O que fazer? Vladímir Ilitch Lênin

Resenhas - O que fazer?

nunesdenunes 23/02/2024

Lênin contra o revisionismo
Críticas impressionantes a respeito de partidos e organizações da época, com a clássica ironia de Lênin, mas fortemente contemporâneo à sua época. Um livro que pode soar complexo quando lido sem um contexto histórico precedente, entretanto imprescindível para algumas questões que se mantêm atuais no cenário da esquerda global e também para quem quer entender melhor a relação de Lênin com a organização que estava inserido e sua idéias para aquele momento

Icaro96 31/12/2023

Resposta detalhada e prática
Lenin guia de forma clara e detalhada o caminho para revolução.
Interessante ver a necessidade de se combater vertentes que se apresentam como a favor, mas que na verdade são mais um empecilho.

Ricardo 27/11/2023

Estudos sobre o comunismo.
As várias notas de rodapé no decorrer do texto deixa a leitura um pouco pesada. As vezes desanima para quem não está acostumado. Achei os últimos capítulos mais interessantes do que o início do livro. Acredito que precisarei ler novamente em outra ocasião para entender melhor.

rawsauroo 10/11/2023

Ótimo para refletir na nossa realidade hoje desse capitalismo de plataforma que destrói corrompe e mata dia a dia.

helby 07/11/2023

Didático?
Gostei muito do livro apesar de não condizer com a expectativa que eu mesma criei com o título. Acredito que o título me deu a ideia de que a obra seria escrita de forma ?didática?, mas é mais um grande levantamento de questões.

Lenin foi com certeza um libertador da classe trabalhadora e isso fica evidente na forma como ele propõe ?preparar? tanto os militares, quanto a classe proletária para a ruptura proposta.

Gostei bastante do livro mesmo não sendo exatamente o que eu imaginava, achei fundamental para compreender essa perspectiva contra o refirmismo e revolucionária.

?sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário.?

simplesane 23/09/2023

O livro propõe a formação de uma elite revolucionária, composta por intelectuais conscientes e dedicados, para liderar a classe trabalhadora e alcançar a revolução socialista. Lênin enfatiza a necessidade de uma organização altamente disciplinada e centralizada, capaz de mobilizar as massas e direcionar a luta revolucionária de maneira eficaz.

Raul 02/09/2023

O Que Fazer? Questões Candentes de nosso tempo (até hoje)
Lênin, mais uma vez, polemiza com os oportunistas do MCI e do movimento comunista russo. Em Imperialismo, estágio superior do capitalismo, Lênin trata das questões da análise material de seu tempo; aqui, trata-se da organização e estruturação do partido.

Combatendo os "economistas" (economicistas), o autor nos apresenta as problemáticas da visão estreita de "luta econômica contra o governo". De fato, esses oportunistas ainda existem e arrastam para trás o nosso movimento.

Os comunistas devem combater todo oportunismo! Assim, a obra se mantém atual, ainda mais em um momento de crise do Partido Comunista Brasileiro. De forma geral, O Que Fazer? será mais ou menos necessário, como leitura e prática básica para qualquer movimento comunista sério enquanto o partido for necessário, isto é, até o fim do Estado.

Vitor 31/07/2023

Uma aula de política
O livro é genial, Lenin explica detalhadamente como fazer um movimento para chegar ao poder. O velho Vladimir Ulianov foi uma mente a frente de seu tempo, um herói que merecia muito mais reconhecimento do que tem. Lenin vai além do socialismo e do comunismo, que eu inclusive sou contra, ele foi o libertador da classe trabalhadora. Alexandre II aboliu a servidão, Lenin empoderou a classe. Que seja eterno Vladimir Ilich Ulianov, Lenin!

Marcelo 24/07/2023

O título deste livro pode dar uma impressão um pouco imprecisa do conteúdo. Apesar de levantar diversas questões sobre a organização política e, principalmente, tratar com muita ênfase da necessidade de embasamento teórico para uma revolução, o livro não é exatamente "didático" como o título pode sugerir.
Uma excelente obra com reflexões que, mesmo contextualizadas em um universo distinto do que vivemos hoje, são extremamente relevantes.

Raul.Maschieto 17/07/2023

Leitura fundamental
Essa obra do camarada Lenin não responde diretamente as questões atuais do movimento, mas ela da princípios e um exemplo de análise material fenomenal. São apresentadas questões sobre a luta econômica e a luta política, organização, propaganda e agitação, ou seja, questões atualíssimas no movimento marxista-leninista. Recomendo muito a leitura

Magne 14/07/2023

Lênin é importante para estratégia social de ação
Esse pequeno texto é basilar na gestação leninista da estratégia e tática, conceitos que vão ganhando corpo na escrita do maestro socialista.
Aqui é tratado as mídias, a organização, a hierarquia... Muito acumulo da experiência bolchevique. Uma difícil e valiosa obra, guerra aos senhores e paz entre nós! Boa leitura, camaradas!

Aninha 10/07/2023

O que fazer?
O que fazer não tem uma resposta simples e rápida, mas tem uma resposta eficiente. O livro traz um contexto histórico da Rússia Czarista, e assim mostrando a importância da organização, principalmente a organização pelo papel.
Uma leitura muito boa, uma ótima recomendação.

LauraFF 10/04/2023

O que fazer?
O livro é uma resposta às discussões que aconteciam a época, mas ficou famoso e se transformou em livro pela teoria organizativa exposta por Lenin, em sua analise material da realidade russa. O debate é bastante complexo, pois ele abre uma serie de resposta a terceiros e a outras discussões. Porém, o intuito é bastante claro: superar o período de vacilação dos dirigentes a época, expor de maneira qualitativa outra ideia de organização debatida, e a relação desta com a realidade do período e da região. A necessidade de se vencer o ?terceiro período? para preparar não só a classe proletária mas os militantes profissionais para a ruptura que se propõe. Leitura essencial para o debate sobre marxismo-leninismo e teoria de organização.

- Mas enfim, ?o que fazer?? Lenin vai responder: liquidar o terceiro período! (superar as vacilações e desvios ?economistas?, adequando a organização a realidade material do período a fim de conduzir a revolução em conjunto com a classe operária como um partido de vanguarda e não sobreposta a ela)

Gomezzzz0 29/03/2023

Essencial
"Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário". Lenin explica a importância do movimento de vanguarda, tal como faz uma ótima explicação sobre a não existência de um pensamento político fora da perspectiva de classes; cita muitos exemplos que fazem sentido até hoje (nominalmente cifando figuras da época); nos dá dicas de como guiar um partido e de como agir frente às massas operárias....
Fundamental para a compreensão de uma perspectiva verdadeiramente revolucionária e contra o refirmismo. Necessário é que apliquemos e compreendamos isso frente às nossas necessidades locais.

Pedro695 28/03/2023

O que fazer? ORGANIZAR-SE!
Como guiar a classe rumo a vitoria contra um sistema que possui todas as armas a seu favor? Como conciliar teoria e prática? Como vencer sendo que entre nós não há acordo?

Lenin responde a todas essas perguntas sem se perder da materialidade, sem tornar a análise do momento russo incompressível para qualquer pessoa.

Para resposta final: a organização.