O que fazer?

O que fazer? Vladímir Ilitch Lênin

Resenhas - O que fazer?

Raul 03/10/2021

"O que fazer?" Definitivamente, não há uma resposta simples
Esse livro é de uma riqueza incrível, máxime, quando se trata do contexto histórico e social da transição do século XIX ao XX e a dimensionalidade das ações na prática da luta contra os "populistas", os "economistas", os "liberais", os "terroristas" e várias questões contra veículos midiáticos que dissipavam os ideais "trade-unionistas".

O "coração" do livro é destacar a importância de uma base teórica para fomentar uma revolução. Também são destacados os papéis que são de grande relevância nesse processo ? algo que, realmente, agrega o entendimento de como tudo aquilo aconteceu durante a Rússia Czarista.

É uma leitura, a priori, um pouco complexa pelo contexto extremamente conturbado da época. Porém, a posteriori, o entendimento flui rapidamente.

Ele, claramente, demanda uma certa base do contexto histórico propriamente dito, mas é uma leitura de muita valia.

Ps.: Como eu li em ebook só fui ver que tinha uma linha do tempo no final do livro ao concluir a leitura, então fica a dica pra quem for ler e se perder kkkkkk

Marcelo 24/07/2023

O título deste livro pode dar uma impressão um pouco imprecisa do conteúdo. Apesar de levantar diversas questões sobre a organização política e, principalmente, tratar com muita ênfase da necessidade de embasamento teórico para uma revolução, o livro não é exatamente "didático" como o título pode sugerir.
Uma excelente obra com reflexões que, mesmo contextualizadas em um universo distinto do que vivemos hoje, são extremamente relevantes.

KKbarros82 05/04/2021

O que fazer, Lênin?!
Quando você inicia a leitura de: O que fazer?, tem a impressão, por causa do título do livro, que vai ler uma cartilha do paço a paço de o que fazer em uma revolução social-democrata. No entanto, o revolucionário Marxista, Vladímir Ilitch Lênin nos entrega é mais complexo que isso. O que fazer não é uma receita de bolo, com itens inumerados e porções exatas. É mais que isso.

Lênin como bom prosador, faz uma crítica de todas as publicações, jornais, em sua época que afirmavam saber o que fazer e a partir delas, analisa o que não fazer.

O leitor precisa entender que não é uma leitura fácil, necessita paciência e muita contextualização histórica. Mas ao mesmo tempo que o autor, vai realizando sua crítica severa aos jornais da época, ele também vai em doses homeopáticas revelando ao leitor o que fazer. E nesse, o que fazer, sua mensagem central é primorosa: "Sem teoria revolucionária, não pode haver movimento revolucionário", ou seja, um proletariado sem conhecimento não saberá em hipótese alguma como fazer, o que fazer e para o que fazer.

Vitor 31/07/2023

Uma aula de política
O livro é genial, Lenin explica detalhadamente como fazer um movimento para chegar ao poder. O velho Vladimir Ulianov foi uma mente a frente de seu tempo, um herói que merecia muito mais reconhecimento do que tem. Lenin vai além do socialismo e do comunismo, que eu inclusive sou contra, ele foi o libertador da classe trabalhadora. Alexandre II aboliu a servidão, Lenin empoderou a classe. Que seja eterno Vladimir Ilich Ulianov, Lenin!

Pedro Henrique Quiste 14/10/2020

Um livro datado à Rússia de 1900, mas com boas interpretações para o século XXI
Antes de tudo, devo dizer que me decepcionei um pouco com o livro - por erro meu, provavelmente. Esperava um texto mais objetivo quanto ao que fazer, e encontrei mais uma resposta aos economistas e oportunistas do Partido Social-Democrata Russo.

De fato, ele foi feito assim e por isso não se torna tão relevante para quem está começando a estudar a teoria marxista-leninista. Há algumas boas observações que podem ser transplantadas para o século XXI, mas são raras em meio às milhões de observações e respostas para pessoas que não tem tanta influência mais hoje. É uma obra importante para entender a Rússia, mas não para quem está no começo dessa caminhada.

Abandonei no meio do último capítulo, infelizmente. Talvez volte a ler mais para frente.
guilhermecardoso 27/06/2021minha estante
rapaz até hoje tem oportunistas na política, se colocam como do lado do trabalhador mas são liberais que fazem contrarreforma da previdência, autonomia do banco central? Se quiserem ir pelo caminho do pântano vão, até acho que o lugar dos senhores seja lá mesmo. Tabata amaral por exemplo rs, partidos da social-democracia ai que não sabem se vão aos atos contra o bolsonaro ou se faz campanha pra ganhar eleição? E o oportunismo e a negação da ideologia burguesa dentro da perspectiva revolucionária, assim como a organização do partido de vanguarda são os pontos centrais do livro, o que é relevante pra quem quer fazer algo e responde ao título.

IgorX96 14/10/2021

Ler Lenin é gostoso demais
Esse é um livro de um contexto histórico, mas que fala muito sobre nosso tempo também. Aqui Lenin vai mostrar a importância da teoria aliada a prática e as variadas formas de agitação e propaganda, além de defender o centralismo democrático.
Leitura fluida e de simples compreensão para quem já conhece o mínimo de marxismo.

eliascomh 02/03/2023

A ciência do proletariado não é uma receita de bolo
Apesar de ser uma obra escrita em 1902 muita coisa é atual. O meio mais eficiente na época de espalhar um conhecimento acessível às pessoas era pelo jornal. Hoje provavelmente seja a internet. Ainda assim, Lênin nos ensina bastante como conversar com as pessoas e principalmente ouvi-las. É necessário apoiar e está presente nas manifestações da nossa classe e defender os nossos interesses, para que assim se possa criar um elo forte entre os nossos. Pois é importante lembrar que “a classe trabalhadora odeia pedagogos”, e de fato odiamos.

Ricardo 27/11/2023

Estudos sobre o comunismo.
As várias notas de rodapé no decorrer do texto deixa a leitura um pouco pesada. As vezes desanima para quem não está acostumado. Achei os últimos capítulos mais interessantes do que o início do livro. Acredito que precisarei ler novamente em outra ocasião para entender melhor.

Jolly 24/11/2022

Livro com função social muito bom, claro que, ele não é de cara um "passo a passo" mas com a leitura vai ficando forte a ideia de "Organização" e se armar com "Teoria Revolucionária"

rawsauroo 10/11/2023

Ótimo para refletir na nossa realidade hoje desse capitalismo de plataforma que destrói corrompe e mata dia a dia.

Pedro695 28/03/2023

O que fazer? ORGANIZAR-SE!
Como guiar a classe rumo a vitoria contra um sistema que possui todas as armas a seu favor? Como conciliar teoria e prática? Como vencer sendo que entre nós não há acordo?

Lenin responde a todas essas perguntas sem se perder da materialidade, sem tornar a análise do momento russo incompressível para qualquer pessoa.

Para resposta final: a organização.

Magne 14/07/2023

Lênin é importante para estratégia social de ação
Esse pequeno texto é basilar na gestação leninista da estratégia e tática, conceitos que vão ganhando corpo na escrita do maestro socialista.
Aqui é tratado as mídias, a organização, a hierarquia... Muito acumulo da experiência bolchevique. Uma difícil e valiosa obra, guerra aos senhores e paz entre nós! Boa leitura, camaradas!

Icaro96 31/12/2023

Resposta detalhada e prática
Lenin guia de forma clara e detalhada o caminho para revolução.
Interessante ver a necessidade de se combater vertentes que se apresentam como a favor, mas que na verdade são mais um empecilho.

deadly_romantic 16/01/2023

treta de twitter no inicio do sec XX
papai lenin sentando o cacete na rabotcheie dielo e companhia com ?materialismo histórico?

CENTRALISMO DEMOCRATICO NA VEIA,
ESPONTANEISMO NA CADEIA!!?

simplesane 23/09/2023

O livro propõe a formação de uma elite revolucionária, composta por intelectuais conscientes e dedicados, para liderar a classe trabalhadora e alcançar a revolução socialista. Lênin enfatiza a necessidade de uma organização altamente disciplinada e centralizada, capaz de mobilizar as massas e direcionar a luta revolucionária de maneira eficaz.