Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Giulia 14/12/2020

Maravilhoso
Morte de Tinta, o último da trilogia Mundo de Tinta.

Livro extremamente criativo, e que torna real aquilo que todo leitor deseja: que a história lida seja verídica, que aquele mundo tão apaixonante que se esconde entre as páginas seja tão real quanto aquele em que vivemos

Nesse livro temos o desfecho de todos os personagens queridos e inclusive um pouco do futuro de alguns.
A morte ou grande Mutação, como prefere ser chamada, está presente em todo o livro e pra mim mostra a fluidez das coisas e como na verdade representa a esperança e a renovação. Pois sem morte não há vida.

Vale muito a pena a leitura

Carol.Olsen 18/12/2020

Morte de Tinta
Acho que a autora perdeu um pouco o fio da meada aqui. Acontece coisa demais e deixa o leitor até meio perdido em algumas coisas. Só conseguia ler 50 páginas por dia por isso! Esse da trilogia é o meu menos favorito. Mas ainda continuo recomendando.

Renata 20/12/2020

Emocionante
Em determinado momento achei que era o fim, não tinha como resolver a situação em que o protagonista se encontrava. Foi emocionante lidar com os vilões desse livro.

Dóri 04/01/2021

Pior livro!
576 páginas de pura lorota, e o final é o pior de todos!
Dedo empoeirado é um personagem muito promissor e que foi explorado da forma mais trágica possível, onde conta a história dele somente para ter mais páginas
Todos ficaram na historia e vivem suas vidas como se fosse normal, e não querem voltar para seu mundo de origem, mas preferem viver em uma história machista escrita por uma pessoa sem noção, pois o Fenoglio é de todos o pior, pois quanto mais se lê, mais se vê o quão mesquinho e machista ele é, um mundo onde as mulheres se casam no inicio da adolescencia e não podem aprender a ler e a escrever, e não vi nenhuma mudança que todos eles fizeram ao entrarem em um história que não conhecima bem, mas que levaram o seu escritor para dentro dela e o qual ele não fez nada para poder mudar, a não se aquilo que lhe interessasse.
Tempo perdido lendo essas páginas....

leobupi 19/01/2021

A conclusão de um épico
Morte de tinta é o terceiro livro da trilogia Mundo de Tinta de Cornelia Funke. A trilogia apresenta um mundo totalmente novo e original e completamente diferente de qualquer outra obra.

O cenário principal é um livro dentro do livro, o que convida os leitores ávidos por fantasia a se imaginar nessa bizarra situação. A história se desenrola para um enredo sombrio em que nem Fenoglio (o autor da história no livro) consegue dizer o que irá acontecer.

Além da complexidade do enredo os personagens são extremamente cativantes. Adorei a evolução do dedo empoeirado, a crise de identidade do Mo/ Gaio/ Língua Encantada/ pai/ marido e etc e quase chorei com Meggie quando seu pai se entregou para o inimigo. Elinor e Darius tiveram poucas participações, mas ótimos alívios cômicos em momentos tensos do livro.

Os vilões merecem um destaque especial pois foram construídos cada um com sua personalidade e seu objetivo próprio, o que significava que nem sempre estavam do mesmo lado e agiam um contra o outro se fosse melhor para eles. Enquanto Cabeça de Vibora queria ser imortal e reinar para sempre, Mortola buscava uma forma de ressuscitar o seu filho Capricornio e Orfeu queria apenas ser rico, influente e valorizado independente de que lado estivesse. Sem contar Cosme, Jacopo, Pífaro, Pardal e Passaro Tisnado. Cada um desse vilões teve a oportunidade para se mostrar tirano e cometer atrocidade e, com certeza, todos foram feitos para que o leitor amasse odiá-los.

Devido aos vários personagens, a complexidade do ambiente e os múltiplos fatores que interferiam na história essa leitura se tornou densa, mas muito prazerosa. Os personagens muitas vezes se colocaram em situações impossíveis de se resolver e, de vez em quando, a solução encontrada pareceu um pouco montada de mais.

Isso não tira o mérito da autora que entregou uma obra-prima e demonstrou seu amor pela própria profissão e pela leitura. Morte de Tinta encerra com chave de ouro o Coração, Sangue e Morte.

Leitura obrigatória e super recomendada para todos os Leitores.

Faffys 31/01/2021

Mundo de Tinta
Terminei essa trilogia e durante a leitura várias emoções. Vilões realmente malvados, heróis q foram criados como heróis outros foram transformados. E a viagem p esse mundo nos faz refletir como seria viver no mundo de um livro.

Yuririn 25/02/2021

Da metade pro final o livro faz valer a pena e fica beeem legal
O começo do livro foi cansativo, pois até a página 300 mais ou menos só há contextualizações sobre como estão as personagens e as desgraceiras que estão acontecendo no Mundo de Tinta. Mas depois disso, a história volta a ser muito boa como no primeiro livro da série. O desenrolar da história com suas reviravoltas e resoluções captou minha atenção. Achei o final satisfatório em meio a "tantas possibilidades", como diria Fenoglio. E admito que foi realmente bom ter continuado a leitura mesmo que no início não lembrasse direito das personagens. Adorei o que aconteceu com Farid, Doria, alguns dos antagonistas e com os protagonistas. Praticamente todos tiveram algum tipo de final e gostei disso.
PS: Preciso expor que depois de me irritar tanto, pulei na cadeira por causa do Jacopo. Finalmente piá!

Jeh 27/02/2021

Voltas e mais voltas... Tudo isso pra que?
Trilogia extremamente cansativa. Os livros dão tantas voltas que os tornam maçantes.
Eu não vi a hora de terminar... Parecia que isso não ia acontecer nunca!
E qndo aconteceu... Aff! Foi tudo resolvido de uma forma tão tosca que é até inacreditável de se pensar. Jacopo. Justo Jacopo tinha que resolver tudo? Uma criança chata, praticamente insignificante que nem teve o reconhecimento que mereceria pelo feito.
Fora que ficaram tantas questões em aberto, que ao meu ver uma Trilogia enorme destas, com o último livro contendo mais de mais de 560 paginas não ser capaz de resolver é qse inadmissível. Deveria ter terminado no primeiro, assim como o filme!
Tantos personagens para no fim vc se perguntar para que serviram? Elinor só foi "util" por assim dizer, apenas no 1° livro, mas ela, Darius e até msm Farid seriam facilmente descartados... Este último depois de ser pior que chiclete na vida de Dedo Empoeirado, decide ir embora... E ainda queria levar Meggie com ele, aliás essa foi uma das minhas unicas alegrias, o belo pé na bunda que ele recebeu.
Minha revoltada com a fuga de Orpheu é indescritivel. Ele devia ter voltado para o mundo real, no minimo, como Fenóglio havia escrito qndo ele foi para o mundo de tinta... E que final teve Sorrateiro?
Só de pensar que poderia ter uma continuação, dá até um calafrio; com o filho de Mo querendo conhecer o mundo real.
Enfim, fica registrado minha indignação... Tinha q desabafar de alguma forma; tudo isso pra dizer que não curti.

saraalmeida.reading 29/03/2021

Minha paixão
Esse é o último livro da trilogia Mundo de Tinta, de Cornelia Funke. Os livros dela são perfeitos! A história é muito bem delineada e não deixa passar nenhum detalhe em branco, cada mínima coisa tem explicação. Amo demais esse estilo de escrita.

Samiry Santos 01/04/2021

Mundo de papel
O livro ou melhor a trilogia não acontece como imaginei que aconteceria, porém nao deixa a desejar é agradável e quando as coisas começam a acontecer e se prender a leitura nem se sente as páginas não lidas diminuir.
A história é contada como se o livro do qual fala fosse o que esta sendo lido, que o autor de fato tem os mesmos gosto do autor citado no livro.
E um livro com vários trechos de referência de outros que te insentiva a querer le-los além de fazer sentido com o que acontecerá no capítulo.
Com um fim esperado, mas o que conta mesmo e como acontece.

Dada 15/04/2021

Perfeição
Eu nunca iria imaginar que essa pessoa derrotaria Cabeça de Víbora. Foi uma reviravolta interessante já que o livro estava chegando no fim e eu ficava mais nervosa porque nada estava dando certo. Um desfecho perfeito pra uma trilogia perfeita. Queria saber mais sobre as futuras histórias de Doria, mas tudo bem! Dedo Empoeirado é meu personagem favorito.

raposoreads 18/04/2021

A trilogia Mundo de Tinta, a minha favorita inclusive, é uma das mais belas declarações de amor à literatura feitas por um autor contemporâneo. As citações de obras que vão do clássico ao pop, escolhidas com esmero pela autora para abrir cada capítulo dos livros, mostram que Cornelia Funke cresceu cercada do poder arrebatador da palavra escrita. Talvez por isso, muitos de nós, leitores, tenhamos um pouco da bibliófila Elinor Loredan, a tia-avó de Meggie, ansiosa para que os livros abram o portal e a deixem entrar no universo de encanto.

Tuísh 20/04/2021

Reis, Rainhas, Unicórnios e Capricórnios. Tenho vontade de abraçar a Cornelia por ter escrito essa história ?

Mel ð¯ 22/04/2021

Para fechar o livro
Final emocionante e cheio de ação para uma saga cheia de vida. Esse livro encerra uma saga que brinca com a metalinguagem, nos prendendo e nos fascinando a cada capítulo. A saga é bem escrita e visualmente bonita e nos leva a uma imersão completa na história.
O desfecho de um livro sobre leitores não poderia terminar se não com palavras de matar (kkkkk)!