Balão Cativo

Balão Cativo Pedro Nava

Resenhas - Balão cativo

Renato 14/11/2023

Memória fabulosa
Segundo livro das memórias do autor, esse nos conta sua infância desde a morte do pai, sua mudança para a casa da severíssima avó e a vida de interno nos colégios onde estudou. Embora se trate de observações aparentemente de uma criança, ele esmiúça a vida da família e dos personagens com quem conviveu com uma impressionante riqueza de detalhes, não deixando escapar as referências elogiosas ou as desabonadoras de nenhum deles. A sociedade brasileira do início da república, com seus personagens históricos maiores ou menores, com seus vícios e seus valores, vai desfilando pelas paginas com a naturalidade de quem a conheceu na intimidade, mas com um distanciamento necessário a um julgamento crítico imparcial. A capacidade do memorialista em recolher esses fragmentos da história se apresenta neste livro em toda sua excelência, com uma narrativa bem humorada, ora realista ora poética. Para melhor apreciar essa continuidade é recomendável ter lido primeiro o livro "Baú de Ossos" pois se trata de uma leitura desafiadora