Os Donos da Terra

Os Donos da Terra

Resenhas - Os Donos da Terra

Ana Júlia 30/12/2023

O livro tem uma proposta bem interessante de apresentar de forma introdutória a vivência do povo tupinambá em meio as mais variadas medidas de cerceamento dos seus direitos. Apesar de separadas em pequenos capítulos, as narrativas retratam episódios de festejos - cercados de simbolismos, resgates históricos e acima de tudo, a força de um povo pela manutenção da sua identidade e do seu território. Cabe um destaque ao capítulo final, que possui uma proposta explicativa do processo de pesquisa e escrita, onde consta um glossário com a definição de vários termos apresentados durante o livro; além da ilustração, que achei impecável.

Leituras di Macondo 08/07/2021

Quem é de verdade, sabe quem é de mentira
HQ com várias narrativas que envolvem a luta dos Tupinambá do Sul da Bahia pelas terras que são e sempre foram deles. Nas HQs há um pouco da história, da memória, dos festejos, dos encantados, das lendas, e muito da luta de um povo, da resistência pelo pertencimento e manutenção de suas identidades originárias.

Henry 21/03/2023

Depois que os sinos dobram
Pela primeira vez, uma HQ que leio não está cadastrada no Skoob, então, decidi colocar esse livro, do mesmo autor, para representá-la.

"Depois que os sinos dobram" é uma HQ que reúne alguns contos de terror manifestados em sonhos. Ou será que é realidade?

A arte não me chamou muito a atenção, mas a fluidez das histórias me fez devorar o quadrinho.

Recomendo. Mais um bom trabalho nacional.

maryelli0 06/06/2023

Leitura indispensável, retrata a luta dos Tupinambás para ter suas terras de volta depois de serem tomadas durante a colonização.
Rica em detalhes e com uma ilustração linda

Rony 08/12/2020

Boa premissa que não dá muitos frutos
Meu sentimento para com este trabalho é um misto de quebra de expectativa com estranhamento.

Não me sinto verdadeiramente apto para avaliar HQ/Graphic Novel, então só posso comentar da minha resposta emotiva. Narrar as histórias como se a própria HQ fosse um registro gráfico de um documentário (daqueles que faz extenso uso de talking heads, diga-se passagem) é uma escolha. Não contextualizar com maior riqueza de detalhes cada um dos eventos retratados é outra escolha. Não usar a potência da mídia para dramatizar ou elevar a potência das narrativas é, novamente, uma escolha.
Tudo isso não se deu por acidente ou descuido ou o que quer que seja. Foi planejado pelo trio de mentes criativas por trás do projeto para ser desta forma. E talvez isso alcance o objetivo que o trio pretendia e talvez isso alcance diversas pessoas.
Infelizmente, eu não fui uma delas. Pra mim o projeto não se concretiza nem como registro histórico nem como ficção. No máximo serve como uma porta de entrada pra eu mergulhar nas referências e poder me inteirar mais sobre os conflitos em obras (seja do cinema, seja da literatura) mais completas.
Khauanna 30/12/2020minha estante
concordo!

Renan 21/07/2021

HQ incrível que traz vários aspectos culturais do povo Tupinambá, suas crenças e sua luta pra recuperar o território que sempre lhe pertenceu.

Thárin 08/02/2023

Respeite essas histórias
Estou tocada com a sensibilidade das histórias apresentadas em forma de quadrinhos nesse livro, especialmente com a última que mostra a violência policial contra o povo tupinambá que apenas defendia suas terras.

Super rico pra conhecer mais sobre a cultura desse povo: as entidades, a convivência com a floresta, os cantos, o modo de falar dos indígenas da Bahia.

Também muito necessário para que não-indígenas continuem cada vez mais apoiando a luta dos povos indígenas pela demarcação e manutenção de suas terras.

MarcosQz 09/06/2023

Baseado em fatos, mitos e lendas reais.
HQ fantástica onde encontramos histórias de resistência, de luta, de gerações donas de uma terra antiga. Histórias que se cruzam aqui e li. Uma mistura de memória, de lendas e mitos, encantados, guerreiros e muita força, uma ligação com a terra que é mais forte que o o sangue. É a história do povo Tupinambá da Serra do Padeiro.

lorena 31/07/2021

Gosto muito dos livros da editora Elefante, são incríveis esteticamente, um trabalho impecável. O livro é muito interessante, porque mostra a perspectiva dos indígenas Tupinambá e a disputa injusta sobre terras, em um modelo documental que nunca experimentei. Gostei bastante.

Gih 28/02/2022

Triste, real, sem ser super violento. O sincretismo religioso e a temática indígena localizada valem a pena. A ilustração faz o par perfeito com a temática

cintia gomes 17/01/2023

Um registro indispensável.
Ótima HQ que nós elucida um pouco sobre as questões ocorridas com os Tupinambá, sua história, seu povo e suas demandas atuais e do que são feitas.

Elucidativa, um registro muito querido do que precisa ser falado, por quem precisa ser escutado do que se ocorre com os povos Indigenas do Brasil.

Laura Cazarini 21/09/2021

A HQ é muito linda. As histórias são muito interessantes e nos levam para lugares e histórias muitas vezes desconhecidas.

caroline sn 23/08/2022

7 histórias que narram a cultura e a luta do povo indígena Tupinambá residente no distrito de Olivença, sul da Bahia - mas precisamente a aldeia da Serra do Pandeiro.

A religiosidade é parte essencial da existência deles: é meio de integração da comunidade, de força para a resistência, de sentido de vida.

"Os donos da terra" para os Tupinambá são os 'encantados' - entidades sobrenaturais com quem dividem seu território. São eles que dão o aval - através de cerimônias - para as retomadas de suas terras que foram invadidas por fazendeiros.

Perseguidos pela polícia, pelo judiciário, pistoleiros, desamparados pelo Estado. Até hoje lutam em defesa e demarcação do seu espaço.

Duas das histórias foram baseadas em eventos pontuais reais: A briga do areal e Marcellino.

oimarly 03/04/2023

O livro retrata a luta do povo Tupinambá para retomar suas terras. Mostra a vida dos indígenas na cidade, a volta pra aldeia, os encantados, a violência policial e alguns acontecimentos como o sumiço de Marcelino. As 7 histórias combinada a ilustração é muito boa e mostra a luta do povo Tupinambá que não é de hoje. É importante que não indígenas leiam para conhecer a luta do povo Tupinambá e se interesse também em outros povos para apoiar.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/10/2023

Os donos da terra é um quadrinho de história de indígenas, mas não de uma história de séculos atrás. Os Tupinambá deste livro não apresentam rituais antropofágicos e outros costumes tidos como exóticos. Não, esta HQ narra histórias que se montaram sobre relações de poder existentes hoje no Brasil. Aqui, os indígenas não falam no passado, mas no presente; os Tupinambá destas histórias estão conosco, agora, no sul da Bahia, resistindo na utopia de um futuro. As narrativas que lemos aqui em palavras e imagens são, portanto, sobre os Tupinambá atuais. Elas começam resgatando um símbolo do século XX, a destruição ambiental.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786587235202