Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Anny 29/08/2022

Amei o mundo, é bem detalhado então você se sente dentro da história. Mas o livro é meio lento então você demora a engatar na história

Milena 20/08/2022

Quero também alguém que dê vida às palavras...

Mundo fabuloso, vou sentir saudades de todos os amigos que fiz nessa jornada incrível!

Manuela.Toazza 27/07/2022

Quem nunca quis entrar num livro!?
Por mais q tenha sido uma leitura demorada pra mim, eu amei essa trilogia do começo ao fim.
Elinor é o meu espirito animal, sem tirar e nem por, o jeito que ela fala dos livros preciosos dela, e como protege eles.
Mo é outro q precisa ser guardado num potinho e protegido a todo custo.

Amei os personagens, a história e o mundo.

A autora escreve tão bem que em alguns momentos é como se tu estivesse dentro do livro, vendo a historia acontecer e como se quase pudese tocar e sentir as coisas ao redor.

Camila 24/07/2022

Minha trilogia preferida
Gostei muito dos 3 livros, esse em especial achei mais emocionante e me deixou nervosa em vários momentos kkkk me decepcionei com algumas coisas no final mas mesmo assim achei excelente.

HeloDf 24/06/2022

Fim
De todos os livros esse com certeza foi o melhor. Mais desenrolado, acontecendo as coisas com mais fluidez.

Mands 07/06/2022

PERFEITO
Eu demorei mto para terminar e demorei tbm para fazer essa resenha. A verdade é que eu não acredito que chegou ao fim. Essa história, esse universo, os personagens são FANTÁSTICOS. Aos fãs de literatura, esse livro é uma arte. A escrita da Cornelia é muito boa e ela tem a capacidade de aprofundar até os personagens secundários, o que eu amo.
Sobre a história, nela veremos o Língua encantada ( ou Gaio) em sua missão de proteger o povo e sua família. A Meggie tem medo de perder seu pai para sempre, e a Resa de ficar presa ali para sempre e formar uma família nesse melancólico universo. Vamos ver a Elinor, Farid, Orfeu, cada um com seu arco mto bem resolvido. Foi o final perfeito e eu estou tão feliz de ter acompanhado toda essa caminhada, foi tão emocionante. Coração de tinta vai ficar marcado para sempre.

Laura S. 30/05/2022

A escrita da Cornelia é uma delícia de ler
Eu adoro a forma como a Cornelia escreve, é quase como se eu tivesse ouvindo Mo ler pra mim, posso ver tudo se desenrolar na minha frente, as palavras deixam de ser palavras e viram vida. Nesse último livro da trilogia, a gente entra ainda mais a fundo no mundo de tinta, chegando cada vez mais próximo da resolução final do conflito.
Esse livro, porém, é bem dicotômico. Ele tem bem mais cenas de ação, o que faz o livro correr mais rápido mas, em compensação, tem outras partes bem enroladas (o que pra mim, nesse caso específico, não foi tão ruim, mas dependendo da sua relação com a série pode ser chatinho).
Gostei bastante de como eles resolveram as coisas, fiquei até um pouco surpresa, os últimos capítulos eu li correndo na sede de ver os próximos passos da história. Só me incomodou o final de um personagem específico (que não vou dizer qual é rs). Alipas, o final mais ou menos em aberto, que eu costumo odiar, me agradou bastante.
Ah, e descobri que tem um quarto livro mas que ainda não foi lançado no Brasil. Ainda to pensando se algum dia vou querer lê-lo, não vejo necessidade de continuação dessa história. (mas eu pensava a mesma coisa sobre Coração de Tinta e aqui estou né, encantada)

Adorei concluir essa série que me acompanha desde que eu comecei a gostar de ler, é uma sensação engraçada finalmente terminar de ler esses livros e "concluir" a história dessas personagens às quais eu sou tão apegada. Enfim, adorei.

Jonas 26/05/2022

Ótimo livro. Empolgante .... uma emoção diferente a cada capítulo. Mal posso esperar para ler o terceiro volume.
Haack1 26/05/2022minha estante
preferiu o segundo ou o primeiro amg?

Jonas 28/05/2022minha estante
O segundo. Empolgante demais esse livro.

Paula.Crivelini 04/05/2022

Arrastado mas o final surpreendeu
É a leitura mais arrastada da trilogia. No meio do livro tem uns capítulos e cenas q até da pra tirar, na minha humilde opinião. Porém devo tirar o chapéu pra ela que criou vilões mto decentes, realmente maus, nada daquilo de acabar simpatizando um pouco com eles. Personagens multifacetados com uma profundidade digna. E o final.encerra a trilogia muito bem e ainda surpreende. Seria um filme lindíssimo de se ver.

Julinye 01/05/2022

Morte de Tinta
Eu achei esse o livro mais "nhem" da triologia. A escrita era meio cansativa, e a história em certos pontos pareceu arrastada.
Mas eu gostei muitos em alguns momentos, e o final foi bem legal, apesar de eu achar o clímax um pouquinho mais ou menos.
Gostei muito da Meggie ter se afastado do Farid, afinal ele tava nem aí pra ela.

No último volume da triologia Mundo de Tinta, Mo está decidido a acabar com o reinado de Cabeça de Víbora, e decide salvar a história de Fenoglio.
Agora, Gaio, como é chamado, sofre muitos problemas e desafios, que terão de ser cumpridos.

Carla 24/04/2022

Se arrependimento matasse
Eu estaria morta! Li o coração de tinta por causa do clube do livro da escola onde trabalhava e acabei comprando os dois livros seguintes achando que eu fosse gostar. Foi a pior coisa que eu fiz, porque o 1o livro é físico, mas os outros 2 são digitais e não tem nem como me desfazer deles. Li os dois na obrigação, senão já teria abandonado há muito tempo.

Kessidy.Kevin 16/03/2022

Mortimer...
O que aconteceu com o protagonista da história. Tal diferente do primeiro livro, tão mudado e irreconhecível.
LetAcia 18/04/2022minha estante
Também achei?
Gostava mais antes...

Luc 12/03/2022

Coração de Tinta ? O Livro Mágico
Chega a ser difícil expressar em palavras o quanto eu amo esta história que me acompanha desde a infância, quando assisti ao filme Coração de Tinta pela primeira vez, e da qual me despeço (temporariamente) ao concluir a leitura da trilogia. Foram muitas, repito, muitas emoções ? boas e ruins ? causadas pelas várias aventuras protagonizadas pelos diversos personagens que compõem este fantástico e complexo universo feito de tinta, palavras, amor e magia.
Sem dúvidas, tal experiência não seria tão enriquecedora sem a escrita magistral da Cornelia Funke, uma autora que faz usos incrivelmente bons da metalinguagem e que dá vida aos personagens e às situações mais inusitadas. Alguns dos aspectos que mais me surpreenderam foram 1) a passagem gradual de uma história otimista e "infantil" para uma história mais sombria e imprevisível e 2) as constantes mudanças sobre quem realmente detém o controle da narrativa.
É fato que a leitura passou a ser consideravelmente arrastada desde o segundo livro e que há pontas soltas e ocorridos superficiais em muitas partes da estória, mas isso não diminui a grandeza dessa fantasia. Sou muito grato por tudo o que essa obra me proporcionou e por todos os ensinamentos (e questionamentos) que pude tirar a partir disso.
Agradeço também ao meu vô, que me apresentou ao filme quando eu ainda era uma criança. Por fim, vou sentir saudade de todos os personagens que conheci aqui; mas, como afirma Cornelia Funke: "Talvez seja a saudade a única ligação entre as coisas".
Recomendo o "Coração de Tinta" para todos aqueles que precisem conhecer uma história fantasticamente acolhedora.

davicezarborges 20/02/2022

Obra perfeita.
Melhor fechamento, para uma trilogia. Leria novamente, e várias e várias vezes. Simplesmente gostei muito mesmo da trilogia completa.