Os Sucessores

Os Sucessores Douglas Ribeiro

Resenhas - Os Sucessores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

edisik 19/02/2023

O que posso dizer de Sucessores é que é um bom livro de ficção, ambientado de maneira ok. Estou dando sorte de ler ótimos livros brasileiros.

Fabio Pedreira 11/02/2021

Os Sucessores
No século 22 uma Força Tarefa do Governo faz um trabalho secreto: clonar a mente de detentos com o Q.I. acima da média. Analistas identificam o que torna esses indivíduos em psicopatas, psicopatas e etc e corrigem, criando assim Os Sucessores.⁣

Isaque é um desses analistas e certo dia ele acorda sua esposa, alegando que os dois precisam fugir urgente. Em sua cola está Jeferson Witz, um dos líderes da Força Tarefa.⁣

Os Sucessores é uma ficção científica com doses de thriller muito bom. Ao fazer a leitura, eu não pude deixar de associar com livros como Carbono Alterado e também Encarcerados. Sem contar o primeiro capítulo que é muito idêntico ao início de A Dança da Morte do King (A diferença é que em vez de um vírus, temos uma tecnologia de clonagem).⁣

O ritmo do livro é frenético, toda a investigação e ação são bem descritas e junto com os capítulos pequenos, fazem a leitura voar (fazendo jus ao nome do selo da editora). ⁣

Outro ponto forte são os debates envolvidos. O livro trás muito da questão da modificação de corpos, algo muito recorrente no gênero. Então ele debate até que ponto isso é ético ou não, além das consequências que isso pode causar se cair nas mãos erradas.⁣

Mas, por falar em algo recorrente, um dos pontos fracos do livro na minha opinião é justamente os clichês. A história é inegavelmente muito boa, mas ao mesmo tempo, tem muito clichê tanto da ficção científica como dos thrillers. Mas, como foi trabalhado, da pra relevar.⁣

Então, no fim das contas, Os Sucessores é mais um excelente livro nacional, que merece ser lido e que não é atoa que vejo sempre nas listas do Skoob. Leiam, porque vale a pena.⁣

Ps: Duas coisas que achei engraçadas no livro. 1 - Todo mundo parece ser mais velho (em aparência) do que realmente é. 2 - Todo homem é no mínimo meio careca kkkk
Pinto 02/06/2021minha estante
Como que eu leio

Fabio Pedreira 04/06/2021minha estante
Tem no site da Flyve e da Amazon

Beatriz 01/09/2021

eita eita
não costumo ler mt ficção científica, mas até q me surpreendi com a narrativa simples com acontecimentos mirabolantes causando uma certa curiosidade desde o primeiro capítulo. é tão viciante q li em um dia, certamente recomendo pra quem é fã desse gênero ou p qm inicia. o final foi mt bem construído, e inesperado, gostei dms.
e se eu gostei pq nao dei mais estrelas? pq gostaria de um aprofundamento melhor sobre os sentimentos dos personagens, gosto de saber tudo oq estão sentindo/pensando. se trata de um gosto pessoal msm, isso me faz sentir mais conectada.
tentei me aventurar p esquecer um pouco a última leitura densa q tive e nao me arrependo. vou ler o primeiro do autor pq com certeza q vou curtir mt mais por ter uma temática q me interessa.

AndrAa58 20/08/2023

Somos nossas mentes?
Foi uma ótima descoberta.

É um livro sci-fi que se passa em Brasília no séc 22. Foi uma boa surpresa de um autor novo, brasileiro até então desconhecido para mim.

É uma leitura fluida e rápida, uma história de ação despretensiosa que dá para ler rapidinho, numa sentada mas, ainda vai ficar na minha cabeça por um tempinho... ?

Se fosse possível fazer um download da sua mente, e posteriormente um upload em um cérebro artificial, seria você ali?
Não tem como não pensar em uma divisão filosófica, somos só matéria ou mais que isso? existe alma/espírito ou somos apenas o resultado de estímulos químicos neuronais? O que é consciência.

Tô viajando aqui. Voltando para o livro... é bom, tem uma leitura fácil, rápida e fluida. Super recomendo. É um sci-fi de ação que retrata um Brasil tecnologicamente avançado, onde um um braço do governo em parceria com uma empresa privada consegue transformar o cérebro de criminosos psicopatas, transferir para uma mente artificial e transplantar no corpo biológico dos mesmos.

Tecnologia é ótimo, mas a linha ética pode ser tão tênue... Até onde podemos ir, do que somos capazes, como utilizamos e temos algum controle ou barreira para o avanço? é possível ter?
Fernanda.Rettore 21/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Andrea! Adicionei na minha lista :D

AndrAa58 21/08/2023minha estante
Obrigada. Acho que vai gostar. Depois me conta ?

@leiturasdabreh 22/05/2021

Livro cheio de reviravoltas de explodir a cabeça!
Meu primeiro contato com o autor e já fiquei encantada desde a primeira página.

A escrita é super envolvente e muito clara, de fácil entendimento. Fazendo você sentir empatia por todos os personagens.

A cada capítulo tinha um acontecimento que fazia você não querer largar.

Os plots desse livro é coisa de outro mundo, não estava preparada para a maioria deles. Eu surtei demais lendo esse livro.

Super indico para os amantes da ficção científica e para as pessoas que querem conhecer esse gênero ou iniciar sua experiência com o Sci-fi. Pois ele tem fácil compreensão.

Livro favoritado com toda certeza ??

Abduzindolivros 11/07/2021

Proposta de dilema moral e ético
O enredo me prendeu do início ao fim, por ser muito bem amarrado e igualmente bem desenvolvido.

O autor não poupou esforços (nem personagens) para propor uma reflexão sobre até que ponto seria ético utilizar a tecnologia para manipular a mente humana. E vai além: o que é ser humano, afinal? Uma vez rastreado todos os impulsos biológicos e mapeado pensamentos e comportamentos, tem-se o ser humano, ou ainda falta algo que nenhum algoritmo será capaz de captar?

Essa discussão foi bem sustentada durante a história, gostei.

O final do livro trouxe uma reviravolta bem interessante, me pegou de surpresa. Apenas achei o desfecho um pouco apressado; estava tão envolvida na história que gostaria que a sequência final de eventos fosse mais arrastada, para continuar sentindo o gosto do resto do livro por mais tempo.

Mas, é um livro muito bom, bem feitinho, vale a leitura, recomendo bastante!!!

Anna caldieri 08/06/2021

Viciante!
Amei o livro!

Uma ficção científica que me prendeu desde as primeira páginas. Livro curto e cheio de ação.. um plot twist atrás do outro ?

Amei a Dona Olga. Lembrei da minha vozinha sempre que ela aparecia!

Gabriel 08/08/2021

Uau!
Rapaz, que livro bom! Editora Flyve mandando bem demais nos autores nacionais!

Os Sucessores é uma investigação policial, algo que eu nunca tinha lido, e confesso que me prendeu do início ao fim.

A ideia ética e moral dos sucessores é um questionamento incrível e que o autor faz de uma forma maestral. O final é instigante e me deixou sem palavras!

Flavia1332 04/03/2022

Mundo tecnológico
Meu Deus!!! Terceiro livro que leio do autor e fui surpreendida por uma narrativa diferente dos outros livros.Foi minha primeira experiência de "Inteligência Artificial"lendo para mim.E acredito que este detalhe fez toda diferença, cada capítulo eu conseguia imaginar que tudo narrado poderia por mais surreal que fosse acontecer um dia.Ambição, dinheiro e poder.Pessoas que fazem tudo para conseguir o que querem.Porém nos relatos o livro deixa claro que existem pessoas boas e por mais difícil que seja de acreditar no momento em que estamos vivendo o Bem supera o mal.Amei o livro e digo como leitora voraz "LEIAM AUTORES BRASILEIROS" .

Manu5 28/09/2021

Li em um dia!!!
Eu comecei esse livro e não consegui parar, li em menos de 24 horas, a escrita é muito boa, envolvente e fluida, nunca li nada parecido me surpreendeu muito!!!! E o final foi tudooo!!, Confesso que queria outro livro dele com essa temática.

Lari - @LitteraLari 03/05/2022

Os sucessores traz assuntos complexos mas explicados de forma simples e fluida, o que faz dele um livro tanto para os amantes de ficção cientifica, quantos para os que estão entrando nesse universo.

Nele viajamos a um Brasil futurístico, no século 22, onde uma força tarefa do governo desenvolveu uma tecnologia secreta, capaz clonar e reprogramar mentes, as cobaias dessa tecnologia são chamados de sucessores. Lúcia ainda não sabe, mas seu marido Isaque está envolvido de alguma forma com essa força tarefa e agora ambos precisam fugir. É assim que nossa história começa, no meio da madruga com uma fuga desesperada.

“Quero dizer, qual órgão guarda o “Eu” humano? Por exemplo, você pode perder uma perna e nós te arranjaremos outra. Seu coração parou de bater? Sem problemas, tome um transplante! Qual o limite, Lúcia? Por que é diferente com o cérebro?”

Com um ritmo frenético desde o primeiro capítulo e recheado de ação, o livro nos traz reflexões sobre o futuro da tecnologia e onde está o limite entre o que nos torna humanos o que nos faz ser quem somos. Douglas tem uma escrita envolvente, criando personagens tridimensionais, onde conseguimos sentir na pela um pouco o desespero de cada um.

Além disso essa edição da Flyve está lindíssima, a diagramação que sempre torna a leitura mais agradável e detalhes que dão um toque a mais ao livro.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 03/02/2021

Chocante
Sabe aquela história que vai mostrar até onde vai a ganância humana, e a necessidade de poder
Aqui a gente vai acompanhar um grupo de cientistas que decide que pode mudar a maneira como as pessoas vão agir em algumas situações, e pra isso eles vão alterar algumas coisas dentro do cérebro.

Vitu 14/03/2021

Um livro bem escrito com uma história ok. Li bem rápido. O final é surpreendente. No entanto, me parece que ficou faltando um "Wow" a mais na história. Enfim, um bom passatempo.

Maikel.Rosa 03/11/2021

No século 22, uma força-tarefa do governo oculta seus próprios crimes enquanto reprograma mentes de detentos com altos Q.I.s e substitui seus cérebros por cópias artificiais “melhoradas”.

A leitura foi bastante fluida, me conectando facilmente com a narrativa - talvez um pouco mais do que com os personagens, que parecem servir como peões pra mente estrategista do Douglas, tal qual acontece com os próprios Sucessores na história.

Lembrei de “Encarcerados”, de John Scalzi, que também é uma inspiração pra mim, e bati palmas pra forma como o autor bagunça os rumos da #trama nas últimas páginas, reservando um final na medida pra deixar aquela paranoiazinha que a gente adora!

Tathiana.Gobi 12/06/2022

Meu problema com os livros do Douglas Ribeiro é que eles são tão bons que não consigo parar e termino muito rápido. Mais um livro excelente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5