos identificar e nos apegar a cada um ? a estória. Por exemplo, os únicos pontos que posso me identificar com Lucy é que amo mulheres. Sou lésbica e anseio por mais na vida, mais daquilo o qual me é proposto - não pelos mesmos motivos. Isto é algo positivo na escrita.

Sobre a ambientação histórica, afinal isso é um romance sáfico de época. Muito bem construída. Desde a parte I se tem o desenvolvimento dos detalhes de como era os Estados Unidos na década de 50 e como era para uma parte da população - - os dias na Guerra Fria entre duas potências econômicas e aliados. Falta de liberdade de expressão, xenofobia e homofobia estão bastante presentes na realidade do livro. Isso é interessante porque quando você lê se percebe o tanto de pesquisa que foi colocado em cada página, há a abordagem dos diversos preconceitos que a Lily (personagem principal) naquela época ? que, infelizmente ainda hoje pessoas continuam sofrendo.
O que mais gostei é que Telegraph Club não tem medo de dizer a palavra LÉSBICA, parece simples, porém, está longe disso, quase 60% dos livros (fonte: eu) em principal os mais famosos tem uma recusa em dizer que a personagem é LÉSBICA, e, SIM, isso é uma direta, por exemplo para Sua Alteza Real da Rachel Hawkins.

O romance entre a Kath e a Lily cresceu de maneira genuína, a escrita não as forçaram abruptamente, isso é ótimo, porque há livros que o casal parece um Speed Up, como se houvesse um desespero, e, em particular não gosto pois depois há uma linha entre problemas os quais não chegam a lugar nenhum. Apesar de ter uma ambientação histórica e uma das temáticas seja Lesbofobia nos anos 50, o casal, a história delas ainda é ponto central. É lindo ver Lily se descobrindo.

A parte que mais me doeu no livro foi a conversa a conversa de LiLy com a mãe, eu fui uma dessas meninas que escuram de alguém da família, ?Você é nova ? decretou a mãe, com firmeza. ? Não tem nem dezoito anos ainda.? E então, fui tratada como um segredo e tendo que me reafirmar o tempo todo. Desmoronei por completo ler o mesmo discurso de ?a você gostar de mulheres te fará ter uma vida solitária, sem percepção de família e filhos? como se isso me fosse negado, como se eu não pudesse ter. É a realidade, a forma de proteção que algumas famílias tem projetando as próprias expectativas para suprir o próprio ego, a própria consciência daquilo que eles consideram ?normal?.

GOSTEI MUITO da personagem se descobrindo com um livro isso porque na época era bem comum, apesar deles terem material punitivo para os personagens gays, esses livros de ?romance? lésbico eram vendidos em farmácias e outros lugares e muitas lésbicas se descobriam por eles, apesar de toda parte negativa envolta?

Enfim, Fiquei feliz com o final.

emileysz 23/01/2024

Coração em frangalhos
Demorei muito para escrever alguma coisa sobre esse livro, justamente porque sinto que não vou fazer jus a experiência INCRÍVEL que foi lê-lo. mesmo ele sendo em inglês e tendo algumas palavras de difícil compreensão, a leitura foi simples porque a história me prendeu de forma absurda. me apeguei a lily, uma vez que me identifico muito com as questões dela e fiquei encantada pela relação dela com a kath. são minhas duas protegidas e fiquei feliz com o final, que foi o melhor possível dentro do contexto no qual elas estavam inseridas. foi incrível, também, ver o processo da autora de tentar escrever de modo mais verossímil possível, contando não somente uma história de ficção, mas buscando também passar conhecimento sobre o contexto cultural sob o qual o livro se encontra. queria que todas as minhas leituras fossem tão incríveis quanto essa.

Sarah.Holtz 15/01/2024

Necessário
Além de lindo, comovente e emocionante - extremamente necessário. Não consegui conter minhas lágrimas nos últimos capítulos e não consegui acreditar que uma dor de uma lésbica dos anos 50 são tão parecidas com as minhas.
Sem contar sobre a delicadeza e o empenho da pesquisa histórica da autora. O trabalho foi muito bem feito e é palpável no enredo. Não só no sentido profissional, mas também dá pra sentir o impacto emocional que a etnicidade da Lily têm sobre a relação dela com ela mesma, as pessoas em volta dela e a família dela.
É tão lindo ver uma luta como a nossa transformada em história; ainda mais de um pontonde vista tão pouco falado! Como eu disse: extremamente necessário. Tocou direto no coração.

bianca1563 13/01/2024

Uma ficção histórica absurdamente bem escrita e muito bem fundamentada. As personagens são cativantes e a história é belíssima.

Maria Anndressa 05/01/2024

"She felt the rub of her mother's wedding ring against her skin, and her mother's face swam into focus, her brown eyes full of the sharp worry of love, and Lily thought, /You will never look at me like this again/."

Esse livro foi devastador, não lembro a última vez que li algo que me fez sentir tanto. Leitura fluida, bem rápida e muito necessária.

Kaka 31/12/2023

É....
Apesar de não ser um livro chato e nem arrastado de ler, parece que nada acontece por metade do livro, vários acontecimentos que não tem tanta importância, vários pontos de vistas que não agregam em nada e que eu não entendi o propósito, bem pode ser para dar um ponto de vista dos acontecimentos históricos da época por outro perspectiva, mas mesmo assim foi meio sem necessidade.

Teve um desenvolvimento de romance bem raso, embora o livro tenha quatrocentos e dezesseis páginas, nós quase nem conhecemos as protagonistas, principalmente kate. Elas interagem bem pouco, as poucas vezes que elas estão juntas o foco não está nelas, mas nos personagens em volta. Confesso que desanimei com a história assim que elas ficaram juntas, pois não me convenceu esse romance.

O livro é bom em nos apresentar o contexto histórico da época em que o livro se passa, e o livro é bem escrito, apesar de em algumas partes ser meio entediante a narração por ficar descrevendo coisas demais sem importância.
Um livro que pela sinopse parece que iria entregar mais emoção e perigo, na verdade é bem morno, e com personagens distantes.

Lya 31/12/2023

Um dos melhores do ano
Lindo, sensível, bonito, delicado e verdadeiro, simplesmente fenomenal, eu amei do início ao fim, os detalhes, a ambientacao, esse livro é perfeito, preciso ler de novo já, ele é incrivel, nao existem palavras para descrever o tanto que eu amei!! leiam!! a relacao das duas tem uma ternura tao grande, um cuidado, amei todos os personagens, msnos a 🤬 #$%!& da shirley, a lily é uma princesa de verdade e a kath é extremamente gentil, me apeguei muito a todo mundo e a historia é muito bem escrita e o ingles nao e tao dificil, so algms palavras q eu tive q ver oq era, favorito da vida, uma preciosidade

Stella 07/12/2023

1 milhão de estrelas
Melhor romance histórico que já li. Um slow burn BEEEEM slow mas que vale MUITO a pena. O livro acabou que nem vi.

Conta a história da Lily, filha de imigrantes chineses nos EUA ali pela época da segunda guerra mundial.
O livro me deixou bem revoltada porque me fez lembrar do contexto político-social dessa época e da falta de direitos básicos que a gente sofria há tão pouco tempo atrás.. O livro retrata tudo isso muito bem de uma forma muito natural que te deixa muuuuito imersa.

Como todo romance queer de época, tem q ir preparado pra sofrer. Mas apesar disso, não tenho nenhuma crítica negativa e não mudaria NADA. Achei tudo realmente muito bom!!

Lily e Kath são perfeitas e o Telegraph Club é TUDO pra mim!!!!!

lara.readings 04/12/2023

The telegraph club ?
Vou poupar comentários pra ter o que falar no bookclub, mas eu adorei esse livro!
A história da Lily me envolveu de uma maneira surreal!
Amei a retratação do clube e da Tommy!

babsinthemood 28/11/2023

Esse livro mexeu comigo em tantas formas diferentes, quando comecei ele jamais imaginaria o quanto ficaria vidrada na história, Lily e Kath me deixaram com coração quentinho a cada interação. Perfeito, não consigo falar nada além de que esse livro é simplesmente perfeito!