Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

dessa 02/07/2012

Mundo de Tinta
Terminei ''Morte de tinta'' há poucos minutos e sinto a saudade judiando meu coração. Sabe quando fechamos o livro e dói? Porque é uma história tão maravilhosa, cativante, apaixonante que você quer que nunca acabe? Então, é assim que me sinto. Parece que um pedaço de mim, ficou ali, em cada página. Vestígios de felicidade, tristeza, surpresa, dor ficarão marcadas para sempre neste exemplar.
O que posso dizer - sem contar spoilers -, pode chegar a ser vago. Mas essa trilogia ensinou-me mais sobre os livros. Essa histórias é uma daquelas que você realmente faz parte, que ao abrir o livro, você é jogado lá dentro. Vendo as cenas, como um expectador. Esse livro ensinou-me a amar a leitura. A amar a fala. A amar minha imaginação - que admito ser muito fértil, porque pude ver todas as cenas na minha cabeça, como se estivesse lá, presenciando-as -. Então, se perguntarem para mim o que achei dessa preciosidade, tudo que posso dizer é: Compre essa trilogia. Você irá se apaixonar.
aliceamalivros 30/05/2014minha estante
fiu fiu

Leidiane 18/02/2013

Coleção perfeita
Depois de sofrer nas mãos de Capricórnio em "Coração de Tinta", e quase morrer nas mãos de Mortola, além de ser obrigado a ajudar os vilões em "Sangue de Tinta", Mortimer volta em "Morte de Tinta", como o herói de todo o mundo de tinta, exaltado em Ombra e imortalizado nas canções; ao assumir o papel do Gaio, ele se torna o único capaz de mudar a história do mundo de tinta.
Uma coleção muito gostosa de ler, dá para sentir a paixão pelos livros em cada palavra de Cornelia Funke.
Só um conselho: se quiser ler o "Coração de tinta", não assista ao filme! É um filme fraco, e não mostra nem um terço da magia do livro, que Brendan Fraser fique apenas em "A Múmia"!
Boa leitura!;)
Suillane 07/01/2023minha estante
Depois de mil anos sem entrar nessa rede resolvi atualizar e ao encontrar um livro que você me indicou e ainda ler seu comentário. Você faz tanta falta. Que saudade das nossas conversas ?

Kessidy.Kevin 16/03/2022

Mortimer...
O que aconteceu com o protagonista da história. Tal diferente do primeiro livro, tão mudado e irreconhecível.
LetAcia 18/04/2022minha estante
Também achei?
Gostava mais antes...

Jessie 13/07/2023minha estante
estou a ponto de abandonar o livro, porque eles estão me irritando tanto nesse livro que só pelo senhor. Tem capítulos que são desnecessários e o Mo e a Meggie estão insuportáveis

Adriana.FGSM 02/12/2010

"Morte de Tinta" encera a trilogia "Mundo de Tinta" escrita por Cornelia Funke. Nesse livro Mo se vê cada vez mais como o Gaio e apesar dos pedidos de Reza e dos perigos que core não quer voltar para o seu mundo. Em um emaranhado de amor, mentiras, perigos, maldades e aventuras nossos heróis tentam a qualquer custo se livrarem dos vilões, mas essa se mostra uma tarefa cada vez mais perigosa e difícil de se realizar. Em minha opinião a história caio um pouco o padrão que alcançou com "Sangue de Tinta", teve um inicio monótono e cansativo que me fez atrasar bastante a leitura e o final não foi lá muito satisfatório, como se viesse uma continuação. Mas depois da pagina 200, mais ou menos, a história entra nos eixos e as coisas voltaram a andar direito, me agradou principalmente a cena em que o Cabeça de Víbora morreu com a ajuda do próprio neto, o que foi bem inesperado. Também gostei bastante do personagem Doria, acho que combina muito melhor com Maggie que Farid, apesar de também gostar dele. Apesar dos defeitos é um bom livro e recomendo que se termine a trilogia.
Isaías 18/07/2013minha estante
Quando houver spoiler selecione essa opção antes de publicar a resenha!!! Muitos como eu ainda não leram o livro...

Jacqueline.Amadio 09/03/2014

Língua Encantada
Encontrei muitas coisas na trilogia Mundo de Tinta...Aventuras únicas, personagens apaixonantes, desfechos surpreendentes. Cada aflição na fuga,cada mundo, cada palavra dita em voz alta que faz tudo acontecer. Tantos personagens, seus apelidos épicos, o ódio dos vilões, o amor e união dos protagonistas. Protagonistas que fogem do padrão, fico sem saber quem é o protagonista afinal: o pai e a filha? o amigo do pai? a mãe com sua história surpreendente? o amor da filha? o escritor do mundo? A tia? Não sei dizer, todos se entrelaçam...
Um livro que fala sobre livros, a magia das palavras, o poder da colocação das frases.
Quando a trilogia acaba, quando fechei meu livro: ressaca literária. Dias sem ler até absorver todos os acontecimentos, a partir desse dia ler em voz alta não é mais a mesma coisa...
Anna 10/05/2014minha estante
também tive uma baita ressaca literária desse livro, passei dias pensando e repensando sobre todos os fatos

26/10/2022minha estante
Psé, fiquei pensando nisso desde que o Farid e ela se interessaram. Foi do nada, e do nada ela deixou ele também!

Camirota 09/01/2021

Apenas 3 palavras nas páginas em branco.
Trilogia do Mundo de Tinta: A minha preferida até agora.

Este último livro teve o famoso ?final feliz?, um bom final. Porém, o começo foi denso em algumas partes e notei algumas repetições durante a leitura, o que tornou o desfecho um pouco corrido, com algumas questões que se concluíram muito rapidamente, como o ?combate? com o Íncubo e a verdadeira identidade dele; além disso, esperava que houvesse uma maior participação do meu personagem preferido: Dedo Empoeirado e também do Príncipe Negro.

Mesmo assim, vou levar a leitura dessa trilogia para sempre em meu coração e com certeza vou reler os livros em algum momento, pois já estou com saudades.
Mfarits 10/01/2021minha estante
Simm.
Ei, leia também o livro de contos do mundo de tinta. É rapidinho...
Eu tenho uma opinião formada já sobre ele, mas vou deixar vc tirar suas conclusões.

14/04/2024

Enfim, se você ainda não leu o segundo livro, eu recomendo que vocês o leiam, pois não tem como falar da trama principal do último livro sem spoilar o final do segundo. Então, você está avisado.

Muitas coisas aconteceram entre o segundo e o terceiro livro. A mais interessante delas foi Mortimer finalmente começar a interpretar o papel de Gaio, algo como um Robin Hood. A transformação dele foi uma das coisas mais interessantes do livro. Outra coisa que eu achei bem interessante foi a transformação pessoal de cada um dos personagens, desde os protagonistas aos coadjuvantes. Cada um deles teve seu peso para a história.

Outra coisa que eu gostei bastante foi o quanto Orfeu mexeu com o mundo de Fenóglio. Não posso falar mais, mas ele faz algumas mudanças bem chatas.

Tem mais umas coisinhas que eu gostaria de falar, mas aí são spoilers, e eu sei que quem solta spoiler de graça não tem coração, então vou parar por aqui mesmo.

Considerações finais

Dos três livros, o que eu mais demorei para ler foi Morte de Tinta. O começo dele é um pouco arrastado, mas depois que engata o ritmo não te deixa mais parar de ler. Você realmente tem vontade de conhecer ou ser um Língua Encantada para passar o portal das letras e conhecer pessoalmente o Mundo de Tinta.

Pluck 29/09/2010

Genial
Caí no erro de ter visto o filme primeiro, o que atrapalhou um pouco meu julgamento do primeiro livro, mas quando cheguei no terceiro a história já estava totalmente formada na minha cabeça.

E cara! A Cornelia criou um mundo genial, com uma trama ao mesmo tempo empolgante e surpreendente que faz você nunca saber o que vai acontecer.

Pedro Borges 19/11/2010

O fim (da trilogia)
Lá se vai a Trilogia Mundo de Tinta.Terminei de ler ontem a noite e até agora paro para pensar, de vez em quando, sobre o livro.Realmente muito bonito o final.A autora conseguiu criar uma história emocionante(em todos os sentidos), repletas de surpresas(a cada capítulo,ou quase, a história toma um rumo totalmente diferente do esperado, o que na minha opinião deixa o livro emocionante porque livro previsível não tem graça), ação, etc.O livro fecha com chave de ouro o série.Só achei que o desfecho do livro foi rápido.No capítulo 77 os acontecimentos estam a mil, você não consegue parar de ler, e no capítulo 80 tudo já está acabado. Mas como "o valor das coisas está na intensidade com que acontecem", o final não deixou de ser emocionente.

No último capítulo a autora nos passa a idéia de"os livros acabam por aqui, mas a história continua...".Melhor do que "e foram felizes para sempre..."
Recomendadíssimo!

Renata Mascari 12/08/2012

Morte de Tinta
Enfim, terminei Morte de Tinta, tive alguns probleminhas de rítmo no início do livro, talvez por ele ter a tarefa de amarrar todas as pontas soltas da trama, demora um pouco para embalar, mas é isso ai, cheguei ao fim e agora vou fazer um breve resuminho. Não conto a história toda porque não é esse o objetivo do blog, e sim fazer com que as pessoas se interessem pelos livros.

Bom, no último livro da trilogia Mundo de Tinta, Mortimer, que até então era apenas um encadernador, assume a personalidade de Gaio, o salteador, o herói daquele mundo, criado por Fenoglio nas canções que escrevia para o povo colorido. Mo tem que lutar não apenas contra os vilões da história, mas também contra o próprio personagem que interpreta, pois começa a se confundir com ele e se esquecer quem é no mundo real.

Fenoglio, o autor de Coração de Tinta, tem que combater Orfeu que em poder de seu livro, usa suas palavras e passagens para reescrever e manipular a história, criando personagens distorcidos e aliando-se aos vilões.

Meggie descobre com Farid as alegrias e as decepções do primeiro amor, enquanto sua mãe Resa está grávida de um novo herdeiro e mesmo assim não para de ajudar e proteger Mo.

Coração... Sangue... Morte...

De três palavras depende a vida de Mo e de Meggie.

Sinceramente estou com DPL (Depressão Pós Livro), fiquei tanto tempo ligada à história na leitura da trilogia, que hoje, ao terminar Morte de Tinta, me senti triste. = (

Mas fiquei muito feliz em ter a oportunidade de lê-los e conhecer essa história maravilhosa, agradeço a minha amiga Aline por ter me apresentado ao Mundo de Tinta me emprestando os dois primeiros livros.
É claro, agora já comprei a trilogia para mim, rs, mas tudo teve início por culpa dela.

Bom, por enquanto é isso. Vou começar a leitura de mais um livro e ao seu término, volto com mais um resuminho.

Até mais = )

ivanafs2 23/06/2012

o desfecho
por se tratar do desfecho do mundo de tinta
se tornou um livro cansativo
pretendo terminar em dezembro desse ano, até lá sua leitura está abandonada

gabriel 27/08/2012

Melhor série que eu já li!!