Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Caroline 10/04/2023

Um final maravilhoso para uma trilogia maravilhosa
Além de acrescentar muitos novos elementos para a história, o último livro da trilogia fecha com chave de ouro essa história tão rica, conforme o passar do livro a história vai ficando mais instigante, e exercitando a imaginação do leitor, terminando de forma muito satisfatória... Recomendo muito para quem gosta de fantasia

Weiiirdo 01/04/2023

Leia por sua conta e risco
Esta é uma trilogia confusa. O único fio em que posso pensar para ligar todos os três enredos é o escapismo, então diria que esse é o tema das histórias. Primeiro, vemos como a ficção pode ser sedutora, depois assistimos os personagens deixarem-se levar por essa sedução, mas, enfim, acompanhamos como descobrem que há negatividade em qualquer mundo, até nos inventados. Fica a interessante mensagem de que toda realidade é fantástica e ambígua, estamos apenas acostumados demais com a nossa para notar e viciados na tendência de querer o que não temos enquanto subestimamos o que já temos.

Logo se vê que é um livro que desperta muitas reflexões, mas não está livre de defeitos. Apesar de a história ter um significado e acontecimentos interessantes, falta lógica e o "plot armor" prejudica demais o impacto do que se lê, provocando apatia, como na milésima morte de um guerreiro em Dragon Ball.

Os personagens são cheios de características bastante humanas e até os vilões ficaram mais palpáveis. Os protagonistas inclusive tiveram quase todos desenvolvimento notável e foram ativos em suas histórias. Pena que esses mesmos protagonistas não têm nenhum carisma; alguns chegam até a fazer coisas repugnantes, que precisariam de uma consequência e de uma sinalização bem vermelha da narrativa, mas a narrativa deixa passar batido, como se fosse normal e aceitável, como se não houvesse prejuízo causado em pessoas e relacionamentos por uma atitude X, Y... E isso leva ao fato curioso de que todo secundário é mil vezes mais cativante do que qualquer um dos protagonistas, algo bem triste para o leitor e para qualquer autor que se desse conta do fato, porque mostra que existe a capacidade de escrever bons personagens, só não se soube escrever justamente os que mais precisavam; o mesmo ocorre com os relacionamentos. Aliás, um dos protagonistas é completamente desnecessário na trilogia inteira, um desperdício de palavras, paciência e neurônios que tinham de ser usados em várias lacunas.

O ritmo é bom, fluido, não tive preguiça para ler no meu tempo, pelo menos não por culpa do livro. Mas (sempre mas!) a autora não devia ter feito um mundo baseado na Idade Média se não pretendia respeitar algumas de suas "regras" mais básicas, criando cenas ridículas, apressadas e prejudiciais à nota na resenha.

A narração, como no segundo livro da trilogia, é o pior aspecto, e nem sei se é culpa da autora ou da editora/tradução. A experiência aqui só é boa dependendo do momento. Por um lado, há aspectos emocionantes, empolgantes, intensos, inesperados, originais e viciantes, mas o que encontrei em maioria foram erros de tradução, formatação, gramática, revisão, amadorismo na escrita, repetitividade, sintaxe atroz, pobreza vocabular e até uma questão essencial não resolvida no enredo, algo que não podia ter ficado aberto.

Entretanto, o que subiu a nota deste livro foi, como sempre, o talento da autora com a ambientação. Os cenários são belos e vivos, têm uma nitidez cativante e inspiradora, e a autora deixa pistas sutis para seu enredo em vários cantos discretos.

gibbs0 29/03/2023

Morte de tinta
Não achei um final digno pra trilogia. A leitura inteira foi bem emocionante, há poucos momentos de tédio entre os capítulos. O ?herói? do livro foi totalmente inesperado kkkk, em nenhum momento pensei q isso aconteceria. Uma leitura bem simples e cativante, com exceção apenas do último capítulo.

Rafah 22/03/2023

Excelente desenvolvimento; final meio mé, apesar da surpresa do "herói" repentino que salvara a todos.

Soliene.Teixeira 10/03/2023

Já sinto saudades do mundo de tinta
Gente, eu acho incrível como a Cornélia consegue juntar beleza, magia e maldade intensas num lugar só e ainda pensar num intrincado de possibilidades que a história pode tomar! Eu não imaginava que o plot viria justamente de quem veio!

Tudo está fervilhando no nosso amado mundo de tinta e não é nenhum exagero: príncipe tirano imortal, príncipe bonzinho morto, personagem foda no mundo dos mortos... Uma desgraça só!

Ainda assim, o mundo de tinta continua fantástico e a Cornélia conseguiu pensar em diversas possibilidades para atrapalhar o bem, o que é muito esperto da parte dela, porque ao invés de um romance previsível e genérico, temos uma narrativa cheia de complexidades cujos acontecimentos se aproximam muito da realidade.

E no fim, você acaba ficando com saudades do mundo de tinta e dos personagens que ela tão bem plantou em nossos corações. Já sinto falta de Dedo empoeirado, dos homens de vidro, de Mo e Meggie e Farid... Ah, acho que não seria ruim se eu conseguisse ler a mim mesma para dentro do mundo de tinta, afinal!

silvah_annah 09/03/2023

Morte de tinta
Bom, toda história tem que ter um fim, certo? Errado. A autora ainda tá escrevendo outro livro, por mais que eu ache que aqui tenha terminado tudo... Bom, foi um final legal... Mas eu sinto que poderia ter sido melhor... Até agora ainda sinto um pouco de negação... Foi como se a história de repente tivesse me dado um pé na bunda kkk ? Sinto que não foi suficiente... Mas tbm sinto que o próximo livro não vai suprir esse vazio, mas eu tenho que me conformar né? Nem tudo sai como queremos.. Em compensação depois dessas 1700 páginas aprendi a ler os livros de 200 como se fossem revistinhas lkkk bem rápido...

Bom, o livro começa de onde parou no outro, Farid trabalha para Orfeu, meio que pra "pagar" a ajuda que ele vai dar... (Detesto esse Orfeu do fundo da minha alma, homem inconveniente, feio, convencido e desnecessário, fez 🤬 #$%!& nenhuma, só atrapalhou). Enfim, Meggie tá insegura quanto a seu relacionamento com Farid, ele quase não a visita, então ela sente falta dele, e ciúme, já que ele trabalha rodeado das criadas de Orfeu que são as mais bonitas de Ombra. Fenóglio tá passando por um bloqueio criativo com reações exageradas... Ele precisa se recuperar para combater Orfeu. O mesmo com Mo, ele vai contar com a ajuda de alguns amigos para enfrentar Cabeça de víbora e ao mesmo tempo lutar com o que é real e o que é fictício, uma briga contra si mesmo, entre seu eu verdadeiro e o papel que interpreta nessa história.
Ãquila Cabral 01/05/2023minha estante
Oi. Aonde você viu que a autora está escrevendo uma continuação?? É que eu não consigo achar. Pode me ajudar?

No Facebook dela moça

silvah_annah 10/05/2023minha estante
Vai sair esse ano lá onde ela mora, aqui no Brasil eu não sei...

Moço*

Ãquila Cabral 19/07/2023minha estante
Obg ??

helo.s 17/11/2023minha estante
ODEIO o Orfeu com todo o meu coração tbm, até mais do que os outros vilões. Ele é muuuuito n*jento mds. A parte de ele usando seu poder p fazer tortura psicológica com o Mo quando ele tava dentro do poço e aquela parte do Farid falando q ele contrata as mulheres mais bonitas de Ombra como criadas p poder agarrar e passar a mão nelas ?

Vanessa.Rafaela 20/02/2023

Morte de tinta
Meu coração se encontra apertado !! Essa foi uma leitura que me tocou demais !!
Desde o primeiro livro, até esse terceiro, eu li de todo coração. É uma leitura que prende, que te instiga a ler e ler mais, você simplesmente não consegue parar !! Tem a história única e que se tornou uma das minhas favoritas.
Assim que finalizei, meu coração ficou apertado e senti toda aquela sensação de vazio, por finalizar uma história tão perfeita. É engraçado, como me identifiquei tanto, ser apaixonada por livros e querer de todo modo viver as histórias que lemos, e é exatamente o que acontece nessa trilogia. O final me pegou de uma forma tão boa, eu acabei chorando.
É uma trilogia que deixa o coração quentinho ??
Se tornou um dos favoritos, um que com certeza recomendo com todas as minhas forças.

_ingrid_ 06/02/2023

Gostei do final que a autora deu pra essa história, teve um final um pouco aberto, e seria legal uma continuação com o filho do Mo e da Resa conhecendo o outro mundo. E com explicações de algumas coisas, tipo de onde surgiu o poder de dar vida às palavras.

Chapeleiro 02/02/2023

Um final cheio de reviravoltas
O fim da trilogia do mundo de tinta é muito mais interessante do que eu imaginava.
A história vai ficando cada vez mais interessante e até mais angustiante conforme o final se aproxima; sempre com uma reviravolta que hora ajuda, hora atrapalha nossos protagonistas.
No fim, ainda considero as duas continuações (Sangue de Tinta e Morte de Tinta) um pouco mais fracas que o primeiro livro (Coração de Tinta), mas ainda assim é uma história bem interessante de se acompanhar, valendo muito a pena a leitura
Só gostaria que mais gente pudesse conhecer essa maravilhosa trilogia, que sempre me faz imaginar, como seria se as histórias pudessem se tornar realidade.

Jumanji 31/01/2023

Morte de Tinta (Final da trilogia)
Foi um dos livros mas difíceis de ler, não por que era pesado ou cansativo, mas por que eu sabia que esse seria o fim dessa história.
Se desenvolve de forma lenta e cativante, de uma forma crua e dramática, amarrando e desdobrando todas as pontas soltas e misteriosas.
Achei corajoso o romance que se desenvolve, e bem "gentil" a construção, apesar de ter sentindo no começo a estranheza. Afinal não pode ter toda a construção de dois livros como teve o antigo romance.
Amei o desenvolvimento de certos personagens, a vida e história que deram pra "personagens secundários".
Foi a primeira leitura do ano e que eu tenho certeza, mais vou me apegar.
É uma trilogia bonita e emocionante.

Duda 28/01/2023

Eu achei que Morte de Tinta foi bem tranquilo de ler e teve um ótimo final, mesmo tendo aquela sensação de que a autora deu uma leve enrolada. Mas eu gostei dela citar os personagens no momento certo sem contar que as coisas de outras histórias no início de cada capítulo é bem legal.

Lilivia 24/01/2023

Maestria Fantástica ??????
"Maestria Fantástica". É assim que eu resumo o livro Morte de Tinta, e toda a trilogia criada pela Cornélia.

Todo o seu universo é extremamente deslumbrante e encantador... As fadas (azuis!), os elfos de fogo, os homens de vidro e todos os seus personagens dão vida e cor especial a está trama, que se encerra tão bem (e tão rapidamente, para mim) depois de tantas aventuras...

A história reflete com tanta precisão o amor aoa livros e a escrita, falada ou não, as palavras parecem respingar das páginas, como se fossem o cerne de toda a obra (e também o são) e a trama com Mortimer, Meggie e todos os outros familiares e amigos não passasse de uma trama secundária, das entrelinhas.

Mas sério, isso que me encanta! A forma como a autora desenvolve todo o mundo e narrativa com autenticidade e originalidade sem perder um quê de "contos de fada" ou "clichê", mas ainda trazendo surpresas e encantos imprevisíveis. Eu amo esse tipo de escrita e narrativa! Quem me conhece sabe que eu amo uma boa fantasia e essa é sem dúvidas daquelas especiais que não vão embora da sua casa, inesquecíveis!

Eu super recomendo toda a trilogia e ainda mais, dou dica pra ter todos os livros a disposição porque, embora um pouco longos (mas o que são 500 páginas?), você vai querer continuar e continuar e não vai parar até ter lido todos!

A magia, no entanto, está aí, nesse momento final, quando acabam-se as páginas e a história, mas, apesar de querer muito concluir, você não quer que acabe quando se chega ao fim... Fica o sentimento de saudade e fome por mais... Mais palavras, mais histórias... Mas esse foi um dos melhores livros, então tudo bem acabar assim, de modo perfeitamente agradável e majestoso??

.....
Muito bem, agora algumas informaçõeszinhas mais técnicas de escritora, hehe: modo autor ativado ??
Do ponto de vista de leitor, o livro é de fato maravilhoso e prende a atenção até o fim! Você espera mesmo por um final feliz, e, a depender do ponto de vista, o tem, e eu só posso concluir dizendo que a história acaba de uma forma aceitável e crível em sua realidade.

Porém, como escritora (talvez porque eu tenha demorado pra terminar a história e pausado alguns capítulos antes do término), os últimos capítulos são mais curtos e passam um pouco rápido demais... Talvez por toda a tensão exigida até ali, ou muitas descrições (belíssimas, inclusive) do início ao meio, mas enfim... Acho que a autora poderia ter desenvolvido um pouco mais essas últimas páginas, até porque, como tratava da conclusão da história como um todo, alguns pontos poderiam ter sido melhor abordados e explorados.

Não que a trama tenha ficado com pontas soltas, nada disso... Eu só acho que tiveram alguns elementos/personagens secundários que poderiam ter tipo melhores (aliás, mais aprofundados) desfechos, mas enfim, isso é minha opinião. Pra você que não curte tanto detalhes ou não se empolga muito com histórias longas, pode não reparar nisso nem sentir essa falta sem nenhum problema.

Bem, há ainda um pequeno livro (ebook) com contos do mundo de tinta, que eu não li ainda, por medo de pegar algum spoiler da história principal... Mas agora irei ler e, talvez, sacie mais essa minha sede e fome que se instaurou em mim ?

Além disso, devo pontuar ainda que, embora longo (assim como os outros dois volumes anteriores), não acho nem um pouco cansativo. As descrições são geralmente necessárias e lindas de se ler, te conectando ainda mais com a história e os personagens, e eu amo isso. A escrita por si só é como poesia e algumas vezes metafórica, e eu sou simplesmente encantada com isso...

Enfim, só não deu as 5 estrelinhas por conta dos meus pontos aí acima sobre o desenvolvimento de mais algumas coisas que poderia ter sido feito... Mas isso é algo pessoal e o livro tem meu coração.??

PS.: Já li outro livro da Cornélia (O senhor dos ladrões) e sou louca pra ler todos! Ela já é declaradamente uma de meus escritores preferidos e a admiro demais! Super recomendo???

Ewellin1 15/01/2023

Eu nunca tinha lido livros assim, com as canções que o povo de Ombra faz sobre o Gaio e tudo que acontece no reino, o fato de os nomes das pessoas serem: tecelão de tinta, língua encantada ou Cosme o belo. E eu amo ler as citações no começo de cada capítulo, e o jeito que eles deixam as coisas simples mais poéticas. O universo foi muito bem construído e eu achei os homens de vidro e as damas brancas bastante originais!

helo.s 17/11/2023minha estante
O Orfeu saiu vivo pq vai ter um 4º livro. Já lançou na Alemanha mas ainda não foi traduzido nem para o inglês e nem para o português

Casal geek 20/11/2023minha estante
Menos mal, achei que tinha acabado assim