Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

14/04/2024

Enfim, se você ainda não leu o segundo livro, eu recomendo que vocês o leiam, pois não tem como falar da trama principal do último livro sem spoilar o final do segundo. Então, você está avisado.

Muitas coisas aconteceram entre o segundo e o terceiro livro. A mais interessante delas foi Mortimer finalmente começar a interpretar o papel de Gaio, algo como um Robin Hood. A transformação dele foi uma das coisas mais interessantes do livro. Outra coisa que eu achei bem interessante foi a transformação pessoal de cada um dos personagens, desde os protagonistas aos coadjuvantes. Cada um deles teve seu peso para a história.

Outra coisa que eu gostei bastante foi o quanto Orfeu mexeu com o mundo de Fenóglio. Não posso falar mais, mas ele faz algumas mudanças bem chatas.

Tem mais umas coisinhas que eu gostaria de falar, mas aí são spoilers, e eu sei que quem solta spoiler de graça não tem coração, então vou parar por aqui mesmo.

Considerações finais

Dos três livros, o que eu mais demorei para ler foi Morte de Tinta. O começo dele é um pouco arrastado, mas depois que engata o ritmo não te deixa mais parar de ler. Você realmente tem vontade de conhecer ou ser um Língua Encantada para passar o portal das letras e conhecer pessoalmente o Mundo de Tinta.

Rayssa.Oliveira 05/04/2024

Porque os autores gostam de ficar enchendo linguiça nos livros? É desanimador! Quando a história está em um momento bom, você passa pro próximo capítulo e entra em uma parte completamente desnecessária.

Sobre a trilogia em si, é um universo incrível. Fui muito incentiva a comprar os livros por conta do filme Coração de Tinta, que a propósito é o primeiro livro da trilogia.

Fora as algumas partes lentas dos livros, vale a pena a leitura. Indico para quem gosta de fantasia como eu.

Maria.Barreto 30/03/2024

Morte de tinta
Uma fantasia gostosinha de ler, porém muitos eventos repetitivos tiram um pouco do interesse durante a leitura.

gabiblioteca401 25/03/2024

Melhorou em relação ao segundo. Achei as resoluções mais mirabolantes ainda, mas é o mundo de tinta, afinal. O final do segundo amarra certinho com o desfecho desse. E as descrições persistem, mas é uma fantasia, quero o quê??

Boo_ 16/02/2024

O mundo de fantasia do qual eu gostaria de habitar.
Não tenho palavras para descrever tudo o que senti lendo este livros.

Mundo de tinta é com toda certeza, uma das melhores fantasias que eu já li, e eu estou abismada com a genialidade por trás dessa obra, um mundo tão encantado do qual eu nunca iria embora, mesmo sabendo o quão tecnológica e avançada é a minha, afinal quem não deseja andar na terra das fadas, andar no ombro de gigantes e convencer com os seres da noite...

Esse terceiro livro em muito se superou, eu não sabia que tanta coisa poderia acontecer, e quanta história ainda havia para ser contada. Dedo empoeirado é com toda certeza o personagem que mais merece destaque nesse livro e junto a ele o Gaio, eu também tenho um taco pelos foras da lei e por cuspidores de fogo.

"Você também não acha que de tempos em tempos deveríamos ler histórias nas quais tudo fosse muito diferente do nosso mundo? Nada nos ensinaria melhor a questionar-nos por que as árvores são verdes e não vermelhas ou por que temos cinco e não seis dedos."

"Um livro em branco transformara a morte num serviçal dos vivos."

"Algumas coisas eu deixei com a morte. Outras eu trouxe comigo."

"Que eu saiba não seria a primeira vez que você interpreta o papel do traidor."

Rafaela Tulino 26/01/2024

Bom? Bom!
Mas que eu esperava um fim BEM melhor, isso eu admito...

Na conclusão da trilogia "coração de tinta", o que mais temos no livro é mortes e desencontros, e isso me irritou de um jeito!!!!!!!

O livro é composto por 90% de personagens que são vilões então é um saco porque TODA HORA, TODO CAPÍTULO dá alguma merda, então você tem que ser muito persistente porque realmente dá vontade de fechar o livro e tacar o fod#-s#!

Entretanto, meus elogios à autora por criar personagens tão bons e cativantes que você simplesmente não consegue fazer o que eu disse acima: fechar esse livro.

Minha criança anterior que era apaixonada em Coração de Tinta, está muito contente agora que ela sabe a história toda ??
E que história....

A história de Coração de Tinta (especialmente o segundo e o terceiro livro) fazem realmente o papel de imersão dentro da história!

Você vai passar raiva? Vai
Mas vale cada palavra, só pra conhecer o Mundo de Tinta ?

juilha 14/01/2024

Boa conclusão de trilogia
Como todos os livros da trilogia Mundo de Tinta, o principal ponto que me faz gostar de Morte de Tinta é a escrita. Sério, o livro é MUITO bem escrito, dá pra prazer de ler. Os vaivéns da história, com múltiplas visões de personagens, deixam a leitura interessante, mas o livro não é particularmente cativante. Não me senti presa ao livro, mas isso não faz dele ruim. É um bom livro que fecha bem a trilogia e não deixa pontas soltas, desenvolvendo muito bem os personagens. Num geral, vale a pena ler a trilogia Mundo de Tinta.

Luh2201 07/01/2024

Único defeito é que acaba
Continuei apaixonada pelo dedo empoeirado, acho que ele merecia um livro só pra ele.
A história acabou de forma maravilhosa, por mais que eu tenha ficado com aquele desejo de quero mais.

Ana Carolina 30/12/2023

Torturante
Hoje, após dois anos tentando terminar esse livro, cheguei ao fim da história. Agora posso dizer que essa leitura foi torturante e de nada valeu prolongar até o final.

Me apaixonei pelo mundo de tinta desde o Coração de Tinta, e com o segundo livro eu definitivamente passei a amar essa história, com personagens bem elaborados, uma proposta diferente... No primeiro livro, achei a história bem desenvolvida com um caminho único a ser seguido e agradável de ler. Já no segundo, me surpreendi com a imaginação fértil da Cornelia e fiquei super feliz por poder me aprofundar mais na lore dos meus personagens favoritos. Mas em Morte de Tinta, parece que a história inteira se perdeu, o conceito inicial ficando esquecido e tomando rumos totalmente aleatórios.

Posso afirmar que não consegui absorver nem 80% dessa história, de tanta baboseira e uma infinidade de personagens e histórias ocorrendo ao mesmo tempo, além do óbvio sentimento de que os personagens venciam por puro protagonismo, afinal, como pode diversas vezes tudo ocorrer ao acaso para os protagonistas se safarem? Pra mim, não passou de uma enrolação sem fim, como se a autora não soubesse mais de onde tirar motivos para o herói vencer no final e passasse a inventar as reviravoltas mais mirabolantes possíveis.

Infelizmente foi uma péssima experiência, pois nem os personagens mais cativantes conseguiram fazer valer a escrita arrastada da autora. Fui até o final somente para ver onde ia dar, mas recomendo não prolongar a leitura além do primeiro livro.

Thaisa 07/12/2023

"Morte de Tinta", último livro da trilogia "Mundo de Tinta", encerra a história de Mo Folchart, um encadernador de livros que possui o extraordinário poder de trazer personagens e coisas de dentro de um livro ao lê-lo em voz alta, enquanto pessoas e objetos reais são transportados para a obra como troca; e após sua filha, Meggie, descobrir que tinha o mesmo poder do pai, ela acaba entrando no mágico mundo do livro "Coração de Tinta", cheio de beleza e morte. Mo, junto de outros personagens, encontra uma forma de ir atrás de Meggie e nós, leitores, conhecemos mais desse universo, desde os elementos mágicos e lindos até os vilões dessa história, espalhando fome, violência e sofrimento o tempo inteiro.
O "Mundo de Tinta" sempre foi muito importante pra mim - tanto que eu tenho uma tatuagem de "Sangue de Tinta" que mistura a figura do duplo do Gaio (nome que Mo recebe e que faz com que ele se transforme em uma figura temida na história), o amor pela literatura e, claro, a importância dessa obra na minha vida, que tanto me acompanhou e me abraçou nos momentos mais difíceis que vivi. No entanto, estava apreensiva quanto a ler esse último livro por ser o único que eu ainda não havia relido... Mas que ótima experiência foi embarcar novamente nessa obra e não me decepcionar nem um pouco - muito pelo contrário!
A escrita de Funke é simplesmente maravilhosa, fluida e imersiva, capturando o leitor com uma narrativa incrível e misturando a fantasia desse universo com temas tão reais e necessários: quando jovem, confesso que o que mais me encantava eram os personagens e seus arcos, como se desenvolvem e se transformam ao longo da narrativa, mas também a magia presente em cada canto da cidade de Ombra...
Nessa releitura, vi como a trama carrega muito mais do que isso, entrando em temas como a maneira com que os poderosos tratam os trabalhadores, as mulheres, as crianças, os artistas; como as pessoas querem lutar contra o sistema, mas o medo as impede; como a sociedade ignora e maltrata aqueles que não se encaixam no padrão; como a depressão, a ansiedade e a morte traumatizam pessoas e as impactam para sempre, de forma pungente e dolorosa.
Eu adorei retornar para esse mundo, acompanhar personagens que eu tanto amo e compreendê-los melhor agora, já adulta, além de ver tanto o lado bom quanto o lado ruim que todo lugar carrega - e como a saudade e a depressão são reais em qualquer universo, nos machucando e nos modificando ao longo do tempo.
"Morte de Tinta" é o final perfeito de uma trilogia perfeita; e é perfeita não por expôr apenas as coisas boas e lindas, mas por mergulhar na dor dos personagens, na dura realidade que as pessoas subjugadas enfrentam e na essência que nos carrega e que constrói nosso caráter.
No fim dessas páginas, eu só posso enfatizar que foi difícil fechar esse livro e dizer adeus à "Coração de Tinta" e tantos protagonistas incríveis. Porém, mais do que nunca, tive a certeza que essa trama estará para sempre comigo: na minha mente, no meu coração, na minha pele. E que lindo saber disso!

Fercury 20/11/2023

Esperava muito mais
Amei coração de tinta, achei que fosse gostar da trilogia toda e não foi o que aconteceu.
Fiquei curiosa para ler o terceiro livro achando que daria um fechamento pra história e me decepcionei!
Foi uma leitura cansativa e por vezes pensei em desistir, capítulos muito longos, detalhes excessivos em coisas que não eram importantes e muitos personagens, alguns pouco desenvolvidos e outros desnecessários.
As coisas só começam a dar certo no final e que, por sinal, odiei..