Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Carolina.Gasai 12/01/2023

A conclusão da saga do Mundo de Tinta
Acho que o primeiro livro vai seguir sendo o meu favorito, e este aqui o que eu menos gostei.

A história é boa, mas em alguns pontos ela se arrasta, e o final, apesar de ter o seu lado emocionante, me pareceu meio corrido e tirado da manga, quase fácil demais.

Confesso que também fiquei esperando mais sofrimento para os vilões, principalmente o Orfeu, coisa que infelizmente não aconteceu.

A escrita da autora é tão boa quanto nos outros livros, e acho que foi isso que me manteve investida na história e com a curiosidade sempre superando o tédio.

Ótima pedida para quem já sonhou em mergulhar nas suas histórias favoritas e principalmente para os amantes de fantasia e ficção.

Giulia.Costa 04/01/2023

Surpreendente
Depois de passar meses lendo os demais livros até chegar nesse (e ainda passar meses pra ler rs), é uma boa surpresa chegar no final e ver como as coisas aconteceram do jeito que aconteceu. A autora soube muito bem como deixar aquele gostinho de saudade da história! Chegar ao fim dessa trilogia abriu meus olhos para a vida de uma maneira distinta, pois, como o próprio livro diz, o mundo de tinta nos ensina a enxergar o nosso próprio mundo :))

Larissa 04/01/2023

Essa trilogia é muuuiitooo boa.
A história de prende muito, personagens muito bons.
Oos três livros são maravilhosos mas esse último então ??????
Um dia vou reler esses!

Juliana 03/01/2023

Comecei na madrugada e terminei no fim da tarde, não vivi nem por um segundo! Esse livro me pegou mais do que os outros. O primeiro me deu uma sensação de que eu estava conhecendo o melhor mundo, o plot era instigante...o segundo livro foi mais parado, um drama familiar que eu não estava na vibe...e esse último foi muito melhor do que eu esperava. Esse plot de um mundo em outro livro é exatamente o que queremos quando estamos lendo, ir para aquela história, nunca me senti tão representada!

# NY ! 𧸠29/12/2022

MORTE DE TINTA :
Esse livro é bom, mas eu fiquei meio perdida pois o livro vem de uma "saga" ( !? ) e eu não sabia, então né.. Porém, ele é muito bom e eu gostei da história !

Maria1691 13/12/2022

Coração. Sangue. Morte.
Quem eu não gostava acabou sendo útil no fim das contas;
quem eu amava me magoou muito (mais pela sua própria imaturidade, sei que ele teve muitas faltas na sua criação e errou porque queria salvar a primeira pessoa que deu atenção a ele);
gostei muuuuito de uma personagem aí, que tem os ideais de um verdadeiro vilão, mas que não foi um impecilho, pelo contrário, estava do lado dos protagonistas;
Passei muita, muita raiva com uma certa andorinha;
E um carinha aí nem parecia ser o mesmo personagem dos outros dois livros, morrer pelo visto muda mesmo as pessoas;
Não sei se eu faria a escolha dos personagens no final, mas sei que o contrário também seria muito difícil.
Enfim. Eu sempre adorei o a adaptação, que infelizmente só era do primeiro livro, por isso resolvi conhecer o universo inteiro. O primeiro livro, não sei se porque minhas expectativas estavam muito altas, acabou me decepcionando, mas o segundo é o terceiro valeram a pena continuar a leitura. Os três são calhamaços, tenho certeza que pelo excesso de detalhes da autora, mas isso não não um impecilho pois logo que percebi isso corri pro audiolivro, assim poderia fazer outras coisas enquanto imaginava tudo com aquele excesso de detalhes. Agora só me resta o livro de contos.

Tati 11/12/2022

Demorei bem mais do que esperava pra terminar essa saga, a escrita da autora é linda e poética é incrível como ela entra no universo de cada personagem. O universo do mundo de tinta é fascinante, mas apenas de tantas maravilhas achei a narrativa muito enrrolada, com detalhes e pormenores que mais irritavam do que floreavam a história, daria pra tirar uns 15 capítulos fácil de cada livro, masi ainda sim com certeza é uma leitura que a vale a pena ?? queria mto ver a continuação da adaptação no cinema

helo.s 27/11/2022

Vou sentir saudades... ??
Eu não sei nem o que dizer. Essa é a minha trilogia favorita, meu mundo fictício favorito, meus personagens favoritos... Eu vou sentir muita falta de todos os dias me encontrar com eles.

Eu sou extremamente FÃ DE VDD desse mundo, então eu tive MUITOS surtos ao longo da leitura pq praticamente todo o capítulo acontece algo importante e principalmente muita tragédia ? (sofri dms)

Vários personagens foram claramente se desenvolvendo, seja para o bem, seja para o mal. E muitos se tornaram mais fortes, poderosos, assim como as relações entre eles tbm. Inclusive, a cada página eu me apaixonva mais pelos meu personagens favoritos.

Esse livro não tem mais a Meggie como personagem principal. Aqui, o Mo e o Dedo Empoeirado (ou melhor, Gaio e Dançarino de Fogo) ganham mais destaque.

Esse final foi a coisa MAIS PERFEITA. Todas as peças foram se encaixando para que cada problema fosse resolvido, minha cabeça tava explodindo de choque, felicidade e surto, rs

Apesar de o livro ser um pouco demorado, já que é grande e acontece MUITA coisa antes das coisas começarem a se resolver, a escrita na minha opinião é maravilhosa. Em alguns capítulos eu chegava a ficar chocada em como a Cornélia conseguia desenvolver tão bem os personagens e descrever com tanta perfeição o que eles estavam sentindo que parecia que eu estava sentindo também.

Fico muito feliz de ter conhecido essa trilogia que me fez tão feliz em vários momentos. Recomendo para todo mundo. Vou sentir muita sdd ???

(Obs: provavelmente eu devo ter esquecido de falar algumas coisas aqui, mas estão todas nas minhas atualizações de leitura daqui do skoob)
Renata 27/11/2022minha estante
Quase tive um treco lendo esse livro!
Você viu que tem 3 contos que ela lançou depois? Dá pra ter um gostinho do que aconteceu com alguns personagens.

helo.s 27/11/2022minha estante
Viii sim. Acho que já vou ler agr ??

toricarvl 31/10/2022

com certeza esse é o melhor livro da trilogia, mas tem seus problemas. no começo a história é rápida, intuitiva e frenética. o que é bom, mas aí chegaram os problemas e parece que a autora só queria dramatizar matando e ressucitando um único personagem.

nós primeiros cinquenta porcento do livro o problema era um, não resolveu o problema e ainda arranjou mais. e o final deixou a desejar. acho que foi escrito com preguiça, se tivesse pensado mais e refletido os possíveis finais a história não teria mais de trezentas páginas e com certeza seria incrível. foi pura encheção de linguiça e capítulos que não teriam necessidade de existir.

por fim a história é boa, porém é preciso ter paciência pra não se irritar com certos acontecimentos sem cabimento.

Joanna Kod'S 30/10/2022

Quando um fã se apropria da obra.
No terceiro volume de Mundos de Tinta, Orfeu se apropria da história de Fenóglio, que assume ares mais sombrios do que nunca, acompanhando as intenções do vilão.
As mulheres mais velhas ganham mais destaque aqui, com Resa e Violante assumindo papéis de protagonismo, enquanto Maggie fica deixada mais de escanteio.
É possível notar como a escrita de Funke se modificou ao longo do tempo, criando uma história mais dinâmica, sem perder o tom poético.

P.s.:
Para mim, particularmente, foi quase impossível não torcer por um romance entre a Violante e Brianna, a filha de Dedo Empoeirado. Talvez, eu de uma de Orfeu e faça isso acontecer.

26/10/2022

A triologia começou bem fantasiosa, mas em um estilo mais "leve", um pouco como Nárnia. Já esse trouxe mais mortes e descrições do tipo, além de realcionamentos que me incomodaram.
Sobre essa questão, achei certas relações muito forçadas, e que acabaram do mesmo jeito. Além disso, perdi a empatia por muitos personagens quando eles começaram a morrer e ressuscitar toda hora, isso tira o peso deles para história.
Teve um final interessante, mas o desenvolvimento trouxe muitos elemento (não diretamente no roteiro, mais entre os personagens) que deixaram a desejar.

Evelise 23/10/2022

Muitas reviravoltas
Terminei o segundo livro um pouco decepcionada e, até certo ponto, pensando que a história deveria ter ficado só no primeiro, mas estou feliz porque continuei. Esse livro já começa com mais ação e gostei da forma como as resoluções dos problemas foram bem diferentes do que imaginava. O único porém é que os protagonistas foram um tanto descaracterizados. Mo mudou bastante, mas consegui entender os motivos e a Meggie aparece em segundo plano, teve bem menos destaque do que nós livros anteriores.
Mesmo assim a leitura valeu a pena e fechou bem a trilogia que demorei demais para completar, tanto que tive que reler o primeiro.

26/10/2022minha estante
Psé, fiquei pensando nisso desde que o Farid e ela se interessaram. Foi do nada, e do nada ela deixou ele também!

Dani 24/09/2022

Coração, sangue, morte
Q livro booommm, eu fiquei com muito medo de não gostar pq não conheci ninguém q tenha lido ele além da pessoa q me indicou, algo q eu acho muito triste pois é uma trilogia maravilhosa. Recomendo ele bastante, é uma fantasia muitooo boa?