Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Mfarits 30/10/2020

As andorinhas voltaram. E eu também voltei. Kkkkkkkkk
Que dizer desse final? Eu gostei muito de tudo. Aquela pontada de tristeza por ter acabado.
Poxa, minha trilogia. E acabou...
Mas eu gostei muito de tudo. Os casais que eu queria vingaram.
Quem eu queria que morresse morreu.
E se Elinor está feliz, eu estou feliz!
Math 𤠠30/10/2020minha estante
De nada

Mfarits 30/10/2020minha estante
Te amo Carlota

Camirota 09/01/2021minha estante
Eu amei o título da resenhakkkkkkk

Acabei de terminar o livro e sinto a mesma tristeza, mas tbm felicidade por ter lido e finalmente ver como tudo acaba

Mfarits 10/01/2021minha estante

Já quero

Math 𤠠25/02/2021minha estante
Sério? Mentira

Lais.Lima 25/02/2021minha estante
simm, o título é "die farbe der rache" ainda não tem tradução em pt mas ficaria tipo "vingança de tinta". a cornelia funke tá escrevendo faz 2 anos kkkk

Mfarits 25/02/2021minha estante
Meu Deus, esse momento é nosso

Dear.Manoel.Neto 06/10/2020

Um final de tinta surpreendente
Se passando alguns meses após o livro anterior, a história começa situando onde cada personagem está, o que andam fazendo, enquanto aos poucos vai ficando claro qual rumo irá seguir, se resumindo em como irão trazer Dedo Empoeirado de volta a vida e no embate final entre Cabeça de Víbora e Gaio/Mo, ao mesmo tempo em que há surgimento de novos personagens e aprofundamento de outros, como Orfeu, que no decorrer da história, vai ficando cada vez mais ganancioso e utilizando seu poder para afetar todos ao seu redor.

A narrativa parece simples, mas acompanhar inúmeros personagens em diversos pontos de vistas, acaba atrapalhando e deixando um pouco cansativo. Apesar de ter um objetivo, a autora se perde em focar em um coisa e acaba dando voltas em lugares que poderiam ter sido cortados, resumidos ou colocados de forma mais interessantes, até mesmo as citações neste livro estão pouco inspiradas.

Porém nem tudo são trevas, apesar de esperar que outros mundo fossem abordado, permanecer no Mundo de Tinta proporciona ainda grandes momentos, abordando lugares e mitologias que não foram apresentadas, além de trabalhar diferentes e inesperadas interações entre personagens, que funcionam muito bem.

E mesmo que tenha concluído tramas que foram deixadas do livro passado e deste, ainda consigo enxergar a possibilidade de podermos abordar mais desse universo, provavelmente no livro de contos ?Mundo de Tinta? algumas coisas sejam reveladas, mas no 4o livro ?Vingança de Tinta? (não tem tradução oficial), que será lançado em 2021, com certeza pequenas coisas que ficaram em abertas serão mais exploradas, e certamente os protagonistas ainda tem bastante carisma para carregar novas histórias.
Amanda2842 07/10/2020minha estante
uma das minhas trilogias favoritas, acho que reli umas 10 vezes cada livro. Sou apaixonada.

Dear.Manoel.Neto 09/10/2020minha estante
Achei que fosse desistir, mas fiquei focado em terminar e agora já tô morrendo de saudades, é uma história incrível! E mal posso esperar livro que estar por vir??

Amanda2842 10/10/2020minha estante
Qual vai ser o próximo livro? Quero colocar na minha lista

Dear.Manoel.Neto 10/10/2020minha estante
Ainda não foi publicado, mas se chama: Die Farbe der Rache

Lais.Lima 24/02/2021minha estante
a autora vai lançar um 4° livro?? não sabia...

Dear.Manoel.Neto 25/02/2021minha estante
Vai sim Lais.Lima ?

Nadia 15/10/2022minha estante
Espero o livro até hoje

Dear.Manoel.Neto 15/10/2022minha estante
Tbm espero? na Amazon já tem a capa e data de lançamento

Amanda2842 16/10/2022minha estante
Já tem o título em português? Quero colocar na minha lista

silvah_annah 09/03/2023

Morte de tinta
Bom, toda história tem que ter um fim, certo? Errado. A autora ainda tá escrevendo outro livro, por mais que eu ache que aqui tenha terminado tudo... Bom, foi um final legal... Mas eu sinto que poderia ter sido melhor... Até agora ainda sinto um pouco de negação... Foi como se a história de repente tivesse me dado um pé na bunda kkk ? Sinto que não foi suficiente... Mas tbm sinto que o próximo livro não vai suprir esse vazio, mas eu tenho que me conformar né? Nem tudo sai como queremos.. Em compensação depois dessas 1700 páginas aprendi a ler os livros de 200 como se fossem revistinhas lkkk bem rápido...

Bom, o livro começa de onde parou no outro, Farid trabalha para Orfeu, meio que pra "pagar" a ajuda que ele vai dar... (Detesto esse Orfeu do fundo da minha alma, homem inconveniente, feio, convencido e desnecessário, fez 🤬 #$%!& nenhuma, só atrapalhou). Enfim, Meggie tá insegura quanto a seu relacionamento com Farid, ele quase não a visita, então ela sente falta dele, e ciúme, já que ele trabalha rodeado das criadas de Orfeu que são as mais bonitas de Ombra. Fenóglio tá passando por um bloqueio criativo com reações exageradas... Ele precisa se recuperar para combater Orfeu. O mesmo com Mo, ele vai contar com a ajuda de alguns amigos para enfrentar Cabeça de víbora e ao mesmo tempo lutar com o que é real e o que é fictício, uma briga contra si mesmo, entre seu eu verdadeiro e o papel que interpreta nessa história.
Ãquila Cabral 01/05/2023minha estante
Oi. Aonde você viu que a autora está escrevendo uma continuação?? É que eu não consigo achar. Pode me ajudar?

No Facebook dela moça

silvah_annah 10/05/2023minha estante
Vai sair esse ano lá onde ela mora, aqui no Brasil eu não sei...

Moço*

Ãquila Cabral 19/07/2023minha estante
Obg ??

helo.s 17/11/2023minha estante
ODEIO o Orfeu com todo o meu coração tbm, até mais do que os outros vilões. Ele é muuuuito n*jento mds. A parte de ele usando seu poder p fazer tortura psicológica com o Mo quando ele tava dentro do poço e aquela parte do Farid falando q ele contrata as mulheres mais bonitas de Ombra como criadas p poder agarrar e passar a mão nelas ?

Evy 24/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Infanto Juvenil / Mês: Janeiro (Livro 5)
Cornélia Funke me conquistou completamente com a sua lindíssima trilogia Mundo de Tinta. É sempre difícil começar a resenha dos livros dessa coleção. São tantas coisas para comentar que se torna difícil saber por onde começar. Fico sempre perdida entre falar sobre a narrativa envolvente, os detalhes caprichosos, a imaginação privilegiada na construção de ótimos personagens e cenários deslumbrantes ou por fim do desenrolar da própria história.

Começo então por contar um pouco sobre o que Morte de Tinta nos relata. Neste último livro da trilogia (será que vai ficar só na trilogia mesmo?), muitas aventuras nos envolvem durante a leitura dos capítulos caprichosamente separados por Cornélia. Mortimer, que até então era apenas um encadernador, assume a personalidade de Gaio, uma espécie de Robin Hood criado por Fenóglio nas canções que escrevia para o povo colorido. Mô, como é chamado sempre por sua filha, tem que lutar não apenas contra os vilões da história, como também contra o próprio personagem que interpreta, pois começa a se confundir com ele e se esquecer quem é no mundo real.

Fenóglio, o autor de Coração de Tinta, tem que combater Orfeu que em poder de seu livro, usa suas palavras e passagens para reescrever e manipular a história, criando personagens distorcidos e aliando-se aos vilões. Meggie descobre com Farid as alegrias e as decepções do primeiro amor, enquanto sua mãe Resa está grávida de um novo herdeiro e mesmo assim não pára de ajudar e proteger Mô, embora nem sempre da maneira correta. E por fim, Mô vai enfrentar o mais terrível de todos os vilões inventados por Fenóglio, o Cabeça de Víbora. Nesta batalha final de vida ou morte, ele conta com a ajuda preciosa de Resa, Farid, Violante e o querido Dedo Empoeirado, entre outros que mesmo estando distante, o ajudam de alguma forma, como o Príncipe Negro e Roxane que cuidam de Meggie e protegem as crianças do reino ameaçadas por Cabeça de Víbora e Pífaro a serem levadas às Minas.

História envolvente, com descrição magistral de personagens e principalmente de cenários. Não há como não desejar conhecer o Mundo de Tinta com suas fadas, gigantes, as imensas árvores com ninhos de humanos, o Castelo do Lago e Ombra. Os personagens criados pela autora são especiais e extremamente cativantes. Dedo Empoeirado é o mais fascinante de todos pra mim e o grande ladrão de cenas. Apesar de não ser o herói da nossa história, toda vez que ele participava de qualquer ação, roubava toda a atenção.

É uma pena que seja o último e que seja necessário se despedir da magia do Mundo de Tinta e de seus habitantes fantásticos, muito embora eles permaneçam vivos na lembrança. Vale ressaltar mais uma vez, também, como Cornélia evoca em seus livros a importância da leitura e das palavras. Como podem salvar ou condenar uma vida dependendo da ênfase com que são escritas ou lidas. O que me faz lembrar do capricho da autora ao escolher as citações que dão início aos capítulos e tanto me cativaram. Neste livro, inclusive, ela cita um trecho lindíssimo do igualmente belo poema Procura da Poesia de Carlos Drummond de Andrade:

"Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
E te pergunta, sem interesse pela resposta,
Pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?
"

Leitura super recomendada!
Lu 20/01/2011minha estante
Eu quero ler! >_

Li 20/01/2011minha estante
Eu vi o filme e achei, sei lá, mais ou menos, então nem fiquei com vontade de ler os livros... Mas você fala com tanta animação que até me interessei! Rs
ótima resenha!

Bjoos

Gabi Pescarolo 17/02/2011minha estante
Primeiro fui eu fazendo vontade em vc com Coração de Tinta, e agora vem vc e faz vontade em mim com o retso da série, poxa...

Ginger 13/06/2011minha estante
Mas o filme é PÉSSIMO, um dos piores que já vi. O livro, esse sim é uma obra prima.

Bia 21/02/2013minha estante
Resenha maravilhosa para um livro completamente encantador! Concordo perfeitamente: Dedo Empoeirado é o mais cativante de todos, e ficará para sempre com os leitores dessa Trilogia perfeita!

Sem estante 16/08/2023

Fiquei sem palavras
O livro é bom, a história é boa, mas enrola demais pra chegar num lugar que foi bom, mas bom não é ótimo.É como se a autora tivesse que atravessar a rua, mas ela vai lá longe e faz um contorno e volta pra dar no mesmo lugar.

Eu gostei do livro, gostei da história, mas a Meggie tirou pra fazer raiva na gente. Uns trem nada haver, uma detalhação de coisa que não acrescenta nada na história. Não deixa de ser bom, mas fica cansativo por causa do tanto que ela enrolou. Se tivesse sido metade com esse desfecho e a outra metade contando o depois teria sido mais interessante. Única coisa que eu de fato não gostei foi do fim do Orfeu. De resto é bem bom.
EuSouRose 16/08/2023minha estante
Há tempos estou enrolando pra ler esse livro. Amei os outros, mas concordo com vc em relação a enrolação. Pior q li outro livro da Cornelia e é enrolado também. Uma pena.

Sem estante 16/08/2023minha estante
vale a pena a leitura, mas vai testar sua paciência

O fim do Orfeu foi assim pq vai lançar um 4º livro c ele sendo o vilão

Sem estante 17/11/2023minha estante
Já quero ler o livro sobre o Orfeu

Andreia Santana 20/11/2010

Fim do mistério ou o começo de outra história?
Com Mundo de Tinta, Cornélia Funke fecha uma das trilogias mais interessantes dos últimos anos no universo da literatura infanto-juvenil especialmente feita para adultos. O conto de fadas moderno da escritora alemã, metáfora para a própria existência da literatura como portal que conduz ao reino da fantasia, ganha neste terceiro e derradeiro (ao menos até o momento) episódio, um desfecho que beira a perfeição.

A narrativa da autora neste final de saga ganha um ar de tragédia shakespeareana, misturada com elementos da literatura gótica, moderna e pop do britânico Neil Gaiman, só para dar uma ideia do ambiente que aguarda o leitor ansioso para percorrer as 576 páginas da obra.

Senti-me em O Mundo de Sofia, obra ícone da geração dos anos 90, escrita por Jostein Gaarder, só que numa versão bem mais assustadora e cruel, com forte inspiração no lado sombrio da história medieval europeia, com seus príncipes poderosos e malvados, em conflito com herois vigaristas e carismáticos.

A história cresceu e ganhou fôlego desde Coração de Tinta (o primeiro) e Sangue de Tinta, o segundo e magistral episódio, revelando além de um ritmo que vai crescendo até a vertigem, o amadurecimento dos personagens e dos leitores. Se em Coração de Tinta somos apresentados aos atores principais desta intrincada e envolvente trama, e no segundo livro a série define seus contornos de misto de conto de fadas, aventura, suspense e romance; neste terceiro livro, Meggie, a menina que perdeu a mãe sugada para dentro das páginas de um livro aos três anos, agora vive os conflitos da adolescência, com suas dúvidas e dores de amor.

A disputa - numa releitura do complexo de Electra - que se estabelece entre Meggie e Resa, a mãe reaparecida – pela primazia do amor de Mortimer Folchart, o pai, marido, encadernador e agora heroi vingador de Ombra, dotado ainda do poder da sua “língua encantada”, dá toda a densidade dramática de um grande conto em homenagem aos laços invisíveis que prendem aqueles que se amam com profundidade. Meggie não sabe lidar com essa mãe desconhecida e ao mesmo tempo tão familiarizada com o Mundo de Tinta, mas aprende a amar Resa a partir do momento em que se permite ver a mãe pelo olhar apaixonado de Mortimer.

Saltimbancos e fadas - Uma grata surpresa é a valorização do personagem Dedo Empoeirado, o coadjuvante outsider do primeiro episódio, que seduz as filhas da morte no segundo livro, e que neste terceiro, ganha status de protagonista, desenvolvendo atitudes heroicas e funcionando como uma espécie de alma-gêmea de Mortimer.

Além disso, a história do “dançarino de fogo” e de sua mulher Roxane – misto de feiticeira, fada, curandeira e saltimbanco – lembra Romeu e Julieta: terna, intensa e trágica na mesma medida.

Outro personagem da saga que cresce bastante em Morte de Tinta é Orfeu, que se revela a antítese do personagem mitológico do qual rouba o nome, pois ao invés de acalmar o guardião do inferno para salvar a amada Eurídice, este Orfeu criado por Cornélia Funke é dotado de uma lira amaldiçoada e traiçoeira.

Para quem andava também com saudades das loucuras da bibliófila Elinor Loredan, dos resmungos e “egocentrices” de Fenoglio (o alter-ego da autora) e criador do Mundo de Tinta, ou mesmo ansioso para descobrir como Mortimer vai resolver o imbróglio de ter encadernado a morte entre as páginas de um livro em branco para garantir a imortalidade de um príncipe sanguinário, todas as respostas estão neste capítulo final da saga, sem decepção até para os fãs mais xiitas.

Morte de Tinta, porém, tem alguns problemas de ritmo logo no começo. Diferentemente de Coração de Tinta e Sangue de Tinta, que seguem num só fôlego, este terceiro livro, por ser mais denso e filosófico e por ter a tarefa de amarrar todas as pontas soltas da trama, esclarecendo os mistérios, demora um pouco para embalar.

Os capítulos iniciais, embora muito bons (a obra no geral beira a perfeição, como dito acima), carecem do mesmo vigor dos dois primeiros livros. Mas, ao contrário do que ocorre com muitas trilogias, a fórmula não deu sinal de desgastes e depois que o leitor vence essa etapa inicial e mais árida do caminho da leitura, a história começa a falar por si e vai numa crescente narrativa até o clímax e o final poético, de um lirismo encantado e apaixonante.
Evy 19/01/2011minha estante
Belíssima resenha! Faz juz à qualidade da trilogia. Estou no fimzinho do terceiro livro e fiquei apaixonada pela narrativa de Cornélia e seus personagens super bem construídos!
Parabéns pela resenha!
Abraços,
Ly

Andreia Santana 26/02/2011minha estante

Bia 21/02/2013minha estante
Uau! Que resenha incrível! A Trilogia Mundo de Tinta é simplesmente encantadora e tornou-se minha preferida em pouco tempo!

Aline MSS 19/11/2023

O mais longo da trilogia
É um ótimo fechamento pra trilogia, mas a autora se estendeu demaisssss nesse final.???? Os 2 primeiros livros te garantem uma leitura mais rápida, já nesse terceiro a quantidade de descrições cansam demais o leitor e mtas coisas poderiam ter ficado de fora.

O diferencial dessa trilogia é a quantidade de vilões presentes na história. Você espera um conto de fadas e recebe luta por sobrevivência, amor fraternal e o poder da amizade segurando todo o ciclo. Os personagens são apaixonantes!

O 1°livro é um pouco repetitivo e aparenta ser algo mais infanto-juvenil, o 2°traz uma história mais amadurecida com mais plot twists e nesse 3° a autora finaliza bem a história sem perder a magia, apesar de se estender além do q deveria.

Recomendo pra quem gosta de Harry Potter, Percy Jackson e O Labirinto do Fauno.

Li a trilogia via e-book e curti bastante. Também recomendaria a versão impressa pra quem curte mais, pois as ilustrações são bem feitas.
É uma ótima opção de presente p/ jovens leitores! ?
Fabio 21/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Aline!!!?

Aline MSS 21/11/2023minha estante
Obg, Fabio. ??

Hanns 08/11/2023

Maravilhoso
Eu simplesmente amo essa trilogia, ficará gravada em meu coração com fogo e finalmente teremos paz sobre o final.
Dito isso, #justiceforDedoEmpoeirado para sempre, oooo bixinho que sofre viu. Amei, vale muito a pena cada segundo desse livro.
helo.s 17/11/2023minha estante
E o pior? quando a gente pensa q ele vai ser feliz acontece alguma coisa kkkk agr lançou lá na Alemanha o livro 4 e lá vai o dedo empoeirado sofrer de novo kkk ?

Hanns 18/11/2023minha estante
MENTIRA, EU NÃO ESTAVA SABENDO DISSO, mulher pelo amor de Deus o Dedo Empoeirado por acaso bateu na mãe da CORNELIA???

Fabrício Lôbo 20/10/2023minha estante
Já achei o segundo uma bomba! Amei o primeiro. Nem me atrevi na época a encostar nesse último volume.

Julinho 11/11/2023minha estante
Desnecessário eu já achei o segundo, mas dava pra passar o tempo, o que não é o caso desse terceiro

Roberto 09/12/2011

O livro é bom mas a editora poderia ser mais cuidadosa
Com a mudança do tradutor, alguns personagens mudaram de nome sem levar em consideração o segundo volume. Há ainda erros de concordância e falhas grosseiras. A Cia. das Letras não tem revisores para evitar isso antes dos livros irem para as lojas? Sei que a perfeição é algo um tanto utópico, mas tudo poderia ser resolvido com uma simples leitura. Mas parece que o mais importante são as vendas. Ora, estou falando de um país que cria um acordo ortográfico pensando unicamente nisso: vendas... Pena que somos nós que acabamos pagando o pato.
Mesmo apaixonado pelos livros, cada vez que lia "Coruja Mascarada" sentia um frio na espinha...
Raquel Holmes 10/05/2012minha estante
PQP, jura, Roberto?
Odeio quando isso acontece. Quando eu li A Hospedeira também senti uma revolta enorme ao ver que foi revisado por QUATRO pessoas e saiu com aquele monte de erros... Lamentável, vc tem toda razão.

Roberto 13/05/2012minha estante
Pois é, Raquel... O pior é que isso parece estar acontecendo com muita frequência na editora. Acabei de ler há pouco tempo o livro "Os Homens que não Amavam as Mulheres". Também com vários problemas que acabam dificultando a leitura e, lógico, a compreensão do texto. Mas como recebi resposta meio grosseira quando informei sobre os problemas com "Morte de Tinta", não me dei ao trabalho de entrar em contato com a editora sobre esta outra publicação.

Jose.Henrique 31/07/2020

Esse livro é fantástico
Se você passou pelo volume dois e chegou até aqui, só tenho uma coisa para te dizer, NÃO PARE! Leia, não perca o time, não deixe para depois. Esse livro deve ser devorado, pois a história é magnifica, o desfecho é surpreendente. Sem dúvida, esse livro vai te trazer tanto o sentimento de saudade, que vai fazer você querer abrir esses livros e ler novamente.
O meu sentimento, é que eu fui abraçado por essas páginas, e que eu ainda sinto esse abraço. Só sei que fechei essas páginas e fique pensando: "E se isso for verdade, e se existir um mundo dentro de cada livro?" Essa ideia me deixa muito feliz e triste ao mesmo tempo, pois nem todos os livros são felizes. Todo esse universo rico que é mundo de tinta, te mostra sobre como é a criação de um livro, que os autores não são deuses oniscientes de tudo que criam, que até eles mesmos podem esquecer de suas histórias. Que uma história tem vida própria, que o seu escritor só lhe dá o sopro da vida, e então ela começa a caminhar sozinha.

Enfim, lamento se eu não consegui te comprar com essa breve e mega superficial resenha. Mas te garanto, que se você ler esse livro, vai com certeza amar a sua história, e sem duvida, se questionar: "Como será que a história continuou?" Porque de uma coisa eu sei agora, que o ponto final do autor é só o inicio do próximo capitulo que ele não escreveu.

Ansioso por mais um livro...
janaina478 11/08/2020minha estante
eu amei o primeiro, fui logo ler o segundo, mas ele foi beeeem lento e fiquei com medo do terceiro seguir a mesma linha...
ainda bem que eu estava errada kkkk até agora tô adorando e já estou um pouquinho saudosa desses personagens incríveis :)

Jose.Henrique 13/08/2020minha estante
Sim, ele é meio lento mesmo. Fica mais interessante no final. O primeiro é muito bom mesmo. O terceiro é o melhor deles. Não sei se tu reparou, mas o grau de perigo que os protagonistas correm ele aumenta conforme os livros. Acho isso muito legal.

helo.s 17/11/2023minha estante
O Orfeu saiu vivo pq vai ter um 4º livro. Já lançou na Alemanha mas ainda não foi traduzido nem para o inglês e nem para o português

Casal geek 20/11/2023minha estante
Menos mal, achei que tinha acabado assim

helo.s 27/11/2022

Vou sentir saudades... ??
Eu não sei nem o que dizer. Essa é a minha trilogia favorita, meu mundo fictício favorito, meus personagens favoritos... Eu vou sentir muita falta de todos os dias me encontrar com eles.

Eu sou extremamente FÃ DE VDD desse mundo, então eu tive MUITOS surtos ao longo da leitura pq praticamente todo o capítulo acontece algo importante e principalmente muita tragédia ? (sofri dms)

Vários personagens foram claramente se desenvolvendo, seja para o bem, seja para o mal. E muitos se tornaram mais fortes, poderosos, assim como as relações entre eles tbm. Inclusive, a cada página eu me apaixonva mais pelos meu personagens favoritos.

Esse livro não tem mais a Meggie como personagem principal. Aqui, o Mo e o Dedo Empoeirado (ou melhor, Gaio e Dançarino de Fogo) ganham mais destaque.

Esse final foi a coisa MAIS PERFEITA. Todas as peças foram se encaixando para que cada problema fosse resolvido, minha cabeça tava explodindo de choque, felicidade e surto, rs

Apesar de o livro ser um pouco demorado, já que é grande e acontece MUITA coisa antes das coisas começarem a se resolver, a escrita na minha opinião é maravilhosa. Em alguns capítulos eu chegava a ficar chocada em como a Cornélia conseguia desenvolver tão bem os personagens e descrever com tanta perfeição o que eles estavam sentindo que parecia que eu estava sentindo também.

Fico muito feliz de ter conhecido essa trilogia que me fez tão feliz em vários momentos. Recomendo para todo mundo. Vou sentir muita sdd ???

(Obs: provavelmente eu devo ter esquecido de falar algumas coisas aqui, mas estão todas nas minhas atualizações de leitura daqui do skoob)
Renata 27/11/2022minha estante
Quase tive um treco lendo esse livro!
Você viu que tem 3 contos que ela lançou depois? Dá pra ter um gostinho do que aconteceu com alguns personagens.

helo.s 27/11/2022minha estante
Viii sim. Acho que já vou ler agr ??

Jonas 26/05/2022

Ótimo livro. Empolgante .... uma emoção diferente a cada capítulo. Mal posso esperar para ler o terceiro volume.
Haack1 26/05/2022minha estante
preferiu o segundo ou o primeiro amg?

Jonas 28/05/2022minha estante
O segundo. Empolgante demais esse livro.

Letícia 19/01/2012

A trilogia Mundo de tinta depende de Dedo Empoeirado, sem ele a história não é a mesma.

A história sem Dedo empoeirado, não fica tão legal. Pude perceber isso neste livro morte de tinta. Assim como Farid, eu não via a hora de Dedo empoeirado voltar.
Sem dúvida, o cuspidor de fogo é o melhor personagem da trilogia mundo de tinta.
Se Farid também se ausentasse da história, acho que eu também sentiria sua falta, quase do mesmo jeito que senti do saltimbanco cuspidor de fogo. Pois, a amizade que Farid tem por Dedo empoeirado é no mínimo surreal e linda.

Gaio, não gostei muito desse personagem. Aliás, sempre achei Mortimer pacato... Um personagem muito parado. Mas, diferentemente do Gaio, era tão bonitinha a relação que ele tinta com sua filha Meggie; que até dava gosto em ler. Porém, quando passou a interpretar o Gaio, o afeto que ele tinha com a filha mudou; continuava gostando de Meggie, porém, de um jeito diferente. Pois, agora ele estava muito interessado em ser o Gaio, o salteador, o herói daquele mundo.

Morte de tinta foi o livro da trilogia que eu menos gostei.
Dei duas Estrelas, que significa: regular.

Coração de Tinta, livro 1, dei cinco estrelas = ótimo. O que mais me encantou nele foram as fadas. Tive vontade de trazê-las para o mundo real.

Sangue de Tinta, livro 2, dei cinco estrelas = ótimo. Neste volume, passei a gostar mais de Dedo Empoeirado. E, Muito bom o fato dos personagens conseguirem entrar na história e explorar o Mundo de tinta.

Morte de tinta, livro 3, dei duas estrelas = regular. Achei o livro muito extenso e com excessos de informações irrelevantes para o último livro da trilogia, o que faz o leitor ficar cansado de continuar a leitura. Outra coisa que fez com que a história ficasse menos legal foi, a ausência, em parte da história, de um personagem fundamental, Dedo Empoeirado.

Em fim. Dedo empoeirado é o melhor personagem da trilogia. Talvez, devido a Farid.
Difícil encontrar uma amizade igual a que Farid tem por Dedo Empoeirado. Isso torna Farid também um personagem sensacional.
Dedo empoeirado e Farid, personagens inesquecíveis.

Spoiler

Eu me surpreendi com o filho de Violante. Não imaginava que ele iria ajudar ela e o Gaio contra o seu avô.

Bem fofinho o finalzinho da história. Gostei!
Para o irmãozinho de Meggie, o mundo real é o de tinta. Claro, nasceu lá.

Qual é o nome do filho de Resa e Mortimer??? Ah... Ficamos sem saber.

=p
Daniel Vieira 08/06/2012minha estante
vc poderia marcar sua resenha como spoiler! ninguém quer saber o q aconteceu sem antess ter lido amigo

Letícia 09/06/2012minha estante

A parte que tem Spoiler, está escrito Spoiler. Basta a pessoa querer ler ou não.

;)